Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Abordando Zendikar Responder

Link directo: topico.asp?topico=74789

João André : Abordando Zendikar
em 10/7/2009 12:00:00 PM

O "Pirata" está de volta com uma extensa e pormenorizada avaliação de Zendikar para Limited.
Todos a bordo! Vamos zarpar!>

Boas pessoal. Depois de Pré-releases e Releases da nova expansão com uns quantos drafts à mistura, já todas as cartas neste formato começam a ter a sua dada relevância. Em primeiro lugar gostava de dar o destaque às novas mecânicas do bloco.

Landfall ou Aterragem


Já todos sabendo o que é o Landfall em si, queria apenas realçar o facto de que as cartas com essa habilidade normalmente são boas por si e como tal não existe um arquétipo de draft que nos leve a explorar muito mais essa mecânica. As cartas chave para interagir estão practicamente todas no verde, Harrow e Khalni Heart Expedition são os melhores exemplos, depois há outros exemplos mais subtis de interacção como Kor Skyfisher e Living Tsunami e até mesmo Scalding Tarn e o resto do ciclo de fetchlands de cores inimigas.

Trap ou Armadilha


Penso que estas é a mecânica que vai trazer mais «skill» ao formato, novamente as cartas normalmente são boas por si só, mas o facto de darmos uma aberta ao oponente para este pagar o custo alternativo de uma Whiplash Trap (por ex.) cedo num jogo, irá resultar numa jogada de tempo que provavelmente não nos deixará recuperar a nossa posição na mesa. Por isso se puderem evitar jogadas e/ou situações que dêem acesso a custos alternativos, evitem.

Kicker ou Reforçar


Nada a acrescentar aos textos de regras. Paguem o kicker e a carta faz algo mais, apenas atenção ao fazer as curvas de mana dos decks, se pretendem pagar o kicker de um determinada carta 80 a 100% das vezes, (Torch Slinger por ex.) não se esqueçam de o colocar na curva de 5 ao invés de na de 3.

Zendikar em termos de arquétipos tem apenas um novo comparando a outros blocos, que são os allies ou aliados. Cartas como Umara Raptor e Oran-Rief Survivalist já são jogáveis, mas o facto de poder haver uma interacção entre elas realmente aumenta o poder do conjunto. A questão que se põe aqui é que temos aliados bons e jogáveis em todas as cores, e apenas o verde é que têm o poder de corrigir as bases de mana (a.k.a. fixers), por isso normalmente os decks de duas cores só deverão ter cerca de 5/6 aliados o que tira em si possibilidades ao arquétipo. Depois antes de analisar os arquétipos conhecidos queria apenas apontar o que para mim são as forças e as fraquezas de cada cor nas comuns (visto que estas é que constituem a essência dos decks de draft e sealed).

Branco

Pros: Um leque de criatura rápidas um spell bastante bom de remoção. (Journey to Nowhere)

Contras: Quase sem evasão o branco depende de muito de outra cor, o spell de removal é bastante bom mas é apenas um.

Azul

Pros: Evasão, rapidez, bons spells de tempo, azul é sem dúvida a cor que eu mais gosto neste limited de draft.

Contras: Geralmente tenho pickado múltiplas copias das minhas cartas favoritas mas tenho notado que azul nas comuns tem a lacuna de se calhar ter a menor quantidade de comuns jogáveis.

Preto

Pros: Rapidez, remoção. A temática dos vampiros torna os drops de 1 de mana relevantes inclusive em late game.

Contras: Sinceramente não vejo assim um ponto muito negativo nas comuns pretas, e penso que é de facto o melhor arquétipo mono.

Vermelho

Pros: Remoção.

Contras: As criaturas como é costume agora no vermelho deixam bastante a desejar, as melhores criaturas vermelhas comuns não estão sequer ao mesmo nível que as das outras cores.

Verde

Pros: Fixing, Troncos o que é geralmente bom no verde não é excepção em Zendikar.

Contras: Controlo/Remoção penso que normalmente o verde será a cor mais jogada nos eventos de limited, mas normalmente não poderá estar sozinha devido á ausência de remoção.

Quanto a artefactos penso que são geralmente medíocres e jogáveis apenas Adventuring Gear e Expedition Map, mas tiro a Trusty Machete de 1º pick todos os dias da semana e duas vezes ao domingo. Terrenos comuns penso que todos são jogáveis com talvez maior ênfase talvez no azul por dar evasão, e os incomuns são obviamente jogáveis de tivermos nas cores desse terreno mas não jogo com um terreno desses pelo ponto de vida.

Arquétipos


G/W – Penso que é bastante fraco, apesar de gostar da maneira como as melhores cartas de ambas as cores curvarem bem, a ausência de controlo vai sempre fazer este arquétipo perder para cartas como Giant Scorpion ou qualquer outra barreira.

U/W – Novamente não gosto da falta de remoção, mas por outro lado a evasão dada pelo azul dá uma força extra a este arquétipo.

U/B – A minha combinação favorita. Bichos bons rápidos e evasivos com bom acesso a remoção.

B/R – Não tão rápido e agressivo como o B/R de Shards mas o suficiente para precisarmos apenas de 2 spells de remoção para ganhar um sem o adversário ter tempo para estabilizar.

R/G – Misturar Troncos com algum controlo é geralmente brutal, gosto bastante do Goblin Shortcutter neste arquétipo.

B/W – A melhor cor para se associar ao branco por razões anteriormente descritas.

B/G – O arquétipo mais jogado em sealed sem dúvida, as comuns verdes são quase todas jogáveis e com a profundidade dada pelo acesso a remoção do preto e penso que seja a melhor das combinações a curvar no mana.

U/R – Penso que é a melhor combinação para aliados. Mas um pouco pior que U/B.

U/G – O controlo de azul em termos de bounce e counters favorece especialmente o verde que cria as melhores posições de mesa.

R/W – Penso que o branco é a pior cor se olhar apenas para as comuns, como tal este arquétipo em draft já depende em muito de bombas ou de remoção excessiva.

Monos – Penso que nem Mono White e Red são viáveis pois as fraquezas de ambos não são facilmente ultrapassáveis, Mono Green depende um pouco da maneira como o draft fluir mas penso ser um arquétipo impossível pois acho que não existem 23/24 picks jogáveis apenas verdes, mas acredito ser possível um máximo de 18 o que faz a outra cor um mero splash. Mono Blue depende em demasia de Umara Raptor e Welkin Tern para fazer o trabalho e Mono Black está viável como já não o via há algum tempo.

Arquétipos de 3 cores são quase impossíveis sem verde, visto que existe muito pouco fixing fora dessas cores. (Terrenos incomuns, Expedition Map)

Se tiver que ordenar os meus picks nas respectivas cores fica assim a minha escolha:

Branco:

  1. Journey to Nowhere

  2. Kor Sanctifiers

  3. Kor Hookmaster

  4. Kor Skyfisher

  5. Steppe Lynx


Acho que o branco é um pouco obvio para qualquer jogador. Journey é claramente a melhor, e do 2 ao 4 penso que vai sempre depender um pouco do rumo do deck. Escolhi o Lynx para 5º porque geralmente vou tentar ter um plano agressivo de branco.

Azul:

  1. Whiplash Trap

  2. Welkin Tern

  3. Umara Raptor

  4. Windrider Eel

  5. Into the Roil


Penso que a Trap pode ganhar jogos por vezes sozinha, qualquer Undo é bom em limited, e novamente do 2 ao 4 depende sempre da maneira como o deck está a curvar, mas pessoalmente gosto bastante do 2/1 e gosto mais do Umara Raptor pelas interacções e a Eel só é claramente brutal se U/G for o arquétipo. Into the Roil é bastante versátil e cantrip.

Preto:

  1. isfigure

  2. Hideous End

  3. Grul Draz Vampire

  4. Surrakar Marauder

  5. Blood Seeker


Disfigure lida com quase tudo e é mais «splashable» que Hideous End. Grul Draz Vampire não é o típico drop de um de mana mas evasão é essencial neste bloco, mesmo motivo para colocar o Marauder logo a seguir, o blood seeker penso que até sou capaz de o por overrated mas acho como U/B é o meu arquétipo favorito tanto bounce acaba por dar muita relevância a este bicho, para não falar que quanto mais cedo o adversário tiver a 10 ou menos melhor é para a horda dos vampiros.

Vermelho:

  1. Lightning Burst

  2. Plated Geopede

  3. Spire Barrage

  4. Goblin Shorcutter

  5. Torch Slinger


Eu penso que o novo choque é de facto o melhor que a remoção do preto, pois é mais versátil que o disfigure e no entanto é tão facilmente encaixado como splash como este. Plated Geopede é normalmente um 3/3 first strike no ataque, e quase nenhum bicho deste bloco consegue trocar com ele. Spire Barrage é uma carta que eu acho claramente interessante não apenas por ser remoção mas pode ser um finisher, Goblin Shortcutter é doentio em decks agressivos e o Torch Slinger é o mais parecido que podemos ter com um FTK (Flametongue Kavu) neste ambiente.

Verde:

  1. Harrow

  2. Vines of Vastwood

  3. Grazing Gladeheart

  4. Territorial Baloth

  5. Mold Shambler


Harrow é o melhor dos fixers, instant simplesmente brutal para associar a outra cor qualquer à força do verde, Vines of Vastwood é um verdadeiro canivete suíço e sempre adorei cartas versáteis, Grazing gladeheart tem sido simplesmente estúpido em todos os jogos que o baixo, o Baloth é o melhor tronco comum, e o Shamble lá está é versátil mas este pede 6 de mana. Menção honrosa ao Oran-Rief Survivalist, porque se quero aliados, então quero este sem duvida.

Em suma, penso que o ambiente é bastante rápido e como tal valorizo os decks agressivos muito acima do que o faria normalmente, mas não se pode ser apenas agressivo, tem de haver pelos menos 3/4 cartas de remoção para conseguir capitalizar e novamente soluções para bombas para estas não ganharem os jogos sozinhas.

Um abraço do “Pirata”,

João André

FlashBack

De: Samroa Correia
11/19/2009 8:14:03 PM
Zendikar
Sem duvida um topico muito benefico...

Eu curto muito a habilidade dos aliados e das minhas preferidas desta edicao

grande post

Monterroso

De: Oliveira do Bairro
10/20/2009 9:09:01 PM
5 * o artigo, parabéns
Adorei o artigo, tive a fazer um deck só com cartas da edição Zendikar, antes de mandar vir as cartas vi este artigo e ainda me deu umas ideias bem fixes para o completar o deck e ...

Muito fixe

hartigan

De: Granja do Ulmeiro
10/8/2009 11:29:57 PM
re
para bens pelo artigo!
gostei de ler e acho que tera sido util para todos os que leram!
bom trabalho

u?


De: pois do adeus
10/8/2009 2:25:09 AM
...
eu metia nas vermelhas, o firecat de 2 manas, Zektar Shrine Expedition, vermelho tem mt burn, tem aquela cena que com kicker fica um machado de lava ainda.
Tenho andado inclinado para BR, sem forçar. E até têm ficado decentes.

Pr0wleR


De: Batalha
10/7/2009 8:19:16 PM
re
Caro João,

Obrigado pelo teu artigo. Devo dizer k concordo ctg em praticamente td, mas de facto ainda nao tinha visto o azul como o mostraste...Concordo que é a cor k tem menos cartas jogáveis, mas as k tem são mt boas. No entanto, elas teimam em não aparecer nos sealed, assim como as pretas de "renome". Estranho, mas é o k me tem acontecido...
Abraço

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
10/7/2009 4:00:14 PM
re
Artigo bacano, muito bem escrito e de fácil compreensão.

Eu acho o Blood Seeker bastante bom, não ataca mas é pinger, vai fazendo mossa.

Ah e sim o Mono black está muito forte, mind sludge é tipo espectacular, mesmo...

Miguel11


De: Braga
10/7/2009 1:15:24 PM
re
curti o artigo e partilho da tua opinião na generalidade dos picks acho que a azul é a cor mais forte do set pelas 5 cartas que nomeaste.

Agora em relação ao bloodseeker não concordo, acho o bicho mau, pois é um bicho que não ataca nem bloqueia e o seu efeito no jogo acho que é mínimo, preferia por exemplo pickar um heartstabber mosquito ou soul stair expedition

V_Raziel

De: Mem Martins
10/7/2009 1:00:43 PM
Muito bom
Grande Jony, muitos parabéns pelo artigo.

Acho que agora, que vamos entrar na época de limited, e vamos ter tantos torneios de sealed e draft de Zendikar, este artigo vem mesmo a calhar-...

Ainda para mais, o Jony ainda nos dá a sua humilde opinião de qual os melhores picks. Podemos ou n concordar mas isso é outro caso a discutir e também varia com os gostos de cada um (o q p vezes devia se ignorar ligeiramente, porque muitas vezes o q é melhor, nós n gostamos de usar mas deviamos, e vice-versa).

Jony, depois n qres acrescentar aí a tua opinião para constructed do q achas q tem potencial para cada formato?

Só pergunto isto porque sei que teremos colegas nossos nestes próximos meses em Austin e no Worlds, e todas opiniões são bem vindas, incluindo de pessoal com anos de experiência no jogo, como tu tens (e porque queria saber como ficou as tuas opiniões depois da nossa conversa à umas semanas atrás, agora q já sabemos a edição toda )

Abraços

Nuno Taborda
Responder

[1]