Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Discussão sobe affinities...storm...cascade e afins... Responder

Link directo: topico.asp?topico=67987

UtilizadorResposta

bernardo

De: Algés
6/2/2009 11:12:30 PM
Discussão sobe affinities...storm...cascade e afins...
Depois de ter jogado mais uma vez contra um gajo qualquer no MWS em que ele usava um deck storm, disse para mim: chega!. E decidi vir aqui desabafar aqui com a comunidade. xD


Sim sim...é certíssimo que estes decks sãão muuuito bons e tal...só que ai é que está o problema. De tão bons que são.. não metem pica jogar contra eles, na medida em que, por exemplo, no caso de storm, em que incluis Minds Desire e Tendrils of Agony ou até mesmo o tão conhecido Brain Freeze, basta por a Lotus Bloom, por uns terrenos ao terceiro turno já acabou o jogo. Tipo, grande coisa! Para mim os verdadeiros duelos são aqueles que levam pelo menos meia hora a jogar. Os verdadeiros duelos são aqueles em que se dermos um passo em falso podemos perder o jogo. São aqueles em que temos de pensar para atingir a vitória, que vai saber ainda melhor se o duelo em causa durar muito tempo. Para mim a qualidade de um duelo advém do princípio de que a qualidade é directamente proporcional à duração, entre outros factores, como por exemplo a capacidade de responder bem à estratégia do nosso oponente e aguentar o melhor que conseguimos. Ora isto não é conseguido com a utilização desses decks manhosos, cujo duelo, contra um deck bem feito desse tipo, durará no máximo 6 minutos. A gente fica tipo:






Na sexta-feira passada, deu-se na minha casa, um duelo de magic, de equipas, que durou até às 6 DA MANHÃ e começou às 2, parece-me, nunca mais em esqueço. Opá, foi simplesmente genial, e devo dizer que a causa dessa demora se deveu a mim e ao meu encatamentozinho preferido: a TEMIVEL WORSHIP!!!



( gosto tanto de ser um empata xD) É com desagrado que digo que acabamos por perder, eu e mais um amigo meu, mas, no fundo, adorei aquele jogo. Foi no mínimo emocionante. E é destes duelos que o magic é acerca.
Mas já não se vê nada disso, especialmente lá no MWS. Eu devo dizer que já fico um bocado farto daquilo, porque sempre que jogo contra alguém e de seguida jogo contra outra, noto que os decks são sempre parecidíssimos. Mas, vá lá, ainda há um ou outro que ainda sabe o que é o que é um duelo de magic estupendo.
Estive a falar nos decks em geral, agora gostava de abordar os três, mais concretamente.

- No caso de Storm, quem não tiver um deck branco está feito, pois só nessa cor existe a Gilded Light e Ethersworn Canonist, que são cartas excelentes para nulificar a estratégia desse deck. Agora, não é de meu conhecimento, como as outras cores se saem contra este tipo de deck.

- No caso do affinity, devo dizer por experiência própria, os decks, na sua maioria, não costumam durar muito o que me leva a uma conclusão que mais à frente irei abordar. E então agora com essa carta recente do Master of Etherium , Master Transmuter e companhia. Estas novas cartas, juntas às outras como, Broodstar, Ravager e outras cartas típicas de affinity, é só a bombar. E quando digo "bombar" é mesmo a bombar. Aquilo é uma coisa doida. xD

- Falando agora de cascade. Pessoalmente, acho o deck, muito previsível, aliás esta é mais uma conclusão que posso tirar destes decks, são TODOS previsíveis. Um jogador com alguma experiência, sabe já mais ou menos as cartas que estes decks levam. Voltando ao assunto, Cascade, ao terceiro turno, também já está a dar problemas. Ao terceiro turno, joga-se Ardent Plea ou outra coisa qualquer com Cascade e vai-se logo buscar a boa da Hypergenesis e metem logo uns mosntros todos brutos como o Bogordan Hellkite e que depois o outro jogador não tem tempo nem os turnos suficientes para se organizar e, portanto a vitória é garantida.
As conclusões que se podem tirar destes decks todos?

1º Contra estes decks, ou se joga com um deck igualmente rápido, ou perdem

2ª São decks, extremamente previsíveis. Affinity: Joga um terreno artefacto, de seguida metem logo 2 Ornitópteros. No turno seguinte jogam uns Chapeamentos Cranianos e afins e está o jogo ganho!

3º e última conclusão, e esta é muito pessoal, são decks aborrecidos de jogar, pelas razões supracitadas.

Não falei aqui de Burn, porque apesar de ser um deck bastante rápido, sempre se pode fazer alguma resistência, ou até mesmo ganhar. No meu caso, e com um pouco de sorte, meto Story Circle e para ajudar meto Ivory Mask.

Com isto encerro então o meu artigo sobre estes decks e espero obter aqui várias opiniões e juízos. Este foi o meu primeiro artigo aqui no Magictuga.



PS: Não quero, maneira nenhuma, ofender quem usa este tipo de deck. Apenas estou a expressar a minha opinião, não fosse isto um Estado de Direito. ehehe




Abraço a todos!


Alterado a 02-06-2009 23:14:37 por bernardo

bernardo


De: Algés
6/5/2009 4:42:06 PM
Re Dente
Hahaha....Yah tens razão. concordo cntg plenamente. e acho que para ganhar experiência o pessoal podia fazer aqui torneios em portalegre...que não fossem só draftes e isso...xD

Outra coisa muito certa que disseste..é o facto de muitas pessoas irem apenas á net..e copiarem os decks. Man..isso faz-me ficar com os azeites que nem te digo nada...:@ E eu falo disso no artigo...e falei num coment abaixo. Os decks que eu vejo..são semrpe os mesmos..porque o pessoal vai á net...e limita-e a copiar a ideia..

isso é tããão estúpid... Outra das coisas que admiro no oponente é tmb estar a jogar com um deck que tenha sido ele a conceber. e tmb me orgulho de mim por fazer isso mesmo...e fazer eu o meu própio deck.

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
6/5/2009 4:14:46 PM
por acaso
ando a tentar fazer um deck minimamente competitivo para extended...mas esta dificil

dente


De: Portalegre
6/5/2009 3:36:21 PM
Essa é boa
"Nunca me deu na cabeça de jogar a nivel competitivo"

Como se fosse assim, isso de jogar competitivo, não é apenas fazer o deck que tiramos da net, que ganhou o ultimo grande evento e depois dizemos, "agora vou jogar competitivo", se fosse assim quem tem muito dinheiro, era o maior campeão, coisa que quem anda nisto há algum tempo sabe que não é assim .

O mal, não é os decks serem muito rapidos, nem muito lentos, o mal é hoje em dia, haver apenas um ou dois grandes, pensadores de decks, tipo o Nassif, e depois o pessoal é tudo a copiar aquilo, para ter alguma hipótese, contra outros decks, de igual nivel, que muitas vezes tambem foram inventados por ele , se formos a ver os que jogam na equipa dele, aquilo muitas vezes, é sempre ele que mete o bedelho na construção daquilo

O pessoal tem de se convencer que isso do deck ser competitivo, tem as ver com as nossas próprias capacidades, de conceber estratégias, se formos bons, podemos não ir a torneios e inventar um baralho que seja competitivo, depois o mais importante é nós próprios, termos experiência, para estarmos há vontade em ambientes competitivos, porque de uma coisa tenho a certeza, o Nassif se me passa-se o baralho dele para as mãos, o mais certo era depois ele com um baralho inventado por ele na altura, ainda me dava uma sova , porque contra a experiência, há pouco a fazer, por isso bernardo, não é acordar de manha, e decidir, agora vou jogar competitivo

bernardo


De: Algés
6/5/2009 3:21:08 AM
uhm
Pois..eu nunca joguei assim competitivamente..porque... sinceramente..prefiro tar a invetir no meu deck..que agra já vai deixar de ser extended.. pois o bloco onslaugh vai sair. Quando houver alguns torneios vintage... e não T2 talvez dê uma hipotese ao nivel competitivo... pk...como há mais escolha..tenho a possibilidade de ver decks muito diferentes....e não sempre os mesmos... o formato T2 é só mesmo para quem é ricalhaço...lolol e para quem tem tempo para isso. Sempre que sai uma nova colecçao lá vai o pessoal todo actualizar-se. eu prefiro ir coprado uma carta aqui e outra ali..de forma a ir melhorando o meu jogo. Uma coisa que tive pena agora nesta expansão..foi o facto de se ter baseado muito na multicor. Olha lá que bem que Dauntless escort ficava no meu deck..xD Ha..falando disto...mesmo qu eu queira por mais uma cor.... fica muuuito dispendioso.. tipo...para um deck ser bom em multicor tem que ter as fetch..tem que ter..aqueles terrenos que é simultaneamente..vá plain forest.... enfim... e esses terrenos é do mais caro..x)

Mas é como disse...se houver ai agora torneios vintage...vou tentar ir lá. E por falar nisso.. eu nao sei bem informar-me sobre iso maas... Será que vai haver algum??xD


Alterado a 05-06-2009 3:23:02 por bernardo

flavioalves


De: Coimbra
6/5/2009 1:35:21 AM
Olha que não...
Isso é um erro.

Só em T2 há, neste momento, viáveis:

tokens
Persist
tokens
Aggro
Jund Aggro
Jund Ramp
Doran
Bant Aggro
Dark Bant
5Color Blood
Swans
Fearies
Kithkins
VeangeantKithkins
Elves!
Elves Combo
Boatbrew
Reveillark
EsperLark
5CC

...etc

Todos estes decks são jogáveis, fazem top8 em Regionais (entre outros) e quase todos eles têm dominado periódicamente o formato.

Não sei qual é a tua opinião... mas isto não me parece uma situação de ter que jogar obrigatóriamente com um certo deck para se ser competitivo.
Acho que deves experimentar jogar competitivamente algumas vezes antes de fazeres juizos precipitados... decks de Combo, apesar de serem dos decks com nível de poder mais elevado, são tambem os decks mais fácilmente disruptiveis porque podem ser parados durante vários turnos apenas por uma carta e é por isso que só aparecem em competição depois de estarem algum tempo sem aparecer, para poderem apanhar os oponentes desprevenidos... e depois voltam a desaparecer durante algum tempo.


Alterado a 05-06-2009 1:36:37 por flavioalves

bernardo


De: Algés
6/4/2009 6:27:04 PM
Re
Bem.se queres que te diga...Nunca me deu na cabeça para jogar a nivel competitivo. Simplesmente tenho mais que fazer....agora vou entrar para a Universidade ...=D..e apenas fico-me pelos dueis casuais.

A meu ver..só certos tipos de deck é que são competitivos. Por exemplo...é muito claro..que o meu dck não é competitivo. Já ganhei muitos jogos..mas não bate aqueles decks que são meticulosamente pensados e isso... cheios de control e rapidez..enfim.. Portanto..a nivel de torneios..está cada vez mais a verificar-se uma homogeinidade de decks...ou seja...para se ir longe nos torneios em geral..ou se joga..com um control muito bom...affinity...cascade..storm. E portanto a mim não me interessa muito ir a torneios...porque a maior parte do people..é só decks deses..quevão contra os meus principios de um bom jogo de magic. Não digo toodos. porque se calhar se for lá a um torneio...posso ter a oportunidade de me encontrar com um adversário bastante interessante..e com uma estratégia de deck...original..e que eventualmente eu possa vir a perder. Mas é como eu disse...a maior parte cola-se aos tais decks rápidos e afins.. :P por isso fico-me pelo casual..que é para..enfim..digamos...não me aborrecer a jogar magic. porque eu jogo..para me divertir..e ser açoitado ao 3º turno..não é lá muita diversão..ahaha


Alterado a 04-06-2009 18:27:35 por bernardo

Darigazz

De: Lisboa
6/4/2009 4:56:32 PM
Re
Boas. Ok até gostei do teu artigo, mas tu estas a esquecerte de uma cena bastante importante. Esses decks representam parte do meta, e como tal os jogadores ou jogam com eles ou c os decks q batem neles, são coisas do magic. É muito giro jogar casual com os amigos a um nivel não competitivo, mas jogar a nivel competitivo tb é bastante interessante e a maioria dos players q querem avancar para o nivel seguinte procuram no mws ou no mtgo uma forma de treinar mais, aprender mais e testar mais... Ou seja, não podes criticar os decks q ganham rapidamente(storm c bloom ganha ao 4º turno dele), pois igualmente existem decks q batem neles ;-)

Quanto ao teu deck de soldados, é giro, mas tem de perceber q se calhar não se mantem a um nivel competitivo ao pe dos decks q falas... por isso se queres ganhar jogos vs estes decks podes juntar outra cor q te melhore os match vs estes decks ;-)

Alterado a 04-06-2009 17:00:10 por Darigazz

bernardo


De: Algés
6/4/2009 1:24:46 AM
´..
Se querem que vos diga...eu jogo desde o bloco da onslaught...e sempre me mantive fiel ao meu deck de soldados.=) fui alterando é claro..para acompanhar. Só que pronto....para por exemplo ganhar a um affinity..que hipóteses tenho eu. Não me pode tar semrpe a sair removals para tirar ravager e afins. Vejo apenasuma excelente maneira de começar bem..que é saindo-me o Longbow Archer... que cá entre nós é chamado o "fode-ornitópteros" por uma razão..xD

De resto... se me deixam começar bem o jogo..então ganho com muita certeza..xD O que é muito impossvel em control...lolol ahaha

bem...para o ersto dos decks...é só um pouco de sorte... senão é derrota logo..:P O meu deck não é dos mais rápidos... demora algns turnos a preparar-se... Mas cmo adepto de jogos com calma e duradouros...gosto bastante do meu deck!
Alterado a 04-06-2009 14:01:33 por bernardo

godacsantos

De: Elvas
6/4/2009 12:55:56 AM
re
nao acho que seja dificil de parar combos, precisamente porque normalmente so ganham de 1 ou 2 maneiras, e parando essas cartas acabou o deck.

falaste do storm, que mete umas lands e a bloom ao 3 turno. falaste so em cartas brancas. mas podes na manutençao destruir o artefactos (imensas cartas verdes e vermelhas fazem isso), podes volta-lo pra mao ou anular (azul), ou podes descartar as cartas do combo da mao (com preto) entre outras inumeras maneiras.
quanto ao affiniti, tambem nao acho muito dificil. é mais um deck aggro.
swans, para-se praticamente da mesma maneira que o storm, nao é mt dificil.

acho muito mais complicado parar faeries, que foi um deck que ja referiram, porque é um deck control, e como isso mesmo indica, o deck de control é que em principio controla o jogo, e portanto jogas o que te deixar jogar (quase LOL).

no entanto concordo contigo, que quando dura mais o jogo é mais interessante, mas isso depende de muitas coisas obviamente.


cumps

pecasmarque


De: évora
6/3/2009 7:52:23 PM
re
qualquer deck rápido / combo pode ser parado por um deck de control...

Todos os decks que referiste são de Extended e sem duvida o deck de fez melhores resultados este ano foi Faeries que é um deck de control.

Eu pessoalmente jogo sempre com decks rápidos (aggro) pois não sou grande coisa a jogar de control, esta época de extended joguei de affinity e qualquer jogo esteve longe de estar ganho à partida.
Responder

<< Pagina anterior [1] [2]