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UtilizadorResposta

dartakaum
De: Trofa
5/25/2012 2:14:03 AM
[Tuga Decktech] Wolf Run Ramp
Antes de mais, eu não sou nenhum profissional, e as coisas que digo podem em certos casos não ser as mais correctas ou mais eficazes, são apenas opiniões e sugestões.

Wolf Run Ramp

Introdução e história



Na edição M11, um novo conjunto de criaturas foram lançadas: os titãs. Um quinteto de 6/6 por 6 CMC que tinham todos habilidades que influênciavam o campo.

Um em particular, Primeval Titan, teve um enorme impacto no metagame. Ele foi a base para uma poderosa estratégia baseada no Valakut, the molten Pinnacle.

Inicialmente seria ofuscado um pouco por Jund e Mythic Bant, mais tarde por Caw Blade, Valakut foi sempre um dos melhores decks do formato.

Com a saida de valakut parecia que o famoso titã iria perder o encanto, no entanto foi reeditado e sem valakut voltou a brilhar, desta vez por causa da nova carta Kessig Wolf Run.



Funcionamento do deck

O funcionamento do WRR é muito semelhante ao funcionamento do Valakut, fazer ramp nos primeiros turnos para depois jogar uma grande ameaça turnos antes. Para além do Primeval titan, o deck contem também o Kessig Wolf Run que pode tornar qualquer criatura nossa letal e como plano B matar o nosso oponente com poison (inkmoth Nexus).

Assim sendo, as principais condiçoes de vitória de WRR são: Primeval Titan, Kessig Wolf Run e Inkmoth Nexus.



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Construção do Deck

Ramp:

Qualquer versão de WRR começa geralmente com estas cartas:

4x Primeval Titan - ramp e condição de vitória
4x Rampant Growth - ramp
4x Sphere of the suns - ramp

A partir daqui começam a surgir variações:
Solemn Simulacrum, permite fazer ramp, pode atacar, pode bloquear os Mirran Crusader e quando morre permite comprar uma carta
Birds of Paradise, Ramp e voador (um alvo para kessig wolf run), no entanto se morrer perdemos o turno em que o baixamos e não tivemos sucesso no ramp.
Llanowar Elves, ver bop
Viridian Emissary, faz ramp quando morre, pode atacar, mas permite que o oponente "escolha" quando vamos fazer ramp (bom alvo para vapor snag)

Depois do ramp, geralmente temos de pensar na maneira de não morremos rapidamente para decks mais agressivos,

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Utilidades

Geralmente consiste numa mistura de mass removal com utility cards
Acidic slime, para lidar com terrenos, artefactos e encantamentos
Slagstorm, permite tirar da mesa uma horda de criaturas e até tirar um Mirran Crusader a receber +1/+1 de um Honor of the Pure
Whipflare, o mesmo que Slagstorm, mas com CMC de 2, e não mata criaturas artefacto (solemn simulacrum não morre)
Bonfire of the dammned, mass removal
Beast Within, remoção de qualquer permanente problemática
Pillar of Flame, pode lidar a sorcery speed com Delver of Secrets flipado, Strangleroot Geist e mais um sem numero de cartas
Green Sun Zenith, as vezes considerado como o Primeval Titan 5-8, pode ir buscar ao deck e colocar em jogo cartas como Acidic Slime, Primeval Titan, huntmaster of the fells e Thrun the last troll
Galvanic Blast, spot removal a instant speed, e com sphere of the suns + solemn simulacrum + inkmoth nexus activado pode permitir em certos casos 4 de dano por R
Garruk Primal Hunter, permite comprar cartas, chump blockers e as vezes gera criaturas suficientes para um alpha strike.
Devil’s Play, dano directo com flashback
Karn liberated

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Condições de vitória e ameaças

As principais condições de vitória de WRR são os Primeval Titan, e inkmoth Nexus (+ kessig wolf run), no entanto existem mais opções:
Huntmaster of the fells, penso que não seja preciso dizer muito sobre ele
Wurmcoil Engine, funciona muito bem com o Kessig wolf run (DT + trample, implica que apenas é preciso dar 1 de dano a uma criatura bloqueadora, podendo dar o restante ao oponente
Inferno titan, o mesmo que o huntmaster, não precisa de introduções.

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Terrenos

As versões mais vulgares de WRR utilizam geralmente
4 Rootbound Crag
4 Copperline Gorge
2 Kessig Wolf Run
+ Montanhas e Florestas.

Existe no entanto a possibilidade de caso haja um metagame mais virado para decks agressivos utilizar 4x Glimmerpost, e porquê? Se formos buscar 2x glimmerpost no primeiro trigger do Primeval Titan, ganhamos 4 de vida e quando atacarmos com ele formos buscar os restantes 2 são mais 8 de vida que se ganha.

Mas duma maneira geral os 4x Inkmoth é o mais usual.

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Existem claro variações que foram surgindo, adaptando o deck ao metagame existente, as mais populares são as seguintes:

Branco


Permite a adição de:



Elesh Norn, grande cenobite, cada ataque com os nossos inkmoth nexus correponde agora a 3 de poison, e os inkmoth nexus, tokens do lingering souls , huntmaster, etc... do oponente morram instantaneamente
Day of Judgment, acho que não precisa de introduções
Gideon Jura
Entreat de Angels, produtor de tokens 4/4 voadores.
Gavony Township

Permitindo assim ficar com melhor mass removal e uma vitória quase garantida quando a Elesh entra na mesa, ou com os tokens do entreat the angels

Preto:

Esta versão foi popularizada pelo Conley Woods e tinha alguma vantagem no mirror match.


Grave Titan, 10 de poder por 6 de mana
Go for the throat, spot removal
Doomblade, spot removal
Geth’s Verdict, removal de criaturas com hexproof
Massacre Wurm, quase que mass removal e de certo modo semelhante a Elesh norn
Vault of the Archangel, necessita sempre de ter branco, mas muito útil quando se ataca com grave titan + 2 tokens 2/2 com Deathtouch e lifelink, permite um swing de 10 de vida.

Azul:


Uma versão mais virada para controlo e tempo, devolvendo as criaturas, e bloqueando as ameaças do oponente

Vapor Snag
Frost Titan
unsumomn

Verde:

Surgiu também uma versão quase monocor, utilizando o Dungrove Elder como uma das condições de vitória



Estas versões geralmente utilizam apenas 1 montanha e 2 kessig wolf run para permitir que o dungrove fosse realmente uma grande ameaça.

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Sideboard:

As escolhas de sideboard podem variar de acordo com a versão que se utiliza, mas duma maneira geral estas são as opções:
Beast Within
batterskull, decks agressivos
Ancient Grudge
Thrun the last troll
Garruk Primal Hunter, para jogar contra controlo
Naturalize
Tree of redemption, decks agressivos
Ratchet Bomb, decks com tokens
Acidic Slime
Karn Liberated, para controlo principalmente
Cavern of Souls, para os matchups com counters

Duma maneira geral contra decks tempo (Delver) retiram-se as cartas com custo de mana elevado e reduz-se o custo das nossas ameaças, contra controlo, remove-se as cartas de mass removal e colocam-se os pws e cavern of souls.

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Matchups

Já não jogo de Wolf Run Ramp há algum tempo, querendo dizer com isto que já não estou muito apto a dar notas especificas, mas falar duma maneira geral para se ter uma ideia do que se espera.


Delver X


Dependendo da versão e do jogador o que sideboarda pode variar muito.

Por exemplo, se percebermos que o oponente vai tirar as espadas, não vamos colocar os grudge (duma maneira geral um bom jogador tira fora as espadas porque sabe que vamos ficar com cartas mortas ao pormos 2/3 ancient grudges).

Mas duma maneira geral, temos de tirar as cartas que custam muito de mana (Zeniths, Primeval) porque são alvos optimos para o vapor snag/leak/dissipate, e colocar mass removal (whipflare, corrosive gale, slagstorm, day of judgment - mas mais uma vez, depende da versão que estamos a utilizar).


Humanos

Temos de lidar com um basto conjunto de criaturas, é necessário por mais mass removal e guardar algum removal para o Mirran Crusader/Hero of Bladehold.


MonoR

Remover mass removal, adicionar Batterskull ou Tree of Redemption, ancient grudge (shrine of burning rage), geralmente deixo 1 ou 2 Slagstorm para lidar com o Stormblood Berseker, Stormkirk Noble e mais outra criatura que coloquem ao terceiro turno - convém estar atento ao que jogaram no primeiro jogo.


UB control

Semelhante ao Delver, aumentar o máximo possivel de planeswalkers, por beast within (das poucas maneiras de lidar com a Consecrated Sphynx), e um ou dois grudges porque geralmente colocam Batterskull.


RG

O matchup é de certo modo favoravel, exceptuando se ao terceiro turno estivermos a ser atacados com um bop equipado com uma Sword of War and Peace.

Por Garruk Relentless/Primal Hunter, Ancient Grudge, tirar slagstorm.


Mirror

Não gosto muito dos mirror matches porque sinto sempre que é um pouco de sorte, o primeiro a conseguir por o Primeval geralmente ganha.

Tira-se os Slagstorm que se tem de main, mais algum mass removal, adiciona-se duma maneira geral Ancient Grugde, garruk relentless, Garruk Primal Hunter, Karn liberated, Beast Within.

Os ancient grudge são bons para se conseguir lidar com o inkmoth nexus e se correr bem destruir a sphere of the sun.

-
Acrónimos e expressões

alpha strike - ataque com todas as criaturas disponiveis para permitir a vitória
Bop - birds of paradise
CMC - converted mana cost, custo de mana convertido
DT - deathtouch
chump blockers - criaturas que vão apenas bloquear e morrer, sem matar a criatura do oponente e salvaguardando a nossa vida
mana dorks - criaturas com CMC=1 que produzem mana e sem mais nenhuma habilidade/força de combate relevante.
mass removal - remoção em massa, destruição/eliminação global de criaturas
mirror match - duelo contra o mesmo deck
ramp - ultrapassar a limitação de +1 mana por turno (1 land drop) para poder colocar ameaças com CMC maiores turnos antes
spot removal - remoção com um único alvo
pws - planeswalkers
WRR - wolf run ramp

bibliografia

mtgsalvation.com
starcitygames.com
magiccartas.info
mtgdecks.net

-


Se virem algum erro avisem, sff.

update 26 maio:
- adicionado Gavony township nas opções de Branco
- adicionado Vault of the archangel nas opções de preto
- corrigidos uns pequenos typos

update 29 Maio:
- adicionados matchups
Alterado a 5/29/2012 6:13:17 PM por dartakaum

MeTelmo


De: Braga
5/30/2012 12:55:22 PM
@dartakaum
Lá está, por isso que as versões recentes estão a levar 2/3 pillar of flames. Serve contra delver e RG.
E quando fazes titan, vais buscar os terrenos da vida e cavern para que ele entre a seguir. Além de mais se tivesses de fazer slagstorm fazias.
Outro ponto, esse é o jogo "ideal" dos 2 jogadores. Titan ao 4º, e o outro a fazer essas jogadas. Mas, contra delver, titans ao 4º não é a jogada ideal, o ideal é matar delver ao 1º turno e ter whipflare/slagstorm para o hexproof dele, e fazer ramp 1/2 turnos mais tarde, ou nas versões mais antigas fazer o slagstorm em vez do 2º ramp e/ou baixar huntmaster a seguir. portanto já estamos a ver que podíamos fazer aqui um diagrama enorme de possíveis jogadas

E RG mesmo fazendo titan ao 4º não é tão favorável como parece. Acredita no que te digo. Só se e apenas, fizeres titan no seguinte turno. E ainda estás dependente da tua vida

Abs


dartakaum

De: Trofa
5/30/2012 11:34:28 AM
re
Telmo,

não joguei ainda de wolf run depois de AVR é por isso que estou destreinado.

Os grudge depende da skill do oponente, se vires que é um bom jogador, ele tira as espadas para ficares com cartas mortas.

Os primeval são muito lentos, e não te ajudam na board, os simulacro também eram o que tirava, tinha-me esquecido.

Repara:

t1a: delver
t1wrr: land

t2a: flip delver, 3 damage
t2wrr: rampant growth

t3a: ponder, land, + 3 damage
t3wrr: ramp

t4a: +3 damage,geist/nada
t4wrr: ou tens slag, ou tentas por o primeval.

t5a: snag no primeval, atque para 10, perdeste. (+1 do snag)

O primeval não te afecta na board, o inferno tinhas consguido matar o delver pelo menos.

E isto foi sem levares com um leak, ou snapcaster+snag.


Os huntmaster são o melhor, porque se fizerem o snag, continuas com uma 2/2 e ainda tens +1 de vida.




-

RG é favoarel se consguirmos por o tita t4, caso contrário (e depois de avr pode não ser mt bom) se tiverem aqueles arranques de t2 Sword, não temos hipotese.

Mas dai que se use agora o 2/2 infect que destroi artefacto.

MeTelmo


De: Braga
5/29/2012 6:32:39 PM
Opinião
Contra delver X

Depende das versões, mas primeval tu não queres tirar. São as cartas que te ganham os jogos. E que queres que resolva. Bem, podes tirar mas não se tiram todos Normalmente eu tiro 1. Há quem diga, que o que se deve de tirar é os Simulacros. Não discordo mas também não concordo. Entao tiro 1, como, jogo com 3 zeniths, tiro 1.
E ele sabe que vais meter Grudge, e tira as espadas (ou não) o que é certo é que tens de os meter...

E contra RG, o MU não é de modo algum favorável. Muito pelo contrário... Deve de ser uns 30-70.
Ou então sou eu que sou mesmo muito mau jogador...
E é um erro tirar os slagstorm... Pelo menos todos é.
Porque actualmente tens de lidar com 4/4 de soulbound, e de SB eles usam uma spell que coloca 5marcadores +1/+1 numa criatura. Só mesmo beast para resolver. E os slags lipam a mesa.

Quanto ao resto, estamos na mesma opinião

Abs



dartakaum

De: Trofa
5/29/2012 6:17:12 PM
re
Obrigado a todos pelas palavras de apreço.

Fiz um pequeno update aos matchups, não está muito completo que já não jogo de Wolf Run desde que saiu AVR.

moikan


De: Gaia
5/29/2012 1:54:34 PM
Parabens
Sinceramente gostei muito de ler. Os meus parabéns. é de louvar este tipo de iniciativas

Fast_Bravo


De: Alhos Vedros
5/27/2012 1:08:09 PM
re
Dartakaum o artigo está muito bom mesmo ficamos ainda mais com ideias ou opiniões diferentes em relação aos deck o que é bom. Como a malta disse falta ai os machups e as alterações que farias.
Isso ajuda muito porque ás vezes há sempre a dificuldade do que se tira e do que se põe. Isso iria ajudar muito até aqueles que nunca pegaram no deck, voltaram agora ao magic ou novos nisto.

Abracos e continuem =P

dartakaum

De: Trofa
5/26/2012 4:01:28 AM
re
Bisk,

esses erros foram typos, mal possa trato disso, que já são 4 da manhã e amanha tenho de ver se acabo o relatório de CG.

Hoje de tarde lembrei-me que me esqueci de falar do Vault of the Archangel e do Gavony township, adiciono entretanto isso.

amanha, ou domingo, ou segunda tento responder a toda a gente, fazer um pequeno update

Obrigado a todas as mensagens de apoio.

Se calhar não resisto e ainda faço agora o update, e respondo a toda a gente.

edit:
Teve de ser, se tiver mais tempo coloco um pouco de informação sobre os diversos matchups.

Bisk,

já corrigi os typos.

O garruk relentess não é o GSZ 5-8, precisas de sac uma criatura, e só a colocas na mão. Ele é usado principalmente no mirror match porque entra primeiro que o Garruk Primal Hunter e assim o teu oponente não o pode baixar - quer se dizer, poder pode -.

E sobre o huntmaster ele já estava nas win conditions, e já foi discutido em todo o lado sobre a sua utilidade, achei que não era preciso comenta-lo.

bncarvalho, PacmanKid, milton18,

obrigado pelas palavras de apreço.


Sobre as caverns of souls,

o unico problema de tê-las de main é que se tivermos a usar inkmoths e glimmerposts são muitas fontes de mana incolor, e pode aconter algumas veze que no segundo turno, o terreno pode entrar virado ou não podes fazer o rampant growth.

Não tenho jogado de wolf run desde que saiu AVR, mas se fosse jogar provavelmente não usaria a Caverna, nem a meteria de sb, preferia ter os glimmerpost de main.


Vou tentar nestes dias colocar um pequeno resumo sobre os matchups.

cumprimentos

Alterado a 5/26/2012 4:14:43 AM por dartakaum

BiSk


De: V.N.Famalicao
5/26/2012 2:04:15 AM
re
delver é o unico deck que ainda mantem os counters no metagame. E mesmo assim "hay personas" que cortam nos counters até não ter mesmo counters nenhuns de main!

Assim que, sim ninguém disse que não podes jogar de main e que não é justificável, apenas ponho em questão se o mana fixing que tens é suficiente para suportar Inkmoths, Glimmerposts e Caverns de main! Mas tu melhor do que eu sabes o que deves fazer com o deck, por isso se tu dizes que sim ...


MeTelmo


De: Braga
5/25/2012 7:51:35 PM

o WRR é o meu deck, o qual tenho jogado a season completa com ele. E gostei do artigo.

Concordando em todos os aspectos. Excepto a ter as Cavern de SB, e antes de RG Aggro estar onde está os Glimmerpost eram apenas + uma carta de mana incolor, o impacto deles era pouco ou nenhum

Mas o que me leva a responder, é para comentar este senhores de baixo

Bisk, disses-te muito bem, que a Caverna não tem o mesmo impacto que tem noutros decks. No entanto, o terreno não serve "só" para titan’s aka gigantes, tens os humanos, wurm, golem. No entanto, "só" gigantes, faz a diferença toda

E respondendo ao milton, SIM, os Cavern of Souls, 2/3 de main, não são maus de todo. Porque queremos que resolve sempre o nosso Titan, independentemente do MU, sem nos termos de preocupar com mana leak


Com tempo, possivelmente virei dizer mais alguma coisa.

Abs


Alterado a 5/25/2012 7:55:47 PM por MeTelmo

BiSk


De: V.N.Famalicao
5/25/2012 4:29:11 PM
re
opah, eu não jogo muito de WRR, mas pelo que eu conheço do deck sim é possível fazeres isto, mas não te esqueças que em conjunto com os Inkmoths de main serão 6 cartas que dão mana incolor, na maioria das vezes no caso da Cavern, o que pode ser prejudicial em early game. O bom e que como tens mana fixing pode ser justificavel usã-las de main, mas como counters jogam cada vez menos à pala desta menina, não será muito difícil de perceber o porquê de as Cavern estarem no sideboard do dartakaum
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