Trample é um conceito que deve ser sempre encarado da mesma maneira:
Quando a criatura atacante com Trample distribui dano de combate que é suficiente para ser considerado (em situações normais) como "dano letal" em todas as suas bloqueadoras, o que sobrar pode ser dado ao jogador/planeswalker que a criatura estiver a atacar.
Contra criaturas bloqueadoras com First Strike (caso a criatura com Trample não possua First Strike) ela tem de chegar viva à 2ª etapa de dano para designar dano de combate sequer, pois é aí que vai poder designar o seu dano e distribui-lo caso possa. A criatura com First Strike nestes casos vai dar sempre o dano primeiro, na 1ª etapa de dano.
Se a criatura com Trample também possuir First Strike, ambas trocam e distribuem dano na 1ª etapa.
Contra Indestructibility, é mais simples do que parece. Apesar de uma criatura indestrutivel não poder ser destruida por dano letal, pode receber ou ser-lhe designada uma quantidade que seja considerada "dano letal" (daí eu ter dito "em situações normais" acima). A criatura com Trample apenas necessita de designar à criatura indestrutivel uma quantidade de dano que fosse letal caso ela pudesse ser destruida por dano (por exemplo, uma 2/2 indestrutivel apenas necessitaria de 2 de dano designados para ela), e o que sobrar é distribuido como Trample damage.
Esta última regra na distribuição de Trample damage também é aplicada de forma igual contra criaturas com Protecções.
Cumps