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UtilizadorResposta

Dark.Fenix

De: Coimbra
7/24/2006 7:07:28 PM
Pensando no Metagame
começo por fazer referencia a um artigo criado por Gonçalo Pinto e só depois darei o meu parecer sob o metagame e como criar um deck a pensar nele.

"Vamos então começar com os Togs. Primeiro o Dredge-a-Tog.

Julien Nujiten - Big Stinks (Dredgatog)
Grand Prix-Copenhagen Top 8

Main Deck
60 cards
Sideboard
4 Polluted Delta
2 Bloodstained Mire
1 Barren Moor
2 Lonely Sandbar
2 Overgrown Tomb
2 Watery Grave
1 Swamp
1 Oboro, Palace in the Clouds
1 Cephalid Coliseum
9 Island

-25 land

1 Meloku the Clouded Mirror
4 Psychatog
1 Genesis
1 Stinkweed Imp
1 Wonder

-8 creatures

4 Gifts Ungiven
4 Counterspell
4 Force Spike
3 Circular Logic
2 Mana Leak
3 Smother
1 Deep Analysis
1 Life from the Loam
4 Mental Note
1 Darkblast

-27 other spells

4 Duress
1 Llawan, Cephalid Empress
4 Ghastly Demise
1 Darkblast
3 Pernicious Deed
2 Coffin Purge

-15 sideboard cards

Bem este deck está muito bem conseguido. O deck que na minha opinião foi criado nos fóruns da Star City Games e que
foi então utilizado pelo Kenji Tsumura para fazer t8 no PT LA. Esta versão tem muitas diferenças, pois está melhor
estruturado, pois agora também tinham uma melhor noção do ambiente. A base de mana não traz surpresas e a base de
criaturas traz uma Genesis, Stinkweed Imp e a Meloku como cartas diferentes dos builds do costume. Como não usa
Deed no maindeck, dá semrpe jeito ter a defesa, que é formada pelo imp, a meloku e o tog. Genesis apenas
garante que podem voltar a usá-los ou que não se perdem nos muitos «dredges» que o deck faz. Tem o habitual Life
From the Loam, que na minha opinião é o mais poderoso motor de compra de sempre, e tem os gifts, que o pode ir buscar
ou a Darkblast. De resto os habituais Counters e o velhinho Smother.

O sideboard é curioso, pois tem muitas armas contra aggro, mas não tem lá muitas contra control. Para dar a volta
a esse problema eu fiz há uns tempos, umas alterações no meu Dredge-a-Tog, sendo a mais importante, a inclusão de
uma Eternal Witness no deck para re-aproveitar cartas que tenham ido parar ao cemitério.

A grande vantagem deste deck é o poderoso motor de compra e o Deed, que garante um poderoso limpa mesas. Uma das
grandes fraquezas deste deck, além de ser bastante vulnerável a remoção de cemitério (mas também quase todos os decks
de Extended). O facto de não ter compra de cartas e depender muito dos Gifts Ungiven também contribui para que seja
mais facilmente vencido por decks de controlo.

A seguir temos o deck que ganhou o PT LA, o Psychatog clássico.

Antoine Ruel – Psychatog
Pro Tour-Los Angeles 2005 Top 8

Main Deck
60 cards
Sideboard
4 Polluted Delta
3 Watery Grave
1 Swamp
2 Cephalid Coliseum
2 Stalking Stones
2 Seat of the Synod
1 Vault of Whispers
7 Island
1 Oboro, Palace in the Clouds

23 land

4 Psychatog
1 Wonder

-5 creatures

2 Mana Leak
4 Circular Logic
4 Mental Note
3 Boomerang
3 Fact or Fiction
4 Counterspell
2 Opt
4 Force Spike
2 Thirst for Knowledge
2 Smother
1 Deep Analysis
1 Gifts Ungiven

-32 other spells

4 Duress
1 Meloku the Clouded Mirror
3 Ghastly Demise
1 Smother
2 Razormane Masticore
2 Darkblast
1 Skeletal Scrying
1 Stalking Stones

-15 sideboard cards


Este build de Tog difere do Tog antes da rotação dos blocos de Tempest, Masques e Urza. Depois da saida de cartas
base de Extended como a Brainstorm e Accumulated Knowledge, muitos consideravam que o Tog convencional ia morrer,
mas eu não acreditava nisso. A prova está aqui. Apesar de este build ser muito diferente do meu (eu não uso Mental
Note nem Gifts Ungiven e uso Cunning Wish Engineered Explosives
e Stinkweed Imp) este build está feito para matar rapidamente com o Tog. Essa parte eu compenso com Read the Runes,
que dá a velocidade necessária para eu conseguir bater decks vermelhos no 1º jogo.


Depois temos o Boros Deck Wins. Houve no PT LA vários builds parecidos, mas o original é mesmo o do Tsuyoshi Fujita.
Feito para largar sempre um bicho de poder 2 ao 1º turno e depois começar a bater forte e feio com uma mistura de
criaturas e de burn, este deck é bem mais fiável, jogável e mais rápido a matar que Goblins, e tem burn que chegue para
queimar as criaturas em Affinity, mais o Kataki para começar a fazer cair artefactos. Apesar de ele ter feito uma
agradável posição no PT LA, a lista que vou pôr como exemplo é a do Márcio Carvalho, por dois motivos: é mais recente,
logo está mais actualizada em relação a quando saiu no PT LA, onde reinava a incógnita, ou seja ninguém tinha uma
fiável ideia do que ia ser jogado.

Marcio Carvalho - Boros Deck Wins
GP Bilbao 05 Top 8 Deck

Main Deck
60 cards
Sideboard
4 Bloodstained Mire
4 Wooded Foothills
2 Windswept Heath
1 Plains
4 Mountain
4 Sacred Foundry
1 Shinka, the Bloodsoaked Keep
1 Eiganjo Castle

-21 land

3 Savannah Lions
3 Isamaru, Hound of Konda
3 Silver Knight
3 Kataki, War’s Wage
4 Goblin Legionnaire
4 Grim Lavamancer

-20 creatures

1 Char
3 Lava Dart
4 Lightning Helix
4 Firebolt
4 Pillage
3 Molten Rain

-19 other spells

3 Pithing Needle
3 Umezawa’s Jitte
3 Purge
2 Obsidian Acolyte
2 Flametongue Kavu
2 Disenchant

-15 sideboard cards

Como é lógico, meto este deck para mostrar que o que é nacional é bom, ou seja temos aqui um deck que fez um 2º lugar
num GP, não ganhou, mas esteve a enfrentar um matchup que acho que é muito mau para BDW, logo está mais do que desculpado.

Este build difere no BDW original tendo mais criatura que o original, ou seja pôs 3 Silver Knights e tirou um Savannah
Lions, que na minha opinião foi para bater melhor o mirror. Foi uma muito boa ideia, tendo em conta o número de decks
vermelhos existentes. Trocou o Pulso pelo Char, que dá sempre os 4 de dano e pode também atingir uma criatura. Têm menos
um Lava Dart e uma Molten Rain para poder jogar com o Silver Knights. Acho que o deck é excelente, está muito bem feito
e, até Outubro, vai dar muitas alegrias a muitos jogadores e dores de cabeça a muitos mais.

Depois só faltam os outros dois deck que valem mesmo a pena mencionar. Vamos já passar para o CAL, já que chamou a
atenção primeiro. Ainda do mesmo GP doo build de BDW aqui está, o CAL do Oliver Ruel.


Olivier Ruel - CAL
GP Bilbao 05 Top 8 Deck

Main Deck
60 cards
Sideboard
1 Plains
4 Forgotten Cave
4 Tranquil Thicket
4 Barren Moor
4 Wooded Foothills
4 Bloodstained Mire
1 Sacred Foundry
1 Overgrown Tomb
2 Forest
2 Mountain
1 Swamp

-28 land

3 Dark Confidant
4 Birds of Paradise
4 Sakura-Tribe Elder
3 Eternal Witness

-14 creatures

2 Sensei’s Divining Top
2 Duress
2 Cabal Therapy
3 Life from the Loam
3 Solitary Confinement
4 Burning Wish
2 Seismic Assault

-18 other spells

1 Duress
1 Cabal Therapy
1 Chainer’s Edict
2 Cranial Extraction
1 Pyroclasm
1 Life from the Loam
1 Hull Breach
2 Putrefy
2 Overgrown Estate
3 Loxodon Hierarch

-15 sideboard cards


Bem, se eu for a jogar de control sem counters, este deck seria a minha escolha. Um deck que ganha com terrenos bem,
é uma ideia mais do que original. Os Birds e as Sakuras dão aceleração ao deck, a Witness reutiliza cartas ou salva as
importantes que foram parar ao cemitério fruto do dredge. O Confidant é como uma Howling Mine só a funcionar para o nosso
lado, devido ao enorme número de terrenos, e o Top certifica-se que não vem perda de vida dessas compras. O Confinment é
um grande lock pois pode-se continuar a comprar com o Confidant ou recuperar simplesmente resolvendo um Life From the Loam.
O Seismic Assault destrói creaturas, dá dano ao jogador enfim, como se diz na minha zona, só não faz torradas. O
Burning Wish aqui tem o mesmo efeito que o Cunning Wish no meu Tog, ou seja, tem resposta para tudo. O deck está
muito bem feito e parece-me muito divertido de se usar (sou um jogador de controlo não se esqueçam, eu gosto disto).

Finalmente, a grande ameaça a qualquer ambiente saudável. Um deck agressivo, mas tão agressivo, que faz races com Affinity,
pode bater um deck de controlo ao 1º Turno (Zombie Infestation), ou, como já me aconteceu, dar 6 pontos de dano ao segundo
turno com criaturas voadoras. Aqui vou postar o deck que venceu o GP Charlotte, o deck de Friggorid. O novo Monstro.

Michael Krumb
Friggorid

Main Deck
60 cards
Sideboard
4 Polluted Delta
3 Bloodstained Mire
1 Swamp
4 Watery Grave
4 Cephalid Coliseum
2 Overgrown Tomb

-18 land

2 Wonder
4 Golgari Grave-Troll
4 Ichorid
4 Psychatog
4 Putrid Imp
4 Stinkweed Imp

-22 creatures

4 Cabal Therapy
4 Deep Analysis
4 Zombie Infestation
4 Chrome Mox
4 Tolarian Winds

-20 other spells

4 Moment’s Peace
4 Firemane Angel
4 Coffin Purge
3 Ray of Revelation

-15 sideboard cards

Sim, este é o novo monstro. Affinity eu ainda conseguia bater (sem Disciples ou Vial) mas este monstro é outra coisa.
Este deck tem como plano fazer dredge que nem um doido ou usar as Tolarian Winds para mandar criaturas pretas (e o Ichorid)
para o cemitério, fazendo brutais ataques no turno seguinte. Há vários planos para matar com este deck. Ou mata com
Zombie Tokens e Imps, ou com o Psychatog, Bate com um grande Golgari Grave Troll, ou na maneira principal, 3/1 todos
os turnos com voar.O deck é capaz de começar a bater severamente logo ao 2º turno e obriga o adverário a ter montes de vida,
uma boa defesa e muita sorte.
Eu detesto jogar com este deck, pois sei que tenho logo que me preparar para fazer um Force Spike a Zombie Infestation
ou ao Tolarian Winds (coisa que detesto, anular motores de compra).

Bem acho que este artigo ficou um pouco maior do que o esperado, mas mesmo assim acho que vale a pena. Antes que alguém
me pergunte se me esqueci do Leyline of The Void, deixo uma pequena explicação: Se resolver ao 1º turno destrói muitos
decks em Extended, mas isso não vai eliminar o Friggorid, o Tog ou o CAL, simplesmente os vai obrigar a ter uma resposta
para isso. Quando não entra na mão inicial não é muito grave, pois pode-se resolver facilmente esse problema.
Não intencional é a minha resposta contra ele (um Chain of Vapor no sideboard, basta fazer Cunning Wish), pois na realidade
é para tratar de outra permanente mais problemática, como Seismic Assault, Myr Enforcer (que o meu deck não tem resposta)
ou outra qualquer. Raramente um jogador há de dedicar 3 ou 4 slots no seu sideboard para um Leyline, com o risco de ficar
vulnerável a outros decks. Mesmo afectando muitos decks, alguns não são tão afectados e começam a ser problemáticos para
esse jogador. Se puser menos que 3 arrisca-se a tê-lo sempre anulado, com uma resposta á espera, e nunca na mão inicial.
Por isso aviso que o Leyline não vai afectar muito Extended pois é muito condicional, necessita que esteja sempre na mão
inicial, e é muito caro para tentar resolver normalmente.

Bom, acho que já dei o meu contributo para este artigo. Ficou um pouco grande, mas espero que tenha ajudado alguém com
este artigo, que foi o principal motivo para o ter escrito. "
->escrito por Gonçalo Pinto


no artigo em cima falta 1 deck para formar os 6 decks a vencer, affinity, embora não axe que este deck seja aconselhavel mas há que ter esperança.

eis o meu affinity não muito trabalhado:
4 ornithopter
4 arcbound worker
4 arcbound ravager
4 frogmite
4 myr enforcer
4 somber hoverguard

4 welding jar
4 terrarion
4 cranial plating
4 fire//ice
4 thoughtcast

2 glimmervoid
2 blinkmoth nexus
4 seat of the synod
4 tree of tales
4 great furnace

o grande ponto forte contra este deck é o katagi, coisa que eu tento eliminar com o fire em vez d usar darkblast, se o fire já ñ for util tenho sempre o ice nem que seja para comprar, CAL tambem será um problema por causa dos encantamentos, como não vou usar darkblast posso por verde em vez do preto e assim por naturalize de board.


quando se pensa no Metagame 1º deve-se fazer uma lista dos decks a vencer, o que foi em cima, depois ver como funcionam e quais os seus pontos fortes e fracos. no final temos que levar uma linha de pensamento como a que vou demonstrar, é mais ou menos como penso.

"como a 4 em 6 decks ou dependem de cartas no grave ou usao o loam engine entao adiciono desde já coffin purge e withered wretch há minha lista.
como psychatog continua rei e senhor smother, duress e cabal therapy tambem entrao para a lista para o controlar um pouco.

assim preto é uma boa escolha pois possui boas cartas contra o actual ambiente, tal como sempre o fez. tendo em conta que o CAL está a ganhar fama entre fans de controlo, destruiçao de encantamentos será essencial em qualker side board, coisa que affinity falha e talvez por isso não será muito usado nos proximos tempos mas mesmo assim convem te-lo em conta pois pod ser sempre alterável (esta falta de cartas contra encantamentos já compensei no deck em cima), decido entao adicionar naturalize á lista em vez dos desencantar porque assim com verde posso por aceleraçao.
pronto, preto e verde sao as cores escolhidas, agora dando uma olhadela aos outros 2 decks.

para affinity já temos naturalize, mas porque não por viridian shaman e putrefy.
falta o boros, smother e putrefy já é bom mas é melhor adicinar creaturas não pretas por causa de eventuais paladinos que possam aparecer, troll ascetic é sempre bom na defesa como no ataque e se juntar-mos jitte entao upa! upa! puxadote! já que o -1/-1 tambem serve para manter os ichorid sob redia curta.
já que estou a jogar com preto e verde que tal pernicious deed pra controlar ainda melhor boros, sim é uma boa ideia. bem... as deed tambem controlao um pouco o tog se entrarem cedo, turno 2 deed graças a birds é muito bom, birds mais uma carta para dar aceleraçao ao deck, por falar em aceleraçao... já agora tambem não vou deixar os meus os sakura-tribe elder apanhar pó.

agora creaturas de peso... pra aproveitar a aceleraçao, mmm... deixa ver uma creatura que esteja sempre a voltar? já sei grave-shell scarab serve na perfeiçao por causa do controlo.
o pack de destruiçao está forte, já gora aprovetio isso e o voar dos birds para caçar as craturas dele com a ink-eyes.

mas de que serve ganhar o controlo da mesa contra boros para depois perder para o burn dele, tenho d ter qualquer pra dar vida e já agora que seja creatura para não serem só as jitte... ravenous baloth é bom mas assim perderei o bloqueador caso queira ganhar vida ... já sei loxodon hierarch, ganho vida e posso bater na mesma, mas leva branco ... dahhhh!!!! como é que não pensei nisto antes, basta adicionar 1 ou 2 plains ao deck visto que tenho 8 cartas que me podem fornecer a mana branca.

agora ao deck, (deixa ver por 4 de cada, este pod ficar 3, terrenos...) voilá eis o deck:

4 birds of paradise
4 sakura-tribe elder
4 troll ascetic
4 loxodon hierarch
3 grave-shell scarab
2 ink-eyes

3 duress
3 cabal therapy
3 jitte
4 putrefy
4 pernicious deed

4 overgrown tomb
4 llanowar wastes
6 swamp
6 forest
2 plains

SD:
4 smother
4 naturalize
4 withered wretch
3 veridian shaman

este será mais ou menos o deck qu resulta da minha linha que pensamento, uma especie de agro Rock.
agora é só montá-lo e seguir para os testes. "


este é um exemplo de como se deve pensar caso queiram criar um rogue deck.

se quiserem usar um net deck terao de o alterar na mesma para o metagame, entao o raciocinio será o mesmo só que já partiram com as cores base e a maior parte das cartas do deck.

o topico ficou maior que o esperado espero que tenham axado interessante.

>May you never get landscrewed<
Alterado a 25-07-2006 14:26:16 por Dark.Fenix

jonastoze


De: Barreiro
7/24/2006 7:33:05 PM
re
Um topico muito interessante sobre o metagame apesar de não ter falado directamente dele. E o Meu deck ta ai ai!!lol. Affinity! Mas frigorid é k bate bué e sem duvida excelente e pouca gente lhe ganha....fika bem e sê bem aparecido dark.fenix k á muito tempo que na te punha os olhos em cima!lol
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