Bem vindo ao fórum antes de mais, e para tópicos grandes recomendo escreveres o texto num notepad no pc antes e depois fazeres login e colar o texto. É o que eu normalmente faço porque ás vezes também me esqueço do tempo limite de inactividade para auto-logout no fórum, haha.
Em relação às tuas dúvidas:
1º Criaturas recém chegadas ao campo podem bloquear quando fores atacado se estiverem aptas. De facto não podem é atacar no turno em que entram ou no turno em que recebes controlo delas, a não ser que possuam Haste/Ímpeto. Isto é chamado na gíria de "Enjôo de Invocação" ou Summoning Sickness.
Enjôo só afecta a capacidade de atacar ou de usar habilidades activadas que requerem
ou
no seu custo de activação, isto até começares um turno teu com elas em campo sobre o teu controlo.
Enjôo só afecta criaturas. Outras permanentes, como
terrenos (e não "territórios"), não são normalmente afectadas por esta regra.
No entanto há terrenos que podem transformar-se em criaturas, como
Mutavault. Se jogares um destes terrenos no teu turno e imediatamente o activares para ele ser uma criatura, o Enjôo vai afectar essa permanente no seu todo. Ou seja com este tipo de terrenos, convém começares um turno com eles em campo sobre o teu controlo para poderes usufruir das habilidades que os tornam criaturas.
2º Se um efeito coloca um terreno em campo virado, é só mesmo isso que significa: ele entra em campo virado. Não entra em campo a produzir mana ou nada do género, apenas entra virado e terás de esperar até ele desvirar para poderes usufruir da produção de mana que ele vai providenciar. É só isso.
Cumps
Alterado a 4/24/2015 8:20:01 PM por S1NE4T3R