Mas o crucial é que a tua 2/2 nao pode bloquear as 2 criaturas atacantes, só 1.
Criaturas só podem bloquear (se aptas a) normalmente uma dada criatura atacante. Algumas possuem habilidades que lhes permitem bloquear mais, e há cartas que produzem esse efeito, mas a 2/2 Deathtouch normal, sem ajuda de efeitos externos, só vai poder bloquear 1 criatura atacante.
Criaturas só designam dano de combate às respectivas criaturas que estao directamente em combate com elas.
Ou seja, a tua 2/2 ao bloquear uma das 3/3, só vai designar dano de combate a essa 3/3 unicamente, nao pode designar dano de combate a outros elementos fora do seu combate directo, pois nao foi declarada bloqueadora desses elementos.
Agora imagina outra situaçao: Imagina que atacas com um Nighthawk, e o teu oponente bloqueia-o com 2 criaturas voadoras 2/3 sem mais habilidades. Uma criatura nao pode bloquear multiplas atacantes (normalmente), mas multiplas bloqueadoras podem ser declaradas para uma unica atacante.
Aqui, ja com a ordem de designaçao de dano escohida, e quando chega a Combat Damage Step e é altura de designar dano de combate, segundo regras antigas (pré-M11) poderias distribuir o dano de combate do Nighthawk como quisesses pelas suas 2 bloqueadoras, nao respeitando a ordem de designaçao de dano.
Mas em M11 as regras para Deathtouch mudaram. Agora Deathtouch dita que tens de respeitar a ordem de designaçao de dano, mas Deathtouch agora considera dano letal qualquer valor igual ou superior a 1 de dano de combate de uma fonte com Deathtouch.
O que significa que o teu Nighthawk pode designar 1 de dano à primeira 2/3 na ordem que o está a bloquear, e o resto à segunda 2/3 na ordem que o está a bloquear. Neste exemplo seriam todas destruidas no final da Combat Damage Step, o Nighthawk por ter levado 4 de dano, e as blockers por terem levado dano de uma fonte com Deathtouch.
Cumps