1º O Verdict destroi o Militant (bem como todas as outras criaturas) durante a sua resolução, pois é um efeito de destruição directa. Neste ponto o Verdict ainda está na Stack quando as criaturas são destruidas. O Militant é colocado no Graveyard juntamente com todas as outras criaturas, e quando o Verdict sai da Stack para ir para o Graveyard, o Militant já não está em campo. O Verdict é colocado no Graveyard do seu dono.
No entanto, se a instant/sorcery usar outros efeitos que também podem causar a morte do Militant, a situação pode ter um resultado diferente. Se por exemplo for um efeito de dano (tipo
Lightning Bolt), aquilo que iria causar a morte do Militant era a state based action que verifica dano letal sobre ele. Isso é verificado depois do Bolt ter completado resolução, logo aí, o Bolt era exilado.
Se o efeito for algo que reduz a defesa do Militant a 0 ou menos (tipo
Last Gasp), similarmente à situação do Bolt, aquilo que iria causar a morte do Militant era uma verificação de uma state based action (a que verifica defesas a 0 ou menos), logo o Gasp iria ser exilado também.
2º A habilidade de perda de vida (e não dano) do Shaman, não te faz alvo. Apenas faz alvo a uma instant/sorcery num graveyard. Como tal o Hexproof da Orb não interfere na habilidade do Shaman.
"Each" não equivale a "target".
Cumps