Fórum MagicTuga.com
Link directo: topico.asp?topico=76353
Utilizador | Resposta | SKT
De: Viana do Castelo 10/29/2009 4:23:18 PM | Extended: formato em reconstrução
Extended é um dos formatos no mundo do Magic mais popular, juntamente com o Standard. É um formato constituído pelas edições que saíram nos últimos sete anos. Até à algum tempo atrás, antes de Zendikar ser lançada, extended era um formato saudável; suportando-se em mecânicas mais antigas (como o storm) ou em mecânicas mais actuais (tipo o tribal), o ambiente ia mantendo-se estável e não sofria mudanças muito agressivas. Sendo este um formato constituído por um vasto leque de edições (b. de Onslaught, b. Mirrodin, b. Kamigawa, b. Ravnica, b. Time Spiral + Coldsnap, b. Lorwyn/Shadowmoor, b. de Shards of Alara e ainda as core set, 8ª, 9ª, 10ª e M10), vários decks dominavam o ambiente. TEPS, vários tipod de Elf Comb, Faeries, All in Red, Rocks com ou sem Doran, Zoo, Bant, Affinity, Life, Swans, entre muitos outros.
Mas agora o formato mudou. Um dos melhores blocos do formato rodou de esxtended, e entrou um novo, cheio de novas mecânicas, totalmente diferentes das já existentes, que está a mudar o ambiente por completo. Decks que desapareceram de vez, nomeadamente o TEPS, se bem que dragonstorm sobrevive (sendo portanto a única storm em ext), e outros decks que perderam cartas que lhes davam a consistência que tinham, como o Wirewood Symbiote e Birchlore Ranger no Elf Comb deck. Outros decks perderam cartas, que não sendo directamente substituídas, encontraram cartas que se adequam ao slot vago.
Recentemente houve o PTAustin, onde se começou a ter um relance de como será o formato nos tempos que se avizinham. Um deck que se está a afirmar é o Naya Zoo, que usando a habilidade de Landfall, conseguem criaturas low cost muito agressivas. No entanto, neste PT houve novos decks e regressos de decks que há já algum tempo que não se viam. Dark Depths (utilizando Vampire Hexmage e Dark Depths, para com alguma facilidade por uma Marit Lage em jogo ao 2º turno) e Scapeshift combo (que à custa de um scapeshift, vai buscar um Valakut e uma data de montanhas para dar dano mais suficiente para acabar ali o jogo). Tooth and Nail também está muito forte agora e com a Lotus Cobra está a conseguir arrancar depressa.
Pela parte dos regressos, vemos um Dredge que aparenta estar muito consistente (com dois decks no top , com cartas como Iona, Shield of Emeria, Hedron Crab e Bloodghast.
Por enquanto a base de decks para extended é bastante pequena, porque só houve um torneio grande para já, aconselho todos os jogadores a irem ver os decks já existentes do PTAustin, e começarem a ver como vai estar o ambiente para esta season, se bem que World Wake por muito bem vir a mudar tudo. Extended está em reconstrução, e as traps, quests e landfalls de zendikar ainda vão dar que falar por enquanto. Por isso, comecem já a a juntar as cartas para esta season e não se esqueçam de ir ver os decks do PT Austin.
Zé Pedro,
comentem e digam o que acham e se vale a pena fazer mais. não está muito bom, mas como é o primeiro que faço, coiso. XD | mmcerk
De: arcos de valdevez 11/5/2009 8:36:14 PM | re asylum
eu tb tou a tentar fazer um idiot life, ja agora onde e ke se joga em braga? | asylum
De: S. Vicente - Braga 10/30/2009 1:27:12 AM | re
Tou de acordo com mt do que disseste. realmente já se vão vendo novos decks e techs no ambiente de extended, numa altura em que a rotação ainda não vai mt longe. Já podemos ver coisas novas a aparecer, como o Dark Depths + Hexmage e alguns decks que tudo aparentava terem morrido e levaram um novo fôlego, como é o caso do Dredge.
Tembem se pode ver que, como tivemos o lançamento de um novo ciclo de fetch, existem decks que deverão continuar a jogar e não o fariam caso elas tivessem efectivamente desaparecido com a rotação (falo de Zoo e semelhantes).
Decks a observar neste momento, na minha opinião, serão os já referidos, com a adição de Gifts, Hypergenesis e se calhar Tezzeretor, sendo que este último ainda me deixa algumas dúvidas.
Claro que se forem como eu a jogar que tenho a filosofia de "Go Rogue" poderemos ver coisas fora do chamado ambiente de netdecking, em que temos o eterno Affinity, Belcher, Storm, Burn e por aí (eu de momento jogo de Idiot Life e tenho bons resultados em geral, sendo que treme um bocado contra Land Destruction).
De qq modo esperem para mt breve um artigo onde se falará ao pormenor de cada um dos decks de topo desta época de extended, bem como os seus pontos fortes e fracos.
Abraço
Alterado a 30-10-2009 1:27:40 por asylum | marcox
De: sesimbra 10/29/2009 7:17:59 PM | re
Bem , uma peqena coisa , á malucos q conseguem gostar de storm ao ponto de jogar sempre disso variando de 1001 maneiras , não é só Dragonstorm q ainda está "a rodar" em Extended , tens o belo do Goblin Charbelcher , que para mim limpa a casa
Claro que é dificil arrumar com isto ao 1º turno ahah , mas bate bem se for bem construido
De resto sim apareceu umas coisinhas novas pelo formato , o DepthsCombo já sabia e esperava , o Dredge q acho q ainda vai ser melhorado mas está competitivo este ano , os Zoo´s voltaram em força como sempre , este ano com o Mini combozito q alguns usam com o Punishing Fire , está engraçado , e ainda em relação aos Zoo´s já se vê alguns Domain
Depois o ScapeValakut está engraçado , é um deck dificil , tem de ser bem pensado e muito estruturado.
O q fiqei mais triste foi ainda não ver o Tezzerator , gosto bastante , acho eficaz , vou ficar para ver , eu próprio vou tentar montar um só para examinar
Se me lembrar de mais alguma coisa ou qerer dizer mais alguma coisa volto depois , fiqem pessoal | skm
De: Leiria 10/29/2009 7:01:03 PM | re
nao tinhas ja feito este artigo?ja o li lol |
[1]
|