Dark.Fenix
De: Coimbra 8/21/2006 5:32:43 PM | T1.x Extended - 15 grandes decks (Dark.Fenix)
Mais uma vez venho falar de extended, queria agora referir quais os decks, k passados alguns meses da rotação e do aparecimento dos decks que seriam considerados os melhores na altura, voltarã. assim temos o regresso, s é que alguma vez ele saiu, do deck astral slide e outros novos e originais, vamos lá então.
Affinity – 61 cartas
creatures: 23
4 ornithopter
4 arcbound worker
4 arcbound stinger
4 arcbound ravager
4 frogmite
3 myr enforcer
spells: 20
4 terrarion
3 pithing needle
3 pyrite spellbomb
4 cranial plating
3 shrapnel blast
3 thoughtcast
lands: 18
2 blinkmoth nexus
4 tree of tales
4 seat of the synod
4 great furnace
4 vault of whispers
sideboard: 15
3 oxidize
4 naturalize
4 cabal therapy
4 darkblast
este, já bem conhecido por muitos, é o deck d artefactos k tenta ganhar o mais rápido possível devastando os pontos de vida d uma forma kuase inblokeavel devido á habilidade do ravager ou da habilidade de ekipar como isntant do plating k permite “saltar” o atake de creatura pra creatura. d board leva darkblast por causa do kataki e naturalize por causa do solitary confinement do CAL.
Astral Slide – 60 cartas
creatures: 10
3 eternal witness
4 loxodon hierarch
3 eternal dragon
spells: 24
4 farseek
4 wrath of god
2 guilded light
3 renewed faith
3 life from the loam
4 astral slide
2 lightning rift
1 decree of justice
1 orim’s chant
lands: 26
4 secluded steppe
4 tranquil ticket
4 forgoten cave
3 forest
3 plains
4 temple garden
2 sacred foundry
2 windswept heath
sideboard: 15
4 naturalize
4 moment’s peace
4 kataki
1 decree of justice
2 orim’s chant
este deck embora ñ pareça é muito bom, tem um engenho de compra e de vida simultaneous k faz com k os decks agro estejam kuase como k a bater em seco até nós comprarmos uma WoG e limparmos a mesa, pra ñ falar k podemos ter uma hierarch a bater, a blokear e a dar vida tudo no mesmo turno e turno após turno. também o decree s torna muito bom contra decks azuis devido ao seu cycling k nos permite enxer o campo e comprar cartas de uma forma inevitável s eles ñ tiverem stifle, o dragon é um farseek k activa o slide. kataki e naturalize aparecem em board para affinity e CAL respectivamente e moment’s peace atraza os agro.
Balancing Act – 60 cartas
creatures: 8
4 terravore
4 anurid brushhopper
spells: 25
3 fire // ice
4 burning wish
2 fact or fiction
4 cromatic sphere
3 balancing act
3 orim’s chant
2 obliterate
4 insidious dreams
lands: 27
1 boseiju
2 sulfur vent
4 geothermal crevice
2 ravaged highlands
2 seafloor debris
4 archaeological dig
4 ancient spring
4 tinder farm
4 irrigation ditch
sideboard: 15
1 boseiju
1 balancing act
2 obliterate
4 kataki
3 stifle
4 pyroclasm
este deck tem por base, como o nome indica, o balancing act pra limpar literalmente a mesa deixando apenas o nosso brushhopper, k ajuda a limpar as mãos tambem, ou então deixar mana no ar e por o terravore após a limpesa e então partir para a vitoria sem o nosso oponente poder evitar. o insidious dreams saca kalker carta k precisemos, como por exemplo o act k fica no topo pra s poder jogar no turno seguinte, e ajuda também a esvaziar a mão pró act. mais uma vez kataki pra affinity, clasm pra decks rápidos, o stifle pra certas e determinadas situações e o boseiju faz com k o act ñ seja evitado.
eu incluiria um life from the loam pork com os dreams poderia por no topo do deck pelo menos 3 cartas: o loam em 3º, um geothermal crevice ou um irrigation ditch em 2º e o act em 1º fazendo a limpeza e garantido k os terrenos ñ faltavam.
Gifts Rock – 60 cartas
creatures: 17
4 birds of paradise
4 sakura-tribe elder
3 eternal witness
2 withered wretch
1 ravenous baloth
2 loxodon hierarch
1 genesis
spells: 21
3 living wish
1 haunting echoes
1 cranial extraction
4 cabal therapy
4 putrefy
3 gifts ungiven
3 pernicious deed
2 mortify
lands: 22
5 forest
1 swamp
1 plains
1 island
1 miren
4 overgrown tomb
1 watery grave
1 temple garden
2 yavimaya coast
2 polluted delta
3 windswept heath
sideboard: 15
1 withered wretch
1 nantuko vigilante
1 loxodon hierarch
1 eternal witness
1 mortify
1 boseiju
3 duress
1 meloku
1 kataki
1 orzhov pontiff
3 moment’s peace
este rock baseia-s no living wish e nos gifts pra sacar o k precisa pra todas as situaçoes, com genesis no grave e eternal witness pod usar e reutilizar kalker creatura e magica k kiser, ñ tem muito mais a dizer. o side board é só praticamente alvos prós wish. é um deck bem sólido como seria de esperar d kalker um The Rock.
Heartbeat Combo – 60 cartas
creatures: 4
4 sakura-tribe elder
spells: 34
4 heartbeat of spring
3 gifts ungiven
3 early harvest
3 rampant growth
3 fact or fiction
4 cunning wish
2 revive
2 moment’s peace
4 mind’s desire
2 brain freeze
3 nostalgic dreams
1 deep analysis
lands: 22
12 forest
10 island
sideboard: 15
1 gifts ungiven
1 early harvest
3 mana short
3 compost
1 fact or fiction
2 moment’s peace
1 naturalize
1 chain of vapour
2 brain freeze
este deck é facil d se perceber, mas jogar bem com ele é outra coisa. tem como objectivo por no grave varias cartas com os gifts k depois poderão ser reutilizadas, por em jogo o maior numero d terrenos básicos e alguns heartbeats de modo a gerar imensa mana, depois no mesmo turno desvirar com os harvest pra ter ainda mais mana depois é usar cunning wish pra ter mais brain freeze ou resposta ao k for, utilizar e reutilizar cartas do grave e também usar o mind’s desire pra por o storm no máximo fazendo mill total ao deck do oponente ganhando assim.
Scepter chant – 60 cartas
creatures: 1
1 exalted angel
spells: 36
4 counterspell
3 force spike
3 wrath of god
1 engineered explosives
3 absorb
2 fact or fiction
2 cunning wish
2 chrome mox
4 isochron sceptre
2 lightning helix
2 orim’s chant
2 decree of justice
3 fire // ice
3 thirst for knowledge
lands: 23
4 adarkar wastes
2 shivan reeft
2 sacred founfry
4 island
3 plains
4 flooded strand
1 seat of the synod
1 ancient den
1 minamo
1 mikokoro
sideboard: 15
1 fact or fiction
1 lightning helix
1 orim’s chant
2 desenchant
1 brain freeze
1 wing shards
4 kataki
4 ghostly prison
este deck pod ganhar tanto por dano directo como por mill através das copias infinitas do scepter. primeiro tem d ganhar controlo da mesa e só depois partir pra victoria, ás vezes o scepter k tem a magica k nos dá a vitoria é o 3º ou 4º a entrar em jogo, a paciencia é a maior vitude. o sidebord tem alguns alvos pra o wish pra ter a certeza k o helix e o freeze são imprimidos no scepter na altura certa, leva ghostly prison pra atrasar os agro e kataki pra affinity.
Psychatog – 61 cartas
creatures: 5
4 psychatog
1 wonder
1 meloku
spells: 32
3 echoing truth
2 vedalken shackles
4 cremate
4 fact or fiction
2 peek
3 smother
2 mana leak
4 force spike
4 counterspell
4 circular logic
lands: 23
2 cephalid coliseum
4 polluted delta
2 flooded strand
1 swamp
9 island
4 watery grave
1 godless shrine
sideboard: 15
1 meloku
1 vedalken shackles
3 haunting echoes
3 stabilizer
3 desenchant
4 kataki
este é um psychatog com splash branco pra poder usar os kataki e desenchant de board, stabilizer pra o astral slide e CAL e outros, mais os echoes k removem tudo o k foi anulado do grave e do deck. usa os shackles e smother pra controlar as criaturas oponentes, fact or fiction, cremate e peek pra draw e o resto é pra anular até k o meloku crie um exercito ou o tog s transforme num godzila e esmague o oponente.
Mad Tog 20/20 – 60 cartas
creatures: 20
4 basking rootwalla
1 merfolk looter
3 aquamoeba
4 wild mongrel
3 psychtog
1 wonder
4 arrogant wurm
spells: 20
3 chrome mox
4 careful study
3 jitte
4 circular logic
2 deep analysis
2 gifts ungiven
1 darkblast
1 life from the loam
lands: 20
3 breeding pool
2 watery grave
2 overgrown tomb
4 polluted delta
2 bloodstained mire
2 forest
2 island
1 lonely sandbar
1 cephalid coliseum
1 centaur garden
sideboard: 15
3 duress
4 cabal therapy
4 naturalize
4 smother
este é um deck d madness k usa splah preto pra usar o tog k fika bem com todo o descarte k o deck faz. usa os gifts pra sacar o coliseum, garden, sandbar, life from the loam, darkblast, deep analysis e wonder pra poder aumentar o tog ou o mongrel d modo a ganhar rápido, eleminar uma ameaça ou ganhar card advantage. no board duress e cabal therapy vão contra decks d controlo, smother contra agro e naturalize contra o resto.
Dredgatog – 60 cartas
creaturers: 8
1 Meloku the Clouded Mirror
4 Psychatog
1 Genesis
1 Stinkweed Imp
1 Wonder
spells: 27
4 Gifts Ungiven
4 Counterspell
4 Force Spike
3 Circular Logic
2 Mana Leak
3 Smother
1 Deep Analysis
1 Life from the Loam
4 Mental Note
1 Darkblast
lands: 25
4 Polluted Delta
2 Bloodstained Mire
1 Barren Moor
2 Lonely Sandbar
2 Overgrown Tomb
2 Watery Grave
1 Swamp
1 Oboro, Palace in the Clouds
1 Cephalid Coliseum
9 Island
sideboard: 15
4 Duress
1 Llawan, Cephalid Empress
4 Ghastly Demise
1 Darkblast
3 Pernicious Deed
2 Coffin Purge
este deck é mais um tog, usa o loam engine pra criar um suculento grave pra o mr.teeth. a carta base (para alem do tog) é o gifts, com ele o jogador pode ir buscar seja o k for e recupera-lo ker por dredge ker via génesis enkuanto enxe o grave. de board duress enfrenta decks d controlo e combo, darkblast e deeds pra decks agro e os purge ajudam na eleminaçao de cartas xave do grave. no final é só ter um grave xeio e dá-lo ao tog.
MBC (Mono Black Control) – 60
creatures: 3
3 helldozer
spells: 31
4 duress
4 distress
4 chainer’s edict
4 putrefy
4 pernicious deed
3 mutilate
3 decree of pain
3 staff of domination
2 debtors’ knell
lands: 26
10 swamps
4 polluted delta
4 bloodstained mire
4 overgrown tomb
4 cabal coffers
sideboard:
3 visara
4 consume spirit
4 leyline of the void
4 mind sludge
este deck é muito bom (ñ critikem, eu adoro MBCs), serve pra kem gosta d preto e d gastar um bom tempo num jogo, contudo é mais rápido do MUC (MonoBlueControl) e divertido de jogar. baseia-se em controlar a mesa e a mão do oponente de modo a destruir ou descartar criaturas pra depois usar o debters’ knell, simples e fácil. contudo axo k 1 ou 2 boseiju no main ou no board ñ ficariam mal contra decks d counters k neste deck kuando juntos com os sludge limpam a mão adversaria melhor k com persecute. os leyline “atrasam” os decks k s baseiem no grave, eu digo atrasar pork esses decks deveram ter kualker coisa pra lidar com eles de certeza, os consume spirit tornam a mana em excesso em dano e vida e a visara ajuda a limpar a mesa e a vida do oponente.
Death Star (MBC) – 60 cartas (esta lista é minha)
creatures: 8
4 solemn simulacrum
4 kokusho
spells: 28
4 wayfarer’s bauble
4 talisman of dominance
4 guardian idol
2 diabolic tutor
4 Barter in blood
3 mutilate
3 beacon of unrest
4 death cloud
lands: 24
1 boseiju
4 blinkmoth nexus
19 swamps
sideboard:
1 boseiju
4 persecute
3 cranial extraction
3 haunting echoes
4 decree of pain
o meu deck também se rege pelo controlo da mesa e da mao do oponente principalmente atraves da death cloud. tem como base em ganhar velocidade de mana com os artefactos, fazer as magicas d destruição e depois ganhar através das idol, das moth e do kokusho ou através do controlo das criaturas tipo o deck anterior só k como uso a death cloud a minha mana ñ é pra xegar pra por o knell por isso uso os beacon. no board os echoes fazem a vez dos leyline e os persecute a vez dos sludge, os decree sao praticamente pra cycling criando o efeito d um hideous laughter k por mais uma mana nos dá uma carta e limpam akeles irritantes… ker dizer engraçados e muito giros paladinos e knights.
Friggorid – 60 cartas (esta lista é minha)
creatures: 22
4 putrid imp
4 stinkweed imp
4 shambling shell
4 ichorid
4 golgari grave-troll
2 wonder
spells: 18
3 careful study
4 cabal therapy
2 life from the loam
4 zombie infestation
3 tolarian winds
2 deep analysis
lands: 20
1 swamp
1 island
1 hallowed fountain
2 breeding pool
2 overgrown tomb
2 watery grave
4 polluted delta
4 flooded strand
3 cephalid coliseum
sideboard: 15
3 darkblast
4 coffin purge
4 ray of revelation
4 moment’s peace
este deck tem por base fazer dredge a torto e a direito logo desde o turno1 através das study ou das wind enkuanto putrid imp e as infestation enviam pro grave criaturas pretas k servirão d alimento ao ichorid turno após turno criando assim um atake excelente e rápido. exitem outras versões k levam mox e psychatog, no meu ñ pus mox pork funciona bem sem ela e tirei o tog pra por os shell pork kuase sempre o tog só servia pró ichorid assim as shell fazem o mesmo e ainda posso recuperá-las contra decks d controlo k devido ao seu atake causam bom dano. no board darkblast e moment’s peace vão pra agro, purge contra graves e ray contra CAL, Astral slide, etc…
BDW (Boros Deck Wins) – 60
creatures: 19
4 savannah lions
3 isamaru
4 grim lavamancer
4 white knight
4 goblin legionnaire
spells: 21
3 lava dart
4 firebolt
4 lightning helix
2 char
4 pillage
4 molten rain
lands: 20
3 mountain
3 plains
4 sacred foundry
3 windsweept heath
3 bloodstained mire
4 wooded foothills
sideboard: 15
3 jitte
4 kataki
4 silver knight
4 desenchant
este é um deck bem agro e com um pack d destruiçao d terrenos bem forte, pra nao falar d todo o burn k o deck leva. simples, pratico e fácil d jogar este deck é pra todos os fans de agro. o sideboard leva os típicos kataki e desenhant, jitte versus outros decks agro e silver knight por causa d pyroclasm e outros decks vermelhos. esta lista leva os white knight de main pork o spot removal está praticamente preto, se fosse eu colocaria paladinos d main e purge de board em vez dos knight, assim teria a proteçao desejada (red&black) e teria uma excelente carta contra tog, coisa k o deck tem falta.
CAL (Confinement Assault Loam) – 60 cartas
creatures: 14
3 Dark Confidant
4 Birds of Paradise
4 Sakura-Tribe Elder
3 Eternal Witness
spells: 18
2 Sensei’s Divining Top
2 Duress
2 Cabal Therapy
4 Burning Wish
3 Solitary Confinement
2 Seismic Assault
3 Life from the Loam
lands: 28
1 Plains
4 Forgotten Cave
4 Tranquil Thicket
4 Barren Moor
4 Wooded Foothills
4 Bloodstained Mire
1 Sacred Foundry
1 Overgrown Tomb
2 Forest
2 Mountain
1 Swamp
sideboard: 15
1 Duress
1 Cabal Therapy
1 Chainer’s Edict
2 Cranial Extraction
1 Pyroclasm
1 Life from the Loam
1 Hull Breach
2 Putrefy
2 Overgrown Estate
3 Loxodon Hierarch
este deck é mais k original, criado por oliver ruel, tem como base proteger-se com o confinement enkuanto compra cartas via confidant com perda d vida reduzida ao mínimo devido aos top e ao grande numero de terenos k leva, pra ñ falar do loam engine, depois do controlo feito é acabar com o seismic assault k limpa creaturas e pontos de vida sem k lhe falte munição devido ao loam. os wish fazem com k a carta certa apareça na altura certa. contudo ñ é assim tão fácil de s jogar com ele e ñ aconselho a sua construção a ninguém a ñ ser k já tenha jogado muito com ele e percebam bem o k fazer e kuando fazer.
ALA (Agro Loam Assault) – 60 cartas
creatures: 16
4 birds of paradise
4 werebear
4 wild mongrel
4 terravore
spells: 18
4 burning wish
3 pithing needle
3 lightning helix
3 life from the loam
3 seismic assault
2 firebolt
lands: 26
1 temple garden
3 sacred foundry
4 stomping grounds
4 wooded foothills
2 windswept heath
4 tranquil ticket
4 forgotten cave
1 mountain
1 forest
2 barbarian ring
sideboard: 15
1 life from the loam
1 firebolt
1 pyroclasm
1 hull breach
1 nostalgic dreams
1 shatering spree
1 savage twister
4 naturalize
4 loxodon hierarch
este sim, na minha openiao este é o futuro do CAL, muito mais fácil de s jogar, é agressivo e encontra resposta pra kuase tudo. pod parecer k faltam kird apes mas estes ñ são precisos. os birds e os bear aceleram a mana e estes últimos tornam-s em autênticas bestas kuando já ñ s precisa dela, os mongrel encontram imensos giant growth devido ao loam e os terravore… bem nem vou comentar. no final tem um óptimo finisher com o assault. o board é praticamente alvos prós wish, shatering spree fexam affinity sem ocupar tantas slots como os kataki e podem ser sacados via wish na altura certa. depois há os naturalize contra varias coisas e as loxodon contra burn.
Conclusão:
de uma forma geral axo k o ambiente d extended está bem ekilibrado, excepto pra o affinity k encontra o kataki kuase sempre. embora todos eles sejam bons axo k o rock, os MBCs e o balancing act têm mais hipóteses pork são mais sólidos pois ñ s preocupam muito com as permanentes e lidam bem como a mão e grave adversários, pra ñ falar do boseiju k evita os counters fazendo com k os big&important spells passem pelo stack sem preocupação.
Hot cards: em 15 decks
1º kataki – aparece em 6 decks – 21 copias
2º life from the loam – aparece em 7 decks – 16 copias
3º “fetch-lands” – aparecem em 11 decks – cada 1 destes decks leva 6 ou 8 destas, há 1 k leva 4 e outro k leva 10, superando assim todas as dual lands
espero k tenham gostado.
>May you never get landsrewed<
By Dark.Fenix |