Boas pessoal.
Cá estou eu novamente com outro artigo Pauper.
Quando elaborei o meu artigo anterior Pauper, no qual alguns jogadores já leram, reparo que na maioria jogou esse mesmo formato em Extended ou mesmo Legacy.
Esse facto é devido de haver muito mais digamos “artilharia” nesses formatos do que em T2 ou talvez por também não saber o que investir propriamente. Falando em Pauper claro.
Ok vou tentar transmitir o que, a meu ver, pode ser bom de se utilizar em Pauper T2.
Vamos lá ver se faço alguma coisa com jeito…
Artilharia de Pauper T2
Para quem gosta de jogar T2 mas acha o formato bastante dispendioso tem a opção de jogar esse mesmo formato em Pauper…Mas o que utilizar em nosso benefício nesse formato?
Como todos nós (jogadores) sabemos agora estamos repletos de cartas multicoloridas e até de cartas de custo híbrido que nos ajudam bastante no facto de por vezes não termos a precisão de estar no meio do jogo á espera que uma determinada mana nos saia nas nossas fases de compra de carta.
Mas claro que não basta juntar um montinho de cartas e já está (como já vi alguns fazerem).
Primeiro que tudo temos que definir uma estratégia. Neste momento (dentro do meu conhecimento) só temos duas hipóteses. Aggro ou Control.
Sinceramente neste estilo de formato tenho mais preferência em Aggro no qual será do que irei falar.
Mas o que utilizar em Aggro?
--> Encatamentos…
Eu aposto muito nos encantamentos tipo aura como por exemplo
Clout of the Dominus,
Edge of the Divinity,
Favor of the Overbeing,
Fists of Demigod,
Shield of the Oversoul e
Steel of Godhead.
Reparem.
São todas de custo híbrido, ou seja não temos tanto problema em joga-las se os nossos decks forem das combinações de cores do respectivo ou respectivos encantamentos.
Tem o poder de dar +1+1 e uma habilidade adicional se for uma criatura de uma das cores escritas no texto do encantamento, de dar +2+2 e ambas das habilidades, ou no caso do
Edge of the Divinity dar +3+3.
Porque de serem tão boas? Também depende dos decks em si mas vamos a exemplos:
1-
+
Imaginem ao nosso 2º turno ter essas cartas em jogo?
Stream Hopper visto que é de ambas as cores irá beneficiar das duas habilidades, ou seja o Shroud e o Haste. O Haste talvez não será aqui o mais importante porque em principio já se tinha posto a criatura em jogo no nosso 1º turno mas ele receberá também o adicional +1+1 por ser azul e o adicional +1+1 por ser vermelha.
Temos em jogo uma 3/3 com Shroud e com a capacidade de activar a sua habilidade para poder voar como os anjinhos.
Dor de cabeça contra cores tipo Vermelho e especialmente Preto.
2-
+
Bem ao 2º turno ter uma 4/4 com Lifelink á frente do nosso oponente? Excelente não?
Eu diria que sim.
3-
+
Uma criatura bastante boa contra vermelho e preto. Não pode ser alvo de mágicas e habilidades controladas pelo oponente por isso uma coisa é certa, ele não poderá responder ao facto de eu jogar o encantamento sobre
Slippery Bogle. E não só ficará uma 3/3 como também ganhará as habilidades de vigilance e flying.
Digam lá que não é um mimo?
Ok acho que já deu para ver. Sirvam-se destes encantamentos de custo híbridos. São bastante boas e podem mesmo resolver um jogo sejam logo jogadas no inicio ou mesmo lá mais para o meio e fim do jogo.
--> Mimic and Duo time
Bem já referi o ponto importante das cartas de custo híbrido e vou continuar a faze-lo pelo que parece com as cartas Duo.
O que são as cartas
Duo?
São criaturas que saíram na edição de Shadowmoor como por exemplo
Emberstrike Duo,
Gravelgill Duo,
Safehold Duo…
Todos eles acabam seu nome com “Duo” por isso são fáceis de distinguir das outras cartas. São todas de custo híbrido, e todas têm duas habilidades prontas a serem desencadeadas.
Exemplo:
Carta que se jogarmos uma mágica branca ganhará um adicional +1+1 até ao final do turno, mas se jogarmos uma mágica azul ganhará flying até ao final do turno.
Com tanta carta de custo híbrido e multicolorida não será difícil jogar uma carta que fará ela ganhar as duas no mesmo turno.
SIM EU DISSE COM APENAS UMA CARTA. Ou seja ganhar um adicional +1+1 e flying jogando por exemplo um
Zealous Guardian que compartilha não só a cor azul como branca.
Embora todas as criaturas Duo funcionem assim (nas suas respectivas cores claro) não são das cartas mais jogadas em Pauper T2 mas no entanto considero-as razoavelmente boas.
Mas ao contrário das criaturas Duo as Mimic são bastante jogadas.
Oh desculpem ainda nem vos mostrei as
Mimic e já devem estar a pensar o que serão.
São cartas que saíram na edição de Eventide e como as criaturas Duo estas também nos seus respectivos nomes acabam todos com “Mimic”.
São cartas como
Nightsky Mimic e
Riverfall Mimic.
Como disse são bastante jogadas e são mesmo capazes de resolver jogos.
Curiosidade destas Mimic é que tem todos custo convertido de 2 de mana (uma híbrida e uma genérica) e são todos 2/1. Claro que cada uma tem uma habilidade diferente.
O seu funcionamento é simples. Basta jogarem uma carta que compartilhe as duas cores para que as habilidades das Mimic se activem e façam a “moça” que vocês jogadores querem na altura do jogo.
Exemplo:
Para activar a sua habilidade terão que jogar uma mágica que seja ambas preta e verde como a carta
Drain The Well.
Assim o
Woodlurker Mimic, ao jogarem a
Drain The Well, ficará uma criatura 4/5 com Wither.
--> Power up MultiHibrid Time
Ok as criaturas “Mimic” e “Duo” são deveras engraçadas. Mas o seu efeito não é duradouro, sendo que acabam no final de nossos turnos.
Então que utilizar para corrigir este aspecto?
Em Alara Reborn saíram uma secção de criaturas que são deveras muito úteis.
Sendo elas:
E para mim a melhor:
Como devem ter reparado tem todos custo de mana 2 e são criaturas 2/1, sendo que uma das manas é híbrida.
Todas elas tem uma habilidade do género “As long as you control another multicolored permanent, ______*(1) get’s +1+1 and has ________*(2)”
Sendo que o primeiro “*” equivale ao nome da carta em si e o segundo”*” a uma habilidade extra que a criatura ganhará se possuir outra multicolorida em jogo.
Esta habilidade é permanente desde que tenha-mos outra ou outras cartas multicoloridas em jogo e por vezes ajudam bastante.
Cartas boas para jogar para que estas criaturas fiquem mais poderosas são sem duvida as cartas Borderpost que na edição de Alara Reborn lançaram…
Será que foi propositado terem lançado estas cartas na mesma edição para se ajudarem umas ás outras? Para quem conhece a edição dirá que não pelo facto de Alara Reborn só conter cartas multicoloridas. Outros dirão que sim também por esse facto.
--> Problema de Mana
Decks que sigam o que sugeri á pouco teriam por vezes um problema que é deveras grave.
Esse problema é sem duvida a da mana.
Embora tenha-mos bastantes cartas de custo híbrido isso por vezes também não ajuda se não nos calhar a mana certa para o jogar. Acontece muito mais esse problema em decks que contem 3 cores ou tipo de mana diferentes.
Cartas utilizar para nos “safar” desse problema são os seguintes:
1-
Terramorphic Expanse
2-
Borderposts (sairam na ediçao de Alara Reborn) que referi no tópico em cima.
Acho que em relação a isto não há muito para esplicar.
Vejamos Decklists.
Bem já tendo alguns pontos já referidos e explicados veja-mos algumas decklists.
Pauper T2:
Pauper Lifelink
Lands
4 [TSP]
Terramorphic Expanse
5 [ON]
Island
7 [ST]
Plains
6 [MM]
Swamp
Creatures
4 [ARB]
Esper Stormblade
4 [EVE]
Nip Gwyllion
2 [EVE]
Harvest Gwyllion
4 [LRW]
Mulldrifter
4 [EVE]
Nightsky Mimic
4 [ALA]
Windwright Mage
Spells
4 [EVE]
Unmake
4 [LRW]
Wanderer’s Twig
4 [LRW]
Broken Ambitions
4 [EVE]
Edge of the Divinity
Sideboard
SB: 4 [LRW]
Wispmare
SB: 3 [EVE]
Cenn’s Enlistment
SB: 4 [EVE]
Raven’s Crime
SB: 4 [AT]
Terror
U/W Deck Pauper
Lands
2 [10E]
Terramorphic Expanse
6 [LRW]
Island
10 [LRW]
Plains
Creatures
4 [EVE]
Nip Gwyllion
4 [ARB]
Bant Sureblade
4 [ARB]
Esper Stormblade
4 [EVE]
Nightsky Mimic
Spells
4 [EVE]
Edge of the Divinity
4 [LRW]
Ponder
4 [ARB]
Fieldmist Borderpost
4 [EVE]
Beckon Apparition
4 [SHM]
Curse of Chains
4 [EVE]
Unmake
2 [ALA]
Hindering Light
Sideboard
SB: 4 [ALA]
Hindering Light
SB: 3 [SHM]
Steel of the Godhead
SB: 4 [MOR]
Negate
SB: 4 [CFX]
Vedalken Outlander
Red DDW Pauper
Lands
20 [CST]
Mountain
Creatures
4 [EVE]
Noggle Bandit
4 [EVE]
Riverfall Mimic
4 [EVE]
Stream Hopper
4 [LRW]
Inner-Flame Acolyte
Spells
4 [EVE]
Clout of the Dominus
4 [DD2]
Incinerate
4 [EVG]
Tarfire
4 [FNM]
Shock
2 [ALA]
Relic of Progenitus
2 [MOR]
Shard Volley
4 [LRW]
Lash Out
Sideboard
SB: 1 [ALA]
Relic of Progenitus
SB: 2 [MOR]
Shard Volley
SB: 4 [LRW]
Hurly-Burly
SB: 4 [SHM]
Smash to Smithereens
SB: 2 [SHM]
Ember Gale
SB: 2 [LRW]
Needle Drop
G/W Aggro of Oversoul Pauper
Lands
9 [US]
Plains
9 [IN]
Forest
4 [TSP]
Terramorphic Expanse
Creatures
2 [SHM]
Safehold Duo
4 [CFX]
Aven Squire
4 [ARB]
Qasali Pridemage
4 [ARB]
Bant Sureblade
4 [ARB]
Naya Hushblade
4 [SHM]
Safehold Elite
Spells
4 [SHM]
Shield of the Oversoul
2 [ALA]
Sigil Blessing
2 [EVE]
Beckon Apparition
4 [10E]
Giant Growth
4 [ARB]
Captured Sunlight
Sideboard
SB: 4 [SHM]
Last Breath
SB: 3 [EVE]
Snakeform
SB: 4 [10E]
Holy Day
SB: 4 [CFX]
Valeron Outlander
Reparem na sinergia que cada deck aqui apresentado tem, utilizando as cartas multicoloridas e híbridas a seu favor.
Como devem ter apercebido, o ambiente de Pauper T2 foca muito em cartas multicoloridas por isso acho que o que referi em todo este artigo pode talvez ser útil.
Só falei mais á base do estilo Aggro pelo facto de ter mais experiência nesse parâmetro em Pauper T2.
Daqui
BMBA
P.S.: Cartas de custo Híbrido são consideradas também Multicoloridas.
Alterado a 3/2/2010 10:05:07 PM por BMBA