Hoje vou apresentar o conteúdo do baralho em si e tentar explicar a utilidade de cada carta sem entrar no abstracto a decklist que uso de momento e:
U/G/R Limiar
por Mormeguil
Terrenos
2 Wooded Foothills
4 Flooded Strand
2 Polluted Delta
2 Taiga
1 Tropical Island
3 Volcanic Island
Criaturas
4 Nimble Mongoose
4 Quirion dryad
4 Tarmogoyf
Outros
4 Force of Will
4 Daze
2 Counterspell
4 Brainstorm
4 Serum Visions
3 Portent
3 Predict
4 Lightning Bolt
3 Fire/Ice
S.B.
3 Pithing Needle
2 Loaming Shaman
3 Stifle
4 Pyroclasm
2 Krosan Grip
1 Energy Flux
Base de Mana
"Seu Porcão, Você é um Porcão!"
- Paulo Oliveira a dizer em sotaque brasileiro para Joao Marzia depois deste lhe ter destruído 4 duals com Wasteland e uma básica com Strip Mine, 2 torneio de Vintage Montargil, em 2007
A base de mana do baralho e uma das partes que deve merecer especial atenção por parte dos jogadores, ter uma boa lista sem teres uma base de mana consistente pode dar origem a muito mulligan e "mana,colorscrew" especialmente em baralhos com mais de duas cores, felizmente para nos legacy da nos acesso aos melhores terrenos que existem em magic
. e muito importante em legacy que a nossa base de mana não demasiado vulnerável a Wasteland
Fetchlands
2 Wooded Foothills
4 Flooded Strand
2 Polluted Delta
Ah fetchs, todos os que jogam extended sabem o poder destas cartas, a sua utilidade como "color fixer" pode passar sem explicação, mas e importante dizer que alem de nos dar o terreno que nos faz falta também encurta o baralho, melhorando assim a nossa fase de compra, mas em legacy juntamente com a Brainstorm torna se tipo num motor de busca como irei explicar mais a frente, as fetchs deste baralho permitem ir buscar quase todos os terrenos do deck e isso e muito importante.
Dual Lands
2 Volcanic Island
1 Tropical Island
2 Taiga
Duals de revised os antepassados das shocklands de bloco de Ravnica, poder baixar uma dual sem ter de levar dois no peito ou atrasar o teu jogo e uma bênção neste deck e um dos motivos porque eu não tento adaptar este baralho a extended, devemos ter mana sempre disponivel sempre que possível e levar dano das tuas próprias cartas não se admite(Force of Will não incluída),tirando isso as escolhas de duals neste momento são sub optimais, visto que não tenho o playset de tropical island(que deviam de ser mais duas em vez das taigas),e importante que grande parte dos teus terrenos produzam U, a cor essencial do deck,volcanic island da te o R tropical o G.
Basic Lands
2 Island
1 Forest
Terrenos básicos? Quando se tem acesso a duals de revised, porque não jogar so com não basicos?, principal motivo? Vulnerabilidade a wasteland, blood moon, etc.
17 Terrenos!?
Pode parecer pouco mas não precisamos de mais, com a baixa curva de mana do baralho em que as magicas são todas abaixo de 3 (excepto a force mas raramente a vais jogar sem ser com o custo de mana alternativo) e com a soberba manipulação de grimorio que o baralho contem e mais que o suficiente.
Criaturas(jovens)
"Ninguém joga com criaturas, o Osorio só joga com encantamentos e artefactos!"
-Darkayz comentando o baralho de prisão do Osorio, em 2000
Aqui e que bate o ponto! e um dos tipos de criaturas que este baralho tem alterou e muito a forma dele jogar e a frequência que ganha. vejamos o que vira para atacar aqui
4 Tarmogoyf
Eu nem sei por onde começar, esta criatura e tão boa que chega a ser ridículo, neste baralho e muito raro não entrar um goyf na mesa no Segundo turno que não seja um 2/3, senão vejamos:
1º Turno baixa Fetchland, parte a fecth para tropical island jogasse serum visions
2º Turno baixa terreno, goyf( com um terreno e um feitiço no teu cemitério) 2/3 isto sem contar com o que o adversário já tenha jogado, geralmente tens force ou daze na mão para o que der e vier a partir daqui e só proteger o jovem, ou não. Esta criatura veio tirar a dependência do deck de baixares uma dryad cedo ou usares cartas para atingires limiar mais cedo. E caso para dizer
ACH FOJE HANS É O TARMOGOYF
4 Nimble Mongoose
Uma verde por um 1/1 com shroud que fica 3/3 com limiar!é preciso sair outra criatura muito melhor para eu sequer considerar tira-los do baralho
Isto e a base de qualquer jogador de limiar neste momento, escolhendo mais fogo para o baralho provavelmente permitia parar por aqui mas eu adoro a Sr.ª que se segue.
4 Quirion Dryad
Saber que esta criatura vai sair em 10ª quase me da vontade de jogar tipo 2, quase, a dryad e uma das cartas desde baralho que retira mais uma vez a dependência de limiar, o baixo custo de mana das magicas no baralho e o facto de 31 delas não serem verdes torna a possibilidade de uma dryad baixada ao segundo turno de se tornar assustadora no 3º, 4º turno, não é incomum ver uma dryad 6/6 no 4º turno, com a tua permissão a custar 0 e cantrips e fogo a custar 1, 2, bem tão a ver a ideia.
Outras Magicas ou seja danoninho pos jovens
Aqui vamos dividir as magicas em 3 categorias, sendo elas:
Permissão
"Pântano ritual sombrio ritual sombrio vampiro de sengir!"
"Hmm ok, posso fazers force of will no vampiro?"
-Mormeguil contra il Champione durante o 1 turno, em 1999
4 Force of Will
Dizem os entendidos que e a melhor counter azul alguma vez impressa, se já alguma vez jogaram com um deck com ela ou contra um deck com ela sabem o poder desta carta e como ela muda as decisões de jogo começando no mulligan, para mim há Magic com force of will e Magic sem force of will, esta carta define formatos. Pode custar 0 em mana e anula claro que temos de pagar 1 ponto de vida e remover uma carta azul da mão.
4 Daze
Esta carta deixa muita gente pasmada
mais um counter de graça embora não seja certo, no inicio do jogo permite baixar as nossas magicas com apoio, e passar o turno com duas manas desviradas para daze e um bluff fantástico em legacy, ainda permite uns truques giros como salvar uma ilha que seja alvo de land destruction, e claro cresce dryads.
2 Counterspell
Bom e velho counterspell, por UU anula. Tão simples quanto isso, e sempre bom ter um "hardcounter" e houve situações que dei graças por ter um na mão em vez de daze esta e uma das slots mais maleáveis do baralho que pode ser spell snares ou stifle num ambiente competitivo.
Fogo
"Tas a três!?"
"Hã?o que!"
-Il Champione para Darkayz, no 2 turno dum jogo segurando um lightning bolt, em 1998
4 Lightning Bolt
Um R que da 3 na criatura ou 3 no jogador em velocidade instantânea, não há mais eficiente que isto e embora não mate certas criaturas em legacy, não e uma carta morta no baralho como chega a ser a StoP no U/G/W, e afinal il Champione usava e para mim isso e motivo de sobra
3 Fire/Ice
Para mim a melhor split card alguma vez impressa, so em raras excepções não te da vantagem de card, vejamos:
- Fire em 2 confidants, vantagem de card duas cartas do oponente por uma tua
- Ice numa criatura do oponente, viras a criatura do oponente e compras carta, renovas a carta que usaste e o oponente ficou sem a criatura 1 turno, vantagem de card neste turno
- Fire num confidant e um ponto no oponente, 0 vantagem de card, mas trocaste um card e ele ainda levou 1 no peito
- Fire apenas no oponente, desvantagem de card, perdeste o fire mas ele levou dois no peito
- Pode ser removida de jogo para a force of will
Manipulacao, Compra de cartas
"Só tens 8 brainstorms!? Eu tenho 16 pa não me dar ao trabalho de as estar a mudar de baralho!"
-Darkayz para Mormeguil, em 2006
4 Serum visions
Esta pérola de 5 dawn tem muito que se lhe diga, nunca e desvantagem de card, permite te manipular as tuas 2 cartas do topo e ainda pode monta um predict bem sucedido, e conta como feitiço para os nossos tarmogoyfs, e uma das cartas que mais jogo no 1º turno, quase nunca faco mullign numa mão onde vejo 2 fetchland e serum visions
4 Brainstorm
Para mim este e o melhor magica de compra de card que não esta nem restricto nem banido em formatos eternal, as brincadeiras que se fazem com esta carta são imensas
- Cava 3 cartas do teu grimorio
- Fazes brainstorm com fetch na mesa mete duas cartas que não queiras da tua mão de momento partes a fetch e ai vão elas
- És o alvo de um coergir/desmascarar/hymn to tourach fazes braistorm e proteges 2 cartas
- pode se remover para a force of Will
3 Portent
Esta carta e linda permite te ver 3 cartas do topo do teu grimorio ou do oponente metelas em qualquer ordem ou baralhares o grimorio, cantrip. Bem ou preparas as tuas próximas 3 compras ou controlas as próximas 3 compras do oponente que pode te dar 3 time walk virtuais, ainda pode preparar um predict.
3 Predict
portent/predict, serum visions/predict,mete a carta do topo dum grimorio no cemitério e se adivinhares compras 2 card senão compras 1,cresce dryad remove para FoW e ainda tem o truque de se o teu oponente fizer um tutor de miragem poderes mandar a carta revelada para o cemitério e tu compras 2
Estas 14 magicas são o que considero um autentico canivete suíço, fazem tudo e no fundo são o coração do baralho
Todas estas 31 cartas fazem crescer Tarmogoyf e Quirion Dryad
Sideboard
O que seria de uma pizza sem mozarella de o Benfica sem Simão da TVI sem as suas telenovelas portuguesas? que seria de um baralho sem sideboard!
3 Pithing Needle
Para aether vial, gempalm incinerator, wasteland, manlands, pernicious deed, scepter, etc. podia estar aqui o dia todo a escrever.
3 Stifle
A utilidade desta carta e inegável e acho que num metagame competitivo deve de estar no baralho de inicio, vejamos o que isto faz
- anula Storm
- anula activações de wastelands e fetchlands
- anula activações de charbelcher(darkayaz
- estraga o dia de jogadores de Magic por uma U desde que foi lançado em Scourge
2 Loaming Shaman
Estas são as minhas duas slots dedicadas a graveyard hate, porque shamans e não tormods crypt, bem se eu precisar de mais criaturas contra control fazem trabalho a dobrar, e ainda me permite controlar as cartas que fica no cemitério para o goyf não passar fome, podem funcionar ainda como umas pseudo feldon’s cane para nos se o jogo se arrastar.
2 Krosan Grip
Melhor versão de desencantar do momento.
4 Piroclasm
Mata quase todos os goblins jogados competitivamente (raras excepções), sliver etc, e tem flavor text da jaya ballard que mais querem.
1 Energy Flux
Já baixaram esta carta contra affinity? Baixem e vejam homens crescidos chorar
O sideboard e mais uma vez a escolha do freguês pode se incluir ancient grudge ou tormod’s crypt, spell snare hidroblast pyroblast, etc. Tudo depende do vosso metagame.
Sugestões e criticas aceitam se, ninguém e dono da verdade absoluta e estamos sempre a aprender, digam de vossa justiça e comentem.
Fiquem bem
Alterado a 10-07-2007 20:37:08 por jonastoze
Alterado a 10-07-2007 20:42:20 por Mormeguil