Se a situaçao que tu estás a referir é esta:
- Tu atacas com duas criaturas 2/2.
- Jogador defensor declara 2 criaturas 1/1 para bloquear uma das atacantes, e declara outras 2 criaturas 1/1 para bloquear a outra atacante.
Entao ainda na Declare Blockers Step tu declaras a ordem de designaçao de dano para as bloqueadoras, isto para cada uma das tuas atacantes.
Ou seja,
para cada uma das tuas 2/2 atacantes (muita atençao nisto) que está a ser bloqueada por 2 criaturas ou mais, declaras qual bloqueadora irá levar dano 1º, qual irá levar dano em 2º, e por adiante até todas terem uma ordem designada, e fazes o mesmo para cada uma das tuas atacantes que estiver a ser bloqueada por 2 ou mais. Mas atençao que o dano só é mesmo designado e dado na Combat Damage Step. Aqui só declaras a ordem.
Quando chega a Combat Damage Step, é altura de designares o dano. Isto significa que, para cada uma das tuas 2/2, tens de designar o dano pela ordem que declaraste anteriormente. Para uma das tuas 2/2 designar dano à sua 2ª 1/1 bloqueadora segundo a ordem, a 1ª 1/1 bloqueadora tem de levar dano letal.
Como cada uma das tuas 2/2, consegue designar facilmente 1 de dano a cada uma das suas bloqueadoras, quando o dano resolve e é dado, todas as criaturas em combate morrem.
Agora por exemplo imagina esta situaçao hipotetica:
- Tu atacas com uma 3/3.
- O oponente declara uma 1/2, e uma 2/2 como bloqueadoras para a tua 3/3.
Aqui ja nao é tao facil, pois tens mais escolha. A tua 3/3 só consegue efectivamente destruir uma via dano letal, entao aqui, ainda na Declare Blockers Step, declaras a ordem de designaçao de dano, de modo a conseguires destruir aquela que queres.
Imaginemos que declaras a 2/2 como 1ª e a 1/2 como 2ª para a tua 3/3. Aquando a Combat Damage Step chega, para a tua 3/3 designar dano para a 2ª na ordem, tens de dar dano letal à 1ª. Aqui só precisas de dar 2 de dano na 1ª na ordem (a 2/2), para dar 1 de dano restante à proxima na ordem, a 1/2. Nesta situaçao, quando o dano é dado a tua 3/3 é destruida, bem como a 2/2 do oponente, mas a 1/2 fica viva pois só levou 1 de dano.
Se a tua 3/3 tivesse por exemplo, Deathtouch, bastava dares 1 de dano à 2/2 e o restante à 1/2, para conseguires destruir ambas. Isto pois dano de Deathtouch é imediatamente letal, independentemente da quantidade do dano.
Cumps
Alterado a 12/22/2009 2:10:38 AM por S1NE4T3R