Boas. Em primeiro lugar quero declarar que irei substituir o user tomas.a.m como escritor do magictuga.
Neste artigo falarei da mecânica de Shadowmoor. No início de magic the gathering não existia qualquer ligação entre blocos ou edições, nem interligações entre cards. Em Mirage tínhamos phasing e flanking; duas habilidades que nada têm a ver uma com a outra. Em Tempest houve shadow e buyback, novamente duas habilidades que nada têm a ver uma com a outra. Esta parte é de conhecimento geral para quem já leu o artigo de Devin Low chamado Shadowmoor’s Mechanic Web (a hiperligação está presente no final deste artigo em Fontes Usadas)
Em Shadowmoor existem mais de 25 ciclos. Isto foi propositadamente feito desta forma pelos responsáveis do MTG. O motto “color matters” tem muito mais por detrás do que aquilo que possamos imaginar. Mas deixando as introduções para trás vou passar ao importante. Vou apresentar um único ciclo de Shadowmoor para entenderem o motto “color matters” – Os Lieges. Shadowmoor tem 5 Lieges, cada um com benefícios próprios para 2 cores aliadas. Na pesquisa que fiz rapidamente entendi que esta edição tem ínfimas possibilidades. Cards híbridos permitem-nos ter uma carta preta num deck monoblue só com islands, desta forma podemos benefeciar dos efeitos das mágicas pretas num deck todo azul.
Glen Elendra Liege é um exemplo disso. Este card dá bónus a criaturas pretas e azuis. Ora imaginem se tivermos um card híbrido em jogo como a Oona’s Gatewarden, esta recebe um bónus duplo pois é preta e azul. Qualquer jogador identifica isto, até um principiante. Aqui está um claro exemplo que a cor é realmente importante e existem muitos mais cards híbridos como a Oona’s Gatewarden que ganhariam bónus duplo a partir de Glen Elendra Liege.
Temos o Wilt-Leaf Liege. Esta carta para além de ser híbrida tem ainda um efeito de ódio contra a cor inimiga. Ou seja, para além de podermos ter este card num deck todo verde ou todo branco, ainda funciona contra o tão famoso descarte do preto (a cor inimiga). Há pessoas que são pagas para fazer decks temáticos no MTG para principiantes e estes tipos são os melhores a interligarem cards de vários ciclos. O Wilt-Leaf Liege por exemplo sai num desses decks:
Se analisarem o deck verão que existem ciclos no deck. Interligações delicadas e fáceis de identificar. Safehold Duo por exemplo é perfeito juntamente com um Wilt-Leaf Liege no deck. Existem mais ligações e se repararem o deck possui muitos cards híbridos que basicamente funcionam bem mesmo que não nos saia um determinado tipo de land na mão.
Agora falando de particularidades, reparem que todos os decks têm um Duo tirando o Mortal Coil. Aura Mastery tem Thistledown Duo; Army of Entropy tem Emberstrike Duo; Overkill tem Tattermunge Duo e Turnabout tem Safehold Duo. Isto não é por acaso. Todos os decks respeitam o motto “color matters”. Todos os decks têm cards híbridos que funcionam bem até em decks de uma só cor. Em todos os decks encaixa bem um Liege. E todos os decks respeitam a combinação de cores que os Lieges de Shadowmoor têm. São tudo interligações entre cards e para isto bastou o magic the gathering aplicar uma regra simples – A cor interessa.
Staff de cartas De: Vila Chã 8/15/2008 12:33:38 AM
re
Honestamente este foi dos poucos artigos que eu gostei que estão aqui no fórum. Tal como disse o Doom faltou aquele pormenor...
Uma outra coisa muito mais dificil que podias ter tentado fazer era: tu referiste no artigo que nem todos os decks tinham as cartas dos ciclos (ex: nem todos têm os lieges). O que tu podias ter tentado fazer era encontrar uma justificação plausível para este facto. Era algo extremamente dificil e não importante, eu sei, mas ficava fixe a meu ver xD.
Já vi que andas inspirado a fazer artigos e estão a melhorar a passos vistos.
Continua o bom trabalho
kenomen
De: em frente ao computador 8/14/2008 9:59:52 PM
fixe muito fixe
o artigo lesse memo do nada e de facil leitura e muito interessante continua a escrever assim
ps ve se no proximo fazes sobre eventide e se consegues arranjar um video do memo estilo desse mas de eventide memo bacano o video
Morph
De: Peniche 8/14/2008 9:43:43 PM
Wow...
...como é possível escrever um artigo tão extenso e ter tão pouco conteúdo?
Szadek18
De: Porto 8/14/2008 7:36:38 PM
Good Article
Estás a melhorar os teus Artigos.
Realmente se tiveres tempo podias abordar o impacto de cada Liege no actual metagame.
Parabéns!!!
Cumps
Alterado a 14-08-2008 19:37:25 por Szadek18
SNight
De: Queluz 8/14/2008 3:08:06 PM
Excelente Artigo
Parabéns!
Fácil Leitura e Eficaz!
Cump,
SNight
Miraklum
De: Alpiarça 8/14/2008 1:24:04 PM
Re: DoomBringer
Obrigado pela crítica DoomBringer. No próximo tentarei não me esquecer desse ponto importante que referiste.
Cumprimentos Alterado a 14-08-2008 21:53:52 por Miraklum
Diablo49
De: Mira 8/14/2008 1:16:33 PM
oi
esta melhor
continua e gostei do artigo pk n sei nada sobre os decks pre feitos e nao sabia que vinha lieges nesses decks
fika
DoomBringer
De: pois de ti, mais nada! 8/14/2008 12:29:18 PM
re
Bom artigo, os meus parabéns.
Gostaria, no entanto, que quando falaste sobre os Lieges tivesses referido o impacto deles no Metagame actual.
Continua
BMBA
De: Fazendas de Almeirim 8/13/2008 8:39:44 PM
boas
Estou deveras impressionado.
Tas a melhorar os teus artigos o que é muito bom...
Tenta faxer introduçoes mais pó soft...liguagem uma beca mais banal (nao estou a falar de calao)...eu no inicio fikei uma beca desorientado na introduçao..claro que depois li melhor e depois entendi...
O video esta muito fixe...gostei...especialmente do som...