Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Decks / Combos-->[Modern] monoblack Responder

Link directo: topico.asp?topico=160326

UtilizadorResposta

Rjpato

De: Gafanha da Nazaré
10/19/2013 9:08:47 PM
[Modern] monoblack
Terrenos 21:
17 Swamp
1 Bojuka Bog
1 Tectonic Edge
2 Ghost Quarter

Criaturas 10:
4 Bloodghast
4 Vampire Nighthawk
2 Tombstalker

Outras Magicas 30:
1 Liliana of the veil
3 Blackmail
2 Ensnaring Bridge
3 Funeral Charm
4 Go for the Throat
2 Raven’s Crime
4 Inquisition of Kozilek
4 The Rack
4 Wrench Mind
3 smother

Sideboard
2 Damnation
1 Ensnaring Bridge
2 Surgical Extraction
4 Doom Blade

Ora boas precisava de ajuda com o deck que postei tenho tido bons resultados mas parece que ainda falta qualquer coisa.... algo mais em relação ao sideboard é que vinha mesmo a calhar ajuda para já só tenho aquelas cartas para side.


Alterado a 10/21/2013 7:57:56 PM por milton18

lsantos

De: Coimbra
11/19/2013 10:13:43 AM
Re
Finalmente um tópico do meu agrado! MBC!

Eu sou, em ultima análise um jogador de MBC, e por isso venho meter a minha colherada do pouco que sei! Ando a afinar um MBC para modern ha meio ano, e cheguei a umas conclusões que venho partilhar!

1 - no meta vais encontrar muito jund, rock, por isso é importante os teus 3 primeiros turnos serem resposta a isto:

- Deathrite
- Bob
- Tarmogoyf

o que não for jund ou rock, vai ser extramemente aggro , e vais ter de uma de 2 coisas: ou descartar a mao deles mais rapido do que eles a conseguem baixar OU limpar tudo o que eles te metam antes de morreres. Como não ganhas vida, todos os pontos que eles te tiram por turno são uma vitória, até ficares exposto a 1 dano directo instant!

contra o UWR, ok, vais descartar a mao dele, mas só até um certo ponto, depois vais ficar a olhar para as unhas em modo topdeck! Tens de comprar cartas! Phyrexian Arena, Sign in blood. Claro que se puseres isto, vais ter de ganhar vida de alguma maneira Os dilemas de MBC! Simplesmente se tapamos os pés destapamos a cabeça Mas é isso que dá piada a montar um deck preto!

2 - O Surgical sempre foi considerada carta de sideboard, mas ando a testa-la em main. A razão é simples, contra os decks dominantes do meta, vais sempre ter uma utilidade para ela: Goyf, Bob, Death, Ooze, Ravager, Snapcaster, Sphinxs... you name it. Quase todos os decks vao ter 2 ou 3 cartas que vais querer retirar para tornar a tua vida tão mais fácil (Hauting Echoes... se resolve... priceless).

3 - Cuidado com a Liliana! É óptimo quando ela entra do nosso lado, mas se entra contra é o fim! Ainda ontem joguei contra jund, e nos 2 jogos em que ele sacou Liliana ao 2º turno com Deathrite... mais valia ter baralhado de novo! Senti a falta de uma destas cartas: Vampire Hexmage, Hex Parasite ou Heros Downfall. É chato estares no draw, abrires com inquisition, e ele ter 2 lilianas...!

4 - Eu meteria Phyrexian crusader de side: É tão bom contra UWR, Gruul, RDW, no meta actual, virtualmente só morre para supreme!

5 - Damnation é sem dúvida o removal de eleição, MAS... contra por exemplo affinity... vais querer ter um infest ao 3º turno para limpar os bebés dele antes de morreres. E no turno seguinte limpas o que resta com point removal (Smother ou Geths veredict está bom)

6 - Lilianas = 4! Ela entra e domina o jogo, ponto!

7 - Tens aí cartas de valor marginal. Parece que estás a tentar fazer um infect budget, sem infect... Funeral Charm é muito útil, MAS... não mata Goyf, não mata Deathrite, não mata Ooze, não mata quase nada de relevante além de Bob. Ok mata Vendillions, Snaps, mas esses quando morrerem ja serviram o proposito deles.

O descarte instantaneo é muito bom, mas quem escolhe o que descartar é ele, o que contra UWR ou Jund ou Rock ou mesmo Combos não te vai ajudar muito. Os 2 únicos momentos de utilidade que vi nele foram: (1) Descartar a carta que ele faz draw durante o upkeep e rezar para que nao seja instant ou (2) moer um Bob ao 2º turno do adversário quando começas no draw.

Contra affinities, rdw, uwr, gruul é pouco mais que marginal, sinceramente muitas vezes preferi olhar para um disfigure do que para o funeral.

8 - Reparei que estás a tentar fazer um deck de descarta para Rack. Então experimenta Ratos esses descartam quando entram E ainda tens um chump para ganhares um turno extra! Pensa também em Nezumi Shortfang E porque não, pack rat?

9 - Outro problema que vais encontrar é: os teus pontos de vida: não tens nada que te ganhe vida, e todos os pontos de vida que te roubarem, não os vais recuperar... Será que a tua Rack ou Shrieking correm mais depressa que os outros decks? Imagina que o teu plano está a ser bem sucedido, descartaste as mãos deles e tens Rack em jogo. Muito provavelmente vais estar também sem mão. O teu problema é que o teu descarte é quase todo feitiço, o que significa que eles vao ter a oportunidade de fazer draw e jogar a sua carta! Helix, Sphinx, e qq outra coisa que lhes ganhe vida 1 ou 2 turnos vai-te deixar encostado à parede!

Ficam algumas ideias, depois volto que tenho de trabalhar!

PS: So para acrescentar, pensa nisto: Tu estás a querer descartar e matar com Rack ou Affliction. Quase todas os teus descartes são feitiços, o que significa que vais ter de virar mana no teu turno, o que permite ao adversário controlar até certo ponto o timming em que esperas fazer removal. Isto é, em early game:

Se viras mana para descarte, estás o turno dele a olhar para as maos, e tens de responder ao que ele te mete no teu turno seguinte. Se guardas para removal, não podes meter descarte no fim do turno dele, pq é tudo feitiço... :/ Deixando-te uma solução, board presence! (Daí eu pensar em Ratos, descartam e deixam um corpo para trás, ou então Gatekeeper of malakir tb)

Alterado a 11/19/2013 10:25:41 AM por lsantos

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/31/2013 8:25:25 PM
re
O milton tem razão no que toca a removal.

Tens demasiado removal quando simplesmente vais lockar o game com as Bridges.
Sem contar que Funeral Charm mata muita coisa e ainda possuis lilianas.

Rjpato


De: Gafanha da Nazaré
10/26/2013 11:52:07 PM
re
tenho experimentado e tenho me dado muito bem em relação aos throat ainda os mantenho porque não tenho visto tanto affinity quanto isso, por isso mantenho em relação aos salvage vou experimentar
Alterado a 10/26/2013 11:52:36 PM por Rjpato

milton18


Moderador
De: Aveiro
10/26/2013 11:40:16 PM
r
mete pelo menos um dakmoor savage para poderes lockar o jogo contra controlo com o crime e contra aggro com crime e a bridge.

continuas a ter demasiado removal e os go for the throat a nao serem muito bons.

Rjpato


De: Gafanha da Nazaré
10/26/2013 11:32:16 PM
re
Após alguma analise e tendo em conta aqui as vossas ideias acabei com uma coisa deste género que dizem.....


Terrenos 22:
15 Swamp
1 Bojuka Bog
4 Tectonic Edge
2 mutavault

Outras Magicas 39:
2 Liliana of the veil
3 geths verdict
3 Ensnaring Bridge
4 Funeral Charm
3 Go for the Throat
3 Raven’s Crime
4 Inquisition of Kozilek
4 The Rack
4 Wrench Mind
3 smother
4 Shrieking Affliction
2 damnation

Sideboard
4 Leyline of the Void
2 Desecration Demon
2 Surgical Extraction
3 Ratchet Bomb
4 Sign in Blood

Desmond

De: Odivelas
10/25/2013 4:02:35 PM
Re
Sim, eu acho que menos do que 23 terrenos é suicidio, num formato tão rápido, falhar um land drop é o principio do fim.
Ainda para mais se o deck consegue utilizar os terrenos a mais duma forma eficiente (Liliana e ravens crime) e se tem utility lands, ainda mais sentido faz ir com 24 - 25 terrenos.

milton18


Moderador
De: Aveiro
10/25/2013 2:54:09 PM
r
flood com 21 terrenos num deck tem montes de coisas a 3 de mana e ate stalkers? duvido muito que aconteca frequentemente, ate os decks aggro podem justificar usar mais do que 21 terrenos e não são tão pesados.

as substituições já referi quais são as possíveis, depende do foco que quiseres dar ao deck. Basicamente é isso que ele precisa.
Depois de o decidires é mais fácil tornar o deck decente.

Desmond

De: Odivelas
10/25/2013 12:51:59 PM
Re
Acho que o que falta ao deck é mais atrito:
Mais descarte eficiente (thoughtseize)
Destruíres terrenos (tectonic edge, ghost quarter torna-se pior neste tipo de deck)
Mais controlo na mesa (liliana of the veil, damnation em main)

E assim eliminares por completo as tuas criaturas, não precisas delas para nada.
A por criaturas, ia com 4 Deathrite Shaman e fulminator mage (mais atrito), e talvez um par de mutavaults, nada mais, tudo o resto parece-me oco e não me parece que adiante o teu jogo.

Quanto ao sideboard, achava interessante contra controlo, desecration demon e tirar as esnaring bridge e adicionar phyrexian arena para card advantage que funciona muito melhor tirando as bridge.

Contra american, melira pod e Living End, 4 Leyline of the Void SB e acho extirpates melhor que surgical extraction quando tens acesso ao preto.

Resumindo (peço desculpa pelo testamento) faria qualquer coisa do genero (sem avaliar o metagame muito aprofundadamente):

24 Lands:
14 Swamps
4 Fetchs com preto (Marsh / Verdant)
4 Tectonic Edge
2 Mutavault

6 Creatures:
4 Deathrite Shaman
2 Fulminator Mage

30 Non-Creatures
4 Liliana of the Veil
3 Thoughtseize
4 Inquisition of kosilek
2 Wrench Mind
2 Ravens Crime
3 Ensnaring Bridge
3 Doom Blade
2 Smother
1 Go for the Throat
4 The Rack
2 Damnation

SB:
4 Leyline of the Void
2 Extirpate
2 Desecration Demon
2 Phyrexian Arena
2 Engineered Explosives
2 Torpor Orb
1 Grafdiggers Cage

Espero que tenha ajudado.

P.S. Não tenhas medo que ficar flood, pois com a Liliana sempre podes descartar terrenos, e se puseres mais Ravens Crime em main, ainda mais sentido faz teres mais terrenos no deck.
-----------------------------------------------
Alterado a 10/25/2013 12:57:56 PM por Desmond

Rjpato


De: Gafanha da Nazaré
10/22/2013 10:19:10 PM
re
mais terrenos eu já acho demais tenho muitos jogos flood, em relação a tirar os go for the throat que aconselhavas a colocar, em relação ás lilianas tou a tratar disso já os thoug fora da lista são muito carinhos lololol

milton18


Moderador
De: Aveiro
10/21/2013 8:16:15 PM
r
Começando pelo óbvio, mais um terreno ou dois não faziam mal nenhum. Urborg é bom com os terrenos incolores. O Bog não vale a pena.
Dakmoor Savage comba bem com o Ravens Crime.

Liliana devia ser um 4of, provavelmente.
Faltam os 4 Thouhtseize.

Go for the Throat é horrível quando um dos decks mais jogados é Affinity.

Depois e tendo em conta, tal como foi referido, que Bridge e criaturas não combinam tens duas rotas.
Abandonar as criaturas por completo, excepto talvez uns Mutavault ou Deathrite, focando na Bridge para protecção e acabando o jogo com Rack e Shrieking Affliction.
Ou abandonar as Bridge e as Racks e ir para criaturas como finishers. Fazendo isto podes muito bem tirar as criaturas que usas e utilizar Phyrexian Crusader e Inkmoth Nexus porque são muito mais eficientes.

E já agora pesquisa este tipo de deck nesta secção, já foi discutido antes.

O sideboard não parece muito bom de facto, mas tu é que sabes contra o que é que vais jogar de forma a construí-lo eficientemente.
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>