Tribais:
Esquilos
Kithkins
..............................................................................................................................
Nesta semana vou falar sobre Kithkins. Esta espécie de criatura quase que nasceu em Lorwyn. O seu principal objectivo é atacar podendo tirar proveito da sua cor principal (branco) para remover qualquer obstáculo do caminho, como a caso da Crib Swamp, Oblivion Ring, etc.
Tal como artigo anterior, os Kithkins nasceram e provavelmente irão acabar no bloco de Lorwyn / Shadowmoor, o que fará com que o formato em que eles jogam seja com o tempo cada vez mais limitado pois não comparemos um decks de Block ou até mesmo t2 com Legacy. Por isto os decks que aqui apresente são apenas de Block... mas até jogáveis.
Procedo agora ao top 7:
Carta nº 7 –
Order of Whiteclay
Embora esta carta não seja utilizada em nenhum formato de deck de Kithkins até é uma carta bastante jogável. Por um lado pagamos 3 manas para metermos uma "Barreira" 1/4 e por outro lado se a desvirarmos ela retorna cartas com custo de mana convertido menor ou igual a três para jogo, o que faz com que devolvermos cartas que têm texto como "Quando entra em jogo" como alguns Harbingers (com custo de mana inferior) faça com que tenhamos sempre uma vantagem em jogo.
Carta nº 6 –
Knight of Meadowgrain
Muito boa carta. Por 2 manas metemos uma criatura 2/2 (bastante razoável) com Iniciativa e Vínculo com a Vida. É única carta num deck de Kithkins que faz com que se ganhe vida. De resto é uma carta muito boa para ser fortalecida através de Equipamentos, Encantamentos, etc.
O único senão é que esta carta é um Cavaleiro o que contradiz um deck de Kithkins do qual é quase tudo Soldado.
Carta nº 5 –
Militia’s Pride
Esta carta é uma carta em que num deck de Kithkins é obrigatória. Esta carta serve para atacar em massa ajudando muitas cartas como Cenn’s Heir e também permite sempre que tenhamos uma fonte constante de Kithkins para atacar mesmo depois de uma Damnation conseguimos sempre recuperar se tivermos uma criatura que não seja ficha em jogo.
Carta nº 4 -
Chameleon Colossus
Cá está a carta que entrou no top 7 dos Esquilos e com certeza entrará em muitas mais tribais com cor verde. Repito a explicação. Pagámos 4 manas por um bicho 4/4 que consegue duplicar o seu poder sempre que quisermos e ainda tem protecção contra preto. Muito bom num deck de Kithkins. O Colossus está apenas em número 4 porque só entra num formato do deck de Kithkins.
Carta nº 3 –
Kindsbaile Borderguard
Com apenas 3 manas deve ser a última carta da nossa mão a entrar em jogo. Uma carta espectacular não só porque tem muitos combos num deck de Kithkins mas também se destruírem esta carta (ou todas as nossas) recomeça o jogo com fichazinhas. Com esta carta temos sempre o jogo assegurado.
Carta nº 2 –
Preeminent Capitan
Por 3 manas metemos uma carta 2/2 com Iniciativa que consegue meter um Soldado da nossa mão a atacar. Esta carta tem muitas vantagens num deck de Kithkins (quase todos Soldados) por 3 coisas:
- Metemos uma criatura que não é afectada pelo enjoo de invocação sem pagar custo de mana (atacar logo).
- Preservamos mana que seria para jogar aquela criatura para a Militia’s Pride
- Podemos meter um Kindsbaile Borderguard ou um Cenn’s Heir de modo a surpreender o adversário.
Carta nº 1 -
Gaddock Tegg
Para que serva um deck agroo sem uma carta que proteja as nossas criaturas? Embora um deck de Kithkins aguente bem com uma Damantion por causa de várias cartas vistas em cima, o Gaddock Tegg consegue protegelas totalmente dessa possibilidade. Ainda temos a vantagem de també muitas cartas como o Comando Preto não chegarem a ser jogadas de modo a atormentarnos o jogo. Para além disso é um bicho 2/2 por duas manas e se não fosse multicolor ainda veleria mais. Fora de um deck de Kithkins esta carta também joga em muitos decks agroo como Spirit Stompy e está em sideboard de muitos outros decks como uma anti-damnation.
É sem dúvida o melhor Kithkin algum vez editado.
Passamos agora aos decks.
Deck 1 - Mono White Soldiers
12
Plains
4
Mutavaut
4
Rustic Clachan
4
Forbidding Wacthtower
4
Cenn’s Tactician
4
Goldmeadow Harrier
4
Goldmeadow Stalwart
4
Kinsbaile Borderguard
2
Knight of Meadowgrain
4
Wizened Cenn
3
Field Marshal
3
Preeminent Capitan
4
Militia’s Pride
4
Oblivion Ring
Este primeiro deck baseia-se sobretudo nos Soldados embora tenha algumas cartas que consigam ser indispensáveis neste deck que não sejam Kithkins como a Field Marshal. Sideboard deixo a critério de cada um.
..........................................
Deck 2 - GW Kithkins
10
Plains
2
Forest
4
Wooded Bastion
4
Mutavaut
4
Rustic Clachan
3
Gaddock Tegg
4
Goldmeadow Harrier
4
Goldmeadow Stalwart
4
Kinsbaile Borderguard
4
Knight of Meadowgrain
4
Wizened Cenn
3
Chameleon Colossus
2
Preeminent Capitan
4
Militia’s Pride
4
Oblivion Ring
Este deck tem 2 Kithkins essenciais no deck que são o Chameleon Colossus e o Gaddock Tegg. Estas cartas permitem simplesmente tomar controlo do jogo sem ameaças mas por sua vez torna o deck mais lento.
..........................................
Deck 3 - Mono White Kithkins
12
Plains
4
Mutavaut
4
Rustic Clachan
4
Ballyrsh Banneret
4
Preeminent Capitan
4
Kinsbaile Borderguard
4
Wizened Cenn
4
Knight of Meadowgrain
4
Goldmeadow Stalwart
4
Goldmeadow Harrier
4
Cenn’s Heir
4
Militia’s Pride
4
Oblivion Ring
Por último este deck é o deck de Kithkins puro, mono White muito rápido e por sua vez as criaturas conseuguem ficar simplesmente bichos em poucos turnos. É para mim o melhor deck de Kithkins.
...........................
Próxima tribal - Quero ver esses votos pessoal.
1º Lugar - fadas - 2 votos
2º lugar - elementais, soldados, zumbies, tritoes - 1 voto
Alterado a 19-05-2008 20:28:41 por DanielMM
Alterado a 21-05-2008 20:44:29 por DanielMM
Alterado a 22-05-2008 11:51:27 por DanielMM
Alterado a 22-05-2008 20:40:03 por DanielMM
Alterado a 23-05-2008 21:04:22 por DanielMM