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UtilizadorResposta

Miraklum

De: Alpiarça
11/18/2008 11:15:38 PM
[curiosidades] - Mana the Source
Neste artigo irei falar de um assunto que para mim é base de Magic the Gathering desde os primórdios deste jogo – Mana.

Existem 5 cores de mana, são , , , e . Depois temos a mana genérica 0, 1, 2, 3, 4 e por aí em diante. Mana genérica pode ser paga usando qualquer fonte que gere mana colorida ou incolor; 0 significa que podemos baixar da mão sem pagar, pois o custo é 0. Há cartas que possuem também o símbolo X, ora este símbolo representa uma quantidade não especificada de mana; quando se joga uma mágica ou habilidade activada com X no seu custo de mana, o seu controlador decide o valor dessa variável.



Temos ainda a famosa mana híbrida:



Mana híbrida é a junção de duas manas, nas cartas está representado pela junção de dois símbolos de mana como podem ver acima. Em baixo está um exemplo de uma carta híbrida:





O que o custo de carta acima significa em termos de mana, é que o custo pode ser pago usando as duas cores ou até somente uma delas: ou . Exemplo:

Podemos pagar o custo com 4 manas e 1 mana , ou ao contrário. Até podemos pagar tudo com 5 manas ou 5 manas .

Estas cartas tornam-se mais flexíveis devido a este facto. A base de mana de um deck pode passar a ser menos rígida, se utilizarmos muitas cartas híbridas num deck. Já agora por curiosidade, dou-vos uma lista que usa Overbeing of Myth em mainboard:

www.deckcheck.net/deck.php?id=19040


E agora uma que usa Overbeing of Myth em sideboard:

www.deckcheck.net/deck.php?id=19567


Comparem agora as duas bases de mana de cada deck. Reparam como o 1º deck possui uma base de mana capaz de gerar e reparem como o segundo já não tem essa hipótese. No entanto o 2º deck ainda usa Overbeing of Myth, em sideboard mas usa. É aqui que reside a flexibilidade e a beleza das cartas híbridas que nasceram em Ravnica: City of Guilds e voltaram para nós em Shadowmoor.




Edições maravilhosas, mas deixando-me de apresentações acerca destas duas edições de Magic the Gathering. A forma mais fácil de gerar mana é claro pelos terrenos básicos.



Island, Swamp, Mountain, Forest ou Plains. Cada terreno básico dá mana de uma cor específica:

Island –

Swamp –

Mountain –

Forest –

Plains –

Para gerarmos mana basta virarmos uma destas cartas em jogo.



Esta é a forma mais fácil de gerar mana e a mais usada ainda hoje. Habilidades de mana não usam a pilha, ao gerarmos mana adicionamos mana à nossa reserva de mana automaticamente.

Existem no entanto imensos decks que não usam terrenos básicos em mainboard: www.deckcheck.net/deck.php?id=20143. Usam antes terrenos não básicos como Taiga e o Bayou que também geram mana. Reparem num outro aspecto importante deste Belcher por exemplo. Só tem 2 terrenos. Isso é porque existem variadíssimas maneiras de gerar mana, mesmo sem terrenos e é aqui que chegamos ao verdadeiro teor do artigo. Reparem como o deck gera mana de formas alternativas entre as quais artefactos.



Existe uma vasta lista de decks que usam artefactos como base de mana. Vintage decks na sua grande maioria como este por exemplo www.deckcheck.net/deck.php?id=20592. Existem muitos mais artefactos capazes de gerar mana.

Mana Crypt, Ancient Den, Darksteel Citadel, Great Furnace, Seat of the Synod, Tree of Tales, Vault of Whispers, Mana Vault, Sol Ring, Grim Monolith, Talisman of Dominance, Talisman of Impulse, Talisman of Indulgence, Talisman of Progress, Talisman of Unity, Fellwar Stone, Mind Stone, Guardian Idol, Charcoal Diamond, Fire Diamond, Marble Diamond, Moss Diamond, Sky Diamond, Star Compass, Basalt Monolith, Worn Powerstone, Darksteel Ingot, Bloodstone Cameo, Drake-Skull Cameo, Seashell Cameo, Tigereye Cameo, Mana Prism, Sol Grail, Honor-worn Shaku, Kyren Toy, Serum Powder, Eye of Ramos, Heart of Ramos, Horn of Ramos, Skull of Ramos, Tooth of Ramos, Thran Dynamo, Sisays Ring, Ur-Golems Eye, Black Mana Battery, Blue Mana Battery, Green Mana Battery, Red Mana Battery, White Mana Battery, Charmed Pendant, Gilded Lotus, Azorius Signet, Boros Signet, Dimir Signet, Golgari Signet, Gruul Signet, Izzet Signet, Orzhov Signet, Rakdos Signet, Selesnya Signet, Simic Signet, Chronatog Totem, Coalition Relic, Foriysian Totem, Paradise Plume, Phyrexian Totem, Prismatic Lens, Thunder Totem e Weatherseed Totem. Depois temos as famosas Moxs.








E por ultimo na lista dos artefactos capazes de gerar mana, a famosa Black Lotus:



Esta ultima carta juntamente com Mox Jet, Mox Sapphire, Mox Ruby, Mox Emerald, e Mox Pearl fazem parte da famosa lista Power Nine – en.wikipedia.org/wiki/Power_Nine. Esta lista ainda hoje é usada mas com restrições dado ao poder barbárico que as cartas possuem em jogo. www.deckcheck.net/deck.php?id=20536.

Todas estas cartas representam habilidades activadas que são usadas como fonte de mana. Stifle aqui é inútil, pois como já foi referido, habilidades de mana não usam o stack.



Já agora, se repararem na última decklist que vos apresento ainda possui outras formas de gerar mana.



Estas cartas também podem ser anuladas para o nosso oponente não gerar mana, mas só enquanto estiverem no stack. São Instants e não representam fontes de mana, logo ocupam stack, logo podem ser anuladas por isto por exemplo:



Existem ainda estas mágicas que geram mana e também podem ser anuladas:



Muitos Storm Decks usam estas cartas para acelerar o jogo e baixar cartas como estas:



Mas à parte disso, vamos passar a mais um tipo de cartas que também são capazes de gerar mana – Criaturas.



Criaturas verdes ou que compartilham verde na sua cor:

Birds of Paradise, Llanowar Elves, Elves of Deep Shadow, Birchlore Rangers, Rofellos, Llanowar Emissary, Priest of Titania, Utopia Tree, Skyshroud Elf, Urborg Elf, Quirion Elves, Heart Warden, Werebear, Wirewood Elf, Orochi Sustainer, Vine Trellis, Quirion Explorer, Harvester Druid, Viridian Joiner, Fyndhorn Elder, Nantuko Elder, Seton, Krosan Protector, Wirewood Channeler, Sachi, Daughter of Seshiro, Citanul Hierophants, Skyshroud Troopers, Elvish Aberration, Gemhide Sliver, Silhana Starfletcher, Dryad Arbor, Magus of the Library, Elvish Harbinger, Heritage Druid, Leaf Glider, Morselhoarder, Valleymaker, Rosheen Meander, Radha, Heir to Keld, Druid of the Anima.


E as criaturas que não são verdes:

Copper Myr, Gold Myr, Silver Myr, Leaden Myr, Iron Myr, Apprentice Wizard, Llanowar Dead, Lotus Guardian, Manakin, Metalworker, Millikin, Sea Scryer, Vedalken Engineer, Krark-Clan Stoker, Sunastian Falconer, Vesper Ghoul, Blightsoil Druid, Smokebraider, Soulbright Flamekin, Pili-Pala, Scuttlemut, e Exuberant Firestoker.

E outras mais antigas:




Se repararem no mesmo que eu, a maior parte das criaturas que geram mana são Elfos. Elfos estão a jogar duro no metagame actual, tanto de Standard como de Extended.



Dois decks de Elfos, respectivamente de Extended e de Standard – Entity Elves! by Zac Hill e Elves by Nathaniel Muesing : www.deckcheck.net/deck.php?id=21000


Muito bem, eu tenho falado em mana e formas de gerar mana. Mas para que precisamos de mana? Para jogar mágicas obviamente. Isto não é Yu-gi-oh! Em que não se usa mana.
Já vos dei inúmeras formas de gerar mana. Mas claro que os clássicos terrenos são sempre necessários. Há quem use exclusivamente terrenos para gerar mana. Mas terrenos não servem apenas para gerar mana. Há quem use um terreno de um diferente ponto de vista:



Animate Land, Life/Death, Natures Revolt, Living Plane, Living Lands, Lifespark Spellbomb, Ambush Commander, Natural Emergence, Quirion Druid, Thelonite Druid, Verdant Touch, Natural Affinity, Kamahl, Fist of Krosa, Jolrael, Empress of Beasts, Rude Awakening, Mishras Groundbreaker, Living Terrain, Vivify, Soilshaper, Spike Tiller, Woodwraith Corrupter, Siege of Towers, Life and Limb e Hunting Wilds.

Desta forma um terreno poderá passar disto:



Para na nossa fase de ataque passar a isto:


Basta na fase de ataque declarar-mos o nosso agressivo terreno e .



Como viram existem muitas formas de gerar mana sem ser através dos típicos terrenos básicos e não básicos. Existem também usos alternativos a dar aos terrenos e há muita mais coisa que podemos fazer com terrenos, como desvirá-los usando habilidades de permanentes em jogo e até conversão de mana. Enfim, o mundo da mana de Magic the Gathering tem ínfimas possibilidades.

E com isto despeço-me. Espero que tenham gostado deste laborioso artigo. Obrigado a todos os leitores.


Cumprimentos
Alterado a 18-11-2008 23:35:25 por Miraklum
Alterado a 19-11-2008 0:00:14 por egg_power

Wolfson


De: Tomar
11/21/2008 11:10:56 AM
re
muito bom mesmo...podia e ter vindo coisa de uns anitos mais cedo....quando comecei a jogar demorei imensso tempo a perceber como é que essa cena das manas funcionava...tambem aprendi a jogar praticamente sozinho....
mas foi muito bom...continua assim...



stay

u?


De: pois do adeus
11/20/2008 5:49:57 PM
...
para ser sincero(uma das poucas vezees) nao curti muito.
acho-o um bocado basico. mas para quem ta a começar ate pode ter alguma utilidade.

por acaso desmanchei-me a rir com aquelas lendas.


DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
11/19/2008 10:56:17 PM
re
Bom artigo, parabéns



Curti bué foi aqueles bichos de Legends, bora virar 5/7 ou 5/4’s para dar mana, yah é isso mesmo

antoniolc


De: Almeirim
11/19/2008 10:20:39 PM
re
Bom artigo.
Ajuda-nos a entender que outras utilidades pode ter a mana e permite-nos tirar algumas conclusões.
Fica bem

Miraklum


De: Alpiarça
11/19/2008 6:51:39 PM
Re: Diablo49
Se demoraste muito tempo a aprender o que era X, aqui está um artigo para evitar que muitos passem pelo mesmo. O objectivo deste artigo é isso mesmo e mais essencialmente acerca de mana e claro muitas curiosidades. Ainda bem que gostaram do artigo, foi muito trabalhoso.


Cumprimentos
Alterado a 19-11-2008 18:54:32 por Miraklum

Diablo49

De: Mira
11/19/2008 4:34:08 PM
fixe
coisas basicas que todos sabemos, mas util para novatos...
sei que demorei bastante tempo a aprender o que era o X no blaze...


fikem



BMBA

De: Fazendas de Almeirim
11/19/2008 10:26:59 AM
Gostei
Um optimo artigo sem duvida...Cada vez melhoras mais de artigo pa artigo...
Continua assim e espero ver mais um artigo teu...

Fika bem

flavioalves


De: Coimbra
11/18/2008 11:46:51 PM
re
Muito bom... muito completo e extremamente trabalhoso.
Sinceramente, PARABENS!


NECROPOWER

egg_power


De: Lisboa
11/18/2008 11:28:19 PM
boa!
Parabéns pelo artigo
Bela evolução.
Responder

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