Vivas,
Neste artigo vou abordar uma tribo que foi pouco falada até há uns tempos: Elementais.
Elemental é uma tribo que se baseia nas 5 cores, pois como o proprio nome refere são Elementais compostos por - Earth, Fire, Water, Air e Éter - e daí também se pode tirar a razão desta tribal ser formada por 5 cores.
Esta tribo era uma tribo pouco ou nada desenvolvida, havia boas cartas de Elementais, mas no entanto as que existiam não chegavam para formar um deck baseado nesta tribal. Isto até à chegada do Bloco de Lorwyn que revolocionou completamente esta tribal. Esta edição trouxe-nos excelentes Elementais importantes no ambiente de t2 actual como
Cloudthresher, a chave contra fadas,
Shriekmaw e
Reveillark que até um deck baseado em si tem. Shadowmoor também não as pôs de lado sendo
Heartmender um bom exemplo disso mas nessa edição apesar de haver Elementals de todas as cores a combinação mais usada é B/R que contem
Ashenmoor Liege e
Fulminator Mage entre outros.
De Eventide vale a pena realçar
Ashling, the Extinguisher uma personagem corrompida pela Aurora que se abateu sobre Shadowmoor que outrora fora em Lorwyn antes da sombra cair,
Ashling the Pilgrim.
Vou apresentar esta tribal de uma forma difrente, vou fazer uma introdução às cartas jogando com elas ou seja vou apresenta-las num deck possivel referindo as suas utilizações pois são difrentes as formas de jogar com Elementals e eu apenas vou mostrar algumas delas.
5c Elementals by Josh Stewart
Criaturas
3
Chameleon Colossus
3
Cloudthresher
4
Flamekin Harbinger
4
Fulminator Mage
1
Horde of Notions
4
Mulldrifter
4
Reveillark
3
Shriekmaw
4
Smokebraider
1
Wispmare
Outras mágicas
1
Crib Swap
2
Makeshift Mannequin
2
Nameless Inversion
Terrenos
2
Fire-Lit Thicket
2
Graven Cairns
3
Mountain
4
Primal Beyond
4
Reflecting Pool
1
Sunken Ruins
3
Vivid Crag
3
Vivid Grove
3
Vivid Marsh
Sideboard:
1
Cloudthresher
1
Festercreep
2
Puppeteer Clique
1
Shriekmaw
1
Soul Snuffers
2
Sower of Temptation
1
Spitebellows
2
Wispmare
4
Firespout
Primeiro que tudo os terrenos. Num 5 color deck é preciso ter muita estabilidade em termos de mana daí as duals, o circulo de terrenos Vivid estando apenas 3 incluidos,
Reflecting Pool das cartas mais indicadas para este tipo de decks e o exclusivo de Elementals,
Primal Beyond. Se repararem em Lorwyn existem duals para todas as tribais menos para Elementals, pois era a unica tribo de 5 cores daí terem criado exclusivamente esta carta.
Bem, após uma breve expriencia com este deck ganhei a noção que é preciso ser muito observador em relação ao deck do adversario. Isto porque o main deck está equilibrado em termos de removal, comprar cartas, devolver criaturas do cemitério,habilidades, etc. Mas o sideboard é uma peça extremamente importante, porque por exemplo se formos a jogar contra um aggro/control temos que ir buscar ao sideboard cartas como
Shierkmaw e
Sower of Temptation para dar mais equilibrio à coisa pois o removal do main deck não chega. Isto aplica-se em todas as difrentes situações.
Mas há cartas que se devem fixar,
Smokebraider é um bom exemplo disso uma carta extremamente importante no deck é mesmo muito bom para nos adiantar mana e dá-nos uma velocidade de jogo suficiente para conseguir marcar terrreno contra o adversário e aí
Fulminator Mage revela-se importante para atrasar o jogo do adversário antes que ele nos indefira nas jogadas mais importantes.
Mas quando as anulas passam
Makeshift Mannequin está ali para resolver o problema e também excelente quando fazemos evoke de
Cloudtresher, por exemplo, ajuda-nos bastante especialmente pelo facto de ser
instant.
Mulldrifter é um excelente recurso quando as cartas desejadas não nos vêm há mão pois tem o evoke fácil de executar, e ainda para mais quando vem
Reveillark o bónus acaba por ser maior.
Flamekin Harbinger ajuda-nos sempre quando precisamos de uma carta em especifico para mudar o rumo do jogo mas no entanto é uma opção descartavel em substituição de outras cartas de sideboard.
Wispmare, o evoke diz tudo uma mana para destruir as odiadas
Bitterblossom ou mesmo
Wheel of Sun and Moon que faz dos
Reveillark e dos
Makeshift Mannequin inúteis.
Por fim o sempre presente
Chameleon Colossus para contrariar os
Namless Inversion e os
Shriekmaw acabando sempre por ser uma peça importante.
Vamos passar para outro deck. Se comprarem um deck tematico de Elementals Lorwyn 61,3% das criaturas são Elementals Shaman. Por isso é facil de construir um monored de Elementals Shaman. Então aqui vai:
Random Elementals by Kyle Sanchez
Criaturas
4
Changeling Berserker
4
Flamekin Bladewhirl
3
Flamekin Harbinger
3
Hostility
4
Incandescent Soulstoke
4
Inner-Flame Acolyte
2
Nova Chaser
4
Smokebraider
Outras mágicas
4
Incinerate
4
Rift Bolt
Terrenos
3
Ghitu Encampment
3
Mouth of Ronom
18
Snow-Covered Mountain
Sideboard
4
Greater Gargadon
4
Skred
4
Thorn of Amethyst
2
Vexing Shusher
Ao jogar com este deck deu um primeira impressão de uma objectividade de dar sempre dano ao oponente por mais pequeno que seja. Cartas como
Rift Bolt e
Incinerate revelam-se fundamentais. Sem isto o deck é vulneravel e estas cartas são capazes de roubar muita velocidade de jogo ao oponente, estancando-o, enquanto nós vamos avançando com algumas criaturas e as criaturas que o oponente baixa por vezes mostram-se insignificantes sem as cartas-chave que são prioridade dos
Incinerate e
Rift Bolt. Contra aggro ir buscar
Skred ao sideboard é extremamente importante, porque contra um deck rápido, 8 cartas de burn no deck não chegam para parar o adversário e para isso
Mouth of Ronom também vem criar uma certa estabilidade contra os aggro.
Incandescent Soulstoke funciona como um motor de jogo. A sua habilidade activada é simplesmente fundamental. Isto porque o deck visa ir dar dano ao oponente ao longo do jogo e com esta habilidade activada baixamos uma
Nova Chaser ou mesmo
Hostility e o oponente regra geral não se vê preparado para aquela quantidade de dano.
E se não tivermos uma dessas cartas na mão? Para alguma coisa inventaram
Flamekin Harbinger, apesar de ser uma carta sem muito interesse entra facilmente vai-se buscar o que nos falta e no turno a seguir toma! E se formos buscar a
Nova Chaser o champion acaba-se por revelar uma vantagem. Isto porquê? Porque muitas vezes faço champion no
Flamekin Harbinger se ela provavelmente morrer o Harbinger volta para jogo vamos buscar outra seja
Nova Chaser ou
Hostility -toma lá mais um! O pior é só mesmo ter que revelar a carta porque se o nosso adversário se for minimamente inteligente deduz que no turno a seguir aquilo já está em campo. Mas com o burn e as criaturas de baixo custo que o deck tem o adversário não arrisca a ficar sem bloqueadores.
Mas muitas vezes o problema é a superioridade numérica. Nessas situações temos que ter uma grande inteligência de jogo para regularizar o burn, na criatura ou no oponente e saber quando baixar as cartas certas. Portanto para jogar com este deck recomenda-se uma coisa: visão de jogo.
Smokebraider é aquela rapidez de jogo que já foi referida anteriormente,
Flamekin Bladewhirl é das tais cartas que de baixo custo que dá a estabilidade e assim como
Changeling Berserker, são estas pequenas cartas que visam dar dano ao oponente ao principio do jogo para depois virem as mais arrojadas para encerrar o assunto. Mas uma carta que apesar de passar despercebida muitas vezes acaba por ser fundamental:
Inner-Flame Acolyte. O evoke faz 80% desta carta isto porque uma das armas deste deck é o elemento surpresa do haste e acaba por ser outra maneira de apanhar o adversário desprevenido sem capacidade de resposta.
E finalmente vamos passar ao bloco Shadowmoor. Como já disse usa uma combinação B/R com Elementals mas poucas foram as criaturas desta tribal editadas sendo apenas 13 mas não deixam de ter o seu papel por isso aqui vai:
Demigod Burn Control by Kawakami Kazuto
Criaturas
4
Ashenmoor Liege
4
Demigod of Revenge
4
Fulminator Mage
4
Oona’s Prowler
Outras mágicas
4
Flame Javelin
4
Lash Out
4
Manamorphose
4
Tarfire
4
Bitterblossom
Terrenos
4
Auntie’s Hovel
4
Graven Cairns
1
Leechridden Swamp
11
Mountain
4
Swamp
Sideborad
4
Festercreep
3
Spitebellows
4
Firespout
4
Thoughtseize
Foi a forma mais competitiva que encontrei de jogar com esta combinação pois o número de Elementals em Shadowmoor deixa muito a desejar.
Antes de mais vou descrever o papel dos Elementals neste deck, que são apenas 2 no main deck.
Ashenmoor Liege faz das fichas de
Bitterblossom uma mais valia e claro tambem para todas as cartas especialmente as hibridas e com a boa quantidade de burn que este deck têm arruinar as cartas chave do adversario não é problema.
Fulminator Mage é tal base contra os odiados
Mutavault e todas as duals dentro de t2 o que regra geral atrasa e bem o jogo do oponente.
Oona’s Prowler têm mais uma função de dano rápido do que qualquer outra coisa. Pagar 1{B} por uma 3/1 com Flying não deixa de ser muito vantajoso sendo sempre uma dor de cabeça para o oponente.
Demigod of Revenge tem sempre aquela habilidade massiva e acabando por ser muitas vezes um finisher numa altura em que oponente mais nada pode fazer para parar o nosso arsenal.
Bitterblossom é essencial para manter a vantagem numérica em campo sendo uma peça de extrema importância no deck.
De resto de outras mágicas tem tudo a simples função de burn, tirando
Manamorphose que acaba por ser uma simples forma de comprar cartas embora por vezes a combinação de mana revela-se importante, nas no entanto acaba por ser uma peça substituível por
Thoughtseize, pois esta carta revela-se crucial para dar mais um pouco de control ao nosso deck.
Firespout também é uma carta a ter em conta sobretudo contra aggro e fadas mas deve-se ter
Manamorphose ao lado para conseguir excutar os efeitos total da carta. Para criaturas como Spirit Avatar´s e Doran e por aí fora temos
Spitebellows, mais uma Elemental a provar o que vale a partir do Evoke uma habilidade bastante característica desta tribal no bloco Lorwyn.
E está concluída a minha analise sobre as diferentes formas de jogar com Elementals, não apresentei todas as deck list possíveis como é obvio mas apresentei 3 maneiras diferentes de jogar na generalidade.
Mas como ainda não nos foi possivel introduzir todos, para vossa desgraça, vou vos dar a conhecer alguns Elementals que também podem ser uma boa escolha podendo ter focos diferentes dos decks apresentados mas não deixam de ser boas cartas.
Groundbreaker, muitos duvidam da sua jogabilidade que no ambiente de t2 actual não é das cartas mais frequentes, mas penso que num monogreen devidamente estruturado para ter lá isto incluido é um bom partido, para dano inicial em que o oponente pouco possa fazer para o evitar embora exista muito removal por aí faz com que isto não seja uma excelente carta, mas obviamente não deixa de ser boa. Em monogreen também se aplicava
Primalcrux especialmente num deck em que peça muita mana verde para fazer disto ainda mais poderoso e entrando já num jogo com estrutura estabelecida.
Em Shadowmoor não referi
Ashenmoor Gouger isto sim pode chamar-se uma excelente incomum. Apesar de não poder bloquear o custo de mana de 3 para uma 4/4 hibrida torna isto uma carta muito jogavel especialmente em B/R com a companhia
Ashenmoor Liege e quando agarra o jogo cedo é uma grande dor de cabeça para o adversario e um alvo a abater.
Heartmender é outra a ter em conta, a sua triggered abilitie é muito boa especialmente em decks de persist e a sua cor faz com que se integre perfeitamente num G/W ao lado de
Kitchen Finks e
Safehold Elite entre outras ou mesmo lado a lado consigo mesma.Muito jogável.
A fazer concorrencia a
Ashling, the Extinguisher temos
Necroskitter. Sem duvida uma boa opção e um custo de mana muito vantajoso, aplica-se extremamente bem num deck de wither e as criaturas de o adversario a saltarem para o nosso lado e cartas pretas que coloquem marcadores -1 -1 não faltam
Midnight Banshee por exemplo apesar do elevado custo de mana não deixa de ser uma boa combinação, deixando o adversario em ponto de desvantagem, sendo uma boa forma de tentar controlar o jogo.
Stigma Lasher. Existem várias maneiras de parar isto mas cedo no jogo com burn ao lado o adversário bem pode esquecer os pontos de vida especialmente do odio que é jogar contra
Kitchen Finks faz dessa carta um menor partido para o oponente. O mesmo também para tudo o resto que faça ganhar vida claro, mas acho que a melhor maneira de tirar proveito disto é ter burn ao lado como
Flame Javelin,
Incinerate,
Shock e tantas outras. Uma opção a ter em conta não ficando nada mal num monored de Elementals nem que seja de sideboard.
Ashling the Pilgrim, encaixa perfeitamente num mono red de Elementals a sua habilidade activada é como uma bomba que temos que sobre a mesa que enche,enche até ao ponto pretendido e depois permite nos acabar com o jogo. E obviamente os marcadores +1 +1 que são constantemente colocados sobre ela fazem com que seja um perigo cada vez maior para o oponente em termos de combate.
Rage Forger pertencente a um circulo tribal uma maneira rápida de fortalecer as nossas criaturas e a sua triggered abilitie permite nos dar cada vez mais dano ao oponente sempre consoante o número de criaturas.
E por fim vamos encerrar com o círculo de Elemental Incarnation de Lorwyn:
Purity,
Guile,
Dread,
Hostility e
Vigor. Têm todas excelentes triggered abilities cada um devidamente adequado à sua cor contudo os seus elevados custos de mana faz com que não sejam as cartas mais jogáveis não deixando de ser excelentes quando estão em jogo.
Dou por encerrado o artigo que nunca mais acabava...quem leu tudo está de parabéns, quem só viu as imagens volta para cima e lê!
Até uma próxima!
Obrigado!
Deck´s Lists:
www.deckcheck.net
Imagens:
www.magictuga.com
Alterado a 12-09-2008 0:07:51 por antoniolc