Isto resume-se à layer 7 da tabela de interacçao de efeitos continuos.
A Layer 7 desta tabela trata de todos os efeitos relativos a P/T changes. Ela subdivide-se em 5 sub-layers:
7a - CDA (Characteristic Defining Abilities);
7b - Efeitos que definem o valor de P/T para um valor especifico;
7c - Efeitos que modificam o valor de P/T (+N/+N e -N/-N);
7d - Efeitos de counters que modifiquem o P/T;
7e - Efeitos que troquem o Power com a Toughness e vice versa.
Na altura de calcular um P/T de uma criatura, os efeitos sobre ela sao aplicados pela ordem de tabela, e o resultado final equivale ao P/T da criatura actual.
Um efeito que torne as tuas criaturas explicitamente em criaturas 2/2, aplica-se na layer 7b. Counters +1/+1 aplicam-se na layer 7d.
A criatura com o +1/+1 counter, irá mante-lo mesmo após o efeito da layer 7b ser aplicado, e como o efeito do counter é aplicado numa layer à parte, essa criatura vai ser uma 2/2 com um counter +1/+1, ou seja, uma 3/3.
Para mais sobre a tabela de interacçao de efeitos continuos, consulta
este link.
Cumps