Em primeiro lugar, concordo que não deves construir já um deck, não só porque não sabes o suficiente para isso (vais arranjar cartas e perceber que há melhores ou piores, pois há elevada probabilidade de o deck não ficar bom em muitas alterações que fazes), como não sabes ainda o que gostas. Cada jogador habitualmente prefere efeitos específicos, ex:
No BRANCO
encontras por exemplo efeitos de protecção, prevenção ou ganho de vida. É uma cor muito focada em criaturas, criação de tokens e efeitos que beneficiem criaturas logo é uma cor muito usada em decks agressivos.
No AZUL
terás de ter paciência e planeamento, é uma cor de controlo, permissão, manipulamento e prioritáriamente efeitos de compra de carta. Encontras muitos efeitos de anulação, devolução, essencialmente coisas para atrasar o jogo e impedir o oponente de tomar acções.
No PRETO
encontras efeitos de descarte, destruição, perda de vida, drenagem de vida (aumentar o teu total de vida retirando vida ao oponente) e reciclagem/reanimação de criaturas, devolvendo-as do cemitério para a mão ou mesmo para o campo. É uma cor que adora o sacrificio para obtenção de vantagens, quer seja redução das ameaças que o teu oponente tem, quer seja um sacrificio de algo teu para um efeito poderoso.
No VERMELHO
encontras efeitos de dano direto, destruição de artefactos ou terrenos e muitas criaturas de baixo custo. Por norma é uma cor que gosta de ser muito rápida, as suas criaturas entram cedo e normalmente têm ímpeto (o que faz com que possam atacar mais rápido que quaisquer outras). Não é uma cor que goste de jogos lentos.
No VERDE
encontras crescimento e força bruta. É uma cor que possui muitas criaturas de custo elevado, mas grandiosas em poder e resistência. É conhecida pelos seus efeitos de crescimento +X/+X ("pump" de criaturas), e muitos efeitos de geração de mana e pesquisa de terrenos. Com a sua capacidade de acelerar o nº de terrenos que colocas em campo e a mana que produzes, as criaturas de custo alto até entram bem mais cedo em campo.
No entanto algumas destas caracteristicas podem ocasionalmente surgir numa das outras cores. A minha cor preferida é o preto, mas há também boas combinações como
,
,
ou até
, entre muitas outras, com mais do que duas cores combinadas até. Cada combinação pode ter estratégias próprias (por exemplo
é muito conhecido por "Milling" - colocação de cards do deck directamente no cemitério). Seja como for, e se queres mesmo construir um deck, eu aconselho-te a começares com um deck monocolor (só com uma cor).
Existem 3 estratégias primárias exploradas no jogo:
Decks Agressivos (Aggro): que pretendem causar tanto dano quanto possível o mais depressa possível. Muito focados em criaturas e dano directo.
Decks de Controlo (Control): que pretendem impedir ou atrasar o jogo do adversário e lentamente obter a vitória.
Decks de Combinação (Combo): que pretendem explorar uma combinação ou sinergia de cartas em particular que tem um efeito devastador que assegure a vitória ou te coloque numa posição muito vantajosa para tal.
Muitas destas estratégias podem ser combinadas, existindo por exemplo baralhos de controlo que utilizam um combo como forma de ganhar o jogo.
Espero ter ajudado um bocadinho
Alterado a 11/22/2014 9:25:16 PM por S1NE4T3R