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UtilizadorResposta

lordimp
De: Lisboa
4/5/2010 10:00:59 PM
T2 uma pequena análise do meta
T2
Olá, devido á falta de um artigo sobre t2, e com o inicio dos regionais ( o primeiro no passado sábado ao qual não pude ir), decidi escrever um artigo que possa ajudar á compreensão do formato de t2.
Peço que compreendam que não jogo há assim tanto tempo quanto isso, por isso na leitura do artigo tentem cruzar o que está escrito com o que vocês próprios já sabem.

Então comecemos pelo deck mais falado e com maior percentagem do meta
------------------------------------------------------Top Tier-------------------------------------------------------------
JUND:
Creatures:
-4xbloodbraid elf
-4xputrid leech
-4xsprouting trinax
-3xSiege-Gang Commander
-3xBroodmate Dragon
Other Spells:
-4xlightning bolt
-4xBlightning
-3xMaelstorm Pulse
-2xRampant growth
Lands:
-2xdragonskull summit
-4x forest
-2x Lavaclaw Reaches
-3 Mountain
-4xRaging ravine
-1xRootbound Crag
-3x Swamp
-4x Verdant Catacombs
Planeswalkers:
-2xGarruk Wildspeaker

Jund conhecido por todos é um deck incrivelmente consistente que joga quase por si próprio. A principal arma do deck é card advantage, ou seja a capacidade de com uma carta criar uma situação de dois por um.

O deck é incrivelmente consistente e muito difícil de bater pois contra aggro rápido consegue parar o oponente com uma Putrid Leech ou uma sprouting trinax , ao mesmo tempo que consegue aguentar com os 7 spot removals.

Contra controlo a mesma história, uma Putrid leech no turno dois é muito díficil de bater enquanto que um Broodmate dragon precisa de uma cólera por si só, enquanto que as manlands aparecem como uma ameaça adicional muito díficil de bater por controlo que está a tirar os Paths em detrimento de Journeys e de Oblivion rings.
(Deck retirado do deckcheck da autoria de Simon Görtzen vencedor do PT:Sand Diego)

NAYA:
Creatures:
-2x Birds of paradise
-4xBloodbraid Elf
-4x[carta]Knight of the reliquary[carta]
-4xNoble Hierarch
-4xRanger of Eos
-1xScute mob
-2xStoneforge Mystic
-4xWild Nacatl

Other Spells:
-3xLightning bol
-1xPath to exile
-2xOblivion Ring

Lands:
-4xArid Mesa
-5x forest
-3xMisty Rainforest
-2 Mountain
-2 Plains
-1xRaging Ravine
-1xRootbound Crag
-1xSejiri Steppe
-2xStirring Wildwood
-1xTectonic Edge
-2xTerramorphic

Planeswalkers:
-2xAjani Vengeant
-1xElspeth, Knight Errant

O deck apareceu no PT:San Diego e nas mãos de Luis Scott-Vargas conseguiu atingir um impressionante 16-0 para depois ser derrotado nas Meias Finais.

O deck consegue criar card advantage através de cartas como Stoneforge Mystic, ou Ranger of Eos e tem o pormenor interessante de sideboardar contra todos os decks aggros:
-4xCunning Sparkmage
-1xBasilisk Collar

Yup, quando spoilada toda a gente pensou que seria mais um Prodigal Pyromancer, esta carta(sparkmage) aparece acompanhada do Basilisk Collar, substituindo, nas palavras de LSV, os BANESLAYERS do deck.

Eu acho o deck consistente embora não tenha um matchup brutal contra jund, eu acho que fica mais ou menos 50:50.

Claramente uma opção para esta época e a ter em conta nos torneios vindouros.
(deck retirado do deckcheck da autoria de Luis Scott-Vargas que fez 3º lugar no PT:San Diego)


UW Control:
-1xIona, Shield of Emeria
Other Spells:
-4xCancel
-1xCelestial Purge
-2xEssence Scatter
-2xFlashfreeze
-1xNegate
-1xPath to exile
-3xDay of judgement
-2xMartial Coup
-2xMind Spring
-4xTreasure Hunt
-3xOblivion Ring
-4xEverflowing Chalice
Lands:
-2xArid Mesa
-4xCelestial Colonnade
-4xGlacial Fortress
-4xHalimar Depths
-3x Island
-4x Plains
-1xScalding Tarn
-4xtectonic edge

Planeswalker:
-4x Jace, the mind Sculptor

O deck leva 26 lands e 4 calices mas o deck pode ter todos estes sorces de mana pois 12 lands fazem qualquer coisa .
As winning conditions são as lands(colonade) que são brutais, e o martial coup, a Iona está aqui, de acordo com o senhor Chapin, porque o deck a pode levar sem diminuir a sua consistência.

Mais uma vez o problema do deck é que não tem um matchup assim tão bom contra jund, tem muita dificuldade em lidar com uma turno dois leech e lidar com todos as ameaças que jund deposita no campo é sempre bastante complicado.

Outro deck a ter em conta para os torneios que aí vêm
(deck retirado do deckcheck da autoria de Patrick Chapin)

--------------------------------------------------Outros decks--------------------------------------------------
Allies de Naya:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=33924
O deck consegue ser incrivelmente rápido e vai-se desenvolvendo á medida que o jogo avança, e consegue um boost de dano através do plano Ranger-buschwacker, é um deck relativamente barato e bastante interessante
Consegue vantagem sobre outros aggros com criaturas como kabira evangel para fazer o dano passar, talus palladin para ganhar alguma vida etc… A determinada altura o deck entra numa fase em que consegue dar uma quantidade imensa de dano e recuperar com o talus palladin, mostrando assim como os allies são a maior classe de criaturas desde os slivers.



Grixis control:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=33649
Este deck de controlo tem caído em desuso embora seja bastante consistente e tenha obtido um conjunto de adições importantes(treasure hunt, jace, calcite snapper).
O deck consegue aguentar bem o jogo até e acabar com o uso do Ultimato como um finisher brutal.
Não tenho muita informação acerca do deck pois só joguei contra ele umas poucas vezes na MWS mas parece-me uma opção viável que devia ser melhor aproveitada.



Mythic bant: http://www.deckcheck.net/deck.php?id=32837

Este é um deck que me parece não ter grande futuro neste país, basicamente porque se se vender o playset de baneslayers no caso de os termos, ou se houver o dinheiro para os comprar vale mais a pena comprar um jund que tem mostrado resultados, ao contrário deste deck que não me parece que vá alterar muito o formato.



Mono green eldrazi:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=33935
Este é um deck que já foi mais popular, e que consegue colocar uma quantidade de ameaças rapidamente no campo, mas ao ser mono green não tem muitos outs para mass removal.
Na altura em que o deck apareceu teve alguma popularidade por isso é possível que apareçam alguns destes decks, não há propriamente um sideboard especifico para este deck, mas a 4ª cólera de um baralho de controlo que ajuda também noutros matchups é um sideboard suficientemente bom contra Eldrazi Green bem como os flashfreezes que ajudam também contra jund e naya.



(Mono) Red/Black aggro:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=33260
Este é o deck vencedor do GP: Kuala Lumpur e semelhante ao deck mencionado no artigo do Nuno Miranda.
Passem pelo pelo artigo mencionado, acho que nele está tudo o que precisam de saber sobre este deck que tem imenso potencial.



Open the vaults:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=32622
Outro deck bastante interessante, que fez top 8 no PT:San Diego e que tem imenso potencial, e que é uma escolha bastante válida uma vez que o deck tem um bom matchup contra jund.
Com a ajuda do filigree angel e de um open the vaults o deck pode ganhar uma quantidade absurda de vida bem como encher o campo de artifact creatures de modo a atacar para dano letal no turno a seguir a jogar o open the vaults.
Uma escolha bastante interessante.



Vampires: http://www.deckcheck.net/deck.php?id=34128

Após a saída de Zendikar vampiros começou a formar-se como deck, o deck é muito bom mas tem o problema de morrer para jund que é o único mau matchup do deck, mas uma vez que jund é quase 40% do meta logo o deck é pouco viável pelo menos no currente metagame.



White weenie: http://www.deckcheck.net/deck.php?id=34127

Um deck que eu gosto muito, e que tem a vantagem de bater jund facilmente, bem como vampiros e mono red, como desvantagem o deck morre para mythic e para uma cólera e perde rapidamente o gaz, mas eu gosto do deck e é com ele que vou jogar pelo menos nos torneios mais próximos


Bom espero que tenha sido útil e que compreendam que este é o meu primeiro artigo.


Quanto a sideboards acho que eles dependem muito do metagame deste país e acho que o pessoal dentro das suas possiblidades deveria tentar ser critativo e inovar, pode ser que assim se encontre mais sinergias do estilo Cunning sparkmage-basilisk collar.

Comentem á vontade
CUmps
LOrdimp

Alterado a 4/5/2010 10:04:35 PM por lordimp
Alterado a 4/5/2010 10:07:16 PM por lordimp

elmeck


De: Fação
4/8/2010 12:50:32 PM
boas
aliados tb mata ao 4 turno

A questão de mythic deve ser as mãos que se tiram...pk com 4 birds + 4 nobles e penso que com 4 cobras + 26 ou 27 lands, e muita carta que não ganha jogos xD apenas ajuda a desenvolver o plano mais rapidamente...

DiogoGoblin


De: Leiria
4/7/2010 12:12:50 AM
Bom tópico
"Allies de Naya:

http://www.deckcheck.net/deck.php?id=33924
O deck consegue ser incrivelmente rápido e vai-se desenvolvendo á medida que o jogo avança, e consegue um boost de dano através do plano Ranger-buschwacker, é um deck relativamente barato e bastante interessante
Consegue vantagem sobre outros aggros com criaturas como kabira evangel para fazer o dano passar, talus palladin para ganhar alguma vida etc… A determinada altura o deck entra numa fase em que consegue dar uma quantidade imensa de dano e recuperar com o talus palladin, mostrando assim como os allies são a maior classe de criaturas desde os slivers.
"

As fadas também foram uma grande classe de criaturas depois dos slivers (que eu gosto bastante)

Mas sim os aliados têm-me mostrado que também sabem bater.

cumps
Alterado a 4/7/2010 12:16:17 AM por DiogoGoblin

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
4/6/2010 9:31:59 AM
re
Pode matar ao 4º com o nuts, ou seja;

Hierarch -> Rhox War Monk/KotR com 2+ fetch -> Rafiq -> Finest Hour


Parece pouco mas não é, o deck tem arranques muito injustos, lol.



O problema é a inconsistência, por vezes, já que são praí 27 lands + os nobles e birds...

MeTelmo


De: Braga
4/6/2010 12:20:05 AM
estive a conversar com um tipo de mythic
e diz ele que a correr bem,pode matar ao 4º turno.

não sei se é vdd, que nunca me calhou tal coisa, mas acredito.

jfcaetanoo


De: Tomar
4/6/2010 12:12:13 AM
re
eu acredito que mythic bant seja melhor que jund e comece a ser ainda mais tier1 agora, aquilo é mesmo bom.. sphinx que jund nunca passa por cima e a dar sempre 2 ataques por turno é mesmo fud***

MeTelmo


De: Braga
4/6/2010 12:04:26 AM
concordo
com o shadow, é um deck bom.
Alias eles todos são bons...

O problema esta no metagame.
É o que já se falou em outros artigos.
Jund é um exagero que por aí existe.
Nos regionais em viana, fiz 5 jogos, 4 deles foram contra jund, e mais o meu, 5 junds.
Eramos 72 jogadores, talvez 40 estivessem de jund.
E sei que 1 Bant fez top8.

Sendo o Jund, o deck mais consistente do momento, e com muitas alternativas, é ele o mais procurado, tendo ele soluçao contra tudo sem sidebordar (depende da sorte), e sendo ele dentro dos formatos, até barato em relaçaõ, a Naya’s, Mytic’s, U/W.
Sei que ha mais baratos, mas não consegue os resultados do Jund.

E depois é de topo, porque a malta aderiu, e continua a aderir pelos resultados.


Abraços

lordimp

De: Lisboa
4/5/2010 11:30:10 PM
re
eu percebo a ideia mas se tu com o dinheiro que gastas em baneslayers podes comprar um jund que é o deck mais forte do momento talvez seja melhor jugar de jund , claro que jund é uma seca de jugar, mas eu acho que em portugal o deck não há-de ter mt futuro pois é caro como tudo e não vai definir o formato.

Shadowman

De: Sines
4/5/2010 11:16:51 PM
.
Descordo da tua opinião de Mythic bant. Mythic Bant é bom. No regional em sines fez 2 top 8.
Responder

[1]