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UtilizadorResposta

OutField

De: Almada
11/28/2011 12:39:44 AM
Homebrew Channel -   draw-go control
Boas. Desta vez não vou fazer nenhum report porque não ando com cabeça para me lembrar de tudo, e também não tirei notas durante os jogos.
Por isso vou apenas escrever sobre o deck que levei nos últimos dois FNM’s que me valeu dois primeiros lugares com 3-0-1 e 3-0 (mais uma vez só abri porcaria nos boosters de prémio).

Desde que recebi, finalmente, o meu playset de Snapcaster Mages da China, voltei a pensar em listas de control para testar.

Nessa altura, estavam a aparecer alguns decks bem classificados em torneios de Legacy que tinham o Delver of Secrets. E pensei que se a carta é boa o suficiente para Legacy, porque não tentar em T2 também?

Assim pensei num Grixis ( ) Aggro-Control com 4 Snapcaster Mage e 4 Delver of Secrets como criaturas, misturadas com counterspells (Mana Leak, Dissipate) , removal (Doomblade, Dismember) e dano directo com o novo Brimstone Volley e o velhinho Incinerate.
Nos testes que fiz durante a semana o deck portou-se bastante bem, mas chegado o fim de semana, levei-o a um FNM e fiz 0-3, contra Solar Flare, Birthing Pod e GW tokens. Cometi bastantes erros durante os jogos, mas deu para ver que não era uma aposta segura para o ambiente. E mais tarde apareceram os UR counterburn e MonoU Delver (com ilusões) que faziam muito melhor uso das criaturas que o que lhes dei.

Com este resultado abandonei completamente o deck e comecei a pensar noutra coisa. Uma carta que me chamou a atenção desde o spoiler foi o Midnight Haunting. É bastante boa e é muito comparada à antiga Spectral procession. Pessoalmente acho-a melhor, uma vez que, apesar de meter menos uma ficha em jogo, é instant e é facilmente jogável em qualquer deck com um splash de branco.

Decidi fazer um deck de control que utilizava esta carta e o Snapcaster mage permitindo-me jogar muita coisa no turno do adversário. Os Midnight Hauntings teriam duas funções no deck, servindo de uma fonte de chump blockers contra aggro, ou uma maneira de meter pressão na mesa contra "creature-light decks" como UB control, muito à semelhança dos tão odiados Squadron Hawks.
Querendo ter threats que se joguem à velocidade de instant, o White sun’s Zenith surgiu como um finisher obrigatório para a estratégia do deck.

O resto das cartas foram fáceis de escolher para suportar a estratégia de control com as cores .


Ainda decidi incluir a Elspeth Tirel (em vez do Gideon, mais utilizado neste tip de decks) já que tira partido do facto de querer ter muitos tokens na mesa, e acabei por não me arrepender. Adorei a carta em todos os matchups, tanto contra aggro, onde serve para gerar chump blockers e ganhar vida, como contra control, particularmente UB, que não consegue fazer grande coisa se não for anulada.


Eis a lista que levei da primeira vez, onde fiz 3-0-1 contra GW Overrun, UB control, MonoB Infect e UB control (ID).

Maindeck

4 Snapcaster Mage
4 Midnight haunting
2 White Sun’s Zenith
2 Elspeth
4 Mana Leak
2 Dissipate
2 Negate
4 Think Twice
2 Dismember
2 Doom Blade
3 Oblivion Ring
3 Day of Judgment

5 Plains
5 Island
4 Glacial Fortress
3 Isolated Chapel
4 Drowned Catacomb
2 Nephalia Drownyard
4 Seachrome Coast



Quanto ao SB inclui mais 2 spot removal para reforçar a consistencia contra aggro decks, tal como os Timely Reinforcements e Batterskull. Contra control (sendo UB e solar flare os mais frequentes onde costumo jogar) decidi por Jace, Memory Adept para ter mill como alternate win condition (juntamente com Nephalia Drownyard) e surgical extraction para me livrar dos counterspells.
Flashfreeze é sempre um auto-include contra ramp decks. Com 2 slots disponíveis, decidi meter 2 Sword of Feast and Famine para ajudar o matchup contra control e ramp.

Sideboard

2 Sword of Feast and Famine
2 Flashfreeze
3 Timely Reinforcements
2 Jace, memory adept
3 Surgical Extraction
1 Batterskull
1 Doomblade
1 Dismember

Todas as rondas terminaram em 2-1 e no final pude concluir que fui um pouco ambicioso ao tentar jogar com as 3 cores, tendo ainda Nephalia Drownyard
Gostei bastante dos Planeswalkers que utilizei, já que fizeram tudo aquilo que esperaria deles. Apesar da estratégia de jogar no turno do adversário, UB control continuou a ser um matchup extremamente dificil e que não gostei de jogar.

Entretanto, com os resultados do campeonato mundial, admiti que surgiriam novamente alguns decks de WolfRun ramp e Tempered Steel no clube onde jogo, que entretanto tinham sido menos frequentes.
Contra qualquer um desses decks Ghost Quarter é útil, sendo particularmente forte contra o primeiro.

A única maneira que teria de a conseguir incluir no deck, seria simplificar a base de mana, e deixar de depender do .
Para além disso, esta opção simplificaria a utilização do White Sun’s Zenith que tem no custo de mana. Contudo, e não têm acesso a removal instant de qualidade, tendo sido obrigado a jogar com Dismember.

E com o custo de pontos de vida associado a esta carta, vi-me obrigado a jogar com Timely Reinforcements de main.
Mantive algumas dual lands que geram para poder ainda reduzir a perda de vida quando jogar Dismember com flashback.
Comecei com esta lista:


4 Snapcaster Mage
4 Midnight haunting
2 White Sun’s Zenith
1 Batterskull
2 Elspeth
4 Mana Leak
2 Dissipate
1 Negate
4 Think Twice
3 Dismember
3 Oblivion Ring
2 Day of Judgment
2 Timely Reinforcements

5 Plains
5 Island
4 Glacial Fortress
3 Isolated Chapel
3 Drowned Catacomb
4 Seachrome Coast
2 Ghost Quarter,

mas os testes durante a semana mostraram que tinha falta de draw, especialmente quando os jogos eram muito longos e precisava de respostas. Assim decidi incluir Forbidden Alchemy.

Por 3 manas, em instant, consigo ver 4 cartas e escolher a que mais se adequa à situação do jogo, e em lategame o flashback permite encontrar o finisher mais depressa. Para incluir 3 desta carta, vi-me obrigado a mexer na lista que já estava muito rígida.
Optei por tirar 1 Think twice já que a função é semelhante. Tirei ainda 1 Snapcaster Mage e 1 Midnight Haunting, apoiando-me na lógica que com as Forbidden Alchemy consigo encontrar facilmente essas cartas apesar de ter menos cópias no deck.
Adicionei ainda 1 Ghost Quarter para aumentar o nr de lands para 27 e pelo valor da carta a partir inkmoth nexus e kessig wolfruns, bem como nephalia drownyard de UB control que representa um grande threat.

Eis a lista que levei no sábado, onde fiz 3-0 contra Tempered Steel (versão CFB), MonoU illusions e GR wolf-run (versão Jun’ya Yanaga).

Maindeck

3 Snapcaster Mage
3 Midnight haunting
2 White Sun’s Zenith
1 Batterskull
2 Elspeth
4 Mana Leak
2 Dissipate
1 Negate
3 Think Twice
3 Forbidden Alchemy
3 Dismember
3 Oblivion Ring
2 Day of Judgment
2 Timely Reinforcements

5 Plains
5 Island
4 Glacial Fortress
3 Isolated Chapel
3 Drowned Catacomb
4 Seachrome Coast
3 Ghost Quarter

Sideboard

3 Surgical Extraction
2 Gideon Jura
2 Jace, Memory Adept
1 Negate
1 Wurmcoil Engine
2 Timely Reinforcements
2 Day of Judgment
2 Flashfreeze

No SB decidi tirar as Sword of Feast and Famine já que ter apenas 2, sem stoneforge mystic ou outro tutor, é um pouco gamble e não gosto de depender muito da sorte. Decidi aumentar o nr de Day of Judgement e Timely Reinforcements para 4 nas 75 cartas, e ainda adicionar 2 Gideon Jura e 1 Wurmcoil Engine, o que no seu conjunto fazem com que o matchup contra todos os decks aggro seja quase imperdível.
O plano de SB contra Ramp e UB control manteve-se essencialmente o mesmo (com +1 Negate), e agora com Ghost Quarter o matchup estaria mais favoravel que a semana anterior.

Todas as rondas fiquei 2-1, mas desta vez senti-me mais seguro com esta versão e os jogos que ganhei, fi-lo com um grande domínio do campo de batalha.
White Sun’s Zenith é um finisher espetacular neste deck e o Batterskull é particularmente bom a tornar os tokens gigantes. Se tivesse o segundo provavelmente tê-lo ia no lugar do Wurmcoil Engine.
Midnight haunting afirmou-se ainda mais como uma carta muito útil e penso que mais cedo ou mais tarde muitos decks de control a começarão a usar. Ainda vou tentar mudar a lista de modo a ter a 4ª de main

Para quem quiser jogar com e aperfeiçoar esta lista, deixo aqui os planos de Sideboard que usaria:

UB control

-2 Day of Judgment, -2 ratchet bomb, +1 Negate, +1 Celestial Purge, +1 Trinket Mage, +1 Nihil Spellbomb (ou elixir of immortality se tiverem isso

A estrategia aqui é ser sempre aggro. É preciso meter pressao cedo na mesa para os obrigar a jogarem no seu turno. Muitas vezes é preciso jogar um snapcaster sem tirar valor dele só mesmo por esta razão.

GW tokens

On the play:

-1 Think Twice; +1 Pacifism


On the draw:

-3 Mana leak; +1 Negate, +1 Pacifism, +1 batterskull/revoke existence (caso haja swords)

A diferença da utilidade dos mana leaks tem a ver com a possibilidade de para um t2 mirran crusader que pode ser problemático. On the draw não ha essa possibilidade e será melhor ter hard counters para parar os PW.


UW haunted humans

-1 think twice, -3 mana leak; +1 revoke existence, +2 spellskite, +1 negate

Neste matchup é importante parar moorland haunt com ghost quarter. com a ratchet bomb todo o deck fica menos assustador do que contra a versão anterior.


MonoRed

Aqui excedi-me no SB e troquei 13 cartas, mas penso que com este plano o jogo é bastante favoravel e só se perde para draws malucos do lado do oponente.

só não entra revoke existence e nihil spellbomb, e saem 2 sword of feast and famine, 2 day of judgment, 3 mana leak, 2 dissipate, 4 think twice.
Podia tirar também 1 ghost quarter mas pode ter alguma utilidade para partir roobound crags e evitar o flashback do ancient grudge, ou para parar o ataque ocasional da montanha animada pelo koth.

Solar Flare

Ainda não tive oportunidade de testar esta última versão contra Solar Flare, mas o plano de SB seria algo como

-2 ratchet bomb, -1 batterskull; +1 trinket mage, +1 negate, +1 nihil spellbomb,


UR delver

Este é outro matchup em que a saída dos dismembers para a entrada do pack ratchet bomb + buried ruin é bastante favorável.

On the play: Os mana leaks aqui podem ser uteis para parar alguns shrines que dão sempre problemas. -2 dissipate, -2 think twice, -2 sword of feast and famine, -1 Day of judgment; +2 spellskite, +1 pacifism, +1 batterskull, +2 timely reinforcements, +1 celestial purge
On the draw: -3 manaleaks, -2 sword of feast and famine, -2 think twice, -2 dissipate; +3 timely reinforcements, +1 pacifism, +1 celestial purge, +1 batterskull, +2 spellskite, +1 negate


MonoU Illusions/UW delver

De novo, racthet bomb é muito útil neste matchup, comparativamente ao dismember.

-3 dissipate, -2 think twice, -2 sword of feast and famine; +3 timely reinforcements, +1 pacifism, +2 spellskite, +1 batterskull


Tempered Steel

De novo, ratchet bomb...

-2 sword of feast and famine, -3 dissipate, -2 think twice, -1 blue sun’s zenith; +3 timely reinforcements, +1 batterskull, +1 revoke existence, +2 spellskite, +1 negate


Wolf Run Ramp

A estratégia é sempre a mesma: evitar que um titan resolva. Felizmente o spellskite serve de plano B caso isso aconteça. Dir-vos-ão para não anular ramp spells, mas caso estejam cheios de mana leaks e sintam que o oponente está fraco em lands e pode falhar um land drop, podem ir por essa via para ganhar tempo. Dificilmente perdem se resolverem um white sun’s zenith com counter para slagstorm.

-2 ratchet bomb, -1 day of judgment, -2 think twice; +1 negate, +2 flashfreeze, +2 spellskite


Outras ideias são benvindas.

Cumps e bons jogos


Alterado a 12/12/2011 11:17:22 AM por OutField

OutField


De: Almada
12/12/2011 11:15:16 AM
re
Boas,

Para quem ainda está interessado neste deck, venho falar dos resultados que obtive nos últimos 3 FNM’s e as alterações que daí surgiram.

A primeira alteração que fiz, ainda antes do primeiro dos 3 FNM’s foi a substituição da Elspeth Tirel pelo Gideon Jura. Isto deveu-se a um aumento da popularidade da ratchet bomb em control no geral, e da Curse of Death’s Hold em UB. Essas cartas deitavam todas a winning conditions por terra e o Gideon surgiu como uma alteração natural, ajudando ainda no matchup contra aggro onde brilhava sempre que entrava do SB.
Decidi mover ainda 1 Dismember para SB uma vez que não era útil em todos os matchups de aggro devido ao custo de vida associado.
E como midnight haunting e snapcaster estavam a revelar-se muito bons em todos os testes, decidi jogar com os 2 playsets completos.
Eis a primeira lista que levei ao FNM:

Maindeck

4 Snapcaster Mage
4 Midnight haunting
2 White Sun’s Zenith
2 Batterskull
2 Gideon Jura
4 Mana Leak
2 Dissipate
1 Negate
3 Think Twice
3 Forbidden Alchemy
2 Dismember
3 Oblivion Ring
3 Day of Judgment

5 Plains
5 Island
4 Glacial Fortress
3 Isolated Chapel
3 Drowned Catacomb
4 Seachrome Coast
3 Ghost Quarter

Sideboard

3 Surgical Extraction
1 Revoke Existence
2 Jace, Memory Adept
1 Negate
1 Wurmcoil Engine
3 Timely Reinforcements
1 Day of Judgment
2 Flashfreeze
1 Dismember


Com esta lista fiz 2-2, perdendo para UB control e Bant Pod e ganhando a MonoB control e Tempered Steel.

Obviamente continuava a ter problemas contra UB control (muito por não saber jogar bem com o deck neste matchup, onde tenho de ser aggro).
Desta forma decidi render-me e usar as swords of feast and famine no lugar dos batterskulls. No SB também fiz alterações, retirando os Jaces e Wurmcoil Engine por 1 Batterskull e 2 Mirran Crusader.
No FNM seguinte fiz 3-1, perdendo 1-2 na primeira ronda para UR delver onde os Shrines of burning rage me arrumaram. Ganhei contra MonoRed, GW tokens, e UW Haunted Humans, por 2-0, 2-0 e 2-1 respectivamente.
Deste torneio tirei diversas conclusões:

1ª - Não queria estar a desmembrar nada porque o custo de vida é significativo e raramente posso esperar até ter alguma land que gere
2ª - 7 anulas neste deck é demasiado reactivo contra todo o aggro que aí anda. Muitas vezes acabava o jogo com 2 anulas na mão sem que o oponente tivesse de jogar alguma coisa a mais para ganhar ou mudar o rumo do jogo. Decidi ainda que mana leak já foi melhor e os bons jogadores acabam sempre por jogar à volta disso. Por isso decidi ainda reduzir o seu número para 3.
3ª - Jogar com 6 lands que geram para fazer apenas o flashback da alchemy não valeria o risco de jogar com esta base de mana (que me lixou muitas vezes). Por isso tirei as Forbidden Alchemy e juntei 2 Blue Sun’s Zenith e 1 Think Twice.
4ª - Spellskite é muito útil contra uma série de decks sendo MonoRed e UR delver os mais óbvios. Contudo, com Spellskite na mesa, 1 Primeval Titan resolvido é menos devastador (já que podemos redireccionar a habilidade do Kessig Wolf-Run) desde que haja removal em seguida. Contra decks com Angelic Destiny ainda impede que o oponente encante as suas criaturas.
5ª - Buried Ruin + Ratchet Bomb é super útil contra todos os decks aggro do formato: mata Delver of Secrets, Phantasmal Bear, Stromkirk Noble, Reckless Waif, Signal Pest, Birds of Paradise e Avacyn’s Pilgrim rapidamente, para além de todos os tokens gerados por Moorland Haunt, Shrine of Loyal Legions, Elspeth/Garruk, etc.

Por isso decidi ir de UW sem splash de outras cores e com backup de artefactos no sideboard apoiados por Buried Ruin.
Esta foi a lista que levei hoje, onde fiz 4-0 contra GR WolfRun (2-1), UR Delver (2-0), MonoRed (2-1) e UW haunted humans (2-0).

4 Snapcaster Mage
4 Midnight haunting
2 White Sun’s Zenith
1 Sun titan
1 Batterskull
2 Sword of Feast and Famine
3 Mana Leak
3 Dissipate
4 Think Twice
2 Blue Sun’s Zenith
2 Ratchet Bomb
3 Oblivion Ring
3 Day of Judgment

7 Plains
6 Island
4 Glacial Fortress
4 Seachrome Coast
3 Ghost Quarter
2 Buried Ruin

Sideboard

1 Nihil Spellbomb
1 Revoke Existence
1 Celestial Purge
1 Negate
2 Flashfreeze
1 Batterskull
3 Timely Reinforcements
1 Pacifism
1 Trinket Mage
1 Sylvok Lifestaff
2 Spellskite

O Sun titan sozinho surge para preencher a última slot para finisher. Pensei no Wurmcoil Engine devido a ter Buried Ruin, mas poder voltar Ghost Quarters e Ratchets bombs parece-me bastante bom neste ambiente.
Confesso que inventei um pouco no SB e ainda ponderei levar a Golden Urn em vez do Sylvok Lifestaff, mas já seria muito techy e provavelmente não seria a melhor escolha.
O trinket mage parece fora do lugar mas serve como uma segunda cópia de Nihil Spellbomb e de Sylvok Lifestaff ao mesmo tempo. E o corpo 2/2 não é de desprezar em nenhum dos matchups em que entra, servindo como chumblocker quando vai buscar lifestaff, ou pega numa sword contra control.
O pacifismo surge como uma resposta mais rápida contra Hero of Bladehold ou Mirran crusader que são mais dificeis de apanhar com uma bomba. Para além disso, um pacifism vindo do cemitério com Sun titan pode ser anexado a criaturas com hexproof. Não lhe dei este uso mas não me arrependi de todo de o usar.
Escolhi Revoke Existence em vez de Divine offering devido a todo os Angelic Destinies, honor of the Pure e Oblivion Rings que aí andam. O celestial Purge entrou para me livrar principalmente de Chandra’s Phoenix, apesar de ter outros usos.
O resto do SB é bastante simples de perceber.

A única alteração que me veria a fazer (pelo menos até ter uma má experiencia com o deck) seria substituir 1 sylvok lifestaff por 1 elixir of imortality (que tem a vantagem de ser também bom contra UB com a Drownyard) ou mesmo por Witchbane Orb.
Outro caminho a tomar seria um splash de e ter incinerate ou outras burn spells, mas ainda não pensei nisso.

Os planos de SB que usei ou usaria são estes


UB control

-2 Day of Judgment, -2 ratchet bomb, +1 Negate, +1 Celestial Purge, +1 Trinket Mage, +1 Nihil Spellbomb (ou elixir of immortality se tiverem isso

A estrategia aqui é ser sempre aggro. É preciso meter pressao cedo na mesa para os obrigar a jogarem no seu turno. Muitas vezes é preciso jogar um snapcaster sem tirar valor dele só mesmo por esta razão.

GW tokens

On the play:

-1 Think Twice; +1 Pacifism


On the draw:

-3 Mana leak; +1 Negate, +1 Pacifism, +1 batterskull/revoke existence (caso haja swords)

A diferença da utilidade dos mana leaks tem a ver com a possibilidade de para um t2 mirran crusader que pode ser problemático. On the draw não ha essa possibilidade e será melhor ter hard counters para parar os PW.


UW haunted humans

-1 think twice, -3 mana leak; +1 revoke existence, +2 spellskite, +1 negate

Neste matchup é importante parar moorland haunt com ghost quarter. com a ratchet bomb todo o deck fica menos assustador do que contra a versão anterior.


MonoRed

Aqui excedi-me no SB e troquei 13 cartas, mas penso que com este plano o jogo é bastante favoravel e só se perde para draws malucos do lado do oponente.

só não entra revoke existence e nihil spellbomb, e saem 2 sword of feast and famine, 2 day of judgment, 3 mana leak, 2 dissipate, 4 think twice.
Podia tirar também 1 ghost quarter mas pode ter alguma utilidade para partir roobound crags e evitar o flashback do ancient grudge, ou para parar o ataque ocasional da montanha animada pelo koth.

Solar Flare

Ainda não tive oportunidade de testar esta última versão contra Solar Flare, mas o plano de SB seria algo como

-2 ratchet bomb, -1 batterskull; +1 trinket mage, +1 negate, +1 nihil spellbomb,


UR delver

Este é outro matchup em que a saída dos dismembers para a entrada do pack ratchet bomb + buried ruin é bastante favorável.

On the play: Os mana leaks aqui podem ser uteis para parar alguns shrines que dão sempre problemas. -2 dissipate, -2 think twice, -2 sword of feast and famine, -1 Day of judgment; +2 spellskite, +1 pacifism, +1 batterskull, +2 timely reinforcements, +1 celestial purge
On the draw: -3 manaleaks, -2 sword of feast and famine, -2 think twice, -2 dissipate; +3 timely reinforcements, +1 pacifism, +1 celestial purge, +1 batterskull, +2 spellskite, +1 negate


MonoU Illusions/UW delver

De novo, racthet bomb é muito útil neste matchup, comparativamente ao dismember.

-3 dissipate, -2 think twice, -2 sword of feast and famine; +3 timely reinforcements, +1 pacifism, +2 spellskite, +1 batterskull


Tempered Steel

De novo, ratchet bomb...

-2 sword of feast and famine, -3 dissipate, -2 think twice, -1 blue sun’s zenith; +3 timely reinforcements, +1 batterskull, +1 revoke existence, +2 spellskite, +1 negate


Wolf Run Ramp

A estratégia é sempre a mesma: evitar que um titan resolva. Felizmente o spellskite serve de plano B caso isso aconteça. Dir-vos-ão para não anular ramp spells, mas caso estejam cheios de mana leaks e sintam que o oponente está fraco em lands e pode falhar um land drop, podem ir por essa via para ganhar tempo. Dificilmente perdem se resolverem um white sun’s zenith com counter para slagstorm.

-2 ratchet bomb, -1 day of judgment, -2 think twice; +1 negate, +2 flashfreeze, +2 spellskite


Outras ideias são benvindas.

Cumps e bons jogos


Alterado a 12/12/2011 11:15:46 AM por OutField

BiSk


De: V.N.Famalicao
12/3/2011 11:49:31 PM
sugestao
poe ai dicas para o SB contra UW control e Solar Flare!

ja agora, o que achas do impacto de Snapacaster Mage no formato e, a diferença entre um deck jogar com Snapcasters e sem Snapcasters?

OutField


De: Almada
12/2/2011 11:54:38 PM
@jfc
Boas,

Não sei se queres alguma opinião em relação ao teu deck já que só o postaste sem perguntar nada, mas vou dá-la na mesma. Penso que o problema do teu deck, e dos Solar Flare em geral é a base de mana.

neste artigo magic.tcgplayer.com/db/article.asp?ID=10180 o Conley Woods fala disso e explica porque desistiu de fazer um com equilibrio entre todas as cores.

Em relação aos midnight haunting, bem sei que poderia tirar mais uso deles com equipamentos. Mas prefiro ter outros threats no lugar das espadas que façam alguma coisa só por si. O batterskull por exemplo é uma dessas cartas.
Com a quantidade de gut shots, vapor snags, etc. no ambiente, não me agrada muito estar a gastar mana no meu turno a equipar um bicho que pode ser morto com esse tipo de spells.

Como é referido nesse artigo, os tokens representam um threat só por si, à semelhança dos squadron hawks no caw-go do Brian Kibler. E contra aggro geram muitas situações de card advantage em que o oponente é obrigado a usar removal em ambos os tokens, ou a "overcommit" para manter o seu clock, do qual se pode tirar proveito com sweepers.

Just my 2 cents...


jfcaetanoo


De: Tomar
12/2/2011 9:05:04 PM
re
ja ha bastante tempo q ando a testar isto:

4 Island
3 Swamp
3 Plains
3 Darkslick Shores
4 Drowned Catacomb
1 Ghost Quarter
4 Glacial Fortress
2 Isolated Chapel
1 Seachrome Coast
1 Nephalia Drownyard
1 Sun Titan
1 Grave Titan
2 Consecrated Sphinx
3 Snapcaster Mage
3 Forbidden Alchemy
1 Liliana of the Veil
1 Ratchet Bomb
3 Oblivion Ring
2 Day of Judgment
3 Doom Blade
4 Dissipate
4 Think Twice
4 Mana Leak
1 Unburial Rites
1 Go for the Throat

sideboard:
1 Nephalia Drownyard
1 Snapcaster Mage
1 Ratchet Bomb
1 Day of Judgment
1 Jace, Memory Adept
2 Mirran Crusader
1 Nihil Spellbomb
2 Curse of Death’s Hold
1 Tribute to Hunger
1 Timely Reinforcements
1 Negate
1 Wurmcoil Engine
1 Spellskite

tenho noçao q tem bastantes 1 ofs mas comecei com uma lista e fui tweakando a testando ate acabar c isto, acho q e na boa tier 1/1.5 neste metagame e q todas as cartas na lista teem uma razao p estarem la. nao gosto dos midnight hauting na tua lista como 4 of sem teres 2/3 soff mb.

OutField


De: Almada
12/1/2011 5:37:08 PM
re
Obrigado pelos comments.

Bisk, em relação à forbidden alchemy só tinha jogado com ela num pseudo-solar flare que fiz depois da rotação (que abandonei por nao ter lilis) e achei que não encaixava muito num deck que não se baseasse muito no cemitério. Mas ao ver que 4 think twices não eram suficientes, testei as alchemies e fiquei bastante convencido.

Em relação ao Jace, só o uso contra UB. É um deck que tem muito draw, e enchem o cemitério muito depressa com forbidden alchemy e mesmo nephalia drownyard para terem card advatage com o snapcaster. Por isso tento tirar partido disso usando Surgical Extraction para remover counters ou threats e o Jace como Win condition alternativa moendo o deck de UB. É um matchup que não testei muito ainda para saber se o SB é o correcto. Provavelmente há alguma carta melhor contra UB que não me estou a lembrar.
O mesmo plano também é válido contra solar flare.

Em relação ao SB vs tempered steel penso que o melhor é ficar com 2 Mana Leaks e 2 negate em vez dos 4 Leaks, já que o que mete mais medo é o shrine e os idols.

Quando fizer mais testes (provavelmente este fds) posto aqui novas informações sobre os matchups.

Cumprimentos

BiSk


De: V.N.Famalicao
12/1/2011 1:04:07 PM
re
te pareces um pro ma friend!

gostei muito do teu artigo, so tenho uma questão: se desde o inicio que jogavas com acesso a como é que nao te passou pela cabeça usar Forbidden Alchemy mais cedo? ou se passou, porque é que nao a usas-te?

adorei os teus conselhos de SB, sao muito uteis! Thanks 4 that!
quanto ao SB queria tambem perguntar-te acerca dos Jaces e da utilidade deles, porque eu nao faço "kelput d’ideia mano!".

de resto, tambem jogo control, mas sou mais fã de solar flare (mesmo pelo gosto)!!!

fica bem e espero que faças mais artigos

cumps
BiSk

aguassan


Moderador
De: Stegen - Luxembourg
11/30/2011 4:07:57 PM
re
Bom artigo, é disto que o meu povo gosta!

não tão elaborado como o teu anterior artigo, mas continua mt bom

continua a postar

cumps
Responder

[1]