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UtilizadorResposta

asylum

De: S. Vicente - Braga
10/4/2009 6:57:53 PM
ZENDIKAR - UMA OPINIÃO PESSOAL
Com a saída de uma nova expansão, podemos, sem uma análise mais atenta, afirmar que existem novas cartas e algumas reedições, com bastante potencial de jogo, não só no formato Standard como nos restantes formatos. Ao longo deste artigo farei uma avaliação das cartas com mais potencial, elaborando um Top5 para cada raridade de cartas (comum, incomum e rara, sendo que neste último grupo de se incluem as raras míticas), bem como uma avaliação de algumas cartas que prometiam algum potencial mas no actual metagame não deverão ver muito jogo.

Note-se que isto é uma opinião pessoal, e como tal será influenciada pelo tipo de jogo a que estou habituado e costumo fazer, pelo que o objectivo final será criar uma discussão onde cada um dará a sua opinião.

RARAS
Começando pelas cartas raras, vou já à partida excluir as novas Fetch Land. Sim, é certo que são as cartas com mais potencial desta expansão, obviamente, mas como só elas ocupariam todo o Top5 assume-se já à partida que são as cartas com mais potencial e ficam colocadas num patamar à parte desta análise.



1 - Day of Judgment
À primeira vista não é muito difícil de se comparar esta carta com a Wrath of God, sendo a principal diferença entre ambas o facto de, neste caso, as criaturas destruidas poderem ser regeneradas. De qualquer modo, em Standard, de momento, não vemos grande número de criaturas que tenham a habilidade de regeneração, menos ainda as que são usadas normalmente, logo esta diferença não será de grande importância. Basta ver que, de momento, é o único mass removal jogável em Standard, o que por si implica que esta carta será usada da mesma forma que a Wrath of God foi até agora, ou seja, extensivamente



2 – Bloodghast
Temos uma 2/2, pelo custo de BB, com a habilidade de haste a partir do momento que um adversário tenha 10 ou menos pontos de vida. Mas o mais interessante é a nova habilidade de landfall e como ela se aplica neste caso. Cada vez que um terreno entrar em jogo sob o nosso controlo podemos devolver todos os Bloodghast directamente do cemitério para jogo. Deste modo temos uma criatura à prova de mass removal, até com alguma sinergia com esta (imaginem um Day of Judgement, seguido de um land e 4 Bloodghast directamente para jogo). Na minha óptica é uma carta essencial num deck de Vampiros, e ou estou muito enganado ou Vampiros vai jogar mesmo muito.



3 - Devout Lightcaster
2/2, protecção contra o preto e quando entra em jogo exila a permanente alvo preta. Num ambiente seguido de expansões como Alara Reborn, em que todo o set é multicolorido, e com Vampiros a demonstrar bastante potencial, temos uma carta fantásica para remover permanentes chave. Desde criaturas, encantamentos e planeswalkers tudo é alvo para esta criatura, e depois de uma destas nem os Blodghast voltam.



4 - Iona, Shield of Emeria
Temos, neste caso, uma carta que demosntra um potencial tremendo em formatos como Extended e Legacy, em decks de reanimate, mas também deverá ver jogo em Standard. Trata-se de uma criatura enorme, 7/7, com voar pelo custo de 9 mana, com a habilidade de impedir permanentemente o uso de mágicas de uma cor à nossa escolha. Num deck de reanimate tem potencial para acabar com um jogo mesmo antes dele começar, e imaginem as sinergias com cartas tipo Momentary Blink



5 - Scute Mob
Ora bem, temos uma 1/1, que fica uma 5/5, 9/9, 13/13… isto tudo sem um custo de mana associado, é uma daquelas cartas cuja ilustração mais valia ser um alvo, porque mal entre em jogo é para levar com tudo que é remoção/dano em cima



INCOMUS

1 - Gatekeeper of Malakir
Temos um vampiro (como não podia deixar de ser) 2/2, por 2 mana, com a opção de kicker de pagar mais 1 mana e forçar o oponente a sacrificar uma criatura. Ou seja, temos uma criatura com Diabolic Edict incluído e opcional, o que num deck monoblack é simplesmente brutal.



2 – Vampire Hexmage
Temos aqui o novo mata-planeswalkers, mais um vampiro 2/1 first strike por 2 mana, que remove tudo o k é marcador. Muito bom em Standard e faz combo brutal com Dark Depths, o que fará desta carta uma das mais usadas desta expansão.



3 – Vampire Nighthawk
Palavras para quê, este só não tira tostas mistas. Voar, deathtouch e lifelink? Está em 3º lugar mas podias estar em 1º facilmente



4 – Kazandu Blademaster
Temos uma criatura que para todos os efeitos é uma 2/2, com vigilância e first strike, por 2 mana, com possibilidade de crescer bastante (imaginem as 4 em jogo, quantos marcadores isso não significa)



5 – Quests
Neste último ponto incluo todas as quests. São cartas de baixo custo com efeitos muito bons. Umas serão melhores que outras mas penso que são todas merecedoras de serem nomeadas. Pessoalmente acho a verde brutal, mas as outras não são de se deitar fora



COMUNS

1 – Vampire Lacerator
Uma criatura 2/2 por 1 mana, é difícil ter um início melhor para um jogo. É certo que nos faz perder um ponto de vida, mas o adversário perde o dobro.



2 – Guul Draz Vampire
Mais uma criatura, ou melhor, um vampiro, por 1 mana que tem potencial de se tornar uma 3/2 com intimidar. Faz uma sinergia perfeita com a carta anterior, e entra perfeitamente naquele que se nota ser o espírito geral dos vampiros desta expansão.



3 - Adventuring Gear
Encaixa perfeitamente com a nova habilidade de landfall, entra ao 1º turno, equipa ao 2º, e faz estrago ao terceiro (com o uso de Fetch Lands e algumas outras cartas que colocam terrenos em jogo é possível dar até +6/+6 sem nenhuma dificuldade)



4 – Harrow
Temos aqui a primeira reedição deste Top5, uma carta instantânea, que nos permite colocar 2 terrenos em jogo. Muito boa com landfall, para filtrar deck, e faz boa sinergia com cartas como a anterior.



5 - River Boa
Outra reedição, temos uma criatura que não tem outro nome, é mesmo chata. Regenera, logo aguenta com mass removal, dano directo, é um blocker eficiente, e contra decks azuis até tem potencial de ser finisher. Tanto em Pré-Release como Launch Party fartei-me de ver ataques completamente cancelados à conta desta criatura.








CARTAS QUE NÃO DEVEM VER MUITO JOGO
Neste ponto vamos ver algumas cartas que, apesar de serem boas, não deverão ser muito utilizadas face ao actual ambiente.

1 – Mindbreak Trap
É uma carta muito boa, ninguém o discute, mas neste ambiente não serve de muito. TEPS desapareceu, storm já não é usado há muito e agora ainda menos, logo não vejo grande jogo para uma daquelas que poderá ser uma das melhores deste set. Se tivesse sido editada há uns meses atrás iria ver muito jogo, agora não me parece.



2 – Planeswalkers
Todos os planeswalkers em geral, comparados com os anteriores, são francamente maus. Chandra para o tipo de deck em que se insere é muito lenta, Nissa não tem um tipo de deck onde possa jogar e que aguente até ela fazer algum efeito de jeito, Sorin tinha algum potencial mas quando ele entra em jogo já ele deve estar resolvido há algum tempo. Depois de Ajani, Ajani Vengeant, Jace e por aí posso ser eu que estou mal habituado, mas estes não me paracem tão jogáveis ou bons.



3 - Lands em geral (tirando Fetch Lands)
Os lands raros desta expansão, tirando as Fetch Lands e possivelmente a Crypt of Agadeem não deverão ver jogo. Todas eles têm efeitos que, ou simplesmente não valem a pena ou demoram muito tempo a activar. Depois da edição de novas Fetch Lands não podíamos pedir muito mais.

4 – Kalitas, Bloodchief of Ghet
Bastante pesada num deck de vampiros, quando entra em jogo já este deve estar resolvido. Tinha bastante potencial, mas existem alternativas melhores.



E como estas temos aquelas raras que mal abrimos um booster pensamos “PORRA!!!”, mas nessas nem vale a pena falar.

Podem ter reparado que não falei na Lotus Cobra ao longo desta análise. Isso deve-se ao facto de sinceramente ainda não ter opinião formada acerca dela. É uma carta com potencial, que nos permite um arranque mais rápido do nosso jogo, e com a ausência de mana burn tem um efeito bastante jogável, mas em que ponto é ela melhor que Birds of Paradise? Quando ela entra em jogo podemos ter já 3 Birds em campo. É certo que com ela, para termos mana extra é apenas necessário baixar um land, e com Harrow e Fetch Lands e por aí podemos adicionar umas poucas de mana num só turno, mas será que vale tudo o que dizem? Sinceramente?

Deixo a discussão a vosso cargo

Abraço



Alterado a 04-10-2009 19:57:59 por asylum

asylum


De: S. Vicente - Braga
10/11/2009 3:04:28 AM
RE daOne
Ora bem, quanto ao Warren Instigator eu sinceramente não o acho grande coisa. Uma 1/1 (logo td o k é remoção e dano cola aqui) double strike por , sem garantias nenhumas de dar dano ao oponente, não é grande coisa. Pela mesma razão que não gostas da Scute Mob eu não gosto do Goblin Instigator, sendo que mesmo em late game ele não serve de mt. Se tivesse haste ainda era jogável, assim é do estilo, tu baixas o Instigator, eu a Vampire Hexmage (sendo k esta é incomum)...

Mindbreak Trap vai jogar bastante em Legacy, isso já eu o disse. A pergunta é, a quantos torneios de Legacy vais por mês? 1 se tiveres sorte. Era mt boa contra TEPS e Storm, agora em extended de pouco serve, apenas contra um baralho k já n se vê jogar há meses.

Disfigure e Journey to Nowhere são boas comuns, mas infelizmente só tenho espaço para 5, e penso que as que lá pus são mais jogáveis... Mas como disse é a minha opinião, influenciada pelo tipo de jogo que eu faço.

Abraço

PS: se vires uns reply abaixo eu já tinha referido o Disfigure



Alterado a 11-10-2009 3:06:07 por asylum

daOne


De: Corroios
10/10/2009 1:44:59 PM
re
Antes de mais parabéns pelo artigo!

No entanto há certas coisas com as quais eu discordo:

1º: Onde ficou o Warren Instigator? Não o referiste uma única vez.

2º: Mindbreak Trap não vai jogar? Discordo aí mais uma vez.. Elfos continua a existir, para não falar em decks de legacy

3º: Não gosto do Scute Mob. Não tem trample nem shroud, e só vale alguma coisa no late game SE não for destruído.

4º: Em relação às comuns falta-te aí o Disfigure e o Journey to Nowhere, imo.


Não leves a mal, isto é apenas a minha opinião. Apesar de tudo gostei bastante da tua abordagem, e que venham daí mais artigos!

Abraço


Alterado a 10-10-2009 13:46:50 por daOne

asylum


De: S. Vicente - Braga
10/6/2009 11:43:06 PM

my bad, fui induzido em erro. ainda este fds um árbitro me disse k isso era possivel... eu estranhei mas ele deu uma explicação cheia de termos estranhos e eu passado uns minutos concordei só pra n ouvir mais de qq maneira n deixa de ser boa a carta, num reanimate é a festa

realmente com estas novas regras há tta carta que perdeu com elas.. fanáticos, morphling.. k saudades de pôr o dano na stack porra pra estas regras novas


Alterado a 07-10-2009 2:01:07 por asylum

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
10/6/2009 11:04:13 PM
re
Yep, é a mesma cena que o Silence e Meddling Mage, tá no stack = foi jogada.

Além disso o blink agora suga bananas, graças às novas regras, tal como o Mogg Fanático.

BILLA


De: Covilhã
10/6/2009 10:25:20 PM
re
Julgo que esse caso que referinste nao pode ser aplicado pois a iona diz que nao podem ser jogadas cartas dessa cor, e quando ele fizer WoG a carta ja foi jogada, logo se fizeres o blink e nomeares branco a carta resolve.

asylum


De: S. Vicente - Braga
10/6/2009 9:37:31 PM
re
isso é claro k n funcionaria, nem eu pensei nesse caso... tava mm mal se pensasse nisso sequer

era mais algo do tipo, tinhas a criatura em jogo com uma cor seleccionada, imaginemos azul, o adversário faz WOG, blink -> branco, ele depois tenta baixar sower, flashback do blink -> azul

e lá se vão 2 cartas à vida. O que eu me referia era mais num contexto de controlar a mão do oponente e as mágicas que permitimos que ele baixe... pq era bom que toda a gente jogasse com decks monocoloridos, nas cm isso n acontece podemos tentar plo menos tentar filtrar o k permitimos que ele jogue ou não

abraço


flavioalves


De: Coimbra
10/6/2009 7:53:33 PM
Não percebi!
De que especie de sinergia é que te referes entre Iona, Shield of Emeria e Momentary Blink?

Para a salvar de removal?

Espero que não estejas a pensar na suposta "combo" que eu estou a pensar que tu estás a pensar! Porque quando a Iona sai de jogo a habilidade pára de funcionar!



Alterado a 06-10-2009 19:54:25 por flavioalves

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
10/6/2009 5:45:10 PM
re
Há é o pormenor de que em Legacy os jogos não vão muito até aos 5 lands, com Wasteland e Stax no ambiente, não sei não.

Mas em Extended é capaz de ter potencial, embora morra facilmente para Explosivos.

asylum


De: S. Vicente - Braga
10/6/2009 4:02:07 PM
RE
ya, tens razão.. eu ainda tou habituado a vê-la com o simbolo a preto :P

ora bem, assim sendo punha o Disfigure, axo que é uma carta com bastante potencial, uma vez que vampires vai jogar mt e em mirror match os doom blade n vão ter grande uso

abraço


u?


De: pois do adeus
10/6/2009 12:28:17 PM
...
a cobra é incomum pá.

a river boa obv.

o 1/1 que incha é mais para legacy e assim, e tu em legacy n te vais virar ao turno 1, para meter um 1/1.
quanto muito, jogas o bixo quando ja tiveres 5 lands, e ainda ficas com mana para anular, e afins.
Alterado a 06-10-2009 12:33:16 por u?
Responder

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