Cada vez que a terceira edição de um bloco sai, o formato Block Constructed começa a ficar muito popular. Infelizmente, não é o caso este ano. Aconteceu devido ao facto de as organizações não fazerem grandes torneios que incluissem este formato. O único grande torneio perto do formato foi Team Block Constructed Pro Tour, mas team play é muito diferente de jogar individualmente. Infelizmente, não fizeram um torneio individual no mesmo ano que provavelmente, um dos melhores block constructed deck anda para aí escondido. Não há cartas que "suportam" o formato da mesma maneira que a Jitte suportava Kamigawa Block. O controlnão é muito bom, o aggro não é muito bom, e apenas há counters e removal neste bloco. Para não dizer que o tema multicolor é provavelmente um dos mais divertidos temas que um bloco pode ter (Tipo Invasion!). Então o que faz de Ravnica Block constructed não jogado? Não é como os formatos normais. Há um monte de coisas que fazem RBC unicoe não comparável com os demais formatos.
O jogo começa no turno 2
No RBC, raramente existe algo no turno 1, a não ser jogar um terreno. Porquê? A maior razão são as shocklands. A não ser que queira perder 2 pontos de vida no primeiro turno, a dual entra em jogo virada no primeiro turno. Depois não há custo um 2/2 weenie que possas jogar no primeiro turno. As unicas mágicas que podes jogar no turno um não compensa a perda de 2 de vida. Em oposição, o turno 2 tem muitas bosa jogadas qu possa fazer. Farseek, Dark Confidant, Lightning Helix, Remand. Em contrapartida cartas como spell snare, actualmente são boas em bloco.
The bests decks são 3-4 cores
A outra razão em RBC é que a maior parte dos decks são de 3 cores, às vezes splashada com uma quarta. Mas as shocklands tornam isso possível. Em Invasin, raramente via decks com 3 cores ou +, porque isso garantia muita perda de vida, devido às painlands. Normalmente estes decks têm verde lá pelo meio, pois constituem uma boa base de mana. Se nos turnos iniciais não sair nenhuma floresta, o problema pode-se agravar devido ao facto de a base de mana estar mais frágil. Uns exemplos desta base de mana são os Birds of Paradise, Utopia Spawl e Farseek.
Ravnica Block Constructed Awards
Best Aura: Faith’s Fetters.
Esta é a melhor resposta a quase todo o tipo de cartas. É virtualmente destruição de criatura, ganha 4 de vida e é branco? O branco não tinha removal parecido a este nuns bons blocos. Mas como disse anteriormente, você pode naturalizar cartas como Glare of SUbdual, com esta carta.E como estamos a falar de auras gostaria de dar uma menção honrosa a Moldervine Cloak. Provavelmente o melhor creature pump desde Armadillo Cloak e Rancor. Não faz o mesmo que o Rancor faz ao voltar para a mão, mas pondo 3 cartas do topo para o grave, deixar de biscar e fazendo o dredge podes pô-lo na sua mão.
Best Non-creature utility card: Farseek
Se jogar com verde em RBC, muito provavelmente esta carta estará incluída no seu deck. É barato e faz o seu trabalho. Mas quando compara Farseek com outros mana accelarators clássicos, normalmente este sairia em desvantagem. Farseek tem também uma assistência das shocklands. A maneira funciona e podes por qualquer terreno do deck em jogo, em RBC.Não há muitos mana accelarators que vão buscar terrenos não-básicos E ponham-no em jogo.
Best creature utility card: Azorius Guildmage
Dois de mana por uma 2/2 não é mau, mas por 3 de mana pode virar uma criatura ou anular a habilidade activada. A maior vantagem é a criatura não virar para fazer as respectivas habilidades. Então por 6 de mana você pode ridicularizar duas criaturas ou parar a regeneração do Skeletal Vampire. A mensão honrosa cai para Coiling Oracle. Depois de SSS, que não haja muito para dizer sobre a carta nem a guilda, a não ser do Coiling Oracle. Por 2 de mana ficas com um 1/1 e uma carta "grátis", mas se for um terreno fica em jogo, então pode-se jogar qualquer coisa que custe 4 no turno 3 se calhar um terreno.
Most Popular Creature: Giant Solifuge
Este "gajo" está em todo o lado. Como podes pagar 2GG ou 2RR, pode-se encontrá-lo em muitos decks.É fácil de mata-lo em combate, mas provavelmente o seu trample irá deixar algum dano. Pode-se dizer que é o filho da Ball Lightning ou Blistering Firecat, mas essas criaturas vão para um mono-red deck, e podem ser destruidas com algo que dê dano, como um shock. A menção honrosa vai para o Loxodon Hierarch... provavelmente uma das melhores com custo 4 e 4/4 no jogo. Se tiver a jogar num Green/White, provavelmente esta carta estará nos seus planos.
Best Non-Creature Win Condition: Demonfire
Em qualquer outro formato, uma carat como Demonfire não fará muita "moça". Mas num lugar como a paz de Ravnica esta carta pode ser muito popular. Em Ravnica, é muito comum ter-se 8-10 terreno no fim do jogo e acabar o jogo com 7-9 de dano. Debtor’s Knell tem a minha menção honrosa pela mesma razão. Os jogos normalmente não acabam sem antes terem 7 terrenos, e antes que saiba que tem uma carta de vantagem cada turno, assumindo que existem criaturas no grave.
Best Win Condition: Skeletal Vampire
Surpreso? Desiludido? Mencionei esta carta umas 10 vezes no artigo, e não a iria considerar? Mas ainda não vou falar do vampiro, pelo menos não por agora. Primeiro vou falar da carta que bateu: Simic Sky Swallower. O people comparou esta carta com a Akroma em termos de finisher. É difícil matar SSS, e não é barato. Em RBC, não há grandes problemas com flyers, pois em combate só poderá ser, provavelmente, morto por 2 flyers bloquando o SS.
Então se SSS é bom, porque escolhi Skeletal Vampire? É porque gosto da carta? Não. É porque a odeio. Eu sou um jogador aggro. Então se eu não conseguir matar o jogador antes do Skeletal Vampire e antes dos vamps, acabou. Existem poucas coisas que podes fazer quando ele está em jogo. Não podes competir com ele. Tem 3 criaturas, uma delas regenera e a outra transforma-se em mais duas. A não ser que descubra uma resposta voadora, mas blokeando com um bat, sacrificasse e põe-se mais dois. E o Skeletal Vampire é provavelmente a única criatura que consegue parar o SSS em combate. Apenas o Skeletal Vampire + 2 bats para acbar com o Skeletal e depois duplicar e regenerar...
A outra vantagem é que tem várias criaturas, que permitem responder a cartas que digam "target player sacrifice a creature" e não poupando o skeletal de atacar para bloquear outras bestas. Por isso com SSS e fácil atacar com uma mão cheia de criaturas e ganhar, mas com um Skeletal Vampire já não é tão fácil. É muito mais fácil ganhar controlo do jogo com um Skeletal Vampire que com um SSS. A par disto foi uma decisão muito difícil, mas escolhi o campiro para melhor win condition.
Conclusion
É tudo o que posso dizer acerca de RBC. É uma pena que não tenha tido muita exposição no Pro Tour, como ouros blocos tiveram, porque penso que muito people descobriram este bloco como o mlehor bloco feito há muito tempo.
Espero que tenham gostado!
Fikem bem!
Alterado a 02-11-2006 16:28:32 por Cookie