Boros
O termo Boros surgiu na altura de Ravnica e utiliza as cores Vermelha e Branco.
O deck Boros landfall começou em zendikar com a rápida morte as mãos/garras do gato Steppe Lynx e de Plated Geopede aliados a Arid Mesa, Scalding Tarn e Marsh Flat.
O Deck
O core do deck consiste em:
4x
Marsh Flats
4x
Arid Mesa
4x
Scalding Tarn
Estes terrenos são os essenciais para activar o landfall, são usados tantos porque queremos activar sempre que possivel duas vezes por turno o landfall, tornando o nosso pequeno gato numa feroz animal.
4x
Steppe Lynx Entra ao turno 1, e ao segundo turno pode dar 4 de dano.
4x
Plated Geopede Mais uma mana, mais poder, e FS. Mais lento que o lince, mas letal.
4x
Lightning Bolt
4x
Path to exile
4x
Lightning Helix
Penso que sobre estas três cartas não seja preciso comentar mais nada.
Restantes opções
Aqui vão estar cartas que de acordo com o metagame e estilo pessoal podem variar entre serem staples ou nem entrarem no deck.
Vamos começar com as lands:
Terramorphic expanse/Evolving Wilds - mais 4 fetchs, é geralmente utilizado com adventurgi gear.
Flagstones of Trokair - pode em certas situações actuar como uma fetch, costuma ser utilizado com o ghost quarter (permite activar 3 vezes o landfall no mesmo turno, se baixarmos um da mão, e tivermos outro em jogo).
Ghost Quarters - uma fetch em que se fica com menos um terreno, quando utilizado com a Flagstones of Trokair permite activar 3 vezes o landfall no mesmo turno (se tivermos baixado um terreno nesse turno).
Teetering Peaks - actua quase como uma fetch, ou como um pequeno landfall para o goblin guide
Sacred Foundry - Estamos em modern e não queremos usar shocklands?
Boros Garrison - Mana fixer + ramp e certeza que temos uma land para activar land fall no próximo turno
E agora criaturas:
Goblin Guide - uma das melhores criaturas vermelhas, se tiverem steppe lynx e guide na mão ao começar, turno um baixa-se steppe lynx.
Grim Lavamancer - uma escolha para versões com menos bichos e mais burn (a partida temos sempre uma fetch por turno a ir pro cimitério, e iremos usar mais burn)
Keldon Marauders - por 2 de mana, causa 5 de dano
Jotun Grunt - 4 de poder por 2 cmc (o custo de manutenção também pode ser usado com cartas do cimitério do oponente - não se pode usar com o grim lavamancer).
boros Bushwacker - muitas vezes utilizado como finisher, dá haste a todas as criaturas e +1/+0, utiliza-se geralmente 1 ou 2 para serem procurados com o Ranger of Eos
Ranger of Eos - por 4cmc, uma 3/2 que geralmente quando entra causa 6 ou mais de dano (goblin bushwacker com kicker). Pode ir buscar praticamente todas as criaturas do deck.
Vexing Devil - Gosto de utilizar o vexing com o Proclamation of rebirth.
Thalia, guardian of the Thraben - pode complicar a vida a decks de storm, e por exemplo em casos de extrema necessidade alvo do nosso pte. Atacamos, dá o dano de first strike, e fazemos pte nela para activar landfall nos restantes atacantes.
Chandra’s Phoenix - 2/2 voadora que pode regressar pra mão
figure of destiny
Squadron hawk - 1/1 voadora que vai buscar os restantes amigos, utilziado geralmente qundo se utiliza adventuring gear.
Outros:
adventuring gear - mais um activador de landfall, para utilizar
Searing Blaze - permite a limpeza de bloqueadores, e causa dano ao oponente (também é instant).
proclamation of rebirth - umas das cartas que mais gosto de usar, pode devolver Goblin Guide, Vexing Devil, Grim Lavamancer, Steppe Lynx, Figure of destinty...
elspeth, Knight Errant - Quando precisamos de dar o dano final, e o +3/+3 voar é essencial.
Journey to Nowhere:necessário para removar criaturas que resistem a burn
oblivion ring
Molten Rain destruição de terrenos com um pouco de dano
Sideboard
Antes de mais uma pequena citação do Gerry Thompson que li uma vez num artigo e achei interessante:
"I know you all want to know how to sideboard with Delver. Just the act of asking me how to sideboard tells me that you probably aren’t going to do well anyway. I don’t mean that as an insult, but if you can’t identify what cards are good or bad in certain matchups, how are you going to play well? "
--- Gerry T.
Pessoalmente gosto sempre de ter uma ideia do que alterar em cada matchup, mas como é vulgarmente dito - cada jogo é um jogo.
Joguei muito de Boros em standard (qualifiquei-me para os nacionais a usar Boros), mas em modern nem por isso, portanto não posso dar grandes conselhos sobre os matchups, apenas indicações de cartas que são boas para os matchups do momento:
Smash to Smithereens - para affinity, destruimos uma criatura/mana/equipamento e ainda damos dano
Blood Moon - TRON, mas também nos pode prejudicar com o uso das fetchs
Ethersworn Canonist - utilizada para decks storm
Combust - Splinter Twin principalmente
torpor orb - Splinter Twin, Melira Pod (não afecta o landfall)
Burreton Forge Tender - para monoR
Kor firewalker - o mesmo que o burrenton forge tender
Tormoyd’s Crypt, nihil bomb - pode ser utilizada contra living end, algumas versões de storm, e Melira Pod.
Algumas pequenas considerações finais:
Para além do que fui comentado ao longo deste artigo convém ter em conta que as vezes convém não utilizar logo a fetchland para podermos proteger a nossa criatura de pyroclasmas/removal.
Se começarmos com uma mão com guide e steppe lynx, primeiro por o lynx.
O adventuring gear pode ser mudado entre criaturas para dar +2/+2 a diferentes criaturas. (equipado em A (1/1), baixar fetch A fica uma 3/3, mudar para B 2/2, sacrificar fetch, B fica uma 4/4) pode dar jeito caso tenham multiplos blockers.
É muito fácil uma vitória ao turno 4:
t1: steppe lynx
t2: Goblin guide + fetchland - 6 de dano, oponente a 14
t3: fetchland, + searing blaze - 9 de dano, oponente a 5
t4: land/fetchland + burn
t1: fetchland + goblin guide - 2 dano, oponente a 18
t2: Plated Geopede - 2 dano Goblin Guide, oponente a 16
t3: fetchland, bolt - 10 de dano, oponente a 6
t4: fetchland/land + burn
t1: steppe lynx
t2: steppe lynx + fetchland sem sac - 2 de dano, oponente a 18
t3: fetchland + lightning helix e sacrificar fetch do turno anterior - 11 dano, oponente a 7
t4: sacrificar fetch do turno anterior + searing blaze no blocker do oponente
t1: steppe lynx
t2: plated geopede, fetch sem sacrificar - 2 de dano, oponente a 18
t3: baixar fetch, sacrificar ambas, bolt + helix - 18 dano
(pouco provavel, mas acontece)
t1: steppe lynx
t2: steppe lynx, steppe lynx - 4 de dano do gato do t1, oponente a 16.
t3: fetchland, bolt, lightning helix
(este também é dos quase impossiveis de acontecer)
Sem plated/lince:
t1: fetchland, figure of destiny
t2: grim lavamancer + adventuring gear - 1 de dano, oponente a 19
t3: equipar adventuring gear na FOD, baixar fetchland, usar um de mana para crescer a FOD, eot oponente 2 de dano com lavamancer - 6 dano, oponente a 13
t4: fetchland, crescer a FOD para 4/4 - 8 dano, oponente a 5
t5: atacar/burn/lavamancer + burn
t1:goblin guide, 2 dano
t2: squadron hawk - 2 dano guide (16 vida)
t3: squadron hawk, adventuring gear - 3 dano (hawk e guide), oponente a 13 de vida
t4: equipar adventuring gear, fetchland - 7 de dano, oponente a 6
t5: land/fetchland + searing blaze no blocker do oponente.
Como se vê, ter uma fetch todos os turnos é muito importante, dai se usar 12+ fetchlands, os exemplos que dei utilizam quase 7 cartas (mão inicial praticamente) e mostra o poder do boros landfall.
Exemplos de decklists que fizeram top8 nos ultimos 2 meses
http://www.mtgdecks.net/decks/view/32889 - Top8 in GP Yokohama - Grinders Winners (Jun-2012)
http://www.mtgdecks.net/decks/view/31005 - 1st in Arcore (MI)] 6ª TappaPrimaveraModernCup (May-2012)
http://www.mtgdecks.net/decks/view/32890 - Top8 in GP Yokohama - Grinders Winners (Jun-2012)
http://www.mtgdecks.net/decks/view/28328 - 2nd in Aosta - Magic Weekend (Mar-2012)
Acrónimos, Siglas e estrangeirismos
burn - cartas vermelhas que causam dano a criaturas/oponentes
core - núcleo, o essencial e que praticamente nunca muda
cmc - converted mana cost (custo de mana convertido)
landfall - habilidade desencadeada ao entrar em jogo um terreno
FS - First Strike
fetchlands - Terrenos não basicos que procuram (fetch) por um terreno no nosso deck
fod - figure of destiny
staples - cartas usadas largamente num dado formato/deck. (pe, lightning bolt que joga em praticamente todos os decks com acesso a vermelho).
shocklands - As "duals" com fixing, são chamadas shocklands porque dão um shock se quisermos
manafixer - ajuda a ter a mana da cor certa
pte - path to exile
Bibliografia
mtgsalvation.com
mtgdecks.com
magiccards.info
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Espero que tenham gostado, não pude fazer um artigo tão elaborado como os anteriores mas já ficam com uma ideia sólida do deck.
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Alterado a 6/28/2012 10:45:57 PM por dartakaum
Alterado a 6/28/2012 10:46:32 PM por dartakaum