Porquê nos preocuparmos sequer em jogar Legacy? Bem, vou dar-vos algumas razões para se preocuparem:
São muitas cartas para jogar (desde Alpha até Shards of Alara), o que requer inovação constante; o que vai fazer com que tentem novas coisas e por consequência que se tornem melhores deckbuilders e até mesmo jogadores, mas claro que para tudo isto é preciso dedicação. E como tal vou-vos dar alguns conselhos.
Como preparar e afinar o vosso deck:
Como é óbvio não vou dar nenhuma decklist, mas sim alguns pensamentos sobre o metagame actual, e algumas situações que o vosso deck tem que ser capaz de suportar e que certamente vai confrontar. Primeiro, as observações gerais:
-
Não há nenhum deck tier1 que domine o ambiente, como Fadas dominou em T2 e Affinity em Extended; decks cheios de anulas enfrentam sérias dificuldades contra, por exemplo, UGW Treshold e Goblins. E decks baseados em controlo do campo passam por sérias dificuldades contra decks de combo, principalmente os de Storm.
-
Fetchlands por todo o lado, até mesmo em Mono Red Goblins e Mono Blue Solidarity:
Solidarity
Main Deck
12
Island
4
Flooded Strand
1
Polluted Delta
Spells
4
High Tide
4
Reset
3
Turnabout
4
Brainstorm
4
Accumulated Knowledge
4
Impulse
3
Meditate
2
Twincast
1
Words of Wisdom
4
Remand
4
Force of Will
3
Cunning Wish
3
Brain Freeze
Sideboard (toolbox com Cunning Wish):
Turnabout – Obvio não?
Chain of Vapor – Esta, ao que parece, carta inocente é uma bênção para Combos com base azul, livrando-se de
True Believers,
Pyrostatic Pillar e
Meddling Mage por pouca mana.
Brain Freeze – É um deck de combo. DUH!
Meditate – Outra vez?
Hydroblast – Contra Goblins, claro, mata Lackeys ao primeiro turno ou Pillars ao segundo. Provavelmente o resto é inútil se conseguirmos parar estas duas cartas.
Stroke of Genius – Caça à Winning condition.
Words of Wisdom – Tipo Stroke of Genius mas mais barato.
Evacuation – Contra criaturas anti-combo, como
True Believer e
Meddling Mage
Rebuild – Contra Stax, que deve ser o pior Matchup.
Disrup – não é para
Cunning Wish, Mas sim para entrar 4 contra maus matchups como B/W discard, threshold, ou counter-based control.
As Duals também estão por todo o lado, e juntamente com as fetch permitem bases de mana perfeitamente estáveis. O que por um lado, significa que mesmo entre arquétipos existe a inovação, como um Splash para uma 3ª cor que marca a diferença (como UGW Threshold comparado com UGR Threshold), mas por outro lado as mana-bases tornam-se muito vulneráveis a cartas como
Wasteland,
Back to Basic e
Blood Moon.
- Para um
formato com um nível de jogo elevado e com todo o removal, seja individual ou massivo, disponível ainda há alguns decks que utilizam pequenos bichinhos surpreendentes para acabar com o jogo. Por isso, utilizar mass removal na forma de
Pyroclasm e de
Infest seja uma boa ideia.
-
O formato é e há de continuar rápido, com possíveis 1st turn kill, 2nd turn kill e ainda mais prováveis 3rd turn kill, até mesmo em Goblins, há que ser mais rápido que o oponente a acabar com ele ou estragar-lhe o jogo, mas fazê-lo sempre mais rápido.
-Confiar em poucos bichos mas grandes para ganhar o jogo é má ideia.
Swords to Plowshares,uma carta com um custo muito pequeno e entra em todos os decks que possam suportá-la, por isso, esqueçam Reanimate. Mas o mesmo se sucede em decks que se baseiam em uma mágica simples, e mesmo que se passa com
Swords to Plowshares passa-se com
Force of Will.
Ainda assim se construíste ou simplesmente achas que não tens jeito para o construir um deck e netdeckaste há sempre algumas jogadas frequentes às quais deves ter resposta, como:
-Um
Chalice of the Voida 1 no 1º turno do oponente.
-Um
Goblin Lackey no 1º turno a procurar um
Siege-Gang Commander ou um
Goblin Ringleader.
-Um morph no 1º turno, desmorphado no segundo para um
Exalted Angel
-Uma
Mother of Runes seguida de um
Dark Confidant ou de um
Meddling Mage contra a vossa melhor mágica.
-Um
Serendib Efreet ao 1º turno com uma Jitte nele ao 2º.
Visto isto, e agora sim, apresento alguns dos melhores decks de Legacy, nos quais se podem basear para a construção do vosso:
Aggro Loam by Florian Scholz
Mainboard:
4
Mox Diamond
3
Seismic Assault
4
Chalice of the Void
2
Engineered Explosives
2
Devastating Dreams
4
Tarmogoyf
4
Countryside Crusher
3
Terravore
1
Eternal Witness
3
Life from the Loam
4
Burning Wish
3
Tranquil Thicket
4
Forgotten Cave
1
Volrath’s Stronghold
4
Wasteland
1
Bloodstained Mire
1
Mountain
1
Snow-Covered Forest
4
Wooded Foothills
1
Windswept Heath
1
Badlands
1
Bayou
4
Taiga
# 60
Sideboard:
3
Krosan Grip
4
Leyline of the Void
1
Life from the Loam
1
Reverent Silence
1
Shattering Spree
1
Haunting Echoes
1
Hull Breach
2
Devastating Dreams
1
Gaea’s Blessing
# 15
UWb Landstill by Geoff Smelski
Mainboard:
4
Swords to Plowshares
3
Wrath of God
3
Engineered Explosives
4
Vindicate
4
Brainstorm
4
Standstill
2
Fact or Fiction
4
Counterspell
4
Force of Will
3
Decree of Justice
2
Eternal Dragon
3
Tundra
2
Underground Sea
2
Scrubland
2
Island
2
Plains
1
Swamp
2
Flooded Strand
3
Polluted Delta
3
Mishra’s Factory
3
Wasteland
# 60
Sideboard:
2
Ajani Goldmane
3
Runed Halo
4
Engineered Plague
3
Meddling Mage
3
Extirpate
# 15
U/G/r Threshold by Sergi Garcés
Mainboard:
3
Flooded Strand
3
Polluted Delta
4
Tropical Island
4
Volcanic Island
4
Wasteland
4
Nimble Mongoose
4
Tarmogoyf
2
Werebear
4
Brainstorm
4
Daze
4
Fire//Ice
4
Force of Will
4
Lightning Bolt
4
Ponder
1
Rushing River
3
Spell Snare
4
Stifle
# 60
Sideboard:
3
Trygon Predator
2
Krosan Grip
2
Pithing Needle
1
Pyroblast
3
Pyroclasm
1
Red Elemental Blast
1
Rushing River
2
Tormod’s Crypt
# 15
E pronto, após isto, espero ter despertado o deckbuilder que há em vós, e que vos tenha dado vontade de criar um deck inovador, e quem sabe o próximo tier do formato
Bo.Om!
Alterado a 04-10-2008 20:18:29 por magicbomb