Há relativamente pouco tempo atrás, só existia três tipos de raridades. Até que um dia, um comunicado dos wizards veio alterar tudo. Foi introduzido um 4º tipo de raridade: Mythic rare. Quando a notícia saiu, a maior parte odiou, pois até então, a única noção de rara Mítica que tínhamos era isto:
Ou seja, até há bem pouco tempo, podíamos olhar com desprezo para os jogadores de Yu-ghy-yo e dizer «que jogo estúpido o vosso, com tantos níveis de raridade» Esses dias acabaram. Agora, eles já podem olhar para nós e sorrir, com o seu fabuloso riso cínico:
Mas para ser franco, na altura, não achei que fosse muito má ideia. Isto até elas sairem.
Ajani Vengeant
Quando a vi, fiquei contente por a carta do pré realease ser um planeswalker, Ainda por cima Místico, mas desiludido por esta ter habilidades tão fracas. A 1º é fraquíssima, tudo bem aumenta marcadores, mas uma criatura n desvirar quando devia durante um só turno quando devia, não é assim grande coisa. A segunda é boa, está bem balançada entre custo e poder, mas a terceira deixa muito a desejar. Destrói os terrenos, mas custa 7 marcadores. Por isso, se nada matar ou retirar marcadores ao Ajani, este deverá fazer a ultima habilidade no 8º turno. Por esta altura, os jogos já estão decididos.
Preço: 9,8€
Sphinx Sovereign
Grande Corpo, Grande Habilidade, Grande custos. É caso para dizer que isto é bom ser Místico. Assim há menos possibilidades de calhar. Não estou a ver isto jogar em lado nenhum, mas quem sabe…
Preço: 3,5
Kresh the Bloodbraided
No meu primeiro booster de shards of alara, lá estava ele! A minha primeira reacção, ao ver a sua raridade, foi dar uma volta a correr nu ao quarteirão a gritar eureka. Quando voltei ofegante, vi o que a carta fazia. Ela não é má, mas é uma daquelas cartas que eu nunca vou jogar com. É boa para chular um novato.
Preço: 3,5
Sarkhan Vol
Na minha opinião, a melhor das Místic rares. Bem balançada, Todas as habilidades são excelentes. A primeira, é óptima, permite que o nosso ataque seja mais mortífero. A segunda, funciona bem com a habilidade de devorar, permitindo que o oponente leve nas fuças com a sua própria criatura, e vê-la morrer para engordar uma das nossas. A ultima pode acabar o jogo, com 5 dragões que atacam por 20, e esta só pede 6 marcadores, e tendo em conta que ele entra com 4…
Já vi muitas pessoas comparar o Garruk ao Sarkhan Vol, mas acho que o Garruk continua a ter alguma vantagem. Se calhar, vão ver jogo no mesmo deck.
Preço: 34€
Tenho de comentar este preço. Se antes de ele sair me perguntassem quanto é que ele ia custar, eu diria 19€. Mas enganei-me redondamente. Isto é mais caro que um collosso, um Crusher, um Garruk, uma Bitter, um Mutavaut, um Goyf etc… Não acho que valha tanto.
Sharuum the Hegemon
O Texto de flavor diz: «Para que a hegemônica lhe conceda uma audiência, é necessário trazer um enigma que ela ainda não conheça.»
O enigma em…que tal este: «O que é que tem asas de anjo, figura de leão, corpo de robot, seios de mulher, tamanho de uma baleia e ressuscita artefactos?»
(Corrigam-me se aquilo debaixo da cabeça não forem seios. A mim pareceu-me.)
Gosto desta carta. Tem um bom corpo, voa resucita-nos um artefacto, e tudo isto pela modesta quantia de 6 manas, que se pagam bem se estivermos a jogar um deck de esper. No entanto, acho que a raridade adequada a esta carta é apenas rara, pois o seu efeito não é nada do outro mundo. Não penso que irá ter grande impacto.
Preço: 5€
Elspeth, Knight-Errant
Um planeswalker inovador, pois é o primeiro a ter duas habilidades que aumentam marcadores. A primeira, limita-se a por um soldado, não acho que seja muito influente e que vá ver muito jogo. É útil, mas para aumentar marcadores, a segunda habilidade é muito melhor. Interage muito bem com exalted, que eu acho que é uma habilidade que vai ver jogo, pois uma criatura que ataque sozinha num campo cheio de criaturas com exalted, torna-se rapidamente gigante. A habilidade deste planeswalker, ajuda essa criatura a crescer ainda mais, e a voar por cima da defesa dos oponentes. Quanto à última, é capaz de combinar bem com a primeira. Assim temos soldados, que apesar de pequenos, podem bloquear as maiores criaturas do oponente sem sofrerem um arranhão. Esta ultima habilidade, combina bem com
Wrath of God.
Preço: 21€
Está caro, mas não acredito que fique assim muito tempo. Há-de baixar, mais tarde ou mais cedo.
Godsire
Uma criatura enorme, gigantesca, colossal, monumental, monstruosa e titânica, com uma habilidade que não lhe fica atrás. Ataca, sem ter de se virar, para mais tarde podermos produzir uma criatura de igual tamanho. O único problema é o custo, mas se calhar, com os fantásticos geradores de mana que há em alara, como
Druid of the Anima,
Steward of Valeron,
Keeper of Progenitus e
Obelisk of Naya, possa vir haver algum jogo.
Preço: 4€
Lich’s Mirror
Esta carta é capaz de ter algumas utilizações engraçadas. É bom em e contra burn. É bom em burn, pois vamos supor que temos um deck só com montanhas e carta que dão dano. Podemos ir matando o oponente com as nossas mágicas, e, se ele nos conseguir vencer, voltamos a jogo com mais 20 pontos de vida sete cartas, ou seja, mais mágicas para arder os pontos de vida restantes do oponente. Contra burn é útil, pois se ele nos matar, voltamos à vida, e visto que nessa altura ele já não deve ter muitas cartas na mão, é mais fácil ganharmos. È bom contra decks que ganhem ao colocar o nosso baralho no cemitério, pois devolve-nos o baralho. No entanto, esta carta tem sideboard escrito na testa, mas não sei, alguém pode encontrar uma excelente utilização para esta carta.
Preço: 6€
Empyrial Archangel
É boa, é capaz de ver jogo, mas era tão boa para fazer combos se não tivesse manto… Ainda assim, é vitoria garantida com a ultima habilidade de
Elspeth, Knight-Errant, pois nunca mais recebemos dano , e não há maneira de quebrar esta combinação… Não esperem! Há uma carta que pode dar cabo deste combo!
Cruel Edict. Parece que não há combos que não possam ser parados. Mas voltando ao assunto, uma criatura 5/8 com voar, impõe respeito, e a sua grande defesa pode safar-nos de muitos ataques. E se combinado com
Heart of Light … Esqueçam… A sacana da carta em manto :s…
Preço: 7,9€
Hellkite Overlord
Ouvi falar tanto dele antes de sair. O gigante Hellkite Overlord, o maior dragão de sempre, tão gigante que não é lendário. Ele é grande, tem grandes habilidades, mas o custo é gigante. Ainda assim, não nego que irá ver jogo, pouco mas vai. Dizem que isto é bom para Dragonstorm, mas por razões sentimentais e não só, continuo a preferir
Bogardan Hellkite.
Preço: 9,5€
Algo abusado, não devia valer mais que o Empyrial Archangel
Mayael the Anima
Não é nada de mais, não é propriamente fácil jogá-lo ao terceiro turno, depois temos de pagar 6 e virar para fazer a habilidade, só vemos 5 cartas, e por isso arriscamo-nos a não ter nenhuma criatura com poder 5 ou superior, e pagar 6 para nada.
Preço: 3€
Prince of Thralls
Quanto a esta carta, de temível só tem o aspecto. Tem um corpo 7/7 sem qualquer tipo de evasão, mas compensa com uma habilidade excelente. A habilidade pode ser boa, mas no entanto, é irritante, porque nunca faz o que queremos. Se a permanente é grande, e nós queremos vê-la do nosso lado, o oponente paga três pontos de vida certamente. Se a permanente for fraca, e nós preferirmos que o oponente pague os três pontos, vamos certamente acabar por ficar com a permanente. Por isso não penso que irá ver muito jogo.
Preço: 3€
Rafiq of the Many
Esta carta tem um enorme potencial. Por 4 manas é uma 3/3 (um bom corpo) com a habilidade de exaltado, que permite uma inteira integração no fragmento de bant, e a fantástica habilidade de conceder golpe duplo a quem quer que ataque sozinho. Se uma criatura ao atacar sozinha, conseguir atingir o poder de 10, com a soma das habilidades de exaltado das outras (o que não é difícil), podemos ganhar o jogo só nesse ataque se a criatura tiver um tipo de evasão qualquer que a torne imbloqueável às defesas do inimigo. Esta carta certamente irá jogar.
Preço: 9,90€
Sedris, the Traitor King
Por um custo elevado, é uma 5/5 que nos devolve a vida a uma criatura durante um turno por 2B… Não estou a ver jogo nisto. É muito cara, é lendária, é uma 5/5 sem evasão… Talvez se alguém encontrar a criatura perfeita para combinar com isto, de modo a fazer um combo, ou simplesmente uma fantástica combinação, possa ver jogo… mas não me parece.
Preço: 3.5
Tezzeret the Seeker
Muitos perguntaram se isto iria entrar em affinity. Na minha opinião, não. Tem efeitos bons, mas é muito caro para affinity. Se na altura em que este planeswalker começar a influenciar o jogo, ainda não o tenhamos ganho, estamos muito mal. Mas isso não quer dizer que não vá jogar. Pode perfeitamente encontrar lugar num deck de esper. Quem me dera que os terrenos artefactos fossem editados em 11th.
Preço: 19,5
Conclusão:
Alguma Míticas raras são muito boas, outras nem por isso, mas no geral, costumam ter um preço muito elevado. No entanto, acho que estes preços não se vão manter assim muito tempo, indo certamente acabar por descer. Espero que a ideia das Míticas acabe aqui.
Espero que tenham gostado.