Recentemente li um artigo de Jutin Vizaro, falava sobre inovação e ideias de certa forma alternativas em Magic com algumas dicas sobre o tema. Devo dizer que inicialmente o artigo não me chamou muito a atenção até porque os artigos do Vizaro são, por norma, demasiado virados para aggro decks - mais concretamente para RDW, coisa que não acho piada nenhuma.
Com o passar dos dias, e com o aproximar do fim de semana, enquanto me debruçava exaustivamente sobre algumas soluções para jogar os regionais (standard) e perceber que na véspera quase todos os jogadores (muito bons por sinal) preparavam estratégias Aggro para enfrentar CawBlades e Valakuts resolvi dar uma segunda leitura no artigo.
Eu não acredito que, por enquanto, a forma como eu interpretei e explorei as ideias do jovem Vizaro seja suficiente para "vingar" nestes regionais, mas uma coisa é certa: este é um caminho que pode abrir portas para algo surpreendentemente forte (um tanto pela imprevisibilidade com que surge no torneio e a forma como o oponente lida com o deck, que eu julgo não ser a mais favorável para ele).
Deixem-me, desde já, dizer que não sou de forma alguma um expert de Magic. No entanto, esforço-me imenso por me manter actualizado e com ideias solidas, e nesse aspecto posso ter encontrado ai a minha mais valia no mundo Magic.
Relativamente ao panorama actual de standard, em todos os arquétipos existentes nas mil e uma listas (que se podem encontrar em decks mais ou menos aceitáveis) existem peças fundamentais sobre as quais devemos estar atentos e prontos para destruir qualquer tipo de vantagem que possa adevir da sua boa utilização. Na maioria dos casos, e como qualquer bom jogador(a) saberá, essas peças surgem em campo quase de forma inevitável e algo tem de ser feito! Magic não está só um negócio bem chulado como também está mais diabólico que nunca (pelo menos em t2).
Não falando concretamente dos regionais, até porque não tenho conhecimento do desfecho da "cena", o recurso a aggro decks para cercar as soluções UW/UWr/UWb/UB/UBr/UB tezz + Valakut + MBC, etc etc etc é no fundo uma consciência da necessidade que se tem de combater os colossos do formato e todos os SB vão carregar em força essa ideia. A questão é que para se sair vencedor no meio de toda esta confusão eu não me posso limitar a mudar o meu SB só porque se vai jogar isto ou aquilo, até porque com uma ideia completamente irreverente e fora do contexto... não haverá sideboard que aguente, até porque nao foi pensado nesse sentido. E é aqui onde esta ideia pode vingar, ou nao!
Independentemente do tipo de deck (aggro/control) e da sua variante, existem algumas cartas sobre as quais devemos estar muito atentos e prontos para agir/reagir:
Jace, the mind sculptor
gideon jura
primeval titan +
valakut, the molten pinnacle
stoneforge mystic +
sword of feast and famine
squadron hawk
inquisition of kozilek
lotus cobra
tezzeret, agent of bolas
fauna shaman +
vengevine
grave titan
day of judgment
Entre outros...
Plated Geopede, Steppe Linx, Bloodghast, Goblin Guide, Mana leak, Creeping tar pit, Hero of oxid ridge, bla bla bla.
Quando Nick Spagnolo postou a sua lista UW MoreHawk, com mortarpod (de certa forma inspirada na lista de Garry Thompson), uma das primeiras coisas que fez questão de transmitir foi precisamente o prazer que teve de jogar com um deck assim, apesar do pouco sucesso que teve com ele (7-3). Devo dizer que o mesmo se passa deste lado, até porque
Mortarpod é de certa forma o motor deste deck e é bastante divertido jogar com ele, que eu considero ainda "verde", mas com algum potencial para se articular com outras propostas e chegar a um deck a serio!
Algumas das cartas de fazem parte desta lista não só são relativamente pouco populares como tambem possibilitam uma abordagem diferente ao jogo do adversário. Por exemplo:
Elspeth tirel
Tem muito boa saida contra Jace+Gideon, o que para um deck
é bastante razoável. Consegue partir permanentes com a ultima habilidade e pode trazer uma nova dinâmica ao jogo, visto que a combinação das outras duas cartas é quase uma vitória.
Glissa, the traitor +
Necropede
Em sinergia com Mortarpod ou Livewire Lash, podem instalar marcadores em criaturas fundamentais como Cobras, Squadron Hawks, Geopedes, Linx, Signal Pest, Nexus, Mystic, Creeping Tar Pit, Hero Oxid, Fauna Shaman.
Myrsmith
Caga putos, o que permite alargar a utilização da nossa ferramenta de tiros
Thrun, the last troll
Dispensa apresentações, é sempre bom contra UWx control
Leyline of sanctity
(Sideboard) Boas soluções contra Valakut, Discard e Memoricide
Após alguns reajustes, a lista que ainda está em discussão é:
// Lands
3 Plains
2 Tectonic Edge
4 Verdant Catacombs
3 Marsh Flats
3 Stirring Wildwood
4 Razorverge Thicket
3 Swamp
2 Forest
// Creatures
1 Thrun, the Last Troll
3 Glissa, the Traitor
1 Necropede
4 Perilous Myr
4 Stoneforge Mystic
4 Squadron Hawk
1 Mitotic Slime
2 Nest Invader
// Spells
3 Elspeth Tirel
1 Green Sun’s Zenith
2 Mortarpod
1 Sword of Feast and Famine
2 Tumble Magnet
1 Blazing Torch
4 Inquisition of Kozilek
1 Go for the Throat
1 Doom blade
// Sideboard
SB: 1 Condemn
SB: 3 Divine Offering
SB: 2 Sun Titan
SB: 3 Leyline of Sanctity
SB: 2 Choking Fumes
SB: 1 Mirran Crusader
SB: 1 Viridian Corrupter
SB: 2 Lifesmith
Esta é uma ideia de muitas das que certamente passam por aqui, e sem querer desconsiderar nenhuma delas gostava que me podessem dar um feedback sobre as possibilidades que se pode ou não ter através desta lista.
Obrigado pela vossa atenção
João de Almeida
Alterado a 4/10/2011 2:09:38 AM por joaodealmei
Alterado a 4/10/2011 2:09:52 AM por joaodealmei
Alterado a 4/12/2011 4:06:31 PM por joaodealmei
Alterado a 4/15/2011 12:27:31 PM por joaodealmei
Alterado a 4/15/2011 3:12:48 PM por joaodealmei