Este é um artigo com conselhos e dicas para melhorar o nosso jogo através do conhecimento do nosso deck e do adversário, do formato e das nossas próprias estratégias.
Magic é um jogo complexo e confuso. De modo a simplificá-lo, é importante reflectir e organizar sobre o nosso modo de jogar.
O Início: Começamos com 7 cartas na mão (a menos que façamos mulligan) e preparamo-nos e estamos aptos a começar. O primeiro turno é geralmente fácil: joga-se um terreno, talvez uma mágica barata e passamos.
A partir daqui, a coisa complica-se. É tempo de começar a organizar a nossa estratégia e a ter uma visão global do jogo.
Até te tornares um profissional, é importante que penses turno por turno, sem nunca perderes a visão sobre a totalidade do jogo.
No início, o nosso objectivo deverá ser o de jogar o turno perfeito. Este deve servir-nos para reorganizar o jogo a nosso favor e para projectarmos estratégias. É importante teres em conta:
• Que mudanças sofreu o jogo desde o turno passado? O que mudou ou deve mudar nas nossas estratégias?
• Que opções tenho disponíveis para este turno? Pensa sempre na melhor e nunca nas inferiores
• Se atacar, como vai o oponente bloquear? Preciso de fazer alguma coisa neste turno?
• Como ficará o jogo no próximo turno (pontos de vida, mágicas, etc.)?
• Terá o adversário alguma arma secreta? Qual?
• Será que temos boas condições para fazer bluff?
Durante um jogo, devemos também pensar em maus jogos anteriores que tivemos de modo a percebermos onde falhamos e o que podemos melhorar.
Isto ajudar-nos-á a jogar os turnos mais avançados dado que teremos uma melhor visão do que aí vem.
Mantém-te organizado:O modo como está organizado o campo de jogo tem grande influência no jogo. Um campo desorganizado significa que teremos que reflectir mais sobre o que está em jogo e dificulta a nossa percepção de mini-combos ou boas jogadas. Mantém as tuas cartas limpas e bem viradas quando usadas; organiza e simplifica os teus apontamentos sobre o total de vida e usa tokens e marcadores decentes (que não possam ser confundidos com criaturas em morph e que possam ser virados). Exemplo: esqueces-te que o papel da pastilha elástica representa um token de um elefante e falhas um bloqueio crucial!
Mantém-te concentrado: Cometeste um erro? Agora já não há nada a fazer. Concentra-te em evitar erros futuros. Estás com azar? Segue em frente e tenta vencer o jogo (a sorte também se treina). Compras-te uma grande carta que vai acabar com o oponente? Não deites foguetes antes da festa, o oponente pode ter cartas que lhe permitam dar a volta à situação. Compras-te uma má carta? Não te crucifiques, o oponente pode estar só a fazer bluff ou então pode ter a carta certa para ganhar o jogo. Pensa positivo, ainda podes ter uma hipótese.
Joga Segundo o teu objectivo: Qual o objectivo do teu jogo? Se estás num torneio, claro que é ganhar. Então, toma cuidado com as tuas jogadas sem demorares demasiado a jogar.
Se o teu objectivo é conheceres a fundo o deck do adversário, vai jogando e leva o tempo que precisares. Permite ao adversário voltar atrás nas suas jogadas. Mesmo que percas ficarás a conhecer mais cartas do deck do adversário.
Se o teu objectivo é teres uma vaga noção do deck do adversário, joga rápido. Permite sempre que o adversário volte atrás. Ele fará o mesmo e o jogo terá menos erros. O teu objectivo aqui é perceberes o funcionamento básico do deck do adversário sem que ele desenvolva muito o seu jogo.
Exemplo: Queres perceber como funciona um novo deck e como se aguenta o teu velho burn deck. Em vez de pensares meticulosamente todas as tuas jogadas, preocupa-te em jogares o máximo de jogos possível. Se em 10 o teu deck só ganhar uma vez, significa que precisa de melhoramentos e aperfeiçoamentos.
Analisa os teus jogos: Para poderes melhorar é importante que penses nos teus jogos, especialmente naqueles em que perdeste. Demora muito tempo até conseguires o jogo perfeito por isso tens muito tempo e margem de manobra para melhoramentos.
Reconstitui o jogo na tua cabeça. Quais foram as decisões mais difíceis? O que mudou? Onde erraste? Há-que evitar cometer os mesmos erros de novo apesar de dificilmente te confrontares exactamente com a mesma situação de jogo mas o que conta são os processos globais. Não penses só qual foi o erro mas porque erraste.
Em jogos a tempo, por vezes não temos tempo de pensar em todos os pormenores. Por isso, mesmo que vos falte algum, quando se lembrarem, apontem para que o possam retomar mais adiante no jogo.
Se não conheces a estratégia de um deck, pergunta a outro jogador, de preferência mais experiente o seu funcionamento.
Resumindo, é importante que estejas constantemente a tentar melhorar o teu jogo.
Exemplo: Perdes por pouco um jogo com Sealed Deck. Depois do jogo percebes que o
Archivist que te colocou em desvantagem podia ter sido destruído com o
shock que usaste no
Grizzly Bears para teres
Viashino Warrioir no turno anterior. Talvez devesses modificar o teu jogo de modo a usares “removals” mais cuidadosamente.
Dominando o formato: É importante que dediques várias horas à análise do formato em que estás a pensar jogar para que te familiarizes com os jogadores e para que te apercebas de alguns truques que se podem vir a revelar importantes. Se o oponente faz um ataque estranho em vez de fazer uma jogada mais fiável e usual, deves ser capaz de adivinhar potenciais cartas que ele tem na mão que possam explicar o ataque. Tal só pode ser conseguido com grande conhecimento dos decks que jogam em cada formato.
Exemplo: Num jogo limited do bloco Time Spiral, o teu oponente ataca-te com poucas criaturas, sendo uma delas
Utopia Mycon com 0 de ataque e com 3 manas verdes desviradas. Dado que conheces bem o formato, percebes que o truque que o oponente vai jogar é
Strength in Numbers.
Conhece o teu deck:Antes de começares um jogo, certifica-te que conheces bem as cartas do teu próprio deck. Em Constructed, tal será conseguido automaticamente através de vários jogos com o deck. Em qualquer caso, como regra, deverás ser capaz de construir a decklist do teu deck de cor o que é especialmente importante em torneios.
Em Limited isto pode obrigar-te a estudar o teu deck durante alguns minutos antes de começares a jogar. Conheceres o teu deck permitir-te-á calcular o número exacto de compras úteis dependendo de cada situação.
Também te pode ajudar em jogadas específicas (por exemplo, os Rebeldes que deves ir buscar com
Amrou Scout e a projectar as tuas futuras jogadas de acordo com a situação de jogo.
Exemplo: No PT de Nice, em 2002, a jogar para o Top8, Jeff Fung teve de decidir de entre duas jogadas em que uma delas lhe dava mais possibilidades. Após uma rápida avaliação da situação, pensou que só a compra de uma carta em particular lhe daria a vitória. De facto a jogada pela qual não optou era a que lhe daria uma compra adicional, no entanto, teve sorte e acabou por lhe sair a carta de que precisava para ganhar o jogo.
Bluff: Em Magic, tal como no poker, a “informação escondida” tem um papel importantíssimo no desenrolar do jogo. Em Magic, por vezes nem temos tempo para fazer bluff dada a complexidade e exigência da situação de jogo. Devemos estar concentrados durante todo o jogo e observar a todo o instante as expressões do oponente em cada situação de jogo. Por vezes a sua expressão facial pode revelar-nos a sua mão e se está ou não com sorte. Por outro lado, devemos ter cuidado com a nossa própria atitude para não revelarmos ao oponente o nosso jogo. Cada pormenor do oponente no decurso do jogo poderá revelar a sua estratégia e pode vir a ser da máxima importância para anteciparmos a sua jogada.
Exemplo: O oponente compra uma carta e começa imediatamente a consultar o seu cemitério logo, provavelmente ele irá jogar uma mágica que lhe permite ir buscar algo ao cemitério.
PS: A mim já me aconteceu isso. Estava a jogar e em clara desvantagem e mais um turno perdia. Precisava de uma carta que já não recordo para inverter a situação. O adversário passou o turno, se no próximo ele atacasse ganhava o jogo pela certa. Ao comprar a carta mostrei-me, ainda que não em excesso, bastante satisfeito e convencido de que ia ganhar. Passei o turno. O adversário pensou que a minha atitude se devia ao facto de ter comprado a carta de que precisava e que inutilizaria o seu ataque. Por isso, jogou só uma criatura e não atacou, passou. O que é certo era que o que eu tinha comprado era uma montanha mas graças ao meu bluff consegui aguentar o jogo e vim a ganhar.
Avalia a situação de jogo: Certas jogadas são já habituais e muito comuns. Mas outras, podem vir a revelar-se mais úteis numa situação particular de jogo. Não tornes o teu jogo demasiado rotineiro e guarda mana e tempo para jogadas pouco usuais mas que podem ser úteis.
Exemplo: Geralmente jogamos
Cabal Therapy no primeiro turno. No entanto, o oponente joga um terreno que sugere um deck que tu não conheces. Espera até obteres mais informações do deck para jogares a Therapy num momento mais oportuno.
E é tudo. Espero que tenham gostado e que esta informação seja útil, principalmente para aqueles que agoram se iniciam no mundo de Magic.
Traduzido e adaptado de:
www.wizards.com/default.asp?x=mtgcom/academy/44
Alterado a 30-06-2007 22:05:11 por Vertigo