Finalmente um tópico do meu agrado!
MBC!
Eu sou, em ultima análise um jogador de MBC, e por isso venho meter a minha colherada do pouco que sei!
Ando a afinar um MBC para modern ha meio ano, e cheguei a umas conclusões que venho partilhar!
1 - no meta vais encontrar muito jund, rock, por isso é importante os teus 3 primeiros turnos serem resposta a isto:
- Deathrite
- Bob
- Tarmogoyf
o que não for jund ou rock, vai ser extramemente aggro , e vais ter de uma de 2 coisas: ou descartar a mao deles mais rapido do que eles a conseguem baixar OU limpar tudo o que eles te metam antes de morreres. Como não ganhas vida, todos os pontos que eles te tiram por turno são uma vitória, até ficares exposto a 1 dano directo instant!
contra o UWR, ok, vais descartar a mao dele, mas só até um certo ponto, depois vais ficar a olhar para as unhas em modo topdeck!
Tens de comprar cartas! Phyrexian Arena, Sign in blood. Claro que se puseres isto, vais ter de ganhar vida de alguma maneira
Os dilemas de MBC! Simplesmente se tapamos os pés destapamos a cabeça
Mas é isso que dá piada a montar um deck preto!
2 - O Surgical sempre foi considerada carta de sideboard, mas ando a testa-la em main. A razão é simples, contra os decks dominantes do meta, vais sempre ter uma utilidade para ela: Goyf, Bob, Death, Ooze, Ravager, Snapcaster, Sphinxs... you name it. Quase todos os decks vao ter 2 ou 3 cartas que vais querer retirar para tornar a tua vida tão mais fácil (Hauting Echoes... se resolve... priceless).
3 - Cuidado com a Liliana! É óptimo quando ela entra do nosso lado, mas se entra contra é o fim! Ainda ontem joguei contra jund, e nos 2 jogos em que ele sacou Liliana ao 2º turno com Deathrite... mais valia ter baralhado de novo! Senti a falta de uma destas cartas: Vampire Hexmage, Hex Parasite ou Heros Downfall. É chato estares no draw, abrires com inquisition, e ele ter 2 lilianas...!
4 - Eu meteria Phyrexian crusader de side: É tão bom contra UWR, Gruul, RDW, no meta actual, virtualmente só morre para supreme!
5 - Damnation é sem dúvida o removal de eleição, MAS... contra por exemplo affinity... vais querer ter um infest ao 3º turno para limpar os bebés dele antes de morreres. E no turno seguinte limpas o que resta com point removal (Smother ou Geths veredict está bom)
6 - Lilianas = 4! Ela entra e domina o jogo, ponto!
7 - Tens aí cartas de valor marginal. Parece que estás a tentar fazer um infect budget, sem infect... Funeral Charm é muito útil, MAS... não mata Goyf, não mata Deathrite, não mata Ooze, não mata quase nada de relevante além de Bob. Ok mata Vendillions, Snaps, mas esses quando morrerem ja serviram o proposito deles.
O descarte instantaneo é muito bom, mas quem escolhe o que descartar é ele, o que contra UWR ou Jund ou Rock ou mesmo Combos não te vai ajudar muito. Os 2 únicos momentos de utilidade que vi nele foram: (1) Descartar a carta que ele faz draw durante o upkeep e rezar para que nao seja instant ou (2) moer um Bob ao 2º turno do adversário quando começas no draw.
Contra affinities, rdw, uwr, gruul é pouco mais que marginal, sinceramente muitas vezes preferi olhar para um disfigure do que para o funeral.
8 - Reparei que estás a tentar fazer um deck de descarta para Rack. Então experimenta Ratos
esses descartam quando entram E ainda tens um chump para ganhares um turno extra! Pensa também em Nezumi Shortfang
E porque não, pack rat?
9 - Outro problema que vais encontrar é: os teus pontos de vida: não tens nada que te ganhe vida, e todos os pontos de vida que te roubarem, não os vais recuperar... Será que a tua Rack ou Shrieking correm mais depressa que os outros decks? Imagina que o teu plano está a ser bem sucedido, descartaste as mãos deles e tens Rack em jogo. Muito provavelmente vais estar também sem mão. O teu problema é que o teu descarte é quase todo feitiço, o que significa que eles vao ter a oportunidade de fazer draw e jogar a sua carta! Helix, Sphinx, e qq outra coisa que lhes ganhe vida 1 ou 2 turnos vai-te deixar encostado à parede!
Ficam algumas ideias, depois volto que tenho de trabalhar!
PS: So para acrescentar, pensa nisto: Tu estás a querer descartar e matar com Rack ou Affliction. Quase todas os teus descartes são feitiços, o que significa que vais ter de virar mana no teu turno, o que permite ao adversário controlar até certo ponto o timming em que esperas fazer removal. Isto é, em early game:
Se viras mana para descarte, estás o turno dele a olhar para as maos, e tens de responder ao que ele te mete no teu turno seguinte. Se guardas para removal, não podes meter descarte no fim do turno dele, pq é tudo feitiço... :/ Deixando-te uma solução, board presence! (Daí eu pensar em Ratos, descartam e deixam um corpo para trás, ou então Gatekeeper of malakir tb)
Alterado a 11/19/2013 10:25:41 AM por lsantos