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João Nogueira : Combar em Legacy
em 1/21/2010 6:00:00 PM

O tema de hoje é a vertente combo do Legacy escrito pelo João Nogueira.

Espero que gostem.

>

Combar em Legacy, por João Nogueira.











Introdução







Para quem não me conhece, é muito suspeito da minha parte falar de combo, porque eu adoro jogar de combo!

Legacy trouxe-me a possibilidade de poder jogar com alguns dos melhores decks de combo de todo o Magic, sendo combo a segunda estratégia mais bem sucedida em Legacy a seguir a aggro-control.



Tenho pena que nos dias de hoje já não seja possivel jogar com o deck que me pareceu ser um dos melhores decks de sempre de Eternal: Flash Hulk.



Este deck tinha a plena capacidade de ganhar ao turno 1 protegendo a sua mecanica de funcionamento com os free-spells de mana Force of will e Daze.

Este deck funcionava com a interacção principal de 2 cartas: Protean Hulk e Flash com a particularidade de um custo muito baixo (2 de mana) não necessitava de grandes complementos com aceleradores de mana como hoje em dia com os decks de combo.

Depois de resolver o Flash colocava o Hulk em jogo que morreria e iria buscar um role de criaturas criando uma corrente de sucessões de acontecimentos produzindo atraves do Carrion Feeder + Kiki-Jiki, Mirror Breaker uma criatura enorme.





Contudo a carta Flash foi banida o que matou o deck, embora haja a tentativa de reviver o combo de Hulk recorrendo a uma estratégia de reanimação com Entomb e Necromancy em vez de usar Flash.

















Exemplo de decklist: Flash Hulk







Mainboard:





4 Polluted Delta

2 Underground Sea

3 Island

2 Bloodstained Mire

2 Boseiju, Who Shelters All

2 Flooded Strand

1 Elvish Spirit Guide

1 Scorched Rusalka

2 Carrion Feeder

1 Karmic Guide

1 Skirk Prospector

1 Benevolent Bodyguard

3 Protean Hulk

2 Body Snatcher

1 Kiki-Jiki, Mirror Breaker

4 Force of Will

4 Pact of Negation

4 Flash

4 Mystical Tutor

4 Brainstorm

4 Duress

1 Massacre

1 Chain of Vapor

4 Lotus Petal

4 Summoner’s Pact





Sideboard:





3 Dark Confidant

1 Momir Vig, Simic Visionary

1 Massacre

1 Rushing River

4 Impulse

1 Echoing Truth

4 Leyline of the Void







Nos dias de hoje, os decks de combo jogáveis em Legacy são: ANT, Ichorid, Dream Halls, Reanimator, Enchantress, Imperial Painter, Belcher, Solidarity e Elf Combo.













Ad Nauseam Tendrils (ANT):




















ANT é um dos melhores decks do formato, e certamente o deck de combo mais popular, tendo evoluido dos antigos decks de combo TPS (The Perfect Storm) e Fetchland Tendrils. O objectivo é do mais simples que pode haver: fazer o numero máximo de mágicas (storm count elevado) e “despejar” Tendrils of Agony.



Aquilo que diferencia este deck dos seus ancestrais TPS e Fetchland é a presença da carta Ad Nauseam que permite ao jogador comprar um enorme número de cartas, e basicamente ganhar o jogo quase sempre que resolve. Com a combinação de tutores como Mystical Tutor e Infernal Tutor, aceleração de mana como Lion’s Eye Diamond, Dark Ritual e Cabal Ritual, e cartas de protecção como Orim’s Chant e Duress, o deck consegue ganhar consistentemente nos primeiros três turnos do jogo mesmo contra decks de controlo. E quando o total de vida se torna demasiado baixo para jogar Ad Nauseam, o deck pode ainda usar Ill-Gotten Gains como alternativa para gerar storm count.



Há essencialmente dois tipos de ANT, que advêm dos dois ancestrais do deck: a versão Fetchland Tendrils de três cores, que é mais rápida; e a versão TPS que joga com vermelho para Burning Wish, que não é tão rápida e tem uma base de mana mais frágial, mas tem mais opções devido ao wishboard. Em ambas as versões, é possível a adição de Doomsday como motor de storm count, sempre acompanhado por Sensei’s Divining Top, e geralmente também por Meditate.





Em termos de matchups, ANT é capaz de bater qualquer deck nas mãos de um jogador experiente, embora tenha mais dificuldade em vencer são decks que combinam disrupção de mana, counterspells e um clock rápido, como Canadian Threshold ou Dreadstill. De resto, um Counterbalance com Top na mesa ao segundo turno tornam o jogo muito difícil, mas raramente acontece.









Exemplo de decklist: ANT (versão Fetchland Tendrils)





Mainboard:





1 Ill-Gotten Gains

1 Echoing Truth

1 Ad Nauseam

1 Tendrils of Agony

2 Chrome Mox

2 Sensei’s Divining Top

3 Duress

3 Ponder

3 Orim’s Chant

4 Mystical Tutor

4 Dark Ritual

4 Cabal Ritual

4 Brainstorm

4 Lion’s Eye Diamond

4 Lotus Petal

4 Infernal Tutor

1 Swamp

1 Island

1 Snow-Covered Island

1 Tundra

1 Scrubland

3 Polluted Delta

3 Flooded Strand

4 Underground Sea





Sideboard:



4 Pact of Negation

1 Wipe Away

1 Rebuild

1 Orim’s Chant

1 Ad Nauseam

1 Rebuild

2 Rushing River

1 Slaughter Pact

1 Extirpate

1 Tendrils of Agony

1 Echoing Truth











Ichorid:















Ichorid ou dredge é um deck de aggro-combo que pode assumir a vertente de combo tão bem como a vertente agressiva, e que seria o deck mais dominante do formato não fosse a presença ampla de sideboard anti-cemitério em quase todos os decks. Ainda assim, o deck é muito competente, e é relativamente barato e fácil de construir e jogar, o que contribui para a sua popularidade.



A vertente Dredge (ou combo) do deck torna-o numa ameaça de 1º turno (em listas que contenham Lion’s Eye Diamond) e consiste no dredge sucessivo de criaturas para encher rapidamente o cemitério de Bridge from Below e Narcomoeba, sendo que as últimas vêm para jogo. Cabal Therapy permite eliminar ameaças da mão do adversário ao mesmo tempo que cria zombies graças às Bridge from Below no cemitério, e por fim o combo é concluido com a utilização de Dread Return + Flame-Kin Zealot que em conjunto com as fichas da Bridge from Below atacam para matar.



A presença de Ichorid, Putrid Imp e Narcomoeba permitem ao deck assumir o papel de aggro quando não consegue levar o combo até ao fim rapidamente, e a presença de Iona como alvo de reanimação oferece ao deck ainda mais uma opção para terminar o jogo.



A recente inclusão de Blooghast em combinação com Undiscovered Paradise na versão Next-Level Ichorid tornou o deck mais resiliente a cartas anti-cemitério, sendo capaz de ganhar mais frequentemente apenas no papel de aggro.



No que toca a matchups, costuma dizer-se que Ichorid ganha sempre o primeiro jogo contra qualquer deck, e de facto o maior problema deste deck é vencer o sideboard anti-cemitério. Decks como Canadian Threshold e Dreadstill são um pouco mais dificeis de vencer devido à combinação de disrupção de mana, counterspells, e clock rápido.







Exemplo de decklist: Ichorid







Mainboard:



4 Cephalid Coliseum

4 Gemstone Mine

3 City of Brass

4 Putrid Imp

4 Stinkweed Imp

4 Golgari Grave-Troll

3 Golgari Thug

4 Ichorid

4 Narcomoeba

2 Sadistic Hypnotist

4 Lion’s Eye Diamond

2 Deep Analysis

4 Breakthrough

4 Cabal Therapy

3 Dread Return

4 Bridge from Below

3 Unmask



Sideboard:



1 City of Brass

1 Unmask

1 Ancestor’s Chosen

3 Firestorm

3 Ancient Grudge

4 Chain of Vapor

2 Tireless Tribe















[color=blue] Dream Halls:





















Dream Halls é uma carta que esteve banida até setembro de 2009, e que permite a descartar cartas como custo alternativo para jogar mágicas mana-free, tornando possível jogar cartas de custo absurdo como Conflux, Cruel Ultimatum ou Progenitus. Este deck ainda está em ascenção, embora os resultados recentes indiquem que se pode tornar um dos decks fortes do formato.



Como funciona o deck? Pode assumir o papel de control nos turnos iniciais do jogo com counterspells ou usar aceleração de mana na forma de Lotus Petal e Ancient Tomb para jogar rapidamente um Dream Halls ou um Show and Tell para baixar Dream Halls. Com Halls na mesa, descarta qualquer carta colorida para jogar Conflux, que vai buscar até 3 cópias de Cruel Ultimatum e mais Conflux, os Ultimatums matam o oponente em 4 prestações e compram mais cartas que permitem jogar os outros Ultimatums e Conflux. Alternativamente o deck pode jogar Progenitus como condição alternativa de vitória, ou com Dream Halls na mesa ou directamente com Show and Tell, sendo este um dos factores por trás do sucesso deste deck.



Apesar de ser mais lento e menos consistente do que ANT, a sua resiliência, a condição de vitória alternativa e o facto de ser pouco afectado por muitas das cartas tipicamente usadas como sideboard contra combo tornam este deck uma escolha interessante.





Exemplo de decklist: Dream Halls





Mainboard:





4 Flooded Strand

2 Scalding Tarn

5 Island

1 Polluted Delta

3 Ancient Tomb

2 Underground Sea

1 Bogardan Hellkite

4 Progenitus

4 Dream Halls

4 Show and Tell

4 Brainstorm

4 Ponder

4 Force of Will

3 Cruel Ultimatum

4 Conflux

3 Lotus Petal

4 Thoughtseize

4 Lim-Dul’s Vault





Sideboard:



1 Hydroblast

2 Pithing Needle

1 Rushing River

3 Propaganda

2 Duress

2 Meditate

4 Spell Pierce





Reanimator:

Com o desbanimento de Entomb em setembro de 2009, e o aparecimento de Iona, Shield of Emeria um mês depois, o deck de Reanimator passou de um deck de terceiro plano para um competidor genuino, como possibilidade de ganhar grandes eventos. É um deck extremamente rápido, extremamente consistente, e mais resiliente a cartas anti-cemitério do que o deck Ichorid.

O plano do deck é simples: colocar criaturas grandes no cemitério com cartas como Entomb ou Careful Study (ou por vezes Thoughtseize em si próprio) e de seguida traze-las para jogo com Reanimate ou Exhume, utilizando counterspells e Thoughtseize como protecção, Dark Ritual ou Lotus Petal para acelerar o combo e Mystical Tutor para procurar qualquer das cartas do combo. Reanimando Iona ou Inkwell Leviathan, é geralmente apenas uma questão de bater para a vitória enquanto o oponente fica a olhar.

O maior ponto fraco do deck é que as cartas chave custam todas um e dois de mana, tornando-o estremamente vulnerável a Counterbalance, o que requer a presença de Wipe Away no sideboard. No que toca a ódio anti-cemitério, o deck consegue evita-lo recorrendo a Show and Tell como estratégia alternativa para por as criaturas em jogo ou utilizando bounce spells como Wipe Away ou Echoing Truth.





Exemplo de decklist: Reanimator



Maindeck:



3 Swamp

3 Island

3 Flooded Strand

4 Polluted Delta

4 Underground Sea

1 Empyrial Archangel

1 Inkwell Leviathan

2 Iona, Shield of Emeria

1 Sphinx of the Steel Wind

4 Brainstorm

4 Dark Ritual

4 Entomb

4 Mystical Tutor

4 Force of Will

4 Exhume

4 Reanimate

4 Duress

4 Careful Study

1 Show and Tell

1 Wipe Away





Sideboard:



2 Echoing Truth

2 Wipe Away

3 Duress

2 Show and Tell

4 Extirpate

1 Thunder Dragon

1 Angel of Despair



Enchantress:

Enchantress é um deck de combo-control, centrado à volta de encantamentos e do draw engine de Argothian Enchantress e Enchantress’s Presence. Combina enchantamentos defensivos como Solitary Confinement e Elephant Grass, encantamentos para aceleração de mana como Wild Growth e Utopia Sprawl e encantamentos para ganhar o jogo como Sigil of the Empty Throne, sendo o plano de jogo essencialmente jogar encantamentos para comprar cartas para jogar mais encantamentos, até estar em condições de ganhar o jogo. Se o ciclo não for parado nos primeiros turnos (nomeadamente anulando a Enchantress ou a Presence) o deck transforma-se numa fortaleza que dificilmente dá hipotese de dar a volta ao jogo, o que lhe mereceu a alcunha Solitaire.

Na minha opinião este é um bom deck, mas requer uma enorme paciencia para jogar com ele, e o mau matchup contra decks de combo mais rápidos como ANT é um outro factor a considerar.







Exemplo de decklist: Enchantress



Mainboard:



3 Chrome Mox

4 Argothian Enchantress

2 City of Solitude

4 Elephant Grass

4 Enchantress’s Presence

1 Moat

1 Oblivion Ring

2 Runed Halo

2 Sigil of the Empty Throne

2 Solitary Confinement

4 Sterling Grove

4 Utopia Sprawl

4 Wild Growth

1 Enlightened Tutor

2 Replenish

6 Forest

4 Plains

2 Horizon Canopy

2 Savannah

4 Windswept Heath

2 Serra’s Sanctum



Sideboard:

3 Relic of Progenitus

2 Ethersworn Canonist

2 Choke

2 Runed Halo

4 Wheel of Sun and Moon

1 Enlightened Tutor

1 Replenish











Imperial Painter:





















Desde a que surgiu a carta Painter’s Servent, houve diversos decks de Legacy que adoptaram o combo dessa carta com Grindstone como condição de vitória. No entanto, a maioria desses decks são decks de controlo, sendo o combo apenas um plano secundário. A excepção é o deck Imperial Painter, que é um deck de aggro-combo altamente focado no Painter’s Servant, usando Imperial Recruiter para o ir buscar e cartas como Red Elemental Blast ou Jaya Ballard, Task Mage para tirar partido do Painter tornar tudo azul.

A versão mais comum de Imperial Painter é Mono Red, e utiliza cartas como Magus of the Moon e Blood Moon para comprometer o mana do oponente, mas há também uma versão que combina azul para jogar com Trinket Mage que vai buscar Grindstone.

Um aspecto interessante deste deck é que no metagame de Legacy as cartas anti-azul são muitas vezes uteis mesmo sem o Painter’s Servant, e em particular ajudam a passar o combo pelos counterspells do oponente.







Exemplo de decklist: Imperial Painter







Mainboard:







4 City of Traitors

4 Ancient Tomb

8 Mountain

4 Painter’s Servant

4 Grindstone

4 Magus of the Moon

4 Imperial Recruiter

3 Blood Moon

2 Jaya Ballard, Task Mage

4 Red Elemental Blast

4 Pyroblast

4 Chrome Mox

4 Simian Spirit Guide

4 Lightning Bolt

3 Magma Jet





Sideboard:



4 Pyrostatic Pillar

3 Shattering Spree

2 Powder Keg

1 Relic of Progenitus

3 Tormod’s Crypt

2 Pithing Needle











Belcher:



















O deck de Belcher foi o meu primeiro “amor” de Legacy, e é um deck que se pode caracterizar pela expressão “BOOM you are dead!”.

Com apenas 1 a 2 terrenos, uma quantidade brutal de aceleradores de mana, e Goblin Charbelcher ou Empty the Warrens para finalizar, este é o deck de combo consistentemente mais rápido de Legacy, com um arranque que é avassalador para os decks sem counterspells. O defeito passa infelizmente pelo facto de ser bastante fácil de disromper o deck com uma Force of Will num momento chave.

Por esse motivo, Belcher é um deck que perdeu força, e só de vez em quando se vê fazer top 8 em torneios grandes. No entanto, continua a ser uma grande escolha para qualquer metagame em que há poucos decks de controlo, pois a maioria dos decks sem Force of Will são byes.







Exemplo de decklist: Belcher





Mainboard:



1 Bayou

4 Land Grant

3 Empty the Warrens

4 Seething Song

3 Manamorphose

4 Desperate Ritual

4 Dark Ritual

4 Tinder Wall

4 Simian Spirit Guide

4 Elvish Spirit Guide

4 Lion’s Eye Diamond

4 Burning Wish

1 Taiga

4 Rite of Flame

4 Lotus Petal

4 Goblin Charbelcher

4 Chrome Mox





Sideboard:





4 Ingot Chewer

1 Empty the Warrens

1 Hull Breach

1 Pyroclasm

4 Xantid Swarm

1 Tendrils of Agony

3 Duress









Solidarity:





















Solidarity é o deck que me fez deixar de jogar com Belcher, ou seja “a minha nova paixão”. Conhecido como “instant speed kill”, o deck de Solidarity não possui cartas que não sejam ou terrenos ou mágicas instantaneas, o que lhe dá a possibilidade única de manipular o stack e combar em resposta a qualquer coisa.



No entanto isso também faz com que sejao deck mais complexo e dificil de jogar em Legacy (e provavelmente de qualquer formato) porque o número de opções a cada momento é imenso, e estamos a jogar sobre mágicas no stack que nem sequer vão resolver, bastando um passo errado para estragar tudo.

Assim, apesar de este ser um deck espetacular, com hipoteses em qualquer matchup, não o aconselho a ninguém que não tenha grande dedicação e conhecimento do jogo, pois é extremamente difícil e um desafio constante jogar com ele.



Concretamente o deck funciona com muitas cartas de compra ou de escolha de cartas como Impulse, Brainstorm, Opt, Meditate, Flash of Insight e Cunning Wish aliadas ao mecanismo de produção de mana de High Tide com Reset e Turnabout, que permitem gerar storm count para finalizar o jogo com Brain Freeze e se necessario Stroke Of Genius, para ganhar instantaneamente (por exemplo antes do dano de combate ou em resposta a um spell letal).

Aqui fica uma lista de um dos jogadores mais activos do deck, Simon Ritzka:









Exemplo de decklist: Solidarity







Maindeck:





3 Polluted Delta

3 Flooded Strand

6 Island

6 Snow-Covered Island

4 High Tide

4 Brainstorm

3 Opt

1 Peek

4 Reset

4 Impulse

3 Remand

2 Brain Freeze

1 Peer Through Depths

3 Meditate

3 Cunning Wish

2 Turnabout

2 Cryptic Command

4 Force of Will

2 Flash of Insight





Sideboard:



1 Stroke of Genius

1 Meditate

1 Turnabout

2 Wipe Away

2 Echoing Truth

2 Twincast

3 Disrupt

1 Rebuild

1 Mystical Tutor

1 Repeal









Elves Combo:



















Há duas versões de Elves Combo em Legacy: uma versão semelhante ao deck de combo que surgiu em Extended no ano passado, em que o motor de mana é Heritage Druid com Nettle Sentinel e a condição de vitória é Grapeshot; e uma versão mais antiga habitualmente chamada Elves Staff, capaz de produzir mana infinito com o motor de mana de Priest of Titania (ou Elvish Archdruid) com Staff of Domination ou Umbral Mantle e cuja condição de vitória é Banefire. Em ambos os casos, Glimpse of Nature é utilizado como motor de compra, embora no caso de Elves Staff o próprio Staff of Domination também possa cumprir esse papel.

Ambas as versões têm a vantagem de poder assumir o papel de aggro, optando alguns decks por jogar com Coat of Arms de base ou sideboard para conseguirem terminar o jogo com um ataque letal de elfos.







Exemplo de decklist: Elves Staff







Mainboard:





2 Seeker of Skybreak

3 Staff of Domination

4 Fyndhorn Elves

4 Glimpse of Nature

4 Wirewood Channeler

4 Sylvan Messenger

4 Llanowar Elves

4 Priest of Titania

4 Quirion Ranger

4 Wirewood Symbiote

4 Elvish Archdruid

2 Concordant Crossroads

1 Banefire

2 Stomping Ground

1 Misty Rainforest

1 Verdant Catacombs

2 Windswept Heath

4 Wooded Foothills

1 Gaea’s Cradle

6 Forest





Sideboard:



4 Bounty of the Hunt

2 Choke

2 Leyline of Lifeforce

2 Summoning Trap

1 Woodfall Primus

4 Krosan Grip







E assim termino este artigo. Há evidentemente outros decks de combo que ficaram por mencionar, até porque a pool de cartas em Legacy é imensa, mas estão listados os principais e mais competitivos decks de combo do formato.

Espero que se dediquem a jogar com algum destes decks pois jogar de combo em legacy é magnifico.

Cumprimentos a todos



João Nogueira


Miguel11


De: Braga
1/23/2010 10:17:30 AM
re elmeck
sim existe essa versao, joga com cloud of faeries + snap.
Mas isso deixou de jogar porque morre completamente para countertop

elmeck


De: Fação
1/23/2010 3:47:47 AM
boas
quanto ao deck do reset, existem versões sem reset (torna o deck bem mais barato ), só que são apenas sorcery kill...mas comba consistentemente ao 3 turno

Leva snaps e umas fadas que fazem 1 mesmo efeito

so joguei vs merfolks e enchantress e os matchups eram bastante faceis...

pedrobronze


De: Senhora da Hora
1/22/2010 11:54:14 PM
r daone
esse já tinha visto. no deckcheck há apenas 2 decks com eureka. 1 leva 4 e outro só uma. tou a pensar em por 2 eurekas e 4 show and tell. depois 1 natural order, a bicharada (2 de cada - iona, akroma, hellkite overlord, 1 progenitus e os 4 bop) e depois dar-lhe no azul (tutores, counters, brainstorm, etc). talvez tb o veteran explorer.

anyway, obrigado!

daOne


De: Corroios
1/22/2010 5:09:28 AM
re pedro
Aqui esta um porreiro que te pode dar umas ideias:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=30611

seraphus

De: odivelas
1/22/2010 12:20:58 AM
re taiga
Eu julgo que seja porque o rapazito que jogou com isto não tinha Taiga não reparei na altura mas se tivesse reparado tinha mudado

Cumprimentos a todos João Nogueira

pedrobronze


De: Senhora da Hora
1/21/2010 11:57:23 PM
legacy rocks
porquê stomping ground no deck de elfos e não taiga?
já agora, gostava de desenvolver um deck de show and tell, com iona, akroma, hellkite overlord e progenitus, mas também com eureka e talvez 1 natural order. se alguém quiser sugerir algo, força!

COIOTEES


De: Setúbal
1/21/2010 11:42:06 PM
re
O primeiro deck que joguei de Legacy foi Ichorid depois foi TES:3

Combo é espetacular.

daOne


De: Corroios
1/21/2010 9:57:18 PM
re
Combo rocks \o/ Também como tu, o primeiro deck que me fez passar a jogar legacy foi o Belcher.

Grande artigo. Parabéns!
Responder

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