Este topic é dedicado a iniciantes no magic e a alguns menos iniciantes, incluindo os catolicos não praticantes.
Nao sei se ja alguma vez escreveram um artigo sobre isto aqui no MagicTuga, mas se já... paciencia.
Uma pessoa pode usar o MTG de varias formas, pode ser de uma maneira mais artistica e criar um fun deck só com flip coins, ou um deck só de
Pintas Ex: Magical Hack
Mas existe quem se dedica ao magic de maneira matematica criando assim maior eficiencia nos seus decks. Para mim sao poucos os decks eficientes engraçados de jogar. Mas nao estou aqui para falar dos decks divertidos mas sim de como criar um deck mais competitivo.
Qual a definição de TEMPO? Nao foi eu que a criou, e existe sempre discussoes sobre o seu significado. É uma palavra internacional para definir o teu relogio de jogo, é a corrida para conseguires fazer o teu adversario chegar dos 20 aos 0 antes de ti. Como assim?
Alexandrino Aconselha:
Vamos entao começar dos basicos:
O que é o Time Advantage? É conseguires seres mais rapido que o adversario metendo um beater mais rapido que ele, ou arranjares uma forma de o atrasares.
Como obter Time Advantage? Em decks beatdown e simples: Metendo uma criatura de custo baixo com boa resistencia / ataque. Um Hound of Konda, Um Kird Ape, uma pequena magica que amplie o poder / resistencia da criatura, tornado assim mais rapida a corrida dos 20 aos 0.
Um deck com com criaturas mais lentas, ou um deck de control nao tera tanto time advantage como um winne.
Control time advantage: Nem sempre é facil para um deck de control ter time advantage, mas ha sempre maneiras de dar a volta. Por exemplo Memory Lapse é uma maneira de obteres time advantage e do teu oponente perder time advantage, pois a carta que ele acabou de jogar foi anulada e na proxima fase de compra ele vai a comprar outra vez. Outra maneira para um deck de control ganhar time advantage é com um "Bouncer" ( algo que devolva uma permanente para a mao do oponente ) cartas como o Boomerang ou Echoing Truth, tendo em conta que o Echoing Truth podera dar tambem
Card Advantage mas disso falaremos mais a frente.
Ao devolveres uma permanente de um adversario estas a ganhar time advantage ( salvo algumas situações ).
Outra maneira é tornar mais dificil de o oponente baixar magicas, por exemplo o teu adversario jogando com um W Winne e tu baixas uma Gloom, devido a pouca quantidade de terrenos num W Winne irias ter um gigantesco Time Advantage
A lista de ideias é longa, mas como este artigo é apenas o volume I eu nao vou alongar.
O que é Card Advantage?
É jogares magicas que te nao esvaziem a mao, é conseguir com uma carta eliminar varias, é cartas que te fazem comprar outras cartas.
Um deck de control a base de counterspell’s vai de mao dada com o card advantage. Pois so assim sobrevive.
Como é que obtenho Card Advantage?
De muitas maneiras... por exemplo quando o teu adversario ja jogou 5 criaturars e tu vais para o teu quarto turno e fazes um Wrath of God vais ter uma card advantage enorme ou seja usas 1 carta para eliminar 5. Com o Pernicious Deed poderas ter um enorme card advantage caso deixes o oponente jogar varias permanentes.
Outra maneira de obter card advantage é com cartas que te façam comprar mais cartas, e assim continues com maior numero de cartas que o teu oponente.
Ancestral Recall é a carta suprema de card advantage, juntamente com a Necropotence. Um bom exemplo para obter
Tempo e Card advantage é a carta Standstill, um conselho especifico para esta carta, caso tenham e enfrentar um Standstill nao tenham medo de jogar uma magica, caso contrario o oponente ira continuar a ganhar card advantage.
Para quê querer card advantage se uma pessoa por vezes nao compra a carta que quer!
Algo aliado a card advantage estao os tutores. Seja eles de miragem, o demonic, os wishes ou ate mesmo cartas mais suicidas como Demonic Consultation, Spoils of the Vault ou ate mesmo Plunge into Darkness! Todas estas sao cartas que por vezes sao muito melhores que receberes uma card advantage de 3 ou mais.
Outra maneira de obter card advantage é com cartas que obrigam o adversario a descartar, como por exemplo Mind Twist ou ate mesmo a linda Duress, pois com a Duress iras criar uma card advantage virtual, vais perder uma carta para o oponente discartar a melhor carta da sua mao.
Outra maneira virtual de criares Card Advantage é criar situaçoes em que as cartas do oponente nao possam realizar as suas funções, por exemplo meteres um
Moat inutilizando todas as criaturas que nao tenham voar. Ou um Engineered Plague contra um deck tribal ( como por exemplo um deck de Goblins).
Mana Curve
Mana Curve é como o teu deck ira fluir nos turnos iniciais. O ideal seria baixares um terreno e jogares qualquer coisa no primeiro turno, baixar um terreno no segundo turno e e jogares outra coisa qualquer e por ai fora. Nao tendo um deck estagnado que so começa a jogar magicas a partir do quarto turno. Num deck beatdown no 4 turno ja teras baixado 6 criaturas ou 4 criaturas e alguma instant.
Num deck de control antes de começares o 2º turno ja teras feito um tutor ou uma Brainstorm ou algo do genero para estabilizar a tua mao.
A curva de mana é a arte de bem abrir as comportas do teu deck e deixar sair as tuas jogadas a um ritmo certo.
Resumindo, sao estes pequenos detalhes que fazem um deck funcionar bem. Devemos analizar uma carta, vendo o seu custo de mana convertido, depois o seu custo de mana generica, as suas habilidades e so depois decidir em que tipo de baralho ela poderá se encaixar. É claro que cada deck é um deck,e nao existe uma norma, mas com estas pequenos detalhes uma pessoa começa por criar umas bases no magic.
Espero ter ajudado, e espero que tenham gostado.
Para uma proxima vez irei falar mais aprofundadamente, pois ainda ficou muito por falar. Irei tambem ensinar tecnicas de suborno aos juizes da DCI, como enganar os adversarios, como tirar nodoas de vinho dos colarinhos das camisas e muito mais!
Não percam o proximo turno, porque nos... tambem nao!
Alterado a 14-07-2007 11:39:35 por darkayz