Snaider
De: Montijo 9/6/2006 11:06:57 PM | 9 Decks alternativos para Extended - 2ª parte
(continuação)
-Mono-Green Aggro
Maindeck:
Creatures
4 Birds Of Paradise
4 Llanowar Elves
4 Phantom Centaur
4 Troll Ascetic
3 Iwamori Of The Open Fist
2 Kodama Of The North Tree
Spells
4 Call Of The Herd
2 Elephant Guide
3 Chalice Of The Void
2 Chrome Mox
3 Scrabbling Claws
2 Sword Of Fire And Ice
2 Umezawa’s Jitte
Lands
4 Blinkmoth Nexus
14 Forest
2 Blinkmoth Well
1 Okina, Temple To The Grandfathers
Sideboard:
1 Chalice Of The Void
3 Pithing Needle
1 Sword Of Fire And Ice
2 Eternal Witness
1 Elephant Guide
3 Naturalize
2 Seedtime
2 Arashi, The Sky Asunder
Este deck vai ganhando alguma popularidade desde k se viu, pela 1ª vez. Contudo, é um deck caro de construir mas se pedirem cartas emprestas, o dinheiro passa pa 2º plano. Este deck tem uma aceleração de mana suficiente para invocar um Troll Ascetic ao 2º turno ou um Kodama ao 3º. E se depois aparece uma Jitte ou uma Sword, as coisas bem mais alegres para ti. Uma das condições de vitória deste deck é Chalice of the Void. Contra um deck de controle, o Chalice faz muita diferença pk se meteres X = 2, boa parte das cartas são anuladas, tipo Mana Leak, Remand, Isochron Scepter, Counterspell, Ligthning Helix, etc... Um enorme counter a tudo o que apareça na mesa mas tb faz counter às mágicas k fazes. Elephant Guide faz uma das raras aparições, sendo maindeck. Uma carta que só traz vantagem para teu jogo. Contra decks agressivos, este deck tem 50/50 hipoteses de ganhar, a menos k haja algum “burn” a diminuir tua vida. Uma vez k o ambiente de Extended gira muito à volta do cemitério, Scrabling Claws são uma adição necessária para esvaziar cemitério, evitando cartas como Wonder, Ichorid, Firebolt, Life from the Loam. Já o Sideboard é um “reforço” do main-deck, excepto Arashi, para dar contar de bixos aéreos, e o Seedtime, outra carta k já não se via num deck à bastante tempo, podendo ser feito em resposta a uma mágica azul feita pelo oponente. De frizar k ganhar um turno pelo Seedtime pode ser decisivo pois premite-te teres mais 1 fase de combate e mais dano ser infligido ao oponente.
-Stampeding Witness
Land:
4 Yavimaya Coast
4 Breeding Pool
2 Novijen, Heart of Progress
2 Island
4 Forest
4 Wooded Foothills
3 Treva’s Ruins
Creatures
4 Birds of Paradise
4 Vinelasher Kudzu
4 Coiling Oracle
3 Phantom Centaur
3 Stampeding Serow
3 Mystic Snake
3 Eternal Witness
3 Loxodon Hierarch
2 Iwamori of the Open Fist
Spells
4 Remand
4 Counterspell
Sideboard:
3 Pithing Needle
3 Viridian Shaman
3 Xantid Swarm
3 Stifle
3 Loaming Shaman
Esta é outra das novidades durante minha pesquisa. Uma nova versão do G\U Aggro, com um pequeno splash de branco, que pode rivalizar com o bem conhecido G\U Madness. Sendo um deck de custo mediano, é de fácil aquisição excepto algumas cartas “bombas”. A chave deste deck é Stampeding Serow, permitindo interagir com criaturas que o efeito” comes-into-play”, tais como Witness, Loxodon, Mystic Snale, Oracle e Centaur, permitindo seguir um plano de jogo diferente consoante o avançar dos turnos. Mesmo assim, os counters são uma “mais-valia” para deck, de modo a evitar algum Wrath of God e ficar numa situação apertada. No caso de teres um Remand e um Counterspell, convém racionalizar qual dos dois tem melhor efeito perante certa mágica, pk devolver uma mágica para a mão e ñ sendo possível invoca-la de novo nesse turno é uma boa gestão dos counters. No caso de não teres nenhum counter em mão, Mystic Snake serve perfeitamente, passando ser uma carta “2 em 1”. Contra Aggro decks, a aceleração de mana é decisiva para meter teus bixos mais rapidamente possível de modo a accionares a sinergia Serow-Witness. Contra decks de controle, basta 2 ou 3 bixo, ter alguns counters mão e dando muito pontos de dano, senão mesmo dar 20 pontos de dano. O Novijen é muito útil neste deck pois Iwamori e Centaur são muito dominantes em campo. O Sideboard tem Needle contra Tog’s, Mongrel, Scepter, Viridian Shaman tb pode interagir com Serow, permitindo destruir algo como Ravager, Jitte ou Sword of Fire and Ice. O Loaming Shaman é muito util contra decks de usem e abusem do cemitério. Mas se no caso de teres muitos bixos no cemitério, convem fazeres a habilidade em ti msm para fazeres frente a uma possível vantagem na mesa para o oponente. Uma possível adição no deck seria meter vermelho e Flametongue Kavu, k é um “must” com a Serow. Outra possível adição seria Mind Bend para mudar protecção do Phantom Centaur. Uma ultima adição poderia ser Phantom Nishoba, pois seria uma BOMBA de ganhar vida e de atake e defesa e interagia com Stampeding Serow ou com Witness.
-Reanimator
Creatures
4 Rorix Bladewing
3 Akroma
4 Putrid Imp
4 Stinkweed Imp
Spells
4 Life\Death
4 Stitch Together
4 Careful Study
4 Mana Leak
4 Counterspell
3 Muddle the Mixture
Lands
1 Minamo
4 Watery Grave
4 Underground River
6 Swamp
6 Island
Sideboard
2 Phantom Nishoba
1 Visara
3 Nezumi Graverobber
4 Naturalize
1 Kataki
4 Smother
Este Reanimator é uma versão mais agressiva do que o tradicional Reanimator com Buried Alive. Isso deve-se por o Buried Alive torna-se numa “carta morta” a partir do 5º turno pois o oponente já deve ter alguma vantagem na mesa. Por isso, decidiu-se introduzir Stinkweed Imp e abusar do dregde para enterrar o grimório. Se tal acontecer, no inicio do teu 2º turno, já viste qual 1/5 do teu deck. Sendo assim, torna-se possível reanimar um Rorix ou uma Akroma ao 2º turno e atacar logo com 6 de dano, tornando num jogo com desfeixo muito rápido. Contudo, se demorares a meter algum rixo em jogo, torna-se complicado ganhares alguma vantagem significante em termo de vida e na mesa. Se isso acontecer, Stinkweed Imp consegue ganhar algum tempo para estabelecer algum atraso no jogo do oponente. Esta versão “abusa” um pouco dos counters mas é para o bem do deck porque as coisas nem sempre correm bem logo de inicio. Muddle the Mixture também tem a utilidade de servir de tutor para buscar Mana Leak, Counterspell, Life\Death e Stitch, permitindo progredir no jogo mais rapidamente. Problema é que ambas criaturas são Lendárias, logo só pode haver 2 em campo. Caso elas ataquem juntas, elas poderão defender juntar uma vez que Minamo pode desvirar Rorix, tornando-a apta para defender. Contra aggro decks, o Reanimator pode ter alguns embaraços em dar conta das criatura, só os counters é k poderão adiantar mais o jogo. No caso de meter algum bixo no 2º ou 3º turno, as coisas podem melhorar para teu lado. Contra decks de controle, a coisa pode correr melhor pk pode responder aos counters do oponente. Relativamente ao Sideboard, Nishoba são muito uteis contra aggro decks, ganhando alguns pontos de vida perdido nos turnos iniciais. Estão também 3 Nezumi Graverobber para esvaziar cemitério pois é + eficiente que o Scrabling Claws pk consegue remover maior quantidade de cartas. Smother mata Mogrel, Tog, Hipnotic, etc. O restante do sideboard é bem evidente. Uma adição a este deck poderia ser Platinum Angel, para aguentar o jogo e ser um factor de vitória.
-Fire Burns
Creatures
4 Grim Lavamancer
Spells
4 Volcanic Hammer
4 Shock
4 Firebolt
3 Genju of the Spire
4 Flames of the Blood Hand
4 Char
4 Browbeat
3 Shrapnel Blast
3 Bottled Cloister
3 Demonfire
Lands
4 Barbarian Ring
4 Great Furnace
12 Mountain
Sideboard
3 Damping Matrix
4 Shattering Spree
3 Sulfuric Vortex
3 Flaring Pain
2 Threaten
O puro deck de Fire. Este é dakeles decks sem muita ciência para serem jogados. Dano dano e mais dano para a cabeça do oponente. Mas é preciso ter cuidado em ñ desperdiçar muito dano em criaturas para dp ficar sem dano directo para dar no oponente. Uma carta-chave do deck é Bottled Cloister pois permite comprar 2 cartas por turno, o k é genial para uma deck deste tipo k esvazia a mão num instante. Igualmente bom é o Browbeat, que dá ao oponente escolher entre levar 5 de dano ou deixar comprar 3 cartas. Seja qual for a opção, ele vai escolher SEMPRE a errada. Bater com Genju, neste deck, dá um gozo tremendo e rapidamente aproxima este deck da vitória. O Demonfire actua como finisher e só deve ser jogado com Hellbent activado. O Sideboard é tem Matrix contra tudo o k tenha habilidades, Spree contra Aff e Jitte’s, Sulfuric Vortex contra decks de controle, Flaring Pain é para antecipar uma vitória mais prolongada e Threaten contra decks com bixos muito grandes. Uma das adições para este deck seria Breaking Point, o Wrath of God vermelho, é muito bom neste deck pois consegue limpar todos bixos da mesa.
-Mirari’s Wake
Spells
1 Circular Logic
3 Compulsion
3 Cunning Wish
2 Decree of Justice
4 Deep Analysis
4 Mana Leak
1 Mirari
3 Mirari’s Wake
3 Moment’s Peace
4 Renewed Faith
2 Vengeful Dreams
4 Wrath of God
Lands
4 Forest
6 Island
4 Plains
2 Brushland
2 Flooded Strand
4 Krosan Verge
3 Hallowed Fountain
1 Nantuko Monastery
Sideboard
3 Anurid Brushhopper
1 Circular Logic
2 Exalted Angel
1 Hunting Pack
1 Ray of Distortion
3 Ray of Revelation
1 Renewed Faith
1 Vengeful Dreams
1 Wing Shards
Outrora um deck que foi Campeão Mundial pelas mãos de Daniel Zink em 2003, em T2. Agora um deck caido no esquecimento de muita gente...mas é deck para merecer minha critica ( por experiência própria). Aki kem manda é Mirari’s Wake. Mal este encantamento entra em jogo, este deck segue muito rapidamente pa vitória pois produz, mana a dobrar, compra-se cartas a dobrar, faz-se counters a dobrar e faz soldados às dezenas. Compulsion é um autêntico motor de buscar cartas, esvaziando grimório em menos de nada. Um grande cartão é Vengeful Dreams, isto é bem capaz de dar cabo de muitos exércitos. Mirari é o par perfeito para Cunning Wish pois permite fazer cópia do Wish, permitindo com que, no final, fikes com o Cunning Wish na mão. Uma vez qu eé um deck de controle, é sinónimo k não serão jogos rápidos de acabar. O ideal deste deck, como finisher, é fazer o cycling do Decree of Justice no final do turno do oponente para depois fazer um único ataque mortal. Como se pode ver, o deck mantêm imaculado, mesmo após a entrada do bloco de Ravnica. O Sideboard tem Brushhoper para mirror-match ( quase ninguem joga com este deck) e contra todos tipos de decks, exalted Angel é a mesma coisa e o resto é comida para o Cunning Wish.
Espero que tenham gostado
Fikem Suel
|