Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->[Report T2]  Bant Pod Responder

Link directo: topico.asp?topico=125490

UtilizadorResposta

OutField

De: Almada
10/24/2011 11:40:08 AM
[Report T2]  Bant Pod
Neste fim-de-semana fui a um FNM de T2 no sítio do costume mas não estava satisfeito com o deck que ia levar.
Todos os decks em que pensava eram de control, mas estava há 1 mês à espera de um playset de Snapcaster Mages da China e sem eles não valia muito a pena fazer um deck.
Decidi levar uma versão actualizada do deck que andava a jogar antes da rotação, depois do banimento do Jace - Bant Pod.
Sem os sea gate oracle achei que o deck perdia muita consistência e não estava muito confiante.
Esta foi a lista que levei.


Decklist

Spells (9)

3 Ponder
4 birthing pod
2 Venser, the sojourner

Creatures (2

4 birds of paradis
3 Avacyn’s Pilgrim
1 Spellskite
2 Viridian Emissary
2 Phantasmal Image
1 Blade Splicer
1 Sylvok Replica
2 Fiend Hunter
3 Stonehorn Dignatary
2 Phyrexian Metamorph
2 Acidic Slime
1 Geist-Honored Monk
2 Sun Titan
1 Wurmcoil Engine
1 Elesh Norn, Grand Cenobite

Lands (23)

4 Hinterland Harbor
2 Sunpetal Grove
4 Razorverge Thicket
3 Seachrome Coast
7 Forest
1 Island
2 Plains


SB: 1 trinket mage
1 elixir of immortality
1 nihil spellbomb
1 hex parasite
2 celestial purge
2 spellskite
1 archon of justice
1 hollowenge Scavenger
1 razor hippogriff
2 Naturalize
2 Beast Within


Optei por levar geist-honored monk em vez de archon of justice por o primeiro é muito util contra aggro, metendo chump blockers com voar na mesa. Contra tempered steel achei-o muito útil. O archon entra contra decks midrange ou control em que há criaturas ou PW que é preciso tirar da mesa.
Como não tinha tree of redemption decidi levar hollowenge scavenger. O morbid é facilmente activado pelo pod e dá 5 de vida logo que entra na mesa. Pode salvar o jogo de um modo mais imediato que a árvore. Em vez do segundo, meti um razor hippogriff que pode dar jeito para recuperar birthing pods, phyrexian metamorphs, etc.
O trinket mage entra com cartas do seu pack, hex parasite para PW’s, elixir of immortality para mono-red, e nihil spellbomb para solar flare.
Preferi beast within em vez de oblivion ring, porque posso partir terrenos, o que pode fazer a diferença em jogos contra control ou wolf-run ramp.


Ronda 1 - GW Midrange


Conhecia bem este deck pois era pilotado pelo meu companheiro de testes com quem costumo jogar 2 vezes por semana.
Perdi ao dado, faço mulligan a 6 e tenho um arranque lento apenas com 1 birds of paradise para acelerar enquanto que ele joga um Mirran Crusader ao 2º turno e um Thrun, the Last Troll ao 3º. No meu terceiro turno tenho Phyrexian Metamorph na mão e posso optar por copiar o Thrun dele para o tirar da mesa, ou copiar o mirran crusader e mantê-lo sem atacar com o troll.
Por um lado poderia tirar uma carta forte e levar com 4 a cada turno do crusader dele, e por outro podia manter a carta dele sem fazer nada e levar com 4 a cada turno na mesma. Preferi a segunda opção porque mantinha um bicho na mesa, o que é importante neste deck. O pior que pode acontecer a um Birthing pod é não ter bichos para sacrificar.
Para além disso tinha um palpite que ele não tinha um oblivion ring (os outros removals dele eram dismember e beast within) e conseguia manter o meu "crusader" na mesa.
Estou já a 8 quando me sai um stonehorn dignatary que o impede de atacar. Ele não tem uma resposta imediata e baixa um Garruk, Primal Hunter. No turno seguinte baixo o Birthing Pod que tinha guardado desde o início e uso-o para sacrificar o meu "mirran crusader" para ir buscar um phyrexian metamorph, que se torna noutro birthing pod. Uso-o para ir buscar uma phantasmal image a custo de 1 birds of paradise e 2 pontos de vida para copiar o dignatary.
Com dois Pods no turno seguinte consigo fazer coisas como sacrificar a copia do "dignatary" para ir buscar Geist-Honored Monk, que em seguida serve para ir buscar um Sun Titan, que volta Phantasmal image que se torna novamente num dignatario e controlo o jogo. A partir daí vem a elesh norn e ele concede.

SB: -1 Geist honored-Monk, -2 ponder, +1 Archon of Justice, +2 beast within

No segundo jogo tenho um arranque rápido e consigo jogar acidic slime ao 3º turno, atrasando o jogo dele e birthing pod ao 4º que me vai buscar um Wurmcoil engine. A partir daqui acabo o jogo depressa sem o deixar chegar às 5 lands para baixar um PW.

1-0 (2-0)

Gosto de acabar as primeiras rondas rápido para poder dar uma volta à sala e ver o metagame do torneio. Vejo 6 solar flares, mais 2 birthing pods, 2 tempered steels, GW e UW tokens, 1 UB control, 1 wolf-run e 2 rogues.


Ronda 2 - Solar Flare


Nos testes que fiz Solar Flare e UB control foram os piores matchups, especialmente as versões com muitos counters, por isso estava com algum receio deste oponente.
Ganho ao dado e mantenho uma mao de Birds, Pilgrim, 2 ponders, acidic slime e 2 lands. Arranco com birds of paradise no 1º turno. No 2º turno baixo avacyn’s pilgrim e faço 2 ponders (sempre a baralhar antes do draw porque só via lands ou mana crits). Ele responde com think twice e baixa land no turno dele.
No 3º turno tenho a opção de jogar acidic slime ou birthing pod. Porque seria mais importante resolver o birthing pod, opto por jogar o slime de modo a obrigá-lo a gastar um counter. Surpreendentemente ele não o anula e parto um terreno, impedindo-o de ter 2 manas azuis. Ele faz think twice do cemiterio e no turno dele baixa terreno e passa.
No turno seguinte jogo birthing pod a pagar 2 de vida para manter 3 manas e fugir ao mana leak (sem 2 azuis ele não podia jogar dissipate). Consigo resolver e utilizo-o para ir buscar uma phantasmal image às custas de um pilgrim, que copia o slime e parto mais um terreno. Impedindo-o de ter mais do que 4 lands consigo atrasar-lhe muito o jogo e ele acaba por conceder.

SB: - 1 viridian emissary, -1 Fiend hunter, -1 Geist honored-Monk, -2 stonehorn dignatary, -1 ponder, +1 trinket mage, +1 hex parasite, +1 nihil spellbomb, +2 beast within, +1 Archon of justice.

Neste jogo mantenho uma mao de 1 birds, 1 pilgrim, 1 trinket mage, 1 venser e 3 lands. Nada de espetacular mas achei que se resolvesse o venser poderia ter alguma vantagem já que ele tem poucas maneiras de o atacar cedo.
Arranco com birds que é morto com doomblade no turno seguinte. No 2º turno baixo o pilgrim e faço um ponder que tinha acabado de comprar, com o qual vejo blade splicer e metamorph. No terceiro turno ele baixa terreno e passa, e eu jogo trinket mage para poder ir buscar a spellbomb, mas ele anula-o. No 4º turno ele joga memoricide para me tirar os pods e fica sem mana para poder anular. Assim consigo resolver o venser que era o meu plano A para este matchup.
Ele continua a fazer draw-go e eu já com 6 manas jogo blade splicer com mana para o mana leak. Neste momento ele comete um erro e faz snapcaster para usar doomblade no token de golem. Eu assim pude fazer blink no splicer para gerar outro token e passo.
No 6º turno ele baixa grave titan e passa. Eu guardo todos os meus spells (Sun titan, beast within, 2 metamorphs) na esperança de conseguir obter o emblema do venser e limito-me a gerar mais um token de golem. Aguento o ataque dele ao venser bloqueando todas as criaturas e consigo fazer a sua ultima habilidade. Jogo um metamorph que resolve e copio o seu grave titan (exilo um terreno) e jogo beast within para partir um terreno e exilar o grave titan dele.
Ele responde com black sun’s zenith com X=3 e mata-me todos os bichos menos o metamorph, mas já era tarde demais e ganhei o jogo rapidamente.

2-0 (4-0)

Ronda 3 - GR wolf-Run


Até me estava a correr bem o torneio quando vejo que me calha o deck do momento, contra o qual não tinha testado e o match up era péssimo.
O meu plano A para o primeiro jogo seria impedir que ele conseguisse atacar a partir do momento que tivesse primeval titan ou inkmoth com a kessig wolf-run com a ajuda dos stonehorn dignatary.
Ganho ao dado e mantenho uma mao má de birds, ponder, 1 phantasmal image, 1 blade splicer, 1 spellskite, seachrome coast e hinterland harbor. O spellskite ajuda bastante neste matchup e foi a unica razao que me fez manter esta mão. Caso não soubesse contra que deck estava teria feito mulligan. No 1º turno baixo harbor e passo.
No segundo turno jogo birds e faço ponder para ver 1 land, 1 stonehorn dignatary e 1 phyrexian metamorph. Achei que com algum azar da parte dele conseguia aguentar este jogo. Ele baixa viridian emissary e eu respondo com spellskite. No 4º turno baixo blade splicer e ele baixa solemn simulacrum. no turno seguinte jogo o dignatary e ele responde com acidic slime. A partir daqui mudei o plano de jogo e uso as minhas phantasmal images e metamorph para lhe copiar o acidic slime e partir-lhe 2 kessig wolf-run, sem o deixar chegar às 6 manas.
Entretanto vem birthing pod que uso para controlar o jogo.

SB: -3 ponder, -1 geist-honored monk, -1 viridian emissary, +2 spellskite, +2 beast within, +1 razor hippogriff

Não me lembro muito bem deste jogo mas sei que ao 3º turno ele limpa a mesa com slagstorm e eu não encontro qualquer maneira de controlar o jogo. Ainda faço fiend hunter num primeval titan para impedir que ele ganhe no turno seguinte, mas ele tinha outro na mão e concedi de imediato.

No terceiro jogo mantenho uma mão de pilgrim, spellskite, birthing pod, sylvok replica e phantasmal image +2 lands. ao 2º turno jogo spellskite e ele baixa ratchet bomb. Eu baixo phantasmal image a copiar a replica e ele joga green sun’s zenith para um viridian emissary e coloca o 2º counter na bomba. No 4º turno baixo baixo birthing pod a pagar 2 de vida, pago mais 2 para sacrificar a image para 1 metamorph a copiar birthing pod e sacrifico a replica para partir o a ratchet bomb. Neste jogo precisava de ter 2 pods na mesa para aguentar 1 ancient grudge com a ajuda do spellskite.
Ele limita-se a rampar com um simulacrum e eu uso os pods para ir buscar a respostas que preciso (acidic slime para sun titan, que retorna image, que retorna replica). No turno seguinte meto elesh norn e mesmo com garruk primal hunter na mesa ele não consegue aguentar a pressão e ganho.

3-0 (6-1)

Ronda 4 - Tempered Steel


Tempered steel é o matchup que mais gosto para este deck, e contra o qual mais joguei por isso estava confiante.
No primeiro jogo ambos temos arranques rápidos. Ele mete memnite, mox opal e vault skirge ao primeiro turno e eu jogo birds. Ele baixa tempered steel e ataca para 6 - ouch!. Eu baixo fiend hunter e ele responde com +3 de dano e um glint hawk idol.
Estou a 11 e jogo phantasmal image a copiar fiend hunter e exilar memnite. Levo mais 4 e ele baixa +2 glint hawk idols. Estou a 7 e decido pagar 4 de vida para jogar e activar birthing pod e ir buscar 1 stonehorn dignatary. Ele joga oblivion ring (de que nao estava à espera em main) e passa. Eu vou aguentando com copias do dignatary até que compro outro pod. Nesta altura pago +2 de vida para ficar a 1 e conseguir ir buscar 1 acidic slime, partir o oblivion ring e activar o 2º pod para ir buscar outro dignatary.
No turno seguinte decido ir buscar 1 sun titan para retornar phantasmal image a copiar stonehorn dignatary e em seguida vou buscar elesh norn com o 2º pod. No turno seguinte decido partir o tempered steel e atacar para dano letal com os mana crits que entretanto fui jogando.

SB: -2 ponder, -2 venser, +1 hollowenge scavenger, +2 naturalize, +1 razor hippogriff

Neste jogo mantenho uma mao muito rápida e consigo baixar wurmcoil ao 3º turno. Ele não encontra terrenos para jogar tempered steel ou oblivion ring e vê-se obrigado a bloquear o wurmcoil com os seus bichos. Aproveito esses bloqueios para jogar o scavenger e chego rapidamente aos 40 pontos de vida. A esta altura compro um pod e uso-o no wurmoil para ir buscar Elesh Norn, obrigando-o a conceder.

4-0 (8-1)


Ronda 5 - Bant Pod


Aqui mesmo que perdesse ficava em 1º pois era o único com 12 pontos e tinha uma percentagem de vitorias muito alta. Por isso decidi dar a vitória ao meu oponente já que ele é meu amigo e costumamos dividir premios. Jogamos na mesma pelo divertimento e para ver como era o mirror.

No primeiro jogo ele joga birthing pod ao 2º turno e eu não compro nada para além de mana crits e lands. Concedo depressa com 4 lands na mao e mais 4 na mesa, enquanto ele ja tem acidic slime e sun titan.

SB: -1 geist-honored monk, -2 stonehorn dignatary, -1 blade splicer, +2 naturalize, +2 beast within

No segundo baixamos bichos nos primeiros turnos até que ele joga birthing pod ao 4º turno mas eu respondo com acidic slime. Ele baixa um blade splicer e eu baixo venser, fazendo +2 no slime para lhe tirar o token de golem. Ele não encontra resposta e eu começo a partir terrenos com a ajuda do venser, trancando-lhe o jogo.

No terceiro jogo fizemos umas jogadas interessantes comigo a jogar fiend hunter ao 2º turno para lhe tirar um "phantasmal birds os paradise". Ele responde com phyrexian metamorph a copiar e exilar o meu fiend hunter mas eu jogo phantasmal image a copiar o seu metamorph, exilando-o para voltar o meu fiend hunter. No turno seguinte faço draw de birthing pod e protejo-o indo bucar um spellskite. No outro turno copio-o com a ajuda de um fiend hunter e começo as cadeias ate chegar à elesh norn para acabar o jogo.

5-0 (10-2)



Depois deste FNM achei que devia fazer algumas alterações à minha lista.

Apesar de excelente contra aggro, 3 stonehorn dignatary de main é excessivo para um metagame cheio de control e ramp. Houve alturas que tinha de ir buscar uma criatura com CMC=4 e só tinha o dignatary, que não me dava qualquer vantagem.
Pelo que vi dos outros decks de birthing pod, skaab ruinator é bastante bom e permite recuperar jogos lentos contra control.
Garruk Relentless também é excelente, especialmente por servir de tutor para as 1-of’s.
No SB os celestial purges deverão sair para dar lugar a thrun, the last troll, que servem para combater control e mono-red. O 3º acidic slime também me parece promissor pois é muito util contra ramp e control.
Apesar de os tirar muitas vezes no 2º jogo, os ponders permitem encontrar respostas no 1º jogo e não falhar land drops. Talvez forbidden alchemy resulte bem, especialmente se jogarmos com Skaab Ruinator

Se fosse jogar novamente com este deck, esta era a lista que levaria


Decklist

Spells (9)

2 Forbidden Alchemy
4 birthing pod
2 Venser, the sojourner
1 Garruk Relentless

Creatures (2

4 birds of paradise
3 Avacyn’s Pilgrim
1 Spellskite
2 Viridian Emissary
2 Phantasmal Image
1 Blade Splicer
1 Sylvok Replica
1 Fiend Hunter
1 Skaab Ruinator
1 Stonehorn Dignatary
1 Solemn simulacrum
1 Thrun, the Last troll
2 Phyrexian Metamorph
2 Acidic Slime
1 Geist-Honored Monk
2 Sun Titan
1 Wurmcoil Engine
1 Elesh Norn, Grand Cenobite

Lands (23)

4 Hinterland Harbor
2 Sunpetal Grove
4 Razorverge Thicket
3 Seachrome Coast
7 Forest
1 Island
2 Plains


SB: 1 trinket mage
1 Acidic Slime
1 nihil spellbomb
1 hex parasite
1 Thrun, the last troll
2 spellskite
1 archon of justice
1 hollowenge Scavenger
1 razor hippogriff
2 Naturalize
2 Beast Within
1 Stonehorn Dignatary


Penso que Bant Pod continua a ser uma opção viável para T2 relativamente budget. Arranjar pods agora deve ser mais difícil mas para quem os arranjou na última temporada o investimento não é muito grande já que a lista mudou pouco.



Alterado a 10/27/2011 11:33:23 PM por OutField

aguassan


Moderador
De: Stegen - Luxembourg
11/1/2011 12:09:12 PM
re bncarvalho
boas, bncarvalho acho isso boa ideia, para além de ser uma iniciativa e um modo de ver mais cena a cair nos tópicos dos artigos é também bom para a malta mais nova (e mesmo mais velha) k não domina o inglês alias já outras paginas na net tipo tuga utilizam post´s do channelfireball (foi o k me veio a cabeça lol).

Força nisso!

Abraço

BiSk


De: V.N.Famalicao
11/1/2011 11:43:41 AM
re
nao é a mesma coisa, MAS (e um mas grande ) ajuda quem tiver dificuldades nesse campo e tambem quem nao se da ao trabalho de ver os artigos escritos pelos grandes nomes do jogo!

BOA IDEIA!

bncarvalho


De: Paço de Arcos
11/1/2011 11:02:33 AM
@ BiSk
Boas.

Eu não tenho nada de novo a acrescentar ao que já foi dito quer por ti, quer pelo BMBA...

Como jogador se partilhasse o que me acontece e as minhas teorias, quem lesse os meus artigos só me iria chamar nomes, lol...

Eu gostava imenso de poder dizer "Pessoal não me entupam o email, chega" o que seria sinal de que havia muita escrita mas infelizmente isso não acontece...

Algo que já pensei que poderá talvez preencher um pouco a secção seria voltar a postar traduções de artigos... Embora não seja nada de novo, pelo menos poderá ser útil para quem não domina o inglês, por exemplo, ou para quem tem "preguiça" de os procurar...

O que acham desta ideia?

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/31/2011 8:09:33 PM
re
Pelos vistos, quem ganhou ou ficou bem qualificado, não criou nenhum report.

BiSk


De: V.N.Famalicao
10/31/2011 6:22:34 PM
re
como é obvio, todos nos sabemos que escrever um artigo leva o seu tempo e, expor claramente as ideias tambem, pelo que ocupa bastante o teu tempo livre ... mas, tipo, tambem compreendo que ha pessoal que ate gostasse de escrever e nao o faz, ou por falta de tempo, ou preguiça, ou ate por nao gostarem que os outros users pensem que eles sao noobs nas suas opinioes! enfim

agora, que esta seçao ja teve mais movimento ja!
e era so isto que eu estava a ver se, digamos, "espicassava" a alguem a falar.

Eu nao tou a dizer que nao gosto dos artigos do BMBA (pah para deckbuilding e inovaçao sao muita porreiros) nem dos outros users, mas ele inda ha pouco tempo havia reports dos Regionais, etc. e de alguns jogadores de topo aqui nesta seçao. Que lhes aconteceu? morreram todos? nao me digam!!!

e quando eu falei no mod, sei perfeitamente que ele nao tem obrigaçao nenhuma, mas ja que es mod benny queria ouvir-te a falar para ver o que tens a dizer acerca disto. Pah, tu melhor que ninguem sabes como as coisas se passam com esta seçao, por isso a minha pergunta é a seguinte: Porquê?

EDIT: e é so isto que tenho a dizer ...

PS: ja pareço o mourinho a dizer estas cenas

Alterado a 10/31/2011 6:25:08 PM por BiSk

bncarvalho


De: Paço de Arcos
10/31/2011 2:16:45 PM
Re:
Boas!

Tal como já referiu o camarada BMBA, não sou obrigado a escrever artigos, mas tenho pena de não ter tempo para o fazer. Um futuro campeão nacional que estou agora a começar a treinar (faz 4 mesinhos para a semana que vem), ocupa-me 120% do tempo livre e só muito de vez em quando consigo arranjar umas horas até para jogar (Leia-se "ser espancado")

No entanto, (e Bisk, isto pode servir também para ti) quem quiser partilhar algo, escrever algo, mande à vontade... Obviamente não se exigem artigos ao nível de elaboração deste tópico, mas eu também estou cá para ajudar a produzir um resultado final mais "polido", com bom português escrito, links das cartas, etc.

Qualquer tipo de escrita é bem vinda, podem enviar-me por PM ou directamente para o meu e-mail (bennysxi@msn.com - Atenção: embora seja o meu msn, eu já não o ligo) que está inteiramente à disposição de que tiver algo minimamente construtivo para inserir nesta secção.

Lembro-vos de que Roma e Pavia não se fizeram num dia

Um abraço a todos,

Benny

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/31/2011 10:04:45 AM
re
Depois existe um ponto que todos tocam..."porque é que os jogadores com mais skill e experiência não criam artigos para esta secção?".


Simples...a maioria não quer partilhar os seus conhecimentos. Não são no entanto obrigados a partilhar, mas depois andam a queixar que o "Magic Português não anda nem desanda".

É natural...é típico português.


Depois outro factor é que alguns deixam simplesmente de quererem saber do MTuga. Por palavras deles "é só putos e jogadores random que não sabem o que dizem".

Mas quando se toca na parte de "e que tal então ensinarem o pessoal visto que pensam que não sabem nada", eles respondem com acto de gozo "não tenho tempo para isso" ou de forma agressiva. Ou simplesmente se calam e vão embora.


Sem contar que estão sempre a valorizar-se demasiado dizendo "ah fiz muito pelo magic em portugal".
Really?
Really?!

Ou será que fizeram por eles próprios?
Pois porque lá porque ficam em top 8 nalgum torneio possível ou imaginário não me ajuda nem a mim nem ao resto da comunidade...penso eu de que...

"Ah marcam portugal no mapa". Yah e o nivel de skill de jogadores = como antes. Ou seja sem evolução nenhuma.
O que vale marcar Portugal no mapa se o nivel de skill dos jogadores for sempre igual?


Resumindo...
Pessoal com mais skill e experiência em Portugal simplesmente não querem saber.
Claro há excepção á regra.


O pessoal até pode ter blogs e afins, no qual escrevem as suas experiências... mas quantas visualizações tem???

Todos sabem que o MTuga é o site/fórum mais visitado em Portugal quando se toca em Magic. E acho que só nisto já disse tudo.


BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/31/2011 9:48:54 AM
re
Em relação ao mod de artigos...Para quem ainda não viu:

www.magictuga.com/topico.asp?topico=123691


Ele pode ser moderador mas não é obrigado a postar artigos como é lógico. Seu trabalho, como o nome já indica, é de moderar a secção e nada mais que isso.

Se criar algum artigo isso será por opção dele. E claro o pessoal fica satisfeito e agradece como lógico.



Em relação a quem tem mais skill ou não. Isso não tem muito a ver por vezes, para escrever artigos.

Eu não tenho skill nenhuma e no entanto de vez em quando postava aqui alguma coisa.

Alem do mais existe temas que podem ser falados, sem propriamente teres skill no game. Eu próprio estava a tentar fazer um artigo inovador, mas falta-me digamos "material" para o fazer de forma que me agradasse.

Mas claro isto é apenas a minha opinião sobre o assunto.


BiSk


De: V.N.Famalicao
10/30/2011 1:35:33 PM
re
ninguem disse que nao era dificil, eu proprio tentei e nao me senti satidfeito!

agora, eu inda sou do tempo em que nesta seçao haviam posts com frequencia de jogadores com muita mais skill e experiencia do que eu ... que é feito deles? na verdade, que é feito do Mod. desta seçao?

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
10/30/2011 10:17:41 AM
re BiSk
Um artigo não só dá trabalho como é preciso paciência para estar sempre a fazer.

Um artigo não é como um simples tópico que se mete na discussão de magic.

Eu até gosto (ou pelo menos dantes gostava) de ver reports destes assim por aqui. Mas...deviam focar em fazer mais do que reports.
Pegar em temas, decks, experiências e escrever.

Responder

[1] [2] [3] Proxima pagina >>