Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Duvidas-->Jogada Ilegal Responder

Link directo: topico.asp?topico=165808

UtilizadorResposta

Desmond
De: Odivelas
3/31/2014 4:08:21 PM
Jogada Ilegal
Boas, a minha dúvida tem mais a ver com o que é suposto nós jogadores que estamos a assistir podemos/temos que fazer em determinadas situações que identifiquemos como ilegais e não como miss triggers.

Não sei se alguém me saberá responder mas vou por algumas situações ilustrativas:

Jogador A conjura uma carta em que não tem os requisitos minimos para o fazer. Jogador B não repara e o jogo prossegue. O que podemos/devemos fazer?

Jogador A faz uma cólera que tem o efeito de destruir todas as criaturas. Jogador B põe as suas criaturas e um encantamento no cemitério. O que podemos/devemos fazer?

Jogador A joga uma shock land virada e faz scry (confundido-a com uma scry land. Jogador B não repara e diz ok. O que podemos/devemos fazer?

Jogador A joga um removal preto (por exemplo) numa criatura que tem protecção contra preto. Jogador B não repara e põe a criatura no cemitério. O que podemos/devemos fazer?

Tópico Locked

S1NE4T3R

Moderador
De: Laranjeiro
3/31/2014 8:29:59 PM
Re
Como espectador (ou seja como individuo externo ao jogo) apenas tens o poder de parar o jogo e chamar um Judge, explicando-lhe a situação à parte para ele a resolver, isto num contexto de torneio. Não tens o poder de interferir com o jogo a um nível mais profundo nem tens o poder de tentar corrigir a situação ou indicar aos jogadores o que fazer.

Como jogador no jogo em que ocorre o erro, ou seja o erro aconteceu e só mais tarde o notaram, o indicado é sempre chamar um Judge.

A decisão cabe sempre ao Judge, mas como as situações que referes são praticamente todas Game Rule Violations, a solução mais comum é analisar o tempo que passou da ocorrência do erro ao ponto em que notaram que fizeram porcaria. Se o jogo está num ponto em que é seguro voltar atrás no tempo ao ponto de corrigir o erro feito, é isso que fazem. Se o jogo já avançou demasiado ou o estado de jogo já se alterou imenso ao ponto em que voltar atrás iria influenciar ou alterar drásticamente o estado actual do jogo, então o jogo procede sem back up.

Para além de uma GRV, a situação da Shock Land também inclui o erro de Looking at Extra Cards, e a porção do deck que devia estar aleatória (podendo incluir a carta "Scryed") é baralhada.

Para referência, dá uma olhada pelo Infraction Procedure Guide, que fala mais sobre esta temática de judging.

Cumps
Responder

[1]