Snaider
De: Montijo 8/28/2006 11:10:48 AM | Standard Metagame - Explicações 1ªparte
Neste artigo eu vou analisar todos os decks de Standart que eu sinto que têm bastante possibilidade realística de jogar contra num evento de alto-nível. Os decklists são só uma amostra, não são inovações, em vista que tu vais jogar contra estes decks e saber o que te espera. Isto é, naturalmente, muito subjetivo. Eu posso somente oferecer o que eu penso o que a malta vai jogar. A primeira coisa que tu necessita de saber, ao jogar contra qualquer deck, é os “papéis” que ambos vão jogar… quem é o beatdown? Frequentemente isto é simples, mas quando ambos os jogadores estão jogar com decks de controlo ou aggro (B/W Aggro e parecidos), é importante considerar o quanto aggressivo tu necessitas de ser ( não é o caso de andares à porrada ao oponente...lolol). A maneira mais simples de saber qual decks vai ganhar em “prazo mais longo”, e se aquele não fores tu então tens a necessidade ser o beatdown.
Esta análise pode ser consideravelmente complicada, e a melhor maneira de encontrar estas coisas envolve jogar muitas vezes e ver como terminam. Se um deck ganha na maioria das vezes, é possível tu teres a necessita de jogar diferentemente a fim ganhares esse matchup. Alguns matchups são bastantemente no teu (ou seu oponente) favor, e se tu souberes disto então vais querer minimizar o risco de fazeres muligan às mãos mais questionáveis e fazendo poucos riscos ao jogar – ou fazendo o oposto se fores perder de qualquer maneira.
B\W Aggro
Maindeck:
Criaturas
4 Dark Confidant
2 Kami of Ancient Law
4 Nantuko Husk
3 Orzhov Pontiff
4 Plagued Rusalka
3 Savannah Lions
3 Ghost Council of Orzhova
3 Isamaru, Hound of Konda
Mágicas
4 Promise Of Bunrei
4 Mortify
4 Castigate
Terrenos
5 Plain
4 Swamp
4 Caves of Koilos
4 Godlees Shrine
3 Orzhov Basilica
1 Eiganjo Castle
1 Shizo, Death’s Storehouse
Sideboard:
2 Pithing Needle
3 Mindslicer
1 Okiba-gang Shinobi
1 Pontiff Orzhov
4 Last Gasp
4 Shining Shoal
Este deck será um dos mais popular, porque tem o jogo sólido contra praticamente tudo. No entanto, não é particularmente rápido quando é forçado para jogar em modo “aggro”, começando lentamente até antes de começar a dominar a mesa, ao contrário do Zoo, não serás queimado por “burn”. Sendo um deck de controlo, se conseguires tratar do Dark Confidant, então ganhas “card advantage”e oprimi-lo, porque o jogo vai durar muito tempo e comprar coisas como Tidings pode balançear o jogo para ti. Os decks de Beatdown têm mais de um problema, dar os primeiros pontos de dano pode ser dificil. Este deck tem muitas cartas de baixo custo, especialmente criaturas. Tenta não jogar demasiados bichos x/1s para Orzhov Pontiff, e lembra-te que podem usar cartas como o Nantuko Husk para dar a todas suas criaturas -2/-2 apenas sacrificando o Pontiff se você tiver um bicho x/1 no jogo, mas tem que perder um do seus próprios se você não perder. Relativamente ao sideboard, os decks de controle têm que ter cuidado do Mindslicer, mesmo se não tiveres um counter, ficares com todos terrenos virados para um Compulsive Research na compra pode não ser o melhor plano. Alguns destes decks terão mais ninjas, e vais querer matar criaturas isoladas com cartas como Pyroclasm se um Okiba-Gang Shinobi for uma ameaça. Se tiveres um Wildfire e se te deres ao luxo de teres oito manas, faz counter ao Shining Shoal para pará-lo de ter uma ameaça no jogo. Os decks de Beatdown também devem temer o Shoal, mas a única resposta real que tens é matando a criatura por burn. Se não tiveres essa opção, então você necessitas de arricar. Como irá haver mais removal após sideboarding, então necessitas de jogar mais criaturas mais rapidamente e acabar o jogo.
U\G Aggro
Maindeck:
Criaturas
4 Cytoplast Root-kin
4 Llanowar Elves
4 Plaxcaster Frogling
3 Sakura-tribe Elder
4 Vinelasher Kudzu
3 Kodama Of The North Tree
Mágicas
4 Mana Leak
4 Remand
3 Voidslime
4 Umezawa’s Jitte
Terrenos
7 Forest
3 Island
4 Breeding Pool
2 Simic Growth Chamber
4 Yavimaya Coast
1 Minamo, School At Water’s Edge
1 Oboro, Palace In The Clouds
1 Okina, Temple To The Grandfathers
Sideboard:
4 Carven Caryatid
2 Viridian Shaman
3 Threads Of Disloyalty
4 Spell Snare
2 Keiga, The Tide Star
Esta tipo de U\G Aggro decks é razoavelmente novo, mas há definitivamente um tipo de jogador que ama configurações deste tipo. Há também um deck semelhante, U\G Snakes deck, que é mais lento mas tem armas para um jogo mais longo. Ambos decks são similares de jogar contra, porque têm as ameaças de baixo custo com apoio de counters. O plano de jogo deste deck contra decks de controle é colocar um ou duas ameaças, suportam-los com muitos de counters e “tempo advantage”. Consequentemente deves fazer um esforço para tratar de cada ameaça quando forem jogadas (se possível). Isto significa não reter Pyroclasm e Wrath of God na esperança de ganhares uma vantagem”dois-por-um”. Naturalmente, teu oponente irá dar-te quatro ou mais pontos de dano por turno e terão 4 terrenos desvirados para algum counter. Então ai precisas de pensar bem em como dar a volta para evitar esses counters. Isto envolve fazeres algo no final do turno de teu oponente, e então desvirares tudo e fazeres o que te interessa. A outra opção é jogares muitos terrenos por meios de aceleração de mana e “card-drawing”. Assim estás apto para fazeres frente aos counters, podendo pagar três, ou fazer várias mágicas. Quando és o beatdown, tens que ter cuidado com a Jitte, porque ela resolve jogos. Se estiveres em vantagem no jogo, guarda os removal para o caso de uma criatura for equipa com Jitte e assim podendo removeres a critaura equipada de fresco. Se meteres teu jogo na mesa muito rapidamente, ele vais pensar bem que fazer com os counters porque, mais tarde ou mais cedo, ele vais ficar sem counters.
Este deck pode ter o Spell Snare contra decks que tenham outros counters ou Pyroclasm, assim ele terá que fazer duplo-counter mesmo só tendo 3 terrenos desvirados. Habitualmente eles tiram counters para substituir por cartas mais defensivas contra beatdown, assim podes ter um jogo menos “mental” nos jogos 2 e 3.
SEA STOMPY
Maindeck:
Creatures
4 Birds Of Paradise
4 Dryad Sophisticate
4 Kird Ape
4 Ninja Of The Deep Hours
3 Plaxmanta
3 Trygon Predator
Mágicas
3 Char
4 Mana Leak
4 Remand
3 Umezawa’s Jitte
2 Thoughts Of Ruin
Terrenos
4 Forest
2 Island
4 Breeding Pool
1 Karplusan Forest
1 Shivan Reef
4 Steam Vents
4 Stomping Ground
2 Yavimaya Coa st
Sideboard:
1 Plaxmanta
1 Trygon Predator
3 Threads Of Disloyalty
3 Spell Snare
3 Voidslime
1 Umezawa’s Jitte
3 Iwamori Of The Open Fist
Este deck teve alguma popularidade recente. Há muitas maneiras diferentes de construir este deck; pode variar de ser U/G com splash de Char ao Rumbling Slum e Moldervine Cloack. Este deck tem ninjas, assim que se o Bird of Paradise começarem atacar já sabes qual é a razão. O Thoughts of Ruin pode ser muito poderosos quando apoiado com compra de cartas e de counters, assim bem como U/G que queres tratar do maior número de ameaças. Tem cuidado para não declarar blockers e então fazeres algum removal, podendo algum ninja aparecer por ninjutsu.
Geralmente, é similar a U/G, mas tem pouco mais alcance com burn, mas não convêm que começes com poucos recursos antes de estabilizar. Com beatdown, os ninjas são uma ameaça menor. Mesmo se 1 ninja te atingir, a perda do tempo pode ser consideravelmente má. As criaturas grandes são a maior ameaça, tal como o Rumbling Slum. Cuidado com o Trygon Predator, como pode matar tua Jitte. Após sideboarding, este deck terá mais counters no Spell Snare, tornando os ninjas num problema maior… podem agora fazer counter a Pyroclasm e algo parecido. Se não tiveres nenhum bicho lendário, é provavel que Iwamori venha para o deck.
Heartbeat
Maindeck:
Creatures
4 Drift Of Phantasms
4 Sakura-tribe Elder
1 Maga, Traitor To Mortals
Mágicas
4 Heartbeat Of Spring
4 Early Harvest
2 Gigadrowse
4 Muddle The Mixture
4 Remand
4 Kodama’s Reach
3 Weird Harvest
4 Sensei’s Divining Top
Terrenos
12 Forest
9 Island
1 Swamp
Sideboard:
4 Carven Caryatid
1 Dimir Infiltrator
1 Loaming Shaman
3 Simic Sky Swallower
1 Research / Development
1 Crime / Punishment
1 Pyroclasm
2 Savage Twister
1 Mountain
Esta lista é um pouco diferente do normal, sem vermelho no Main, mas ainda funciona na mesma maneira básica e tem a habilidade de trazer na segunda condição da vitória contra Cranial Extraction. Este deck dá aos decks de controle muitas cartas inuteis, e qualquer coisa sem muitos counters ou sem muita agressividade terão dificuldades para ganhar. Muita genta gosta de jogar o combo, e esta é a única opção realística para ele. Com controle, depende de ti se tiveres qualquer coisa que pode pará-lo de jogar o combo. Para o exemplo, um URzaTron sem Hinder necessita de mover-se rapidamente, porque os counters como Mana Leak não irá pará-lo. Algo como B\W Control pode focalizar em procurar Cranial Extraction e mete-lo em jogo, e usa então o tempo que tem para achar uma condição da vitória. Entretanto, se removeres o Heartbeat ou Early Harvest, eles pode, ainda, gerar bastante mana com essa mana restante e montes de terrenos, assim ainda tens que acabar com ele. Recorde que para matar-te normalmente jogam um Heartbeat que duplica a TUA mana também. Se fores o Beatdown, tens necessidade de tentar mata-lo tão rapidamente quanto possível. Tendo um Kami of Ancient Law em jogo, isso vai retardar o jogo de teu oponente, podendo ainda matar-te.
Alguns decks jogam com um Pyroclasm ou com um Savage Twister no deck principal, assim não jogues mais criatura do que é requerido, mas poderás reparar em algum turno quando ele “transmutar” para Twister. Outra vez, recordo, que o Heartbeat duplica tua mana, assim que eles começem a fazer jogo deles, tu podes aproveitar aquela mana extra via Heartbeat pa fazeres Char’s. Após sideboarding este deck tem um bom leque de opções contra decks de controle; podem trazer em criaturas grandes tais como Simic Sky Swallower, e podem também ter Gigadrowse. Isto significa que a Cranial Extraction é muito menos poderosa, porque têm mais ameaças e poderão ter Research/Development para desfazer teus Cranial Extraction. Gigadrowse significa que não podes apoiares nos counters e à espera, mas podes terminar com cinco terrenos desvirados usando Rewind. Todas cartas de destruição de terrenos são muito eficaz contra estes decks, embora tenham muitas cartas para buscar terrenos,eles necessitam de um grande número de terrenos em jogo. Cartas como Thoughts of Ruin são eficazes contra eles.
(continua) |