Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Breve Análise a Pauper Classic Responder

Link directo: topico.asp?topico=151506

UtilizadorResposta

GDV

De: Rio de Mouro
3/23/2013 5:25:32 AM
Breve Análise a Pauper Classic


Boas Pessoal

Como podem ver, decidi escrever mais um artigo, desta fvez sobre Pauper Classic, um format que gosto imenso, tanto pelo valor monetário de cada deck, como o metagame existente.
E é sobre isso mesmo que vou escrever. O metagem actual de Pauper Classic!

Comecemos por falar sobre os últimos bannings, que fizeram com que o meta alterasse completamente.



Empty the Warrens e Grapeshot eram as grandes win conditions de TPPS – The Perfect Pauper Storm – e o seu banimento acabou com este mesmo deck.

Enquanto que havia alguma facilidade para todas as cores em lidar com Empty the Warrens ( Holy Light em Branco, Echoing Decay em Preto, Electrickery ou Seismic Shudder em Vermelho, Sandstorm em Verde e Echoing Truth em Azul) a verdade é que era extremamente complicado lidar com Grapeshot, sendo que branco era a única cor que tinha mais que uma carta viável para responder a um Grapeshot com 19 de Storm Account (Safe Passage, Prismatic Strands, Benevolent Unicorn).

Quanto ao Invigorate, era o pump essencial em Infect e a principal carta que permitia ao deck ganhar ao 2º/3º Turno consistentemente. Um free spell que dá +4+4 num deck que só precisa de causar 10 pontos de dano ao adversário é, sem dúvida alguma, uma carta a ter em conta.

Será que foi uma boa decisão da WotC banir estas 3 cartas? Será que torna o formato mais saudável? Na minha opinião, sim. Grapeshot era a principal razão de TPPS existir e ser um dos “Bichos-Papão” do formato, muito difícil lidar com ela para a maioria dos decks, daí ter sido a melhor decisão da parte da Wizards. Empty the Warrens é sem dúvida uma excelente carta em TPPS, contudo, o facilidade de lidar com ela ser quase igual para a maioria dos decks do formato, talvez não justificasse o seu banimento.

Quanto ao Invigorate, acho que também bem foi uma boa decisão por parte da Wizards. Infect continua a ser viável, continua a ser consistente, apenas mata 1/2 turnos mais tarde, algo minimamente “justo” para um deck que já tem metade do trabalho feito.

Após os bannings, houve um alerta geral sobre que deck utilizar e qual o deck que seria mais viável utilizar.



Depois de alguma pesquisa e testing, o novo meta começou a formar-se. E é sobre isso que vou falar de seguida. Os decks que mais jogo têm visto, e como se espera ser o metagame durante os próximos meses.




Izzet Post

Ora qui temos um dos decks fortes do formato. Izzet Post ou UR Post, é um deck que usa Burn Spells e Counterspells par air controlando a mesa no início do jogo, até conseguir ter na mesa um número suficiente de Cloudposts e Glimmerposts. Além disso é um deck que tem imenso draw spells, tendo também acesso a Mystical Tutor, como tutor para resposta necessária a qualquer situação. Por norma costumamos ver Izzet Post a controlar também a Battlefield com Capsize utilizando o seu Buyback Cost e utilzar Rolling Thunder ou Ulamog’s Crusher como finishers.

Desde já aqui fica um exemplo de uma deck list:

Signal (4-0)
Pauper Daily #5125346 on 03/07/2013


4 Cloudpost
4 Glimmerpost
8 Island
2 Izzet Guildgate
6 Mountain

4 Mulldrifter

1 Capsize
3 Compulsive Research
2 Condescend
1 Electrickery
2 Electrostatic Bolt
1 Firebolt
4 Flame Slash
1 Lightning Bolt
2 Mystical Teachings
1 Negate
1 Ponder
4 Preordain
3 Prohibit
4 Prophetic Prism
1 Rolling Thunder
1 Serrated Arrows

Sideboard
2 Coast Watcher
1 Earth Rift
3 Gorilla Shaman
3 Hydroblast
3 Pyroblast
1 Serene Heart
1 Temporal Fissure
1 Ulamog's Crusher



Affinity

Affinity assume-se cada vez mais como um dos decks mais fortes do formato. É um deck bastante rápido, aliando uma base de mana em que todas as lands são artefactos, com a habilidade propriamente dita, conseguindo baixar Myr Enforcer e Frogmite de borla e capaz de despejar a mão ao 2º/3º Turno. Além da sua vertente aggro, consegue ainda ter o “combo” Disciple of the Vaul + Atog como win con. Cartas como Fling também são por vezes vistas em algumas deck lists.

De seguida, aqui fica um exemplo de uma decklist :

Cirosasa (3-1)
Pauper Daily #5125346 on 03/07/2013

1 Darksteel Citadel
4 Great Furnace
4 Seat of the Synod
4 Tree of Tales
4 Vault of Whispers

1 Atog
4 Carapace Forger
4 Disciple of the Vault
4 Frogmite
1 Krark-Clan Shaman
4 Myr Enforcer
2 Somber Hoverguard

2 Chromatic Star
2 Fling
4 Galvanic Blast
2 Prophetic Prism
4 Springleaf Drum
4 Thoughtcast

Sideboard
2 Ancient Grudge
2 Gorilla Shaman
3 Krark-Clan Shaman
4 Pyroblast
3 Serene Heart



GW Auras

Mais um deck a ter em grande conta no meta actual. Este é um deck que tenta fazer uso de Auras para ramp e depois utilizar Rancor, Ancestral Mask e Ethereal Armor em combinação com Criaturas com Hexproof. A verdade é que o deck tem pouca interação com o oponente, sendo que Rancor + Ethereal Armor + Ancestral Mask num Silhana Ledgewalker são suficientes para ganhar o jogo em 2/3 Turnos.

Como exemplo de um GW Auras, temos a seguinte decklist:

deluxeicoff (3-1)
Pauper Daily #5125346 on 03/07/2013

13 Forest
4 Selesnya Guildgate

1 Aura Gnarlid
4 Bond Beetle
4 Gladecover Scout
4 Silhana Ledgewalker
4 Slippery Bogle

2 Abundant Growth
3 Ancestral Mask
4 Armadillo Cloak
4 Ethereal Armor
4 Rancor
4 Utopia Sprawl

Sideboard
3 Faerie Macabre
4 Moment's Peace
4 Standard Bearer
4 Thermokarst




MUC – Mono Blue Control

Mais um deck muito difícil de lidar e talvez um dos decks mais consistentes do formato. MUC é um deck de Tempo, que utiliza Counterspells e Drawspells para ir controlando a mesa, fazendo uso de Delver of Secrets, Spire Golem, Spellstutter Sprite e Cloud of Faeries para dar dano. É também bastante normal ver Ninja of the Deep Hours na maioria da listas, pois consegue dar dano e fazer draw, sendo que fazer bounce numa Spellstuter Sprite permite reutilizá-la e ter mais um “counterspell” à disposição, devido ao Ninjitsu.

Um exemplo de decklist de MUC:

Anatidae (3-1)
Pauper Daily #5125346 on 03/07/2013

16 Island
1 Quicksand

1 Cloud of Faeries
4 Delver of Secrets
3 Frostburn Weird
4 Ninja of the Deep Hours
4 Spellstutter Sprite
3 Spire Golem

1 Brainstorm
4 Counterspell
2 Daze
2 Gush
2 Piracy Charm
2 Ponder
4 Preordain
4 Snap

Sideboard
1 Curse of the Bloody Tome
1 Deprive
1 Dispel
4 Hydroblast
2 Serrated Arrows
1 Spire Golem
2 Steel Sabotage



Stompy

Aqui podemos encontrar possivelmente o deck mais agressivo e mais rápido do formato. Stompy é um Mono Green Aggro, que utiliza criaturas com um cmc muito baixo, a curva de mana não vai além de 2, e que utiliza inúmeros Pump Spells para inchar as suas criaturas e tentar acabar com o jogo o mais depressa possível.

Uma das listas que obteve grandes resultados no MTGO nos últimos Daillys:

kostompy (4-0)
Pauper Daily #5125346 on 03/07/2013

16 Forest
1 Tranquil Thicket

4 Nettle Sentinel
4 Quirion Ranger
3 Safehold Elite
2 Shinen of Life's Roar
3 Silhana Ledgewalker
4 Skarrgan Pit-Skulk
2 Vault Skirge
4 Young Wolf

1 Gather Courage
4 Groundswell
2 Hunger of the Howlpack
4 Rancor
4 Vines of Vastwood

Sideboard
1 Fog
3 Gleeful Sabotage
4 Hornet Sting
4 Scattershot Archer
3 Serene Heart

Na minha opinião, são estes os decks que vão dominar o meta nos próximos tempos, sendo que temos também decks como MBC (Mono Black Control), White Weenie, Familiar Storm, Gu Elves, Gobs, Burn, entre muitos mais, a tentar conquistar também o seu espaço e atingir a “glória” neste formato.

Esta foi a minha curta análise ao Meta actual de Pauper Classic, talvez certa, talvez errada? Tentei juntar os resultados que se têm visto e apontar os decks mais fortes.

Critiquem à vontade, o que podia ter sido melhor, o que falta, o que está a mais, o que melhorar, tudo será bem vindo, para que possa, talvez daqui a uns tempos, escrever algo mais acerca do formato.

Aproveito também para tentar deixar uma em aberto a discussão de quais serão efectivamente os melhores decks do formato, estratégias, techs, etc, tudo o que achem valer a pena discutir sobre o formato, decks, metagame, etc.

Espero que tenham gostado e mais uma vez digo que gostaria de “ouvir” a vossa opinião, tanto em relação ao Artigo, como em relação ao Formato.

Bons Jogos

Cumps

Santos

GDV


De: Rio de Mouro
4/24/2013 11:41:44 PM
Re
Desde já agradeço imenso a vossa ajuda e disponibilidade, mas certo é que tão depressa não volto a escrever nada. Até para jogar tem estado complicado, com tanta coisa na cabeça, a vontade só tem aparecido quando jogo casual com os amigos.

Como o tempo não abunda, não vou estar a planear algo a curto prazo, mas as ideias continuam, no caso de no futuro ter a possibilidade de me voltar a dedicar um pouco mais ao jogo.

Abraço




TAbril


De: Barreiro
4/24/2013 10:21:50 PM
...
Se o tema é pauper também podem contar comigo.

Cumps

Gedaco


De: Lisboa
4/24/2013 11:12:48 AM
re
Se for preciso um companheiro de teste estarei disponível para ajudar no que for preciso

GDV


De: Rio de Mouro
4/18/2013 12:44:25 AM
Re TAbril
A minha ideia inicial era essa mesmo. Criar uma espécie de coluna, dedicada exclusivamente ao Pauper. Depois ir pegando num deck, passar uma semana a testá-lo e criar assim um artigo sobre o mesmo. Seria uma espécie de coluna semanal, tipo, saía aos sábados, por exemplo, o artigo e teriam até domingo uma espécie de votação para o deck seguinte. Segunda feira começaria a trabalhar no mesmo e assim sucessivamente.

O problema é que, como arranjei emprego de novo, não tenho nem tempo, nem paciência para tal, visto trabalhar à hora de almoço e à noite....

Por isso mesmo é que dei a ideia no comment abaixo. Criar-se algo como se fez com commander, para os "aficionados" do formato discutirem ideias, decks, techs, meta, etc sobre o mesmo.





TAbril


De: Barreiro
4/17/2013 8:51:43 PM
...
Boas, se és um interessado no tema (pauper) sugiro a criação periódica e centrada num tipo de deck específico e nas respectivas variantes com os pontos positivos e negativos de cada uma. Exemplo: um sobre Post, que distinga as diferentes potencialidades de U/UG/UR/GR/etc.



GDV


De: Rio de Mouro
4/17/2013 3:02:26 AM
Boas
Desde já agradeço os comentários.

Acreditem que me sinto cada vez mais orgulhoso por ter escrito o artigo, não só pelos comentários positivos, que são bastante importantes, mas também pela adesão e gosto que as pessoas têm pelo formato e pelos artigos com ele relacionado.

Tenho pena de não voltar a escrever nada brevemente, mas a verdade é que com o regresso ao trabalho (finalmente), é-me impossível continuar actualizado no formato e escrever algo, tal como testar alguma coisa.

Deixo aqui a ideia de se criar um post ou algo do género, como se fez com Commander, na secção da discussão, para se falar acerca de Pauper. Seria bom para quem gosta trocar ideias, falar de match ups, decklists, enfim, ajudarem-se de qualquer forma possível e imaginária.


Mais uma vez, espero que tenham gostado do artigo. Critiquem positiva ou negativamente, será bom para um artigo futuro, digam o que gostariam de ver debatido acerca do mesmo.

Se quiserem discutam também o formato, os decks que acham melhores, techs que dão jeito, sb’s em match ups específicos, etc.

Sou sincero, gostaria de ver uma adesão maior, mais discussão acerca do formato, tal como se faz com T2, Modern ou até mesmo Legacy, porque simplesmente é um formato que adoro

Cumps

Bons jogos e boas leituras






Gedaco


De: Lisboa
4/15/2013 12:00:46 AM
re
Parabéns mister.
É bom ouvir falar em Pauper Classic

Faltou é mesmo o UG Stormpost

Obrigado pelo bom trabalho!

GDV


De: Rio de Mouro
3/28/2013 2:23:43 AM
Boas
Desde já agradeço imenso pelo feedback.

É muito bom ouvir críticas, principalmente positivas como é o caso.

Quanto ao artigo, tentei ser o mais simples possível e colocar a informação necessária.

Milton

É verdade, custou mas foi. Como tinha-mos falado, andava com vontade de escrever algo, principalmente relacionado com Pauper, mas não sabia o que escrever, e do nada comecei a escrever, isto numa noite em que tinha chegado bastante tarde a casa depois de estar com o pessoal.

Quanto ao facto de não ter falado no UG Storm, não sabia se era bom o suficiente, tentei usar os Dailys para me basear a nível de resultados, isto aliado aos artigos que tenho lido e àquilo que tenho apanhado no Cockatrice.


Fico contente por terem gostado e espero que mais críticas, positivas ou negativas, sejam expostas, pois é sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido e melhor ainda ter formas de o poder melhorar

Abraço





milton18


Moderador
De: Aveiro
3/27/2013 8:17:44 PM
r
finalmente Santos

está muito bom, parabéns.

percebo banirem Grapeshot e Invigorate, mas discordo totalmente com o Empty. Tal como disseste, todas as cores tem resposta e nem são cartas inúteis noutros MU.

Quanto aos decks actuais acho que só falhaste por não mencionares o novo monstro do formato, UG Post Storm. Isso sim é uma besta

GagarineY

De: Coimbra
3/26/2013 11:02:39 PM
Parabéns
Parabéns pelo texto.

Claro, simples mas completo e consistente.

O nível deste tópico está crescer em qualidade e quantidade de texto...

Keep up the good work...

Responder

[1] [2] Proxima pagina >>