Fórum MagicTuga.com
Link directo: topico.asp?topico=172436
Utilizador | Resposta | WolfKid
Moderador De: Leiria 1/8/2015 5:32:23 PM | [FRF_Previews] Tidus for January 8th [edit]
| S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 1/12/2015 12:55:55 AM | Re
Hmm, continuo reticente. Não acho que o jogo precise disso. Final Fantasy VII apela mais aos que o jogaram na época em que foi relevante, e é o mais popular da saga porque foi o que teve mais impacto na altura (com o VIII bem próximo do nível a que ele chegou). Os que ainda o jogam, é mais por nostalgia do que descobrimento. Esta geração, olhando para onde está e para onde se dirige, habituada a estes Final Fantasies ARPG style da treta cheios de videos bonitos (e são mesmo bonitos) e o gameplay moderno (que já não é tão bonito num FF), não se ia interessar só com esses poucos aspectos novos.
Daí talvez tenha surgido este movimento do "queremos um remake completo com gráficos gen actual" por parte de defensores cegos do VII/VIII que não têm bem noção do que estão a fazer. Talvez eles queiram provar alguma coisa aos desta geração, que não acham o VII/VIII/etc tão apelativos porque são antiquados. Talvez estes "defensores" pensem que um remake iria trazer esse factor aos FFs antigos para esta geração querer descobri-los de uma forma nova e perceber porque foram tão aclamados.
Mas a ideia de remake que eles têm é (sem trocadilho intencionado) uma "fantasia" bonita que eles têm na cabeça onde a Square actualizava os gráficos/música/som para ficar tudo como o XIII ou XV, mas o gameplay, história e afins ficava tudo igual ao VII/VIII original. Pura maluquiçe, nem num bilião de anos isso iria acontecer.
Como dizia o personagem alentejano dos Malucos do Riso: "Quanto mais se mexe na coisa, mais a coisa cheira mal!" e esta gente devia ponderar mais naquilo que pede. Olhem para os reboots de clássicos no cinema e vejam o estrume que para ali vai. Querem a mesma coisa nos Final Fantasies? Tenham dó.
Alterado a 1/12/2015 12:57:30 AM por S1NE4T3R | WolfKid
Moderador De: Leiria 1/12/2015 12:09:40 AM | re
Em relação ao VII, foi por isso que falei em remaster (como fizeram recentemente com o X, mas que teria muito mais impacto, se colocassem gráficos HD e voice acting). Nunca um remake/reboot me passaria pela cabeça, senão era mesmo isso que acontecia - a mudança do gameplay. | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 1/11/2015 9:06:34 PM | Re
O XII tinha uma história gira mas básica (tipico plot baseado em politica), pena é que se jogasses o jogo só pela história, acabavas aquilo no tempo que demoras a dar um espirro. O sidequesting nunca te incentivava a prossegui-lo continuamente e era muito deslocado da história principal o que te fazia esquecê-la num instante. Mas mesmo assim até gostei de jogar o XII não como Final Fantasy mas como aquilo que era por si só.
"começaram a fazer antologias ao VII em vez de um remaster a sério, com novos gráficos"
Cruzes credo, não. Até bato três vezes na madeira. Conheçendo a Square como conheço, se eles alguma vez metessem na mona fazer um remake ao VII, iam mudar muito mais do que os gráficos, iam mudar o jogo todo para aquele style ARPG quase sem dúvida nenhuma. Iam arruinar aquilo que o jogo representa em prol dos paspalhos salivadores que andam aí nas internets a chorar por um reboot há anos. Eu digo calem-se mas é...não têm noção do que estão a pedir e a quem...a Square já não é a Squaresoft dos tempos de ouro, mas olham para ela como se fosse.
Deixem os FFs clássicos (especialmente o melhor deles todos, o VII) em paz e sossego, como clássicos gloriosos de uma época que já lá vai. Querem jogá-lo...vai sair na PS4 em forma original que é a única maneira de o jogar como deve ser.
As antologias/spin-offs/sequelas...bah. Nunca lhes liguei grande pevide. De FPS maus a joguinhos de telemóvel a ARPGs que bem se podiam chamar "Final Fantasy Sidequest: the Game - Theres really no story here!", nada se aproveita nessas tretas.
Alterado a 1/11/2015 9:08:26 PM por S1NE4T3R | WolfKid
Moderador De: Leiria 1/10/2015 9:46:00 PM | re
Eu para ser sincero nunca gostei do ATB. Acho que o meu esquema de combate preferido foi o CTB do FFX. Esse sim, envolvia bastante estratégia e dava tempo para um gajo pensar bem.
O X-2 sim, concordo contigo, foi uma banhada. A partir daí quiseram espremer cada título ao máximo (fizeram também sequela para o XII para a DS e começaram a fazer antologias ao VII em vez de um remaster a sério, com novos gráficos), o que para mim perdeu toda a piada. Não obstante, continuei sempre a jogar, e é como dizes, podem ser grandes RPGs, mas não têm a magia dos anteriores. Adorei a história do XII e do XIII, mas falta aquele je ne sais pas de quoi dos anteriores. O XIII-2 até teria uma história potencial. Se não tivessem a mania de fazerem sequelas, dava um stand alone bastante bom. Poderia ter aqueles "mistérios" e plot twists característicos da franquia, bem como um gameplay diferente, porque a história no geral se não colidisse com o título anterior até poderia ser boa (um futuro todo minado, em que se quer voltar atrás no tempo para o mudar, ao estilo Sarkhan em Tarkir).
A música sim, nota-se a diferença. Está mais pop, mas não desgosto. Está menos épica, é certo (o XV, do que saiu até agora também parece estar muito bom a nível de soundtrack, ao estilo épico dos anteriores), mas cada tema adequa-se bem ao ambiente que os jogos transmitem.
Anyway, sempre tens o teu Squall | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 1/9/2015 8:32:37 PM | Re
Tsch tsch tsch...Por acaso cheguei lá logo no Cloud, apenas não disse nada na altura. (sou fã de Final Fantasy há décadas e décadas, nada de FF me escapa ao olhar)
Podemos dizer que Final Fantasy perdeu a piada assim que o X-2 saiu, porque esse era simplesmente um jogo horrivel. O XI foi o flop que foi com a tentativa dos MMOs (redimiram-se um pouco agora com o XIV) e depois com o XII e afins, os jogos de Final Fantasy começaram a ser apenas RPGs engraçaditos, mas Final Fantasies horriveis. O franchise perdeu aquela magia, aquela combinação de ATB combat com histórias magníficas e mapas incriveis e liberdade de exploração.
Hoje FFs são ARPGs genéricos e limitados, cheios de pre-order content inútil, cheios de spin-offs maus para espremer uma saga, e repletos de babysitting aos jogadores. Só pensam em $$ e nada no jogo. E a música já não é nada do que era (o Uematsu faz lá uma falta do caraças).
Chamem-me nostálgico mas aquela era do Final Fantasy IV ao X é que foi a era dourada da saga. | WolfKid
Moderador De: Leiria 1/9/2015 6:09:01 PM | @S1N
Foi para não tornar tudo fácil de uma vez. Dizendo Lightning, Cloud e Terra é muito ambíguo. Aposto que só chegaste lá pelo Tidus
Anyway, o XIII até tem boa história. Mas a partir do momento que se lembram de fazer um tutorial de meia hora e incluir um sistema auto-battle, arruinaram o jogo todo, no meu ponto de vista.
Renowned Weaponsmith seria uma carta porreira no Standard de há 4 anos, no Grand-heartchitect | S1NE4T3R
Moderador De: Laranjeiro 1/8/2015 10:44:10 PM | Re
Bom, ao menos foste de um Final Fantasy podre para os bons. Tinhas mesmo de começar com o XIII? (e é bom que amanhã seja o Squall). |
[1]
|