Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->GOBLINS - A Reviravolta Responder

Link directo: topico.asp?topico=38474

UtilizadorResposta

FilipeFern

De: Queluz
11/15/2007 9:20:45 PM
GOBLINS - A Reviravolta



Se, tal como eu, são fans de Goblins (e mesmo que não sejam), devem ter reparado na reviravolta que Lorwyn trouxe a estas criaturas, falo claro do facto de ter sido abandonado o vermelho como cor principal (que já vinha desde Alpha), tendo sido adoptado o preto para o substituir. Esta mudança, algo drástica, para quem estava já habituado a ver os goblins “vestidos de vermelho” há tanto tempo, acabou por não ser consensual (à semelhança também da introdução dos Planeswalkers, que muita discussão tem dado), como todas as alterações, deu origem a “votos” de reprovação, mas também a “votos” de apoio. A meu ver, consoante o tipo de jogo que cada jogador mais goste de jogar, poderá ou não aprovar esta mudança (pode ou não dar-lhe jeito), não pode, no entanto, negar que esta trouxe não só aspectos negativos (que os tem, tal como, mais à frente será desenvolvido), mas também aspectos positivos.








Muitos de nós que utilizam goblins nos seus decks fazem-no porque gostam das habilidades que muitas destas criaturas possuem e que permitem (devido à alta interacção que podem ter entre si) ganhar um jogo em muito poucos turnos. Falo, por exemplo, do Goblin Piledriver (quanto a mim, a melhor carta de goblins editada até hoje), que além de não custar muito a invocar (apenas 1 de mana incolor e 1 de vermelha) e da protecção contra o azul (que dá sempre jeito), dá +2/+0 até ao fim do turno por cada goblin atacante, tornando-o, na minha opinião, numa carta indispensável num deck de goblins (isto, claro, nos formatos em que pode ser utilizada); esta carta em conjunto com o Siege-Gang Commander (que permite colocar em jogo 3 goblin tokens de 1/1) ou com o Empty the Warrens (um feitiço que faz basicamente o mesmo, com a vantagem do storm) tem um efeito esmagador. Quem goste de cartas que provoquem dano directo também pode utilizar Goblin War Strike, aproveitando também toda esta “logística” à volta do Piledriver.






O Goblin Warchief , também ele uma carta bastante popular entre os adeptos de goblins, que nos permite atacar assim que os nossos goblins entrem em jogo e também jogar mágicas de goblin mais baratas (caso as tenhamos no deck).





O Gempalm Incinerator, um óptimo destruidor de obstáculos (neste caso criaturas) indesejados, seja aquela criatura que até é fraquinha mas tem uma habilidade lixada ou então uma criatura mais forte que nos esteja a incomodar (isto se tivermos goblins suficientes em jogo para a mandar para o cemitério).





O Goblin Ringleader é, tal como o Piledriver, outra presença indispensável nos decks de goblins (também nos formatos onde é autorizado), que nos permite ter sempre criaturas (e também mágicas goblin) disponíveis; funcionava bastante bem com o Goblin Recruiter (quando era permitido no extended), com este organizava-se o grimório e com o Ringleader iam-se buscar as cartas.



Fica em baixo um exemplo de um deck que utiliza algumas destas cartas:

4 Gempalm Incinerator
2 Goblin King
4 Goblin Matron
4 Goblin Piledriver
4 Goblin Ringleader
1 Goblin Sharpshooter
4 Goblin Sleeder
4 Goblin Warchief
1 Siege-Gang Commander
4 Skirk Prospector

4 Empty the Warrens
4 Rite of Flame

4 Goblin Burrows
16 Montanhas

Nota: O sideboard fica ao critério de cada um (até porque este deck é apenas um exemplo), mas fica, no entanto, uma sugestão (não testada, mas é capaz de funcionar + ou – bem), a inclusão neste de dois Greater Gargadon, para serem jogados (preferencialmente) com o suspender, do modo a evitar aquelas situações chatas que acontecem quando se joga contra decks de control e muitas vezes ficamos sem grande parte dos goblins (quando aparecem iras pela frente), fica só como um plano de recurso, tal como disse, ainda à espera de ser testado.








Além destes goblins que falei antes, existem também alguns de edições mais recentes (ou reeditados) também bastante bons e muitos utilizados, como é o caso do Mogg Fanatic (um goblin barato e com a vantagem de dar um de dano a uma criatura ou jogador) ou do Mogg War Marshal (que permite colocar dois goblin tokens em jogo).


Tal como expliquei anteriormente, os goblins que referi até aqui, permitem jogar um estilo de jogo bastante rápido, no entanto, aparentemente, um dos objectivos da equipa de desenvolvimento da wizards, ao mudar a cor principal dos goblins de Lorwyn, foi mesmo alterar o estilo de jogo que estas criaturas permitem.






Se por um lado as habilidades de alguns dos goblins pretos de Lorwyn são inegavelmente bastante boas (falo por exemplo de Knucklebone Witch ou Boggart Mob), por outro, não permitem o estilo de jogo rápido que pode ser aproveitado quando jogamos, por exemplo, com o Goblin Piledriver (que corria o mito que poderia ser reeditado, que obviamente acabou por não se confirmar) no deck.











Além destas novas habilidades, podemos encontrar em Lorwyn uma espécie de segunda versão de goblins já existentes, como o Boggart Harbinger, que pode ser considerado a goblin matron de segunda geração (com a diferença de ter mais um de ataque e do goblin que vamos buscar ao grimório não ir para a mão e sim para o topo deste), ou a Mad Auntie, que tal como o Goblin king dá +1/+1 (mas em vez de dar mountaiwalk, dá a possibilidade de regenerar outros goblins).







Por fim temos também, pelo menos, uma bicolor bastante boa, o Wort, Boggart Auntie, que será bastante útil nos novos decks de goblins remodelados com Lorwyn para duas cores. Ora imaginem lá isto a ir buscar todos os turnos Fanatics ao cemitério e todos os turnos a fazermos sacrificar destes. Ou a ir buscar War Marshal (já viram os tokens com que não ficávamos em jogo?).



Pode-se ver que, tal como já foi dito, algumas destas novas cartas de Lorwyn são bastante boas e permitem fazer decks bastante diversificados, seja por si só ou em conjunto com outras cartas de edições anteriores, construindo decks monoblack ou bicolores (preto + vermelho). Assim fica o exemplo de um deck bicolor que pode ser construído com estas cartas:


4 Knucklebone Witch
4 Mogg Fanatic
4 Mogg War Marshal
4 Goblin Piledriver
4 Boggart Harbinger
4 Facevaulter
2 Boggart Mob
1 Mad Auntie
1 Goblin King
1 Siege-Gang Commander
2 Wort, Boggart Auntie

4 Empty the Warrens
3 Rite of Flame
2 Boggart Shenanigans

4 Auntie’s Hovel
4 Tresserhorn Sinks
7 Pântanos
5 Montanhas


Nota: (1) Mais uma vez o sideboard fica ao critério de cada um
(2) Já tinha falado da maioria das outras cartas, quanto ao Facevaulter serve para aproveitar os sacrificios dos Mogg Fanatic e War Marshal









Por tudo isto, sigo com interesse a alteração dos decks de goblins agora com Lorwyn; estou curioso para saber se a maioria vai adoptar decks mono ou bicolores ou até se vão simplesmente continuar a jogar com os velhos monored até ser permitida ainda a sua utilização (até daqui a um ano, com o fim de Onslaught no extended e, com isso, da maioria dos goblins mais interessantes para um jogo mais rápido).



Espero que gostem do artigo.
Cumprimentos:
Filipe

Alterado a 15-11-2007 21:25:26 por FilipeFern
Alterado a 15-11-2007 21:37:28 por FilipeFern

Shinigami

De: montelavar
12/12/2007 10:24:01 AM
Resposta aos elfos
Bem Filipe Fern,
Proponho a seguite Ideia, Falarmos os 2 das tribais do Lorwyn, o que trouxeram de bom/mau. se gostasses de fazer um artigo conjutamente comigo manda-me uma mensagem. era bastante engraçado (julgo eu)

Cumprimentos,
Shinigami

FilipeFern


De: Queluz
12/9/2007 10:56:14 AM
Re


Epah tenho andado a pensar nisso mesmo, ñ tenho é tido tempo para o fazer e aínda vai demorar até ter, talvez daqui a 1 mês ou assim, se ng escrever talvez o escreva. Agora com a época de exames tão perto tá complicado e além disso um de elfos demorava + tempo que o de goblins demorou, é que o de goblins é + ou - consensual (tipo cartas a utilizar, estratégias de jogo,etc. ñ varia mto), o de elfos já ñ é tanto. Claro que, tal como fiz com o de goblins, se escrever o de elfos tb ñ irei falar de todas as cartas e estratégias, ms de qqr forma seria + complicado para o escrever.

Inte e fka bem

Alterado a 09-12-2007 11:04:18 por FilipeFern

joaosousa


De: Behind you!
12/9/2007 10:36:14 AM
re filipe fern
depois deste artigo muito bom deixava-te o desafio de fazer um tao bom ou melhor mas sobre os elfos, que é o melhor tribal que lorwyn trouxe.

cumps.

FilipeFern


De: Queluz
12/9/2007 8:37:07 AM
Re


Sim, decks de 3 cores também concordo que é complicado resultarem bem (ou estão muito bem construídos ou a probabilidade de terem problemas de mana é demasiado grande), ms eu pelo menos (e penso que essa era também a ideia do Gabi) estáva-me a referir à adapatação dos decks monored para RB, não dos decks bicolores . Por exemplo, penso que a Wort, Boggart Auntie é 1 carta com 1 potencial enorme para entrar nos antigos decks monored, se fores ver, todos eles levam Piledriver, mas embora ele possa ficar com um ataque brutal, ñ tem grande defesa e ,caso tivesse a wort em jogo, ñ havia grande preocupação com isso, se fosse po grave era só ir buscar no outro turno; só tenho pena de a Goblin War Strike ñ ter na descrição do tipo como sendo goblin, porque se tivesse isso sim é que era uma mistura explosiva, com os tokens que normalmente estão num deck com o piledriver, estar a fazer Goblin War Strike todos os turnos era mesmo muito bom. Compreendo (e claro, respeito) a tua opinião, mas também tens de concordar que a mistura RB também traz algumas vantagens.

Inte e fka bem


jary

De: Ponte De Sor
12/8/2007 11:40:23 PM
re
eu jogo com goblins em legacy e devo dizer que e 1 baralho muito bom com provas mais que dadas e na minha opiniao a mistura com o preto dos goblins actuais para nao funciona pela a simples maneira que pa tornar 1 deck de goblins consistente a que jogar com cenas pa partir encantamentos ou artefatos por isso ele nao e mono red ou e rw ou rg pa podermos jogar com naturalize ou desencantar eu jogo rw e se lhe fosse juntar o preto tinha de ir jogar com 3 cores isso implica mts duals e mt vunerablidade a price of progress e wastland e apesar de nunca ter esperimentado acho que jogar com 3 cores nao resulta muito mas e a minha opiniao fikem bem

FilipeFern


De: Queluz
12/7/2007 11:51:24 PM
Re


Ao Isidoro agradeço os elogios, aos restantes tb e + qqr coisa. Ao duarte_mox devo dizer que ñ concordo nada contigo (devem ter reparado nisso à medida que liam o artigo); ao jary o Gabi já me tirou as palavras da boca e ao Shinigami devo dizer que concordo com a maioria das coisas que dizes (até pk parte delas tb as refiro no artigo) e qto aos elfos estou plenamente de acordo, estão bastante fortes, mesmo assim e, por enquanto, continuo a preferir goblins.

Inte e fkem bem


Alterado a 08-12-2007 8:49:43 por FilipeFern

Isidoro

De: Vila Franca de Xira
12/7/2007 11:14:38 PM
re
Olá, Filipe Fern. Parabéns pelo muito bom artigo e por dares a conhecer alguns goblins aos que ainda não jogam magic á muito tempo.

Fica bem, e continua a escrever artigos desta qualidade.

Gabi


De: Estremoz
12/6/2007 7:28:25 PM
re:jary
Os goblins de lorwin, logo, o novo goblin (t2) já não joga bem como o seu antepaçado, já não é um puro aggro.
Mas o que disseste, só é válido em t2, sendo que em extended, vintage, casual, etc... a mistura é muito interessante (como já foi dito)...

fiquem

jary

De: Ponte De Sor
12/6/2007 5:53:53 PM
goblins
ta muito bom o artigo
eu pessoalmente nao gosto dos goblins de lorwin nao vejo os vejo a jogar em nenhum formato por goblins sem golin piledriver e golin lacaio e o goblin warchief nao acho que de resultado porque perdem muito ataque e velocidade que e o melhor que os goblins tem e gosto muito de jogar com goblins jogo em legacy e o baralho monored fica muito bom pra mim lorwin nao trouxe nada de util e o facto de terem mudado de cor ainda prejudica mais porque se os goblins tem sido vermelhos desde alpha acho ridiculo tanto tempo depois mudarem de cor mas e a minha opiniao

Shinigami

De: montelavar
12/5/2007 5:44:43 PM
Resposta
Eu nesta resposta não vou falar só em goblins, vou tocar no assunto:

Mas desde a evolução do MTG para estas novas edições as cartas têem ficado lentas, ou seja, já não ha decks que ganham ao primeiro e segundo turno, precisasses de mais turnos para vencer. A história de lorwyn, visto esta edição ser uma edição de Tribal (como foi Legion,etc.), volta com as criaturas basicas dos magic GOBLINS/ ELFS, e Multicolor.

Nesta edicção os goblins ficaram mais lentos e menos poderosos, como podem ver ficaram sem o Warchief(uma das cartas fundamentais para goblins), com o piledriver(a carta que matava tudo e todos), e o sharpshooter.

Se forem agora a ver nesta Edição de MTG já não existe nem nenhum warchief, nem nenhum SharpShooter.

Na altura de Onshlaut,legions, etc. os Goblins dificilmente eram comparados com Elfos,clericos, etc. sendos que um bom deck de elfos estava na final de quase todos os torneios.

Agora os próprios goblins são fracos relativamente ao antigos, sendo agora comparaveis com elfos (Na minha Opinião acho que os elfos estão bem mais fortes que os Goblins, eu sou fan de elfos).

Nas proximas edições deve de haver mais globins e elfos. Nós temos de esperar para ver se ambos sao comparaveis entre eles e ver a "Disputa" desde as edições básicas do magic.

Cumprimentos,
Shinigami
Responder

<< Pagina anterior [1] [2] [3] [4] [5] [6] Proxima pagina >>