É um bocadinho tricky de entender só de olhar para uma lista, mas quando encaixas o crucial começas a perceber.
Basicamente, nos primeiros (idealmente, 2-3) turnos tentas acertar os teus draws com Visions/Sleight e ir jogando alguns dos "card draw" artifacts que produzem mana (Star, Sphere, etc). Se conseguires suspender logo um Bloom ao 1º turno é muito bom, senão tens sempre o Reshape para ir buscar um ao deck. Tambem convem teres maneira de obter 1 Sunrise.
Ao conseguir uma Bloom em campo, podes sacrifica-la, produzindo mana, usar essa mana para activar os teus "card draw" artifacts (que normalmente filtram mana, logo nunca perdes mana), ir jogando manamorphoses, etc, o maximo possivel até obteres o melhor card draw que consigas fazer nesse ciclo, bem como ainda tendo 3 manas de sobra para um Second Sunrise e iniciar o combo.
Ao resolveres o Second Sunrise devolves os artefactos todos (bem como criaturas, enchantments e lands, sendo a parte de lands e artefactos a unica coisa que te interessa para o futuro), incluindo a Bloom e os card draw artifacts. E aí podes começar um novo ciclo. Hopefully sacas nesse card draw todo um novo Second Sunrise ou maneiras de obter Sunrises que estão no Graveyard (Reclaim, Noxious Revival). Eventualmente sacas mais Reshapes e tambem podes ir buscar novas Bloom e outros card draw artifacts ao deck. Eventualmente tens mais mana e isso significa mais liberdade para colocar mais card draw artifacts em campo (que por esta altura estão todos empacotados na tua mao), e mais card draw significa mais chances de comprar Second Sunrises e recursion spells para continuar a fazer este ciclo de Sunrise. Spoils of the Vault tambem te pode ser util para buscar peças que precises ou reduzir a library quando ja tens o que precisas para terminar o game.
Comprando o deck todo eventualmente consegues começar a usar o ciclo que te ganha o jogo.
Assim que não tens deck, podes começar a partir as tuas Blooms para mana, usar Ghost Quarter nas tuas proprias lands (pois elas voltam untapped bem como o Quarter depois de um Sunrise), ir usando Conjurer’s Bauble num Second Sunrise que esteja no teu Graveyard e compra-lo via instrução do Bauble, conjurar esse Sunrise, devolver tudo, e ir repetindo até teres uma boa quantidade de mana de sobra. Depois é adicionar Pyrite Spellbomb à mistura. Podes ir sacrificando a Pyrite Spellbomb para dar 2 de dano, e ir usando o Bauble, Blooms e Sunrise para devolver a Spellbomb para o campo, para a activares novamente. Mana para a activar, nunca te vai faltar.
Como alt win tens sempre a spellbomb branca para infinite life, algumas versoes do deck tambem usam Etherium Sculptor para ajudar-te a conjurar os card draw artifacts que vais comprando, outras usam tambem Krark-Clan Ironworks para produzir mana adicional para eventualmente atirar um Banefire letal à cara do opp, tens multiplas versoes do deck com maneiras alternativas de ganhar. Mas o conceito primário do deck (na sua versão mais tradicional) é o que te expliquei.
Cumps