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UtilizadorResposta

asylum

De: S. Vicente - Braga
10/4/2009 6:57:53 PM
ZENDIKAR - UMA OPINIÃO PESSOAL
Com a saída de uma nova expansão, podemos, sem uma análise mais atenta, afirmar que existem novas cartas e algumas reedições, com bastante potencial de jogo, não só no formato Standard como nos restantes formatos. Ao longo deste artigo farei uma avaliação das cartas com mais potencial, elaborando um Top5 para cada raridade de cartas (comum, incomum e rara, sendo que neste último grupo de se incluem as raras míticas), bem como uma avaliação de algumas cartas que prometiam algum potencial mas no actual metagame não deverão ver muito jogo.

Note-se que isto é uma opinião pessoal, e como tal será influenciada pelo tipo de jogo a que estou habituado e costumo fazer, pelo que o objectivo final será criar uma discussão onde cada um dará a sua opinião.

RARAS
Começando pelas cartas raras, vou já à partida excluir as novas Fetch Land. Sim, é certo que são as cartas com mais potencial desta expansão, obviamente, mas como só elas ocupariam todo o Top5 assume-se já à partida que são as cartas com mais potencial e ficam colocadas num patamar à parte desta análise.



1 - Day of Judgment
À primeira vista não é muito difícil de se comparar esta carta com a Wrath of God, sendo a principal diferença entre ambas o facto de, neste caso, as criaturas destruidas poderem ser regeneradas. De qualquer modo, em Standard, de momento, não vemos grande número de criaturas que tenham a habilidade de regeneração, menos ainda as que são usadas normalmente, logo esta diferença não será de grande importância. Basta ver que, de momento, é o único mass removal jogável em Standard, o que por si implica que esta carta será usada da mesma forma que a Wrath of God foi até agora, ou seja, extensivamente



2 – Bloodghast
Temos uma 2/2, pelo custo de BB, com a habilidade de haste a partir do momento que um adversário tenha 10 ou menos pontos de vida. Mas o mais interessante é a nova habilidade de landfall e como ela se aplica neste caso. Cada vez que um terreno entrar em jogo sob o nosso controlo podemos devolver todos os Bloodghast directamente do cemitério para jogo. Deste modo temos uma criatura à prova de mass removal, até com alguma sinergia com esta (imaginem um Day of Judgement, seguido de um land e 4 Bloodghast directamente para jogo). Na minha óptica é uma carta essencial num deck de Vampiros, e ou estou muito enganado ou Vampiros vai jogar mesmo muito.



3 - Devout Lightcaster
2/2, protecção contra o preto e quando entra em jogo exila a permanente alvo preta. Num ambiente seguido de expansões como Alara Reborn, em que todo o set é multicolorido, e com Vampiros a demonstrar bastante potencial, temos uma carta fantásica para remover permanentes chave. Desde criaturas, encantamentos e planeswalkers tudo é alvo para esta criatura, e depois de uma destas nem os Blodghast voltam.



4 - Iona, Shield of Emeria
Temos, neste caso, uma carta que demosntra um potencial tremendo em formatos como Extended e Legacy, em decks de reanimate, mas também deverá ver jogo em Standard. Trata-se de uma criatura enorme, 7/7, com voar pelo custo de 9 mana, com a habilidade de impedir permanentemente o uso de mágicas de uma cor à nossa escolha. Num deck de reanimate tem potencial para acabar com um jogo mesmo antes dele começar, e imaginem as sinergias com cartas tipo Momentary Blink



5 - Scute Mob
Ora bem, temos uma 1/1, que fica uma 5/5, 9/9, 13/13… isto tudo sem um custo de mana associado, é uma daquelas cartas cuja ilustração mais valia ser um alvo, porque mal entre em jogo é para levar com tudo que é remoção/dano em cima



INCOMUS

1 - Gatekeeper of Malakir
Temos um vampiro (como não podia deixar de ser) 2/2, por 2 mana, com a opção de kicker de pagar mais 1 mana e forçar o oponente a sacrificar uma criatura. Ou seja, temos uma criatura com Diabolic Edict incluído e opcional, o que num deck monoblack é simplesmente brutal.



2 – Vampire Hexmage
Temos aqui o novo mata-planeswalkers, mais um vampiro 2/1 first strike por 2 mana, que remove tudo o k é marcador. Muito bom em Standard e faz combo brutal com Dark Depths, o que fará desta carta uma das mais usadas desta expansão.



3 – Vampire Nighthawk
Palavras para quê, este só não tira tostas mistas. Voar, deathtouch e lifelink? Está em 3º lugar mas podias estar em 1º facilmente



4 – Kazandu Blademaster
Temos uma criatura que para todos os efeitos é uma 2/2, com vigilância e first strike, por 2 mana, com possibilidade de crescer bastante (imaginem as 4 em jogo, quantos marcadores isso não significa)



5 – Quests
Neste último ponto incluo todas as quests. São cartas de baixo custo com efeitos muito bons. Umas serão melhores que outras mas penso que são todas merecedoras de serem nomeadas. Pessoalmente acho a verde brutal, mas as outras não são de se deitar fora



COMUNS

1 – Vampire Lacerator
Uma criatura 2/2 por 1 mana, é difícil ter um início melhor para um jogo. É certo que nos faz perder um ponto de vida, mas o adversário perde o dobro.



2 – Guul Draz Vampire
Mais uma criatura, ou melhor, um vampiro, por 1 mana que tem potencial de se tornar uma 3/2 com intimidar. Faz uma sinergia perfeita com a carta anterior, e entra perfeitamente naquele que se nota ser o espírito geral dos vampiros desta expansão.



3 - Adventuring Gear
Encaixa perfeitamente com a nova habilidade de landfall, entra ao 1º turno, equipa ao 2º, e faz estrago ao terceiro (com o uso de Fetch Lands e algumas outras cartas que colocam terrenos em jogo é possível dar até +6/+6 sem nenhuma dificuldade)



4 – Harrow
Temos aqui a primeira reedição deste Top5, uma carta instantânea, que nos permite colocar 2 terrenos em jogo. Muito boa com landfall, para filtrar deck, e faz boa sinergia com cartas como a anterior.



5 - River Boa
Outra reedição, temos uma criatura que não tem outro nome, é mesmo chata. Regenera, logo aguenta com mass removal, dano directo, é um blocker eficiente, e contra decks azuis até tem potencial de ser finisher. Tanto em Pré-Release como Launch Party fartei-me de ver ataques completamente cancelados à conta desta criatura.








CARTAS QUE NÃO DEVEM VER MUITO JOGO
Neste ponto vamos ver algumas cartas que, apesar de serem boas, não deverão ser muito utilizadas face ao actual ambiente.

1 – Mindbreak Trap
É uma carta muito boa, ninguém o discute, mas neste ambiente não serve de muito. TEPS desapareceu, storm já não é usado há muito e agora ainda menos, logo não vejo grande jogo para uma daquelas que poderá ser uma das melhores deste set. Se tivesse sido editada há uns meses atrás iria ver muito jogo, agora não me parece.



2 – Planeswalkers
Todos os planeswalkers em geral, comparados com os anteriores, são francamente maus. Chandra para o tipo de deck em que se insere é muito lenta, Nissa não tem um tipo de deck onde possa jogar e que aguente até ela fazer algum efeito de jeito, Sorin tinha algum potencial mas quando ele entra em jogo já ele deve estar resolvido há algum tempo. Depois de Ajani, Ajani Vengeant, Jace e por aí posso ser eu que estou mal habituado, mas estes não me paracem tão jogáveis ou bons.



3 - Lands em geral (tirando Fetch Lands)
Os lands raros desta expansão, tirando as Fetch Lands e possivelmente a Crypt of Agadeem não deverão ver jogo. Todas eles têm efeitos que, ou simplesmente não valem a pena ou demoram muito tempo a activar. Depois da edição de novas Fetch Lands não podíamos pedir muito mais.

4 – Kalitas, Bloodchief of Ghet
Bastante pesada num deck de vampiros, quando entra em jogo já este deve estar resolvido. Tinha bastante potencial, mas existem alternativas melhores.



E como estas temos aquelas raras que mal abrimos um booster pensamos “PORRA!!!”, mas nessas nem vale a pena falar.

Podem ter reparado que não falei na Lotus Cobra ao longo desta análise. Isso deve-se ao facto de sinceramente ainda não ter opinião formada acerca dela. É uma carta com potencial, que nos permite um arranque mais rápido do nosso jogo, e com a ausência de mana burn tem um efeito bastante jogável, mas em que ponto é ela melhor que Birds of Paradise? Quando ela entra em jogo podemos ter já 3 Birds em campo. É certo que com ela, para termos mana extra é apenas necessário baixar um land, e com Harrow e Fetch Lands e por aí podemos adicionar umas poucas de mana num só turno, mas será que vale tudo o que dizem? Sinceramente?

Deixo a discussão a vosso cargo

Abraço



Alterado a 04-10-2009 19:57:59 por asylum

marcox


De: sesimbra
10/6/2009 9:56:21 AM
re
Gostei bastante de ler o artigo , está bem definido , bem estruturado , gostei de ver as tuas opiniões , estou de acordo com muitas.

Não falas-te da Cobra , bem acho que ela ainda pode fazer estragos , tem o seu potencial.

Já agora o Kalitas é bom em limited , em construido nem digo um nome pq é demasiado mau

Cumps, Marcos

pedrobronze


De: Senhora da Hora
10/6/2009 12:01:52 AM
r
Vampire Nighthawk = MTG’s most sexy character!

Bom artigo. No geral, concordo com tudo. A trap vai partir a loiça em vintage e acho que a cobra ainda vai dar muitos jogos a ganhar, podendo até vir a ser broken (quem sabe?).
abraço

BILLA


De: Covilhã
10/5/2009 10:26:20 PM
re
o Kalitas, na minha opiniao é horrivel. Brutal para limitado, e horrivel para construido.
Nao sou assim tao grande faz do Scute Mob como todos, nao axo a carta nada de mais, ate pk pomos a carta ao 1º turno e so ao 5º (pior das hipoteses) é que incha. Ate la deve ter feito bue...

Quanto aos planewalkers axo k sao todos bons a sua maneira, embora o pior seja mesmo a chandra. o Sorin pode vir a ver jogo em control.

A besta 6/6 que poe putos 4/4 em jogo é muito boa, e na minha opiniao vai ver bastante jogo, e talvez o demonio que 3/3 com landfall que quando entra land em jogo poes 3 marcadores e o opp perde 3 vida veja jogo. Tive um na minha pool no release e gostei bastante. Com tanta coisa para ir buscar lands em construted ainda pode ser melhor.

De resto o vampiro com protecçao ao branco 4/4, na minha opiniao deveria jogar no decks dos morcegos, pois o grande inimigo do preto é o branco e o k nao falta por ai sao coisas brancas para parar o preto, desde black knight, esse novo que remove preta e celestial purge. É a minha opiniao.

Queria tb salientar que podias ter falado muito bem nas ascençoes, nomeadamente a branca e a preta. As outras nao as vejos a jogar em construido, mas quem sabe. A preta vera muito jogo tanto em jundo como BR, e talvez vampiros. A branca é optima para SB contra control ou ate de main nos controls. É uma maneira muito viavel de matar, pois nao precisas de tirar os contadores nem virar para por tokens é so virar mana.

Axo k nao tenho mais nada a acrescentar. Se me esquecer de algo depois posto xD

Cumps

skm


De: Leiria
10/5/2009 9:26:41 PM
re
Sim sem duvida que malakir tem mais lugar..Ainda assim nao me admirava de ver alguns kalitas em jogos competitivos..mas quem sabe :P

abraço

asylum


De: S. Vicente - Braga
10/5/2009 8:52:32 PM
re
Eu apenas disse que o Kalitas n ia ver mt jogo devido ao custo mt elevado. Tem CMC 7, com uma habilidade que requer , ou seja, entra no turno 7 (em situação normal vito que vampiros não te aceleração de mana) e ainda temos de esperar 1 turno para activar a habilidade dele, até lá é só mais uma criatura em campo...

E o normal será levar com path to exile ou celestial purge ou por aí. Penso que a Malakir Bloodwitch será uma alternativa melhor.

Abraço

PS: tenho um deck de vampiros e nem um nem outro entram lá, e n fazem falta, normalmente o jogo tá resolvido quando chegamos a esse ponto


BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/5/2009 10:01:52 AM
boas
gostei muito da tua analise e concordo que a Vampire Hexmage vai ser muito utilizada com o famoso terreno lendário que põem a BIG FAT ASS MARIT LAGE.
quem sabe se não aparecerá um deck original com essa combinação...




Alterado a 05-10-2009 10:03:46 por BMBA

skm


De: Leiria
10/5/2009 12:55:26 AM
re
Concordo com muitas coisas do que disses te..
So apontaria que:
na minha opiniao um deck de vampiros tem de ter 1 kalitos ou talvez 2..e’ certo que qd entra ja o jogo devia estar resolvido mas caso nao esteja pode ajudar muito a resolver...pode ate mudar completamente o jogo..Nem todos os jogos correm como podiam ou deviam
O mesmo se aplica para o planeswalker preto..

Os terrenos raros alem das fetchs todos eles podem muito bem ver jogo pois ja nem temos muitos terrenos que entram virados e nunca perdes muito em polos no deck..É obvio que mais uma vez nao vao valer muito pk nao vamos ver mts decks com 4 lands destes iguais..

Para a Nissa, quem sabe o que vai sair nos proximos sets?Se sairem bons elfos e’ sem duvida uma boa carta com custo de mana 4...

E acho que te esqueces te de falar da lotus cobra
tem se falado tanto..eu pessoalmente nao fasso ideia se vai jogar mt em T2..Tras grandes possibilidades ao jogo mas em muitas ocasioes nao passara de isso..

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