As cartas de Magic passaram por um período de tranformação desde as cartas "Old Style" até às "Future Style". As primeiras cartas impressas em 1993 eram em quantidades muito pequenas apenas como curiosidade mas, tiveram tento sucesso que os jogadores daquela altura esperavam por mais.
Evolução das cartas:
O estilo "Old Style" vigorou desde a edição Alpha até à edição Scourge (última do bloco de Investida). Este estilo sofreu algumas alterações desde os símbolos até à maneira representativa da classificação da carta.
Em primeiro símbolo da edição não existia e os símbolos de virar e da mana não existiam,
pelo menos até à edição Mirage (do Bloco Mirage).
Antes disso a maneira com que representavam os símbolos eram (Exemplo):
"Virar para produzir uma mana verde para a sua reserva de mana."
Também outra coisa que foi diferente até à edição Urza’s Saga foi o modo como se representavam a carta. Se se reparar bem onde costuma dizer "Criatura - Elfo Druida" diz apenas "Evocar Elfo". Isto passa-se para todas as criaturas. Para as auras em vez de ser "Encantamento - Aura" era "Encantar Criatura"...
Todas estas alterações vieram a acontecer ao longo do "Old Style" incluindo o nome do ilustrador que depois iria ser colocado numa posição central. Vemos esta mesma carta um pouco mais à frente neste estilo:
(Curiosidade: As edições básicas ou "Core Sets" tiveram este rebordo branco desde a edição Unlimited. Para comemorar os 15 anos da criação deste jogo a 10th Edition teve o rebordo preto.)
________________________________________
Entramos agora no novo estilo ("New Style"). Este estilo já tem tudo o que estamos habituados a ver em Morningtide (sem ser habilidades do tipo "Lampejo"...).
Este estilo é caracterizado pela "limpeza" do rebordo da carta até então muito trabalhado.
Algumas características do Estilo:
- Quase toda a caracterização da carta passa a estar dentro de "caixas".
- A parte do texto deixa de ter o "pergaminho".
- Símbolo do Pincel no Ilustrador da Carta.
- Capacidade de relevo nas imagens.
Reparem na mesma carta mas da 9th Edition:
Por fim vieram os estilos considerados "feitos para aquela edição" a começar pelo estilo da Planar Chaos (Bloco de Time Spiral). Este estilo ("Planeshifted") é um estilo de cartas que vieram dum mundo alternativo:
Este estilo revela a cor da carta sobressaída.
Para além do fundo e da mana, as caixas do poder e resistência, do texto, caracterização da carta, do nome fazem lembrar o verde.
Para além disso as caixas do nome, da caracterização da carta e do pode e resistência parecem sobressair do resto da carta.
________________________________________
Outro estilo foi criado para a edição seguinte (Future Sight, do Bloco Time Spiral) foi o "Futureshifted". Este estilo é um estilo futurístico que apresenta a mana de lado com parte da carta a ir por detrás do texto e a caixa do poder e resistência ligada à caixa do texto. A caixa do texto e a caixa do nome têm muito mais envergadura que as da "New Style".
Para além disso conseguimos identificar a carta pelo símbolo que esta tem no canto superior esquerdo.
O símbolo da Edição está dentro de uma roda e o nome do ilustrador passa a estar do lado direito.
________________________________________
Ainda para lá deste estilo vieram os Planinautas (Um estilo inventado apenas para 5 cartas).
Têm o símbolo especial do lado esquerdo da caixa do texto a indicar um "custo" de marcadores de lealdade e no lugar do poder e resistência o número de marcadores com que entra em jogo:
Também têm uma caixa de imagem híbrida (curva) dos dois lados laterais.
Tem o nome do Ilustrador ao meio. O rebordo da carta é ligeiramente diferente do que o estilo "New Style".
________________________________________
Destes estilos, o que tem mais peso hoje em dia é o estilo "New Style". Para compararmos os outros estilos utilizamos sempre este estilo.
Quem sabe os estilos que nos reservaram no futuro e que novas formas de jogar (tipo Planinauta) irão aparecer (...)
________________________________________
________________________________________
Outra mudança nas cartas é o símbolo de uma edição.
Nas 3 primeiras "Core Sets" não existiam símbolos pelo facto da existência de poucas cartas. Logo quando o número destas começou a aumentar é que puseram um símbolo de identificação da edição.
Mas apenas isso. Mesmo depois desse símbolo colocado ao lado da caixa de identificação da carta não havia a distinção entre Rara, Incomum e Comum.
Só quando saiu a edição Exodus do bloco Ciclo de Rath é que começou a haver essa distinção. (Entretanto nas Futuras "Core Sets" fizeram a errata das antigas cartas. Daí sabemos algumas das suas rarezas. Outras deduzimos.)
A única excepção dos símbolos base foi criado exclusivamente para a Time Spiral. Este símbolo roxo indica que é uma carta desviada do tempo (do passado). Embora o card tenha a ilustração original (única diferença é o símbolo) a carta é aceite nos formatos originais como nos formatos modernos.
Evolução dos Símbolos de Mana:
A Evolução efectuou-se desde a rudimentar escrita literal (como já referi) até aos modernos símbolos da Future Sight.
Desde de que foram criados estes símbolos eles mantêm-se nos seu formato original com excepção das "Core Sets" que têm esse símbolo ligeiramente sobressaído.
Símbolos Utilizados nas "Core Sets":
Símbolos utilizados em Edições de Bloco:
Também estes símbolos foram melhorados para as cartas desviadas do tempo da Future Sight:
Alterado a 09-02-2008 12:03:29 por DanielMM