Draft, ou a subida das comuns ao poder
Como isto na secçao de artigos tem andado um pouco parado (nao sei se o facto de haver um moderador proprio para esta secçao intimidou as pessoas), deu-me na telha escrever sobre um formato de jogo que aprecio bastante: o booster draft.
Breve explicaçao:
Em draft, normalmente jogam 8 pessoas. A cada jogador sao dados 3 boosters (as ediçoes dependem). Depois, cada jogador abre um desses boosters, escolhe uma carta e passa as restantes ao jogador à sua esquerda. O processo continua
ate que nao restem mais cartas para escolher (pick). Depois, faz se o mesmo com o 2º booster, com a diferença de este ser rodado para a direita, e com o terceiro volta-se a rodar para a esquerda. No fim deste processo, cada jogador tera 45 cartas e com elas tera de construir um deck, com um minimo de 40 cartas (terrenos incluidos).
Tudo muito facil ate agora certo?
Mas...e como criar um deck funcional com apenas estas cartas para escolha?
Com este artigo pretendo dar algumas dicas sobre como draftar, estrategias e quais as bombas que circulam actualmente em draft e que, segundo a minha opiniao, ganham jogos.
1º. Atitude
Durante um draft, a tua atitude é muito importante. Nao estejas com um ar desanimado, mas tambem nao sejas condescendente para com os outros. Tenta permanecer com uma atitude neutra, mesmo que te apareça a melhor carta à frente. Faz as tuas escolhas, sem ligar ao que os outros dizem. Muitos jogadores tentam intimidar os outros. Mantendo-te calmo conseguiras sempre fazer a melhor escolha.
2º. Estratégia
Ter uma estrategia é importante. Nao estou a dizer ja a teres antes de o draft sequer começar, pois isso ate podera ser mau. Mas convem seres coerente com os teus picks e pensar em certas coisas, como por exemplo, que um deck nao pode ter so criaturas, tem de ter removal tambem e etc.
Uma coisa que tens de ter em atençao, e que podera revelar se importante é o facto de tu conseguires influenciar directamente a pessoa sentada a tua esquerda. Esse jogador ira escolher sempre de um booster depois de ele ter passado por ti (excepto no segundo, em que roda para a direita) e pode se aproveitar esse facto. Imagina que estas a draftar lor-lor-mor e estas a fazer picks baseados no branco e azul. Sabes que o jogador a esquerda esta a fazer verde, mas esta ainda indeciso sobre outra cor. Se lhe deixares passar uma carta que seja "bomba" em draft vermelha ou preta, quando for ele a passar para ti, ja nao estara interessado em picar as tuas cores...
Mas lembra te sempre que tambem tu tens uma pessoa a tua direita, que te podera fazer o mesmo...
Outra estrategia é o anti-pick, ou seja, picar tudo o que de bom apareça. Mas atençao, podes chegar ao fim e nao ter nada consistente.Mas certas coisas simplesmente nao podes deixar passar, é uma questao de conciliar as coisas.
Ignora as raras: na grande maioria dos drafts, sao as comuns que decidem os jogos. A maioria das raras nao serve de nada em draft. Concentra te no que a carta faz e se da jeito ou nao e esquece a sua raridade. Em draft que preferes? Um
thoughtseize ou um
nameless inversion?
3º. Mana curve
Uma mana curve bem ajustada é muito importante, especialmente em draft, em que nao teras grandes mana fixers, tais como pains, duals, etc. Por isso, num deck de 40 cartas, normalmente usam-se entre 14 a 16 terrenos basicos. Depois entram outras variaveis ao barulho: O deck é mono ou multicolorido? Tens mesmo duas cores ou de uma so tens o splash?
Como tal, no caso de ser multicolorido (em draft recomendo 2 cores como o ideal), tens de dar atençao a qual das cores é a predominante e ajustar o numero de terrenos. Se tens 17 cartas verdes e 7 cartas vermelhas, nao vais por 8 florestas e 8 montanhs, pois nao?
Toma tambem atençao que existem certas cartas que em constructed nao sao quase usadas, mas em draft sao espectaculares para te ajudarem quer a fixar o mana quer a darem te alguma aceleraçao.
Algumas dessas cartas nos blocos mais recentes sao:
springleaf drum,
wanderer’s twig,
vivid creek,
vivid crag, etc.
E pronto, como este artigo ja esta a ficar longo, deixo so aqui uma pequena lista de cartas que eu considero fazerem a diferença, quando a draftar lorwyn e morningtide. Deixem as vossas ideias e sugestoes !!!!!
Kithkin zephyrnaut, porque os kithkins abundam nestas ediçoes, quase todos comuns
Thoughtweft trio
Feudkiller’s verdict
Walker of the grove
Fencer clique, assim como qualquer voadora
Dewdrop spy
Lash out, assim como qualquer tipo de dano directo
Meadowboon
Violet pall
War-spike changeling
Stinkdrinker daredevil, existem muitos gigantes
Eyeblight’s ending
Oblivion ring
Quaisquer criaturas com evasive habilities, do genero voar, fear etc
Qualquer
Planeswalker.
Deixem sugestoes e experiencias que tenham tido...
ps: nao critiquem muito, é o meu primeiro artigo...
Alterado a 23-03-2008 13:13:01 por israelita