Nao é jogar instants no turno do outro à vontadinha. É quando recebes prioridade para tal. Vou explicar o esquema de prioridades ao promenor (para esta explicaçao imagina um jogo entre 2 jogadores apenas):
Magic é um jogo baseado em prioridades.
1. Como deves saber, no jogo existe sempre o Active Player, e os Non-Active Players. O AP é sempre o jogador cujo turno está a decorrer de momento, enquanto que os outros jogadores sao os NAP.
2. Como tambem deves saber existem fases e steps num turno. Há prioridades para jogadores sempre no final de todas as Steps e Mainphases (excluindo a Untap Step e a Cleanup Step).
3. No inicio de cada Step/Mainphase, há sempre coisas que o jogo verifica, como turn-based actions (por exemplo: comprar o card da Draw Step), ou triggers que disparem no inicio dessas Steps/Mainphases. Depois o Active Player recebe sempre prioridade. O AP é sempre o 1º a receber prioridade numa Step/Mainphase.
4. O AP pode entao usar a Stack (ou nao). Se colocar qualquer coisa na stack, recebe prioridade novamente. Quando nao quiser adicionar nada à stack (se adicionou), passa prioridade ao NAP.
5. A partir daí, é o NAP que tem prioridade para usar a Stack se quiser. Se colocar qualquer coisa na Stack, ele recebe novamente prioridade. Quando nao quiser adicionar nada à Stack, devolve prioridade ao Active Player. E o ciclo repete-se. (em jogos com mais de 2 jogadores, o NAP apenas atribui prioridade aos outros NAPs por turn order e o ultimo NAP é que devolve a prioridade ao AP).
6. Se a Stack tiver objectos: Se ambos os jogadores passarem prioridade sem adicionar nada à stack, a Stack resolve o item no topo (o ultimo a lá ser colocado).
6a. Assim que algo resolve da Stack, o Active Player recebe prioridade para usa-la. Repete-se os passos 4 e 5.
7. Se a Stack nao tiver objectos: Se ambos passarem prioridade sem adicionar nada à Stack, a fase/step termina e passa-se à seguinte.
Resumidamente é assim que o sistema de prioridades funciona.
Cumps