A colecção Odyssey apresentou novas habilidades como Flashback (Recapitular) e Threshold (Limiar), e toda a sua estrutura foi baseada assim nestas duas novas habilidades.
Uma curiosidade é que os cards com a habilidade Recapitular sofreram uma pequena alteração no seu design, com a inclusão de um pequeno ícone ao lado do nome do card - uma lápide que indica que o card pode ser usado mesmo estando no cemitério( com excepção de algumas cartas, anger, wonder…).
Torment
A colecção Torment apresentou uma nova habilidade chamada Madness (loucura), onde se pode jogar mágicas no momento em que se devia descartá-las, abrindo um leque sem fim de possibilidades e combos. Ninguém que jogou nesta época é capaz de esquecer cartas como Basking Rootwalla (por ironia, é uma das criaturas mais rápidas já lançadas)
Judgment
A colecção Judgment é a última edição do bloco de Odyssey, impossível de ser esquecida por causa de sua temática nova, onde as cartas vermelhas davam a opção do oponente levar dano em troca da não realização do seu efeito, quem nunca ficou furioso quando o oponente anunciava um Browbeat e se ficava entre a espada e a parede, outras cartas poderosas foram Mirari’s Wake e a maravilhosa Wonder, que massacrava no UG Madness .
(in http://www.devir.com.br/magic/colecoes.php)
E agora o DECK, Baseado neste Bloco fiz o meu 1º Deck e até agora o meu preferido (tendo este bastante valor sentimental, pois é o primeiro).
Este Deck não foi construído baseado em nenhuma decklist de jogadores Portugueses, Europeus ou Mundiais, simplesmente juntei as que para mim eram as melhores cartas do bloco (digamos antes, as que gostava mais ), misturei tudo, levei a gratinar e puff cá está ele.
Com o tempo e saída de novas e até passadas edições (Invasão principalmente), fui melhorando o Deck mas mantive sempre a fiel estrutura.
Ora bem passo a explicar a estratégia do Deck:
Como podem ver o Hunting Grounds (HG), dai o nome do Deck, é a base do seu funcionamento.
Mas como assim???
Para o início do jogo temos o Control da mesa, Memory Lapse , Counterspell , Repulse , Wipe Away , Exclude e Voidslime (que são as responsáveis pela entrada das principais cartas em jogo HG e a não entrada das indesejáveis). Este control serve para esperar pelo Threshold do HG. Para ajudar a acelerar o Threshold tem o Careful Study que apesar de acelerar o limiar também ajuda no control da nossa mão dando varias opções de escolha no Draw. A Wrath of God serve como control da mesa (deixando a mesa limpinha, apetece dizer: “O algodão não engana”).
Quando HG estiver em jogo o jogo encontra-se praticamente controlado, pois ai entram as anulas sem se pagar o custo de mana, Mystic Snake e Draining Whelk etc, que para além de poderem ser jogadas com HG também podem ser jogadas normalmente pagando o seu custo de mana…espectáculo…isto é um achado! Esplêndido. lol…
Quando se reunirem todas as condições necessárias anteriormente referidas entram em prática novas tácticas (tiradas do livro “José Mourinho, The Special One”), sendo eles os Crystal Shard que podem ser utilizados como “Vaivém” das Mystic Snake e das Draining Whelk ou até outra permanente que eu controle que seja ameaçada, e ainda esperar por um descuido do oponente e devolver para a sua mão permanentes. Se por acaso Mystic ou Draining etc forem para o cemitério existe a Genesis que a traz para a mão de novo… Uhuhuhuhu!!
Parece muito Combo junto e não parece ser um Deck muito consistente, mas acreditem é! E eu que o diga, existem muitas, muitas soluções para este Deck e por vezes milagrosas (fiquei muitas vezes a 1 ponto de vida e ele a 20, e acabei por ganhar a brincar com o oponente).
Este Deck foi ainda uma óptima solução ao split second.
Tentarei agora esclarecer algumas das funções das cartas não referidas anteriormente ou até referidas mas com ainda mais utilizações:
Criaturas: Joiner Adept -> Sendo um Deck de 3 cores o seu principal objectivo é dar mana de todas as cores. Birds of Paradise -> Entra rápido, acelera a mana e da para nos defendermos nos primeiros turnos. Akroma, Angel of Wrath -> Criatura de grande poder que entra de “Borla”. Mystic Enforcer -> Defender do Flying .. Phantom Nishoba -> Ganhar vida, defender, atacar (Trample).
Mágicas Instantâneas: Fact or Fiction ->Indispensável neste deck, Draw escolher as cartas que queres para o momento, pois podes sempre escolher neste deck já que podes ir buscar as criaturas ao Cemitério com Genesis não te interessa descartar certas coisas.. Lindo aqui, ganha jogos. Repulse -> Devolver e Draw. Wipe Away -> Devolver permanentes indesejáveis para a mão, split second diz tudo. Exclude -> Anular e Draw. Voidslime -> Anular mágicas ou habilidades activadas ou desencadeadas.
Quanto á base de mana é muito importante pois uma boa base de mana dá rapidez ao Deck, e este precisa, apesar de ser mais rápido do que parece. EXPERIMENTEM! experimentem
Sideboard: Não é muito usado por mim, mas tem varias soluções…
Infelizmente não consigo tratar de todos os acontecimentos, principalmente os ainda mais pormenorizados, mas se tiverem dúvidas/criticas é só dizer tentarei esclarecer tudo.
No Futuro poderei fazer mais Artigos contando a história de todos os Decks que fiz e o seu porquê.
Desculpem a seca..
Usem e abusem…Tudo será bem vindo… Cumps,
Tenho que classificar este artigo com um Muito Bom. Não lhe falta nada... Está um pouco fora do Extended actual mas isso não é razão para ser punido.
Muitos parabéns e boa leitura a todos.
abomoço
De: Torre da Marinha - Seixal 6/1/2008 11:24:25 AM
Boas
Que boas recordaçoes que tenho desse bloco.... Decks de campeao imortalizados nas ruas onde se jogava Magic no Seixal!
Eu com o meu U/G Madness(ainda hoje joga, e da luta].
O deck do primeiro classificado - o do Miraris Wake. Bom deck sim senhora! O Decree fazia mtos estragos.
O deck de Revive, que levava os grandiosos Nishobas, entre outros.
E pena que va sair de extended Mas nao vou deixar de jogar com o meu deck de Madness FOR FUN!
\o Cumps
E mto bom artigo . Curti bue . Continua assim Alterado a 01-06-2008 12:50:04 por abomoço