Ok, aqui vou tentar fazer uma explicação pormenorizada de como se joga este colosso.
Mas primeiro, cá vai uma lista do deck (a minha versão):
Main Deck:
3- Mind’s Desire
4- Seething Song
4- Rite of Flame
4- Cabal Ritual
1- Tendrills of Agony
4- Burning Wish
4- Chrome Mox
4- Chromatic Star
4- Chromatic Sphere
2- Sins of the Past
2- Plunge into Darkness
2- Channel the Suns
4- Lotus Bloom
4- Geothermal Crevice
4- Sulfuric Vent
4- Gemstone Mine
2- Tinder Farm
2- Irrigaton Ditch
2- Ancient Fountain
Sideboard:
1- Tendrills of Agony
1- Mind’s Desire
1- Sins Of the Past
1- Channel the Suns
3- Duress
1- Pyroclam
1- Trannnnquílidád..
1- Empty the Warrens
1- Hull Breach
1- Ignite Memories
1- Infernal Tutor
1- Sleight of Hand
1- Shattering Spree
Ok, agr seguido disto passo a explicar a funçao de cada carta:
Mind’s Desire- Isto e sem duvida a carta mais importante do deck, mas ela n joga sozinha e tem de fazer com que seja o mais colossal possivel, em principio fazer um mind’s desire a menos de 7 nao vos da grandes hipoteses de ganharem o jogo a menos que nesse mind’s desire vos saia outro mind’s desire. Devo lembrar que magicas jogadas pelo mind’s desire sao de borla e contam para storm count.
Seething song, rituals, channel- Opa e mandar mana po ar ate ser precisa.
Tendrills of Agony- O finisher. Tentem fazer o maior possivel (mas tambem nao e preciso tar ali a chegar aos 30 spells), so nao se fiem a jogar a 10, pois um counterspell e o gajo fica a 2 e vcs arrumaram.
Burning Wish- Isto vai ser aquilo voces vao precisar pa ganharem o jogo... peçam um desejo e vao ao sideboard buscar o que vos faz falta.
Chrome Mox- Mana advantage, ou entao joguem em seco que tb conta para storm
Chromatic stuff- Isto esta aqui para vcs jogarem nos turnos antes do apocalipse, isto porque vais vos comer uma mana que pode ser fucral a jogar mind’s desire (falo por experiencia própria). Isto tanto pode servir de filtro pa sacar o lodo da mana branca para aquela azul que falta po desire ou entao sacrifiquem nos turnos antes pa comprarem cartas pa ver se vos sai aquilo que precisam.
Sins of the Past- Isto e uma carta subestimada, contudo e das mais poderosas do deck, encarem isto como os vossos 5, 6 e 7º mind’s desire.
Plunge into Darkness- Paguem o preço necessario para a vitoria... e mais nao digo
Lotus Bloom- Se vos sair na mao inicial, 70% de hipoteses de ganharem o jogo na boa. Faz combo com o desire uma vez que entra em jogo directamente (uiui, black lotus).
Terrenos de invasão- Cada um deles dá-vos 2 manas por sacrificio. (Se chegarem ao 4º turno, só deles já terão 6 manas)
Gemstone Mines- Uma mana de qualquer cor sem drawbacks?? (sim porque se chegarem a sacrifica-las por falta de counters sem ser no turno do apocalipse e porque a coisa esta mal parada)
Sideboard (as outras 15 cartas do deck que fazem falta)
Mind’s Desire- Por que e que este ficou aqui? À e tal, porque já tenho 3 no main deck e mais 4 burning wish tenho muito mais probabilidade de o ter na mão.
Todos os exemplares de cartas que se encontram em main deck seguem a mesma razão que o desire
Duress- isto ta aqui ate nem e bem para o ir buscar... e mais para por em main deck contra chants e cabal therapys
Pyroclam- para aguentar mais um turno ou outro contra agro, e pena e que queimamos um wish
Trannnnquílidád...- homenagem a Paulo Bento (e tambem ajuda contra ivory masks, mas isso ja e secundario)
Empty the Warrens- nao deu para fazer tendrills ou desire? deixa la poe ai umas dezenas de goblins
SOLUÇAO INVIÁVEL: Piroclasmas e Cóleras andam por ai,
Hull Breach- Mais ou menos a mesma razao que a tranquility
Ignite Memories- e tao fixe!!!!
Infernal Tutor- Se ficarem sem mão (deus vos livre!!!) ao fazer um wish e ainda quiserem dar umas voltinhas na spell count força ai.
Sleight of Hand- Pode dar jeito
Shattering Spree- DIE AFFINITY DIE!!!
Ok, agora o mais dificil: como jogar esta porra.
Este deck normalmente arranca ao 3º Turno, mas se o oponente vos der oportunidade para o 4º altamente, é mais uma carta que compram, mais um terreno de invasão que desviram... é óptimo.
Como deve ser uma mão inicial porreira? (sem contar com a lotus bloom)
2-3 terrenos de invasão
1 plunge/wish/desire
2-3 Spells de mana
1-2 Outros
Isto e um exemplo mais concreto:
1-Rite of Flame
1-Cabal Ritual
1-Geothermal Crevice
1-Ancient Fountain
1-Mind’s Desire
1-Chrome Mox
1-Sins of the past
Uma mão equilibrada em que temos de ter confiança que saírá mais um terreno, channel, chromatic kk coisa, plunge, mind’s desire (para a mox), para que possamos jogar o mind’s ao 3º turno pois falta uma azul para pagar o seu custo especifico.
Neste deck não podemos arricar em mulligans assim tão facilmente. Isto é um deck em que precisamos de toda a card advantage possivel, pois cada carta a menos, e um spell a menos e um mind’s desire mais fraquinho.
aqui vai um report de um teste que fiz em casa:
Mão inicial: Lotus Bloom, Rite of Flame, Burning Wish, Sulfuric Vent, Ancient Fountain, Irrigation Ditch, Geothermal Crevice
1º Turno: Vent e Lotus
2º Turno: compro tinder farm, jogo geothermal crevice
3º Turno: Compro Seething Song, jogo Irrigation Ditch
4º Turno: A lotus entra em jogo (1 spell); Compro Sphere e começo o combo:
Sacrifico os 3 terrenos e obtenho um total de UURBGG
Jogo Rite (2) (UURRBGG)
Jogo Song (3) (UURRRRRBG)
Jogo Sphere (4) (UURRRRBG)
Sac Sphere (R->B) compro Gemstone mine e baixo
Jogo Burning WIsh (5) (UURBBG) vou buscar Desire
Jogo Desire (6) Saiem-me: Chrome Mox (jogo) (7)
Gemstone Mine
2 Plunge into Darkness
1 Lotus Bloom (jogo) (
1 Ch. Sphere (jogo) (9)
Jogo Plunge (10) a 5 : Burning Wish (escolho), 2 Mox, Rite of Flame, Cabal Ritual
Jogo Plunge (11) a 2: Sins of the Past (escolho) e Chromatic Star
Sacrifico Bloom (RRR)
Sacrifico Sphere (R->B) compro Cabal Ritual
Jogo Cabal Ritual (12) (RBBBBB)
Jogo Sins of the Past (13) escolho Mind’s Desire
Jogo Mind’s Desire (14): sairam me lotus, muitos spells de dar mana, burning wish, mind’s desire, tendrills... podia ficar aqui a divagar mas se jogasse ja o tendrills ia ser a 15 e o oponente perderia 30 de vida, mas podia ficar ali muito mais tempo a jogar...
Isto foi so um exemplo de um "jogo", não dá para ser mais geral pois este deck é puramente estatistico, é como o euromilhões... quanto mais (spells) jogares mais hipoteses tens de ganhar... Por exemplo, noutro dia num torneio fiz um mind’s desire a 5 e sairam em 4 terrenos e uma seething song e o meu adversario riu-se pk aquilo nao dava para nada, mas ja tinha feito um a 4 em que me saiu outro mind’s desire e 3 spells de dar mana e a seguir fiz um a 8... é tudo probabilidades por isso a jogar há que tentar sempre extender a contagem de spells... 1 spell pode fazer toda a diferença...
Se não tiverem a carta que precisam para ganhar o jogo, azar partam os chromatic e vejam o que vos sai a seguir, não tenham medo de levar um de mana burn no final do turno do oponente se tiver que ser...
Nunca olhem à primeira vista e pensem que perderam... há (quase) sempre uma saida... Vejam a vossa mana, pensem que podem topdeckar vejam bem o vosso sideboard E AS CARTAS REMOVIDAS PELA MOX E PELOS PLUNGE (mais uma vez a falar por experiencia própria... eu ia perdendo este jogo
).
Se tiverem dúvidas ou quiserem mais um report de um teste (não dá para fazer isto em torneios...)
digam kk cena.
Hasta
Alterado a 01-07-2007 14:05:31 por Miguel11