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UtilizadorResposta

PedroFNM

De: Porto
9/3/2009 2:57:59 PM
Uma daquelas duvidas sobre a stack
o que aconteceu foi o seguinte eu tinha um Bloodbraid Elf em jogo e queria pumpalo( ) com um Jund Charm e entao quando eu jogo o charm ele joga um Lightning Bolt e diz que matou o elfo , ele pode fazer isto??
Tópico Locked

PedroFNM


De: Porto
9/4/2009 2:28:39 AM
re
atençao atençao nao se chateiem xD nao queremos ver ninguem magoado , sacana do goblin 1/1 que causou tanta chatice

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
9/4/2009 1:59:23 AM
Re daOne...
Bom, eu honestamente nao te corrigi com más intençoes para contigo (explicitei isso bem claramente no meu post - não és o unico que eu corrijo neste forum, é uma pratica comum minha), mas pelos vistos levaste a peito (o que nao era minha intençao), pois estás simplesmente a tentar entrar em "picardias" um tanto ou quanto desnecessarias, as quais nao tenho tempo nem paciencia, quanto mais beneficio algum em participar.

Em nota de rodapé, o paragrafo meu que citaste está num seguimento correcto, e é de facil compreensao lendo o texto todo. Nao percebo qual o teu problema. Fiz questao de referir que o Mogg estaria vivo após ter sido dado o dano de combate, para possibilitar o seu sacrificio para a sua habilidade activada, no final da Combat Damage Step, quando prioridades sao dadas aos jogadores (que acontece após o dano de combate ter sido dado).

Adicionalmente ao tentares corrigir-me...cometeste outro erro (sorry about that, é um habito):

Quote: "pois o q eu retiro daí é que na mesma fase de combate o Mogg depois de ser bloqueado pode dar dano de combate e dano de ser sacrificado, o que é mentira."

Por acaso até pode ser verdade, isto pode acontecer caso ele sobreviva ao block.
Regra 510.4 sobre Combat Damage Step:

"Fourth, the active player gets priority. Players may cast spells and activate abilities."

Expliquei isto no meu post anterior tambem. Mas novamente o digo...Se o Mogg sobreviver após o dano de combate ter sido dado, podes sacrifica-lo neste passo da Combat Damage Step. E dar mais 1 de dano proveniente da sua habilidade. Na mesma fase de combate. Na mesma Combat Damage Step.

Quote: "O dano de combate acaba de ser dado no fim da blockers step"

Errado. O dano é designado e consequentemente dado no inicio da Combat Damage Step. É por isso é que se chama Combat Damage Step. Ok? Se ele morrer na combat damage step, antes de prioridades serem dadas aos jogadores no fim dessa step, aí é que nao o podes sacrificar, pois ja la nao está.

Mais nao acrescento, e isto ja foi off-topic o suficiente. Aprende as regras antes de mandares erros cá para fora.

Cumps e mais atençao para a proxima
Alterado a 04-09-2009 2:38:22 por S1NE4T3R

daOne


De: Corroios
9/4/2009 12:52:15 AM
re
Bem, isto já vai bem off-topic mas agora também nao posso deixar de te responder.

Como já tinha dito, os meus termos podem não ter sido os melhores, mas acho q basicamente deu para entender o q eu estava a dizer.

Quote: "Podes muito bem sacrificar um Mogg ainda vivo (quer tenha dado dano de combate ou nao) quando prioridades sao dadas a jogadores, após o dano ter sido dado, sem que a Combat Damage Step tenha de acabar"

Primeiro de tudo isso está escrito de uma maneira confusa (e estavamos precisamente a falar de confusoes que as pessoas possam fazer ao ler isto), pois o q eu retiro daí é que na mesma fase de combate o Mogg depois de ser bloqueado pode dar dano de combate e dano de ser sacrificado, o que é mentira. O dano de combate acaba de ser dado no fim da blockers step, e caso o mogg morra aí, já nao poderá dar o dano causado pela sua abilidade. E aqui está a verdadeira mudança! O Mogg era bloqueado por uma 1/1, matava essa 1/1, e ainda dava 1 de dano ao oponente. Isso acabou, e era isso que eu estava a tentar explicar.

Para não haver mais confusões passo a citar o q vem escrito no site da wizards:

As soon as damage is assigned in the combat damage step, it is dealt. There is no time to cast spells and activate abilities in between; the last time to do so prior to damage being dealt is during the declare blockers step.

Acho q isto esclarece tudo


(Sem ofensas aqui também amigo)
Alterado a 04-09-2009 1:14:07 por daOne

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
9/3/2009 10:39:57 PM
re daOne
Sem te querer ofender de modo algum, se vires bem o teu post:

Quote: "E para aqueles q se sentem confusos em relação às novas regras da stack em combat phase: um mogg fanatic (por exemplo) já nao pode dar o 1 de dano de combate, e o outro 1 de dano derivado da sua abilidade."

Isto exclui a situaçao de combate do Mogg. No teu post nada indica que ele tenha sido bloqueado ou esteja a bloquear algum bicharoco. "1 de dano de combate", tambem se aplica ao dano dado a um jogador caso um Mogg nao seja bloqueado. Isto pode induzir pessoal a pensar que nao pode sacrificar um Mogg após ter dado dano de combate a um jogador, o que é incorrecto.

Quote: "Isto acontece porque os gajos da wizards acharam q cenas assim eram muito xuladas e portanto acabaram com a stack no damage step..."

Aqui o teu uso de "Damage Step" nao foi dos melhores. A combat damage step nao se dedica exclusivamente ao dano, é uma step em que podem acontecer outras coisas adicionais. A stack ainda é usada nessa step, nao foi excluida como dás a entender. Apenas o dano de combate nao a usa. Podes muito bem sacrificar um Mogg ainda vivo (quer tenha dado dano de combate ou nao) quando prioridades sao dadas a jogadores, após o dano ter sido dado, sem que a Combat Damage Step tenha de acabar (pois há prioridades para usar a stack ainda na Combat Damage Step após o dano ter sido dado e state based effects terem sido verificados).

Nao leves a mal o facto de eu corrigir estas falhas (que sei que nao foram de proposito), mas sao pequenas coisas como estas que podem induzir jogadores a erro. Nao queremos mais malta confusa por aí, nao é verdade?

Cumps
Alterado a 03-09-2009 22:51:00 por S1NE4T3R

daOne


De: Corroios
9/3/2009 9:40:11 PM
sim
Repara q foi isso q eu disse.

Acho q ng pensou q atacava com o mogg uma vez, e no resto do turno nao o podia sacrificar (caso ele nao morresse na fase de combate), até porque eu disse q este "problema" da stack so existe na damage step.

Mas pronto, o fraseamento pode n ter sido o melhor de todos. Penso q agora está tudo esclarecido.

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
9/3/2009 9:09:05 PM
Re DaOne
Nao te esqueças que o teu segundo ponto é caso o Mogg seja bloqueado ou estiver a bloquear algo. Jogadores têm de fazer a escolha (até ao final da Declare Blockers step) entre dar o dano de combate á criatura bloqueada/bloqueadora ou sacrificar para usar a sua habilidade activada, visto o combat damage nao usar a stack. Ele pode muito bem atacar um oponente, nao ser bloqueado, dar 1 de dano de combate ao mesmo e sacrificar para activar a habilidade após o dano de combate ter sido dado.

A stack ainda existe na combat damage step. O dano de combate é que deixou de a usar. Após dano ser dado, state based effects sao verificados, verificam-se triggered abilities caso haja triggers, e jogadores ganham prioridade para colocar instants ou habilidades na stack.

Cuidado no fraseamento. Nao convem induzir pessoal a erro.
Alterado a 03-09-2009 21:10:42 por S1NE4T3R

daOne


De: Corroios
9/3/2009 7:58:18 PM
novas regras
Agora por causa da stack e da combat phase convém limar algumas arestas:

1º Tudo o que foi dito anteriormente está correcto. O jogador não-activo, pode responder ao teu Jund, matando a criatura primeiro e fazendo que quando o teu Jund resolve não haja criatura em jogo, o que impossibilita a sua defesa.

2º E para aqueles q se sentem confusos em relação às novas regras da stack em combat phase: um mogg fanatic (por exemplo) já nao pode dar o 1 de dano de combate, e o outro 1 de dano derivado da sua abilidade. Isto acontece porque os gajos da wizards acharam q cenas assim eram muito xuladas e portanto acabaram com a stack no damage step, para que nós jogadores não possamos usar a famosa frase "dano na stack, e sacrifico para fazer qq coisa.." Isto de "dano pa stack" já nao existe.

Em relação à stack nas outras fases do jogo, tudo se mantém na mesma. E portanto o jogador que "responde" a qq coisa, vai para o topo da stack e o seu spell/ability resolve primeiro que os restantes (isto para voltar outra vez ao tópico).


Espero ter esclarecido alguém


EDGE

De: ?
9/3/2009 6:45:02 PM
Re...
Sim, exactamente.

Tu jogas o Charm, escolhes qual dos efeitos queres, escolhes o Elf como alvo, o teu oponente respondeu com o Bolt. stack resolve: Bolt causa 3 de dano ao elf, matando-o e agora o Charm vai a resolver e... o alvo já não está lá.

O Charm faz fizzle porque já não tem alvo.

E o stack sempre funcionou assim. estupido seria se funcionasse ao contrário.

Cumprimentos...

dartakaum

De: Trofa
9/3/2009 5:51:33 PM
re
Antigamente era assim? não percebi.

Sim, o bloodbraid morre.

A stack é resolvida do mais recente pro mais antigo, logo ele morre antes de receber os marcadores.

E o jund é anulado na resolução. (fizzle ou lá como queiram chamar).

tuamae1


De: Ponte de Sor
9/3/2009 3:47:56 PM
re
antigamente era assim, como foi referido em baixo, mas o teu charm resolve depois do raio, logo nao tens alvo o charm e feito no nada...
É estupido, mas enfim
Responder

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