Boas malta?! Então está tudo bem?
Neste artigo vou retratar um tema bastante actual, e interessante talvez, mas principalmente um artigo que vos fará pensar…
O meu artigo como o título indica é sobre a inovação de Alara Reborn no ambiente de T2.
Pretendo retratar as ‘‘melhores’’ cartas da edição, e dar uma boa perspectiva de onde elas vão jogar e em que decks inseri-las. Vou começar pelas melhores raras, que acho que têm mais potencial.
Top5:
1º-
Dauntless Escort
Como podem ver esta carta por 3 é uma 3/3, que o custo de mana é equivalente ao poder/resistência e ainda tem uma habilidade perfeita…Sacrifica-se e coloca todos os teus bichos indestrutíveis. Excelente contra cartas como WoG, que não mata os nossos bichos e acaba por matar alguns caso haja do oponente. Não morre para Fallout e permite que se faça um massive attack sem se perder bichos…Esta carta poderá inserir-se em Bant ou GW. Se alguém tiver alguma coisa a apontar a esta carta que o diga, porque eu não vejo defeitos.
2º-
Meddling Mage
Esta carta na minha opinião dispensa apresentações porque o seu potencial salta à vista de todos…Mais uma carta em que o custo é equivalente ao poder/resistência e a sua habilidade neutraliza o jogo do adversário por completo… Esta carta por 1 faz 4 podemos assim dizer. Ou há removal, ou há menos 4 cartas do deck a não poderem ser jogadas. Muitas vezes poderá ser a carta que no late game confirma a nossa vitória com maior segurança. Na minha opinião entra de sideboard em Bant e Mainboard em Reveillark RWU /UWB, Esper e talvez em 5cc. Muito boa, apesar da sua fragilidade como referi anteriormente.
3º-
Thought Hemorrhage
Mais uma carta que é bem parecida a que todos conhecem,
Cranial Extraction. Bem podemos dizer que esta é melhor que a que eu referi anteriormente… Pede vermelho, mas os 3 de dano são fundamentais num deck agressivo. Esta carta vai inserir-se no BR Blightning, de sideboard e vai ter bastante sucesso contra decks de controlo…E só de pensar que podemos dar 3 de dano extra…excelente!
Agora vem a parte mais difícil porque estas 2 cartas são opcionais. Existem muitos bons candidatos para estes lugares por isso são discutíveis e peço que discutam no final…
4º-
Maelstrom Pulse
Na minha opinião esta carta tanto é boa como não é. Por 3 parte qualquer carta que não seja land…Parte planeswalkers, encantamentos, artefactos, bichos…Se o oponente tiver 2 lieges, 2 bitters mesmo a abrir, vários tokens, etc, quando jogas o oponente até chora e tu gozas aquele momento, enquanto te preparas para o matar. Acho que é uma boa adição ao deck de Doran, BG Elves de sideboard, e em Dark Bant também de Sideboard.
5º-
Knotvine Paladin
Bem um grande drop de 2º turno para entrar a matar. Criatura bastante agressiva, que ao 3º turno já pode estar a dar 5 de dano, como já me aconteceu quando tinha o
Wilt-leaf Liege, tornando o paladin 4/4 e atacar com o triggert para 5/5. Mesmo a bombar e não é difícil de fazer. Jogaria facilmente com ela no deck de GW e de Bant.
Bem aqui está um Top5 elaborado por mim sobre as raras…Como referi anteriormente vou colocar os candidatos a estes últimos 2 lugares…Aqui vai:
Jenara, Asura of War
Lavalanche
Mycoid Shepherd
Spellbreaker Behemoth
E havia muitas outras para este lugar, agora proponham as vossas opções e elaborem um Top5 no final.
Agora mais pequeno, vou elaborar um Top3 de Incomuns:
Top3:
1º-
Anathemancer
Bem uma carta que tem uma habilidade espectacular, que pode devastar qualquer tipo de deck que contenha bastantes non-basic lands. Mais uma carta para devastar decks de controlo e não so… Pode vencer BW tokens, Boat Brew que são decks com alguma agressividade e que BR Blightning tem alguma dificuldade de vencer. Só para finalizar ainda tem Unhearth.
2º-
Zealous Persecution
Linda, linda, linda para BW de sideboard… Em mirror é uma Cólera instantânea… Contra deck que tem fallout pode dar o +1/+1 que pode ser decisivo se houver em jogo uma
Glorious Anthem, e contra decks que sejam aggros. Dá muitas dores de cabeça.
3º-
Vithian Renegades
Sinceramente gosto dela porque é uma carta bastante agressiva tendo em conta a habilidade que possui. Tínhamos e temos
Viridian Shaman, mas esta vai ter outra importância nos deck de R/G.
Tenho a destacar ainda no lugar de Honra, podemos assim dizer o Nulltread Gargantuan
Vou pedir, como pedi anteriormente, para elaborarem um Top3 das incomuns…
Para finalizar, vou elaborar um Top3 de Comuns:
1º-
Terminate
Sinceramente esta carta é muito fixe, como todos sabem, ela já foi editada anteriormente. Penso que não vai haver assim tanto jogo como se espera porque em Blightning é preferível ter o terror para matar
Burrenton Forge-tender, que é o demónio contra Blightning.
2º-
Qasali Pridemage
Bem esta carta tem um potencial enorme e quase que faz milagres. Mais uma vez tem o custo de mana e o poder/resistência equivalentes. Ainda tem exalted para ajudar à festa. Por 1 sacrifica-se e pronto, e menos um Bitter em jogo e já está. Acho que mesmo de maindboard se enquadra bem. De side sem duvida que tem la o seu lugar. Jogará com toda a certeza em Bant e GW.
3º-
Trace of Abundance
Esta carta em Jund Ramp posso dizer que faz milagres também.
Então quando metem isto numa treetop fica lindo. Atacam e eu não posso alvejar a Treetop porque tem shroud. E eu fico a ver jogar. Vai substituir os
Fertile Ground de certeza.
No lugar de Honra podemos dizer que o Soul Manipulation tem esse lugar com grande mérito. Podemos sempre anular e devolver um Mulldrifter. É bom não?
Bem mais uma vez, como não poderia deixar de ser, queria que elaborassem um Top3 das comuns…
Bem depois desta pequena análise podemos concluir que os decks que vão ganhar mais com esta edição vão ser Bant, GW e BR Blightning… Mas isso não quer dizer, que vão ser os melhores decks. Os outros deck que anteriormente são bons, vão continuar a ser e quem sabe se não vão mudar de estratégia para vencer estes novos…
Não me vou alongar mais porque já começa a ser cansativo…
Espero que tenho gostado
Abraço de Diogo Saraiva
Alterado a 27-04-2009 22:05:03 por Diablo49