Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Drafts-comuns ao poder Responder

Link directo: topico.asp?topico=45266

UtilizadorResposta

israelita

De: Ovar
3/21/2008 9:01:49 PM
Drafts-comuns ao poder
Draft, ou a subida das comuns ao poder

Como isto na secçao de artigos tem andado um pouco parado (nao sei se o facto de haver um moderador proprio para esta secçao intimidou as pessoas), deu-me na telha escrever sobre um formato de jogo que aprecio bastante: o booster draft.

Breve explicaçao:

Em draft, normalmente jogam 8 pessoas. A cada jogador sao dados 3 boosters (as ediçoes dependem). Depois, cada jogador abre um desses boosters, escolhe uma carta e passa as restantes ao jogador à sua esquerda. O processo continua
ate que nao restem mais cartas para escolher (pick). Depois, faz se o mesmo com o 2º booster, com a diferença de este ser rodado para a direita, e com o terceiro volta-se a rodar para a esquerda. No fim deste processo, cada jogador tera 45 cartas e com elas tera de construir um deck, com um minimo de 40 cartas (terrenos incluidos).

Tudo muito facil ate agora certo?
Mas...e como criar um deck funcional com apenas estas cartas para escolha?
Com este artigo pretendo dar algumas dicas sobre como draftar, estrategias e quais as bombas que circulam actualmente em draft e que, segundo a minha opiniao, ganham jogos.

1º. Atitude

Durante um draft, a tua atitude é muito importante. Nao estejas com um ar desanimado, mas tambem nao sejas condescendente para com os outros. Tenta permanecer com uma atitude neutra, mesmo que te apareça a melhor carta à frente. Faz as tuas escolhas, sem ligar ao que os outros dizem. Muitos jogadores tentam intimidar os outros. Mantendo-te calmo conseguiras sempre fazer a melhor escolha.

2º. Estratégia

Ter uma estrategia é importante. Nao estou a dizer ja a teres antes de o draft sequer começar, pois isso ate podera ser mau. Mas convem seres coerente com os teus picks e pensar em certas coisas, como por exemplo, que um deck nao pode ter so criaturas, tem de ter removal tambem e etc.
Uma coisa que tens de ter em atençao, e que podera revelar se importante é o facto de tu conseguires influenciar directamente a pessoa sentada a tua esquerda. Esse jogador ira escolher sempre de um booster depois de ele ter passado por ti (excepto no segundo, em que roda para a direita) e pode se aproveitar esse facto. Imagina que estas a draftar lor-lor-mor e estas a fazer picks baseados no branco e azul. Sabes que o jogador a esquerda esta a fazer verde, mas esta ainda indeciso sobre outra cor. Se lhe deixares passar uma carta que seja "bomba" em draft vermelha ou preta, quando for ele a passar para ti, ja nao estara interessado em picar as tuas cores...
Mas lembra te sempre que tambem tu tens uma pessoa a tua direita, que te podera fazer o mesmo...
Outra estrategia é o anti-pick, ou seja, picar tudo o que de bom apareça. Mas atençao, podes chegar ao fim e nao ter nada consistente.Mas certas coisas simplesmente nao podes deixar passar, é uma questao de conciliar as coisas.
Ignora as raras: na grande maioria dos drafts, sao as comuns que decidem os jogos. A maioria das raras nao serve de nada em draft. Concentra te no que a carta faz e se da jeito ou nao e esquece a sua raridade. Em draft que preferes? Um thoughtseize ou um nameless inversion?

3º. Mana curve

Uma mana curve bem ajustada é muito importante, especialmente em draft, em que nao teras grandes mana fixers, tais como pains, duals, etc. Por isso, num deck de 40 cartas, normalmente usam-se entre 14 a 16 terrenos basicos. Depois entram outras variaveis ao barulho: O deck é mono ou multicolorido? Tens mesmo duas cores ou de uma so tens o splash?
Como tal, no caso de ser multicolorido (em draft recomendo 2 cores como o ideal), tens de dar atençao a qual das cores é a predominante e ajustar o numero de terrenos. Se tens 17 cartas verdes e 7 cartas vermelhas, nao vais por 8 florestas e 8 montanhs, pois nao?
Toma tambem atençao que existem certas cartas que em constructed nao sao quase usadas, mas em draft sao espectaculares para te ajudarem quer a fixar o mana quer a darem te alguma aceleraçao.
Algumas dessas cartas nos blocos mais recentes sao: springleaf drum, wanderer’s twig, vivid creek, vivid crag, etc.


E pronto, como este artigo ja esta a ficar longo, deixo so aqui uma pequena lista de cartas que eu considero fazerem a diferença, quando a draftar lorwyn e morningtide. Deixem as vossas ideias e sugestoes !!!!!

Kithkin zephyrnaut, porque os kithkins abundam nestas ediçoes, quase todos comuns
Thoughtweft trio
Feudkiller’s verdict
Walker of the grove
Fencer clique, assim como qualquer voadora
Dewdrop spy
Lash out, assim como qualquer tipo de dano directo
Meadowboon
Violet pall
War-spike changeling
Stinkdrinker daredevil, existem muitos gigantes
Eyeblight’s ending
Oblivion ring
Quaisquer criaturas com evasive habilities, do genero voar, fear etc
Qualquer Planeswalker.

Deixem sugestoes e experiencias que tenham tido...

ps: nao critiquem muito, é o meu primeiro artigo...



Alterado a 23-03-2008 13:13:01 por israelita

wilier

De: Porto
3/23/2008 10:09:30 AM
Mt bom
Dos poucos artigos que me dou ao trabalho de ler ate ao fim.
Parabens e espero k continues!!

Diablo49

De: Mira
3/22/2008 11:19:24 PM
bem esta bom
respondendo a tua pergunta.
Thoughtseize ou Nameless??

Dependendo de varias coisas:
das ediçoes
do ambiente em que se ta a jogar
se o draft e pago ou nao

se for num ambiente pequeno e se o draft e pago
thoughtseize

se for num ambiente pequeno e se o draft e nao pago
nameless

se for num ambiente grande e se o draft e pago
esta nao sei mas depende das cores que tou a fazer
se for Red and black escolho tseize
se nao e nameless

se for num ambiente grande e se o draft e nao pago
nameless

bem visto isto e quase sempre nameless


bem gostei do artigo


fikem


D-Linked


De: Porto
3/21/2008 11:12:26 PM
Boa
Boa Isra!Logo a quereres por o teu artigo por cima do meu!Seu malvado!LOL.

O artigo ta mt fixe e assim k fizer um draft vou ver se me lembro disto

Holy_Mox


De: Mem Martins
3/21/2008 9:19:48 PM
Bom Artigo
Realmente gostei do artigo ta coerente e é de facil leitura.
No entanto devo acrescentar que em muitos drafts uma pessoa ve-se obrigada a fazer um deck que inicialmente nao tinha pensado , isto pois inicialmente pode pickar bombas de uma cor mas no decorrer do draft so pickar o resto de uma cor ( aconteceu-me o mesmo , inicialmente estava a pickar elfos e depois so me começaram a rodar kitkins plas mãos , e consegui ficar em primeiro so de kitkins ).
Outro ponto que a salientar sao as bombas , para mim o que desiquilibra o jogo sao mesmo 1 mana drop com alguma habilidade ( fear , first srtike , fly ) quando bem combinados faz um deck bastante agressivo ( ie. Cenn’s Tactician + Mosquito Guard ), entretanto ha bombas que tambem sao muito uteis ( ie. oblivion ring , cordinated barrage , eyeblind’s ending , etc).
Opiniao geral , gostei bastante do artigo.
Responder

<< Pagina anterior [1] [2]