Neste artigo falarei acerca do tipo Faerie e do seu comportamento em Standard.
Em primeiro lugar. Um deck de fadas utiliza sempre azul e preto. Se estas duas cores não se unirem, um faerie deck nunca ficará competitivo. Passo a explicar.
Primeiro os lands. Se quisermos uma boa fonte de mana que não desiluda as nossas faeries teremos de gastar bom dinheiro.
Mutavault é a carta mais cara nesta parte. Provavelmente perguntar-se-ão “Para que serve esse terreno?”. Eu digo-vos. Entra em qualquer baralho de tribos e é exactamente por isso. Como estou a abordar fadas posso-vos dizer que um
Mutavault 2/2 por 1 mana incolor ficar uma 4/4 só porque estão em jogo 2
Scion of Oona é maravilhoso e ainda tem shroud (A permanent with shroud can’t be the target of spells or abilities.), traduzido: manto (A permanente com manto não pode ser alvo de mágicas ou habilidades.). Muito bom por 1 mana não acham? Eu pessoalmente acho que merece o preço a que está pois eu agora perderia a conta de situações favoráveis para este land. São todas favoráveis seja o deck tribal que for (pelo menos enquanto T2 for centrado em tribal).
Mas não estou para falar exaustivamente de todas essas situações mas sim de faeries.
Faerie Conclave. Esta carta a meu ver é um dos must have no deck. Tudo bem, entra virado e é apenas uma 2/1 se activarmos a habilidade por 2 mana (1 mana azul e outra incolor). Mas vejam, este terreno que ninguém usava é uma fada (beneficia de efeitos que afectem fadas, como o efeito do
Scion of Oona) se a transformarmos numa criatura e, tem voar. Eu vejo isto como um potencial land num bom faerie deck. Não só por essa razão mas também se tivermos terrenos em excesso, podemos simplesmente transformar o
Faerie Conclave numa criatura e removê-lo ao jogar um
Mistbind Clique. Desta forma não desperdiçamos criaturas e tiramos da mesa um terreno desnecessário que estava a mais. Tem ainda outro ponto positivo. Se por acaso mandarem a
Mistbind Clique para o graveyard com remoção o terreno volta para cima da mesa para voltar a dar mana ou a transformar-se numa criatura. Depois vêm os terrenos duplos que acho essenciais e óbvios de se porem neste tipo de baralho:
River of Tears,
Secluded Glen (é uma obrigação num faerie deck) e os
Underground River que têm aquele senão de nos dar um ponto de dano caso não queiramos produzir uma mana incolor.
Esta é a parte dos terrenos concluída que obviamente também levará terrenos básicos
Island e
Swamp. Caro não acham? Se fizerem bem as contas no magictuga verificarão que só nesta parte fica um balúrdio. Mas é uma estrutura de mana correcta para qualquer deck de fadas.
Agora à parte mais interessante. Criaturas. Aqui tudo depende da escolha e decisão de cada um, é uma questão de escolhas, estratégias e formas de jogar.
Falei-vos ainda à pouco de
Mistbind Clique, pois é, falei-vos porque acho o card fantástico. Paga-se 4 mana (1 azul e 3 incolores) mas vale bem a pena no turno do oponente para lhe congelar a jogada toda. Pessoalmente detesto que me façam isso. Para mim o lema deste card é “dar tempo”.
Também vos falei do
Scion of Oona. Não é obvio que isto entra num faerie deck? Só vos digo isto: +1+1 a todas as outras fadas e shroud! Invoquem 2 coisas destas e vão ver se o vosso oponente vos remove alguma coisa. Nada. Tudo o que é remoção local com”target” deixa de funcionar, só global spells tipo
Damnation ou
Wrath of God é que depois contrariariam a nosso jogo. Se ao menos as fadas fossem indestrutíveis era bye bye
Damnation e
Wrath of God…pois é, mas não se pode ter tudo. Muito menos um
Darksteel Colossus entre o exercito das fadas se é que me estão a perceber.
E agora um card novo que ainda não falei.
Sower of Temptation. Objectivo: controlar (mais especificamente roubar uma criatura ao nosso oponente. Estão a entender porque entram
Scion of Oona mais uma vez? É por isto: agora ninguém me pode mandar o
Sower of Temptation para o graveyard pois tem shroud.
Scion of Oona é a base protectora dum faerie deck pois escuda as nossas preciosas fadas.
Depois temos a
Spellstutter Sprite que é uma humilde comum cujo único objectivo é anular uma possível ameaça e marcar presença no deck para crescer com (mais uma vez) a ajuda do
Scion of Oona. Convém ter fadas na mesa e se não chegarem as que o oponente vê para uma possível anulação com
Spellstutter Sprite, activem o
Mutavault ou o
Faerie Conclave.
Vendilion Clique. Mais uma boa forma de controlo. Muita gente não valoriza este card mas eu digo-vos que isto é muito útil. 1º) Vemos a mão do oponente, isto dá-nos segurança e identificamos (se formos observadores) a/as estratégia(s) presentes na sua mão. 2º) Desmembramos essa(s) jogada(s) pondo um nonland card da sua mão para o fundo do seu grimório. 3º) O oponente bisca 1 card…é o único senão da carta. Mas experimentem usá-la e verão como é uma boa lendária para adicionar a um enxame de fadas.
Outro card de criatura de mencionar aqui é
Glen Elendra Archmage. Uma 2/2 com persistir dá sempre jeito, especialmente com uma habilidade destas: anulação. Único senão: só anula cards que não sejam criaturas. Mas acreditem que também cria impacto no jogo.
Agora à parte das mágicas. Aqui é que é mesmo uma questão de escolha e existe uma variedade de cards úteis e funcionais que causam impacto. Bem, mas agora ignorando um pouco impacto temos de analisar bem tudo o que eu disse até agora. Não acham que falta algo? Claro que sim. Se eu pegasse em todos estes cards e construísse um faerie deck eu não deixaria de pôr algumas escolhas pessoais.
Damnation. Sim já que se paga 4 e também destrói todo o meu jogo. Mas quem vos disse que não há cards de apoio para isto? Lembram-se de
Tombstalker? Imaginem a cara do nosso oponente ao ver uma beleza destas entrar, só porque resolvi aniquilar toda a mesa e jogar pagando 1 mana genérica a menos devido ao delve (claro que esta jogada só é apenas caso estejamos a perder o controlo). É um belo finisher. Pagar 2 black drops por isto também é deveras barbárico não acham? Sim, porque 0 mana nunca pagam, no mínimo pagam sempre 2 manas pretas. Para os novatos, lembrem-se que delve ou esquadrinhar apenas reduz uma mana genérica por cada card removido do graveyard. Votando à questão do
Damnation, lembrem-se que com a mesa limpa nunca ficam. Activem o
Mutavault e o
Faerie Conclave, isto mais um
Tombstalker no board é simplesmente delicioso.
Anulações também são cards a considerar. Ao dispor em T2 temos
Rune Snag de Coldsnap. Isto para quem não quiser usar o
Tombstaker pois não combina muito bem.
Delay. Ora lembro-me quando isto estava esgotado. É sempre útil por dois drops baixar uma anulação que mete 3 marcadores de tempo numa mágica, não resolve é inteiramente o problema.
Cryptic Command é que penso que está em vogue. Têm 4 opções que podem escolher neste card maravilha. Desde anular uma ameaça; devolver uma permanente para a mão; virar todas as criaturas dos oponentes (muito bom para duelos com vários oponents) e podemos ainda comprar uma carta. Sim, decididamente muito bom. Mas até aqui só vos estou a dar a escolher.
Querem remoção a sério?
Sudden Death é excelente para tournament pois é difícil de anular.
Terror. Básico, conhecido, mas não por isso que é inútil. Antes pelo contrário. Mas mesmo assim ia para sideboard só para o caso de estar a jogar contra um monoblack. Os
Death Rattle por um lado só não encaixam bem contra monogreen decks, mas são bons. Não elaborem é um deck de fadas com
Death Rattle’s e
Tombstalker’s e
Damnation’s – Não encaixa muito bem, o objectivo é ter fadas na mesa e não pô-las no graveyard.
Extirpate. Porque não? Difícil de anular também pode acabar logo com um card potencialmente ameaçador. Combinem
Extirpate com
Thoughtseize. É muito sacrifício? Verdade, mas olhem para a recompensa – Um card do oponente já não vos preocupa.
Global Removal. Aqui já vos falei de
Damnation.
Evacuation pode ser bom se quisermos fazer do
Mutavault e
Faerie Conclave os finishers do jogo.
Inundate se estiverem a usar no deck só fadas azuis. É inútil contar outros blue decks no entanto.
Mágicas. Nesta parte basicamente dei escolhas e analisei-as. Agora cabe a todos vocês escolherem de todos estes cards qual metem. Mas façam-me um favor e metam o que é para mim o main card, o must buy e a inegável obrigação do faerie deck –
Bitterblossom. Fichas todos os turnos.
E agora um pequeno à parte. Podem ver um grande problema num deck de fadas. Consome muita vida como recurso e se estivermos a jogar contar um monored de dano directo…só tenho a dizer I’m gonna die… Metam combos de vida.
Bottle Gnomes +
Academy Ruins é salvação caso estejamos em apuros. Ou então metam
Morsel Theft para aproveitar de forma proveitosa o dano que as fichas 1/1 rogue (geradas a partir do
Bitterblossom) e ainda compram uma carta. Têm ainda uma terceira escolha que muita gente faz contra dano directo –
Dragon`s Claw.
Finalizando este artigo, só me resta agora mostrar as escolhas que eu faria num faerie deck:
Lands (24):
3
Faerie Conclave
5
Island
4
Underground River
4
River of Tears
4
Secluded Glen
4
Mutavault
Creatures (17):
4
Mistbind Clique
4
Scion of Oona
3
Sower of Temptation
4
Tombstalker
4
Spellstutter Sprite
2
Glen Elendra Archmage
Spells (19):
3
Bitterblossom
4
Delay
4
Cryptic Command
4
Terror
4
Damnation
Sideboard (15):
3
Extirpate
3
Thoughtseize
3
Bottle Gnomes
3
Academy Ruins
3
Dragon`s Claw
Espero que tenham gostado de o ler este artigo. Fiquem bem.
Alterado a 09-08-2008 21:32:12 por Miraklum