Não é muito dificil comparado a outras cartas, mas eles têm as suas regras particulares e ainda são algumas.
Pega no Planeswalker e vai olhando para ele à medida que te digo aquilo que deves saber:
- Um Planeswalker é uma carta de permanente. Quando a conjuras e a resolves com sucesso, ela entra e permanece no teu Battlefield.
- Estás a ver o nº no canto inferior direito da carta? Isso é a Lealdade (ou Loyalty) do Planeswalker. Lealdade é demonstrada por marcadores do mesmo nome. Um Planeswalker entra em campo com esse nº de
marcadores de Lealdade sobre ele.
- Lealdade é também aquilo que define se ele fica em campo ou não. Esses marcadores podem aumentar ou diminuir em número através de múltiplas maneiras. Quando os marcadores são reduzidos a zero, o Planeswalker é colocado no teu cemitério.
- Agora olha para as habilidades dele, nomeadamente as que possuem um custo, com um nº à esquerda. Isto são habilidades activadas cujo custo de activação inclui aumentar ou diminuir os marcadores de Lealdade no Planeswalker. Activar uma {+1} ability significa que o Planeswalker vai ganhar um marcador de Lealdade sempre que usares essa habilidade. Uma habilidade {-3} significa retirar 3 marcadores de Lealdade do mesmo. Uma que diga {0} não toca nos marcadores dele.
- Em {-N} abilities, o Planeswalker tem de ter no mínimo esse N em marcadores sobre ele para poderes activar a habilidade. Não podes usar uma {-3} de um Planeswalker que só tem 2 marcadores ou menos.
- Agora a regra de utilização das habilidades: Só podes usar uma habilidade do Planeswalker num turno
teu, numa Main Phase, com a Stack vazia e se nenhuma outra habilidade desse mesmo Planeswalker já foi usada nesse turno. Ou seja, trocando por miudos, uma habilidade por turno teu, por Planeswalker, à mesma velocidade a que conjuras um feitiço.
- Agora olha para a linha de tipo do Ajani, entre a arte e as habilidades, a meio da carta. Vais ver "Planeswalker - Ajani". Há uma regra ligada a isto. O Ajani tem múltiplas cartas de Planeswalker (como o
Ajani Vengeant entre outras), mas todas têm esta linha de tipo. Só podes ter um Ajani em campo a dada altura, logo se tens o teu Mentor of Heroes em campo e digamos colocares um outro Ajani em campo (quer seja outro Mentor ou outra versão do Ajani), vais ter de escolher um deles para ficar em campo, e enviar o outro para o cemitério imediatamente. Esta é a regra de singularidade de Planeswalker.
- Podes ter múltiplos Planeswalkers em campo, desde que não tenham os mesmos tipos. Se tiveres um Ajani e jogares um Jace, ficas com os dois em campo sem problema.
Isto é o base, agora vem o intermédio:
- Planeswalkers não são jogadores, e por defeito não são criaturas, mas podem ser atacados por criaturas do oponente da mesma maneira que tu podes como jogador. Quando um jogador declara os seus atacantes, ele pode escolher dirigir todos ou alguns dos seus atacantes para um Planeswalker do jogador defensor.
- Não podes atacar os teus próprios Planeswalkers. Apenas Planeswalkers do oponente.
- Um Planeswalker não é uma criatura por defeito por isso não pode atacar ou bloquear nada. No entanto, existem alguns Planeswalkers que se podem tornar em criaturas através das suas habilidades.
- Se o Planeswalker receber dano, esse nº de dano é descontado nos seus marcadores de Lealdade. Dar dano a Planeswalkers para reduzir a Lealdade a 0 é uma das maneiras mais básicas de os eliminar.
- O jogador defensor pode declarar bloqueadoras para as criaturas que estão a atacar um Planeswalker seu, como faria normalmente para criaturas que o atacassem a si.
- Mantém em mente que o Planeswalker não é um jogador ou criatura, logo coisas como dano de fontes com Deathtouch ou habilidades que disparem quando dano de combate é dado a jogadores não fazem nada quando o dano é dirigido ao Planeswalker. A única coisa que o Planeswalker se preocupa é a regra "N dano recebido = N marcadores fora".
- Um Planeswalker é no entanto, uma permanente em campo. Logo coisas que visem permanentes (como efeitos de destruição de permanente) podem visá-los.
- Deixei a regra mais complicada para último. Há mais uma maneira de dar dano a Planeswalkers, mas é mais complexa. Não são só criaturas e o seu dano de combate que podem dar dano em Magic como sabes, habilidades ou mágicas também o podem fazer. Mas como agora já sabes, um Planeswalker não é um jogador nem é uma criatura, logo não podes conjurar um
Lightning Bolt a visar um Planeswalker como alvo, porque um Planeswalker não é um alvo legal para esse tipo de mágica.
Mas o Bolt pode dar dano ao Planeswalker. Através da regra de redireccionamento de dano que não seja de combate. Se uma fonte de dano que não seja de combate (por norma habilidades ou mágicas) estiver prestes a dar dano a um jogador, o controlador dessa fonte de dano (desde que não seja o mesmo jogador) pode escolher redireccionar a totalidade do dano que iria ser dado a esse jogador para um Planeswalker que esse jogador controle.
Isto significa que podes conjurar um Bolt a visar um oponente, e quando o Bolt resolver e tentar dar dano ao oponente, podes escolher dar os 3 de dano a um Planeswalker dele ao invés de ser o jogador a receber o dano.
Da mesma maneira que não podes atacar Planeswalkers teus, também não podes redireccionar dano de fontes tuas para Planeswalkers teus. Planeswalkers são figuras da história de Magic que servem como teus aliados num jogo, magoar os teus aliados seria...ser muito mauzinho.
E basicamente é isto. Cumps
Alterado a 7/13/2014 8:21:35 PM por S1NE4T3R